Acerto com sonda wide em turbo
-
jura?
olha… eu devo estar bem ruim de leitura.. porque ja li e reli o topico e em nenhum momento ele disse isso... dá a entender (pra quem le o topico) q estamos falando de ies reprogramaveis.
em nenhum momento ficou especificado isso...
graças a deus...
caro amigo, vc está entendendo errado, o tópico começou perguntando se era normal o carro só ter lenta com 0.90 de sonda. eu só relatei que dois carros que tive davam lenta em sonda 1. acho que ponto num é ie programáveis mas sim o tipo motor (ou configurações deles), porque acho se for injeção original ou programável o resultado vai ser o mesmo (isso se vc quiser, é claro). assim em nenhum momento foi afirmado que todo carro tem que ter leitura de sonda 1, mas ao contrário, que para comparação os meus carros davam isso.
mas de qualquer forma, quem sabe paramos de tumultuar o tópico e voltamos ao problema do autor do tópico?
-
estamo em testes ainda, mas no meu motor deu lenta tanto com lambda 1 ou 0,90 e 0,95.
aspirado com comando manso 308º rsrs
ate o momento, a lenta ficará em 1 por causa do consumo, mas isso só os testes com o tempo irão dizer.
os turbo daqui da região tb costumam usar lenta em 1 e andando em 0,86 a 0,90
-
o meu tá complicado de acertar, pra dar lenta com o que tenho é só na faixa de 0,65 ~ 0,70.
0,04 ms a menos que eu coloque na pandoo o carro morre, acredito ser pelos bicos grandes. quando diminuo a pressão de comb. melhora um pouco.
1.8, pistões do mi, cabeçote ainda hidráulico, pandoo com p&h, 1 bomba gti, 4 bicos bosch 160lbs.
o cabeçote mecânico está à caminho… e talves outros 4 bicos, só que iwp originais pra fase aspro.
-
satelite, o que acontece no seu caso é o seguinte…
a maioria dos bicos tem o dead time (tempo q ele demora p/ abrir e mandar combustivel) de 1ms
se eles forem muito grande para seu projeto, na lenta fica digamos com 1,1ms... logo, somente 0,1ms ele injeta combustível e isso já demais para a lenta do seu pequeno motor...
solução: bicos menores ou usar um dosador para regular a pressão na lenta
-
olha, com bico de 160 lbs, mesmo que você abaixe a pressão pra 1 bar não vai obter resultado satisfatório. é muita vazão pra muito pouco tempo de abertura. nem perca tempo com essa experiência, já parte pra duas bancadas de cara, com bicos pequenos na 1a.
fazendo uma comparação esdrúxula, alimentar um motor pequeno com bicos de 160 lbs/hr seria mais ou menos a mesma coisa que você querer encher (com água) uma xícara de café abrindo o registro de uma caixa d água dessas de um milhão de litros. qualquer abridinha no registro já vaza um volume de líquido muito maior do que aquele que você queria.
-
em tempo: nem sempre a marcha lenta é o calcanhar de aquiles do acerto. às vezes é mais difícil ainda acertar a parte de baixa carga x baixo rpm do mapa, aqueles momentos em que você só está relando o pé no acelerador (e consequentemente com leitura de map baixa) e a rotação está entre 1500 ~ 3000 rpm.
-
outra coisa o menegotto disse . . . para a lenta do seu pequeno motor . . . , voce ricardo . . . alimentar um motor pequeno com . . .
digamos então que se motor 1.8 é pequeno, 1.0 é mini ou até mesmo não existe . . . porque acredito que a maioria aqui vai de 1.8, 2.0 ou 2.2, então motor médio é o v8 e o grande um de navio de 6.000 cv s é . . . é só pra entender.
-
realmente motor 1.0 ao meu ver não existe…
pra mim motor começa no 1.6...
a maioria vai de 1.8 e 2.0 pq é o que tem disponível no brasil... se for ver não são motores grandes , quando temos por exemplo v6 4.3 andando aos montes pelas ruas...
pequeno não quer dizer que seja fraco, ok?
-
o meu tá complicado de acertar, pra dar lenta com o que tenho é só na faixa de 0,65 ~ 0,70.
0,04 ms a menos que eu coloque na pandoo o carro morre, acredito ser pelos bicos grandes. quando diminuo a pressão de comb. melhora um pouco.
1.8, pistões do mi, cabeçote ainda hidráulico, pandoo com p&h, 1 bomba gti, 4 bicos bosch 160lbs.
o cabeçote mecânico está à caminho… e talves outros 4 bicos, só que iwp originais pra fase aspro.
pra ajuda, o meu esta montado hoje com 4 bicos de 160lbs p&h, 2 bombas de gti e trabalha com pressao de combustivel em 3bar com deat time de 0,60(recomendado pelo fabricante dos bicos) uso comando 274º e tenho lenta e ando com o carro liso, pra isso andei um bocado pra assertar, mas para isso nao da nem pra olhar para a sonda ela so atrapalha nesta hora kkkkk
em uma parati que montamos com bicos de 75lbs tive que fazer o mesmo asserto que fiz no meu e trabalhar com pressao de combustivel em 1,5bar, acredito que usando 3 bar nos de 160 fique melhor
qualquer coisa manda uma mp
-
valeu gti-xxe, mas agora tô esperando chegar 4 bicos do astra do m.l. . . . vou mandar fazer a adaptação no meu coletor mesmo na belquip ou super cooler, pois minha intenção é um carro com aprox. 300 a 350 cv, (por enquanto…) e o mais econômico possível andando de boa ok. com a configuração que está, andando na pista à 120 só casqueando não pressuriza e a sonda (antes desses bicos grandes) marcava valores bons pra economia, com o motor em temp. normal.
um abraço.
-
fiz uns testes hoje e descobri que tá tudo loco aqui.
coloquei os bicos do astra original que estão com 40 ml de vazão à 3 bar equalizados. o que aconteceu foi o seguinte, tentei deixar em lambda 1 mas não dá o carro morre se tiver acima de 0,85. a pressão no coletor baixei pra 0,6, e com pé no fundo nessa pressão estando lambda em 0,85 sinto o carro amarrado. agora nessa mesma pressão e engordando pra 0,65 fica um veneno o bixo.
pergunta, será que a sonda ou o controlador raptor da odg que tenho estão com problema?, será o posicionamento da sonda errado? está 15 cm depois da turbina e com inclinação da vertical de aprox. 15º. seria o cabeçote que é hidráulico original que não presta?
o que voces acham?
-
fiz uns testes hoje e descobri que tá tudo loco aqui.
coloquei os bicos do astra original que estão com 40 ml de vazão à 3 bar equalizados. o que aconteceu foi o seguinte, tentei deixar em lambda 1 mas não dá o carro morre se tiver acima de 0,85. a pressão no coletor baixei pra 0,6, e com pé no fundo nessa pressão estando lambda em 0,85 sinto o carro amarrado. agora nessa mesma pressão e engordando pra 0,65 fica um veneno o bixo.
pergunta, será que a sonda ou o controlador raptor da odg que tenho estão com problema?, será o posicionamento da sonda errado? está 15 cm depois da turbina e com inclinação da vertical de aprox. 15º. seria o cabeçote que é hidráulico original que não presta?
o que voces acham?
uhm…se em marcha lenta acima de 0,85 morre vamos supor que seja na realidade mais do que 1,0 (em geral fica entre 0,98 e 1,02 na maioia dos carros originais pra poder passar em emissões).
o marcador estaria indicando 0,15 a menos do que o real.
em plena carga estes 0,65 seriam algo como 0,80... fica bem plausível sim...
mas antes de achar que é realmente isso, que tal usar uma sonda narrow e a cor das velas só pra ter uma noção ?
-
como ele esta na duvida se a sonda/controlador está ou não com defeito, o jeito de confirmar isso é aliando cor das velas a uma sonda narrow (se ele tive acesso a outra wide com gerenciador melhor ainda)…assim se a cor da vela confirmar o que a narrow diz (mistura rica, com tensão acima de 800~850mv) é sinal de que a wide realmente tem problema...
alias... narrow num é enfeite... era a unica opção até uns 5~6 anos atrás...e funcionou bem dentro de suas limitações... é que wide é muito superior...como comparar um carburador com uma injeção eletrônica multiponto, mapeada... ou seja num quer dizer que o carburador num funcione, apenas que tem como fazer melhor e mais corretamente do ponto de vista técnico.
obvio que uma wide é o canal pra se acertar..mas como qualquer aparelho de medição, se estiver descalibrado só atrapalha em vez de ajudar.
-
se estiver descalibrado só atrapalha em vez de ajudar.
e uma sonda narrow marcando 880mv, está calibrada ???
880mv com 10º de avanço ou 40º de avanço são o mesmo fator estequiométrico???
880mv corresponde a qual lâmbda, 0.85?????
a cor das velas nessa hora é fundamental… aí que entra a diferença entre ler um monte de reloginho e entender um motor... olhando na vela de cara sabe o que se passou na mistura.... agora a da sonda narrow foi forte.... confio 10x na cor da vela e nenhuma nos 880mv da narrow em motor turbo...