Sensor na caixa de ar
-
em alguns carros (motores gm 2.0 8v) eu já vi sensores que ficam na caixa que de ar (que tem o filtro de ar dentro) … no caso de um carro com esta ie ser turbinado ... a tomada de ar da turbina deve vir deste sensor ou podemos anul?-lo?
este sensor poderia ir na pressurização?
valeu
-
pensei q era de temperatura do ar…
-
esse sensor chama hlfm e mede o fluxo de ar em litros, que corrigido pela temperatura vai dar o fluxo de massa de ar, normalmente agrupa-se ele como um maf gen?rico, se vc desligar a injeção entra em modo de emerg?ncia, no caso do omega que eu me lembre ele assume a posição da borboleta como indicador de carga, ou seja o sistema funciona aparentemente bem, mas podem aparecer alguma falhas em condições especificas (subir uma ladeira com meio-po é diferente de descer a mesma na mesma condição).
esse sensor restringe bastante sim… dependendo da injeção pode-se optar por mudar o sensor por um map ou maf do tipo heiss (sensor de fluxo de massa de ar) que restringem menos e não tem partes m?veis, nem desregulam com o tempo (a mola perde a carga e descalibra o hlfm) mas depende da injeção e provavelemten vai precisar um reescalonamento das curvas da central pois nsa extremidades os sensores tem distorção diferente
falam por aí que até uns 300cv se consegue usar esses sensores sem muito problema...acima disso começar a ser grande perda de carga no motor..
-
acho esse o grande calo da i.e. do tempra… meu sonho eh achar uma alternativa para o mas (mass air sensor) que eh um dos apelidos dessa coisa que o over falou... ele sabe todos os pedigrees desses sensores...
jah vi muito em sites italianos carros com motores similares a esse do tempra, com outros sensores maiores, sensores tipo maf de fluxo, e ate mesmo com dois sensores... s]o nao sei comom eh que funciona isso na pratica...
e pra complicar, o sensor de temp do ar, vai integrado dentro da caixa...
foda... o carro vem de fabrica com um restritor de potencia hehehehe
-
com o sensor desligado o ponto e curva de afr vão ser controlados grosseiramente apenas pela posição da borboleta…tenha certeza de que vc não quer isso ainda mais num carro turbo....
qto a usar 2 sensores geralmente é chamado de dummy-maf (ou seja um é apenas o corpo vazio sem sensor e vc faz a multiplicação do sinal no bico ou no modulo...simples).
como falei...acho que dá pra mudar de hlfm pra heiss (nomes não gen?ricos da bosch pros dois sistemas) apenas com algumas modificações de escala...mas nunca precisei fazer ou me pediram pra tentar... logo logo vai ser preciso porque não se acha mais esses hlfm em desmanche a muito tempo...
qto aos especiais...cairam em desuso lá fora porque esses sistemas tem pelo menos 10 anos de uso...o pessoal tenta migrar pra heiss ou map positivo que é muito mais barato...mas obvio qure ainda podem ter alguns sendo usados ou mesmo vendidos...
-
qto a usar 2 sensores geralmente é chamado de dummy-maf (ou seja um é apenas o corpo vazio sem sensor e vc faz a multiplicação do sinal no bico ou no modulo…simples).
como falei...acho que dá pra mudar de hlfm pra heiss (nomes não gen?ricos da bosch pros dois sistemas) apenas com algumas modificações de escala...mas nunca precisei fazer ou me pediram pra tentar… logo logo vai ser preciso porque não se acha mais esses hlfm em desmanche a muito tempo…
[snapback]298326[/snapback]
pois jr. considere-se contratado pra achar uma solucao pra o tempra… ou dois, ou um de fluxo ou de pressao absoluta...
mas caixinha eu nao quero mais...
ab
-
maf num é só nos gms 2.x 16v nao?
-
maf num é só nos gms 2.x 16v nao?
[snapback]298693[/snapback]
nao, cada fabrica usa uma terminologia propria… as vezes coincidem... e sao usados em diversos carros...
mas - mass air sensor - mede a massa de ar que move um determinado obstaculo
maf - mass air flow - mede o fluxo de ar medindo a variacao de temperatura entre um termistor e uma referencia.
map - manifold absolute pressure - mede pressao absoluta
os nomes tecnicos pergunta pro overspeed que ele sabe qual é qual...
-
eu sei… mas pensava q todo gm 2.0 8v eram map.
quais gm f2 8v sairam com maf?? preciso dessa info pra projetos futuros...