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Ajuda para entender comando de valvulas

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • M Offline
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    Mb_Bruno
    escreveu em última edição por
    #1

    pessoal estou com uma papel aqui que acompanha o comando ele diz que a duração é 258º de adm a cam timing de .050 e o escp é de 248º com cam timing tappet alguem pode me traduzir esses dadosó eu estou com a folha aqui scaneada se alguem quiser eu passo pra ´vc´s obrigado

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    • M Offline
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      menegotto
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      #2

      pelo que sei cam timing é o sincronismo do comando, ou seja, a regulagem que deve ser feita na polia regulavel… o famoso enquadramento

      esse 0.050 tem que ver o método de enquadramento... essa pode ser a medida antes do pms ou após ele, pode ser o lift da válvula em pms, etc...

      http://www.alcester-racing-sevens.com/cam_timing.htm

      da uma lida, é interessante…

      se postar aqui a carta do comando ajuda tb

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      • M Offline
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        Mb_Bruno
        escreveu em última edição por
        #3

        olha ae pessoal o papel que acompanha alguem poderia traduzir? rs

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
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          menegotto
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          #4

          vixiii gm-250 não manjo mesmo… nunca montei comando nesse motor...

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
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            maurício
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            #5

            cam timing não é o acerto na polia, é a graduação mesmo…

            vou explicar do jeito que eu entendi lendo algumas coisas...

            esse seu comando tem 258º na admissão e 248º no escape, com folga de abertura das válvulas de 0,050 , significa que ele só começa a marcar a graduação quando a valvula tem esse levante de 0,050 (1,27mm)... a graduação a 0,0182 é mais utilizada, é que se tem efetivamente de duração com folga mínima(0,5mm)

            no espaço que está escrito spring requirements diz o modelo indicado, p/n 99893 duplas crane provavelmente, diz a pressão da mola com a válvula fechada (120lbs a 1.875 ou 1 7/8 ) e válvula aberta (336lbs a 1.315 )... ao lado diz a rotação de trabalho (3500 a 7000rpm) e rotação em que ocorre flutuação de válvulas (7500rpm) nessa configuração de molas...

            você tem ali os levantes da válvulas usando balanceiros com razão de 1,75 , .603 para admissão e .583 para escape...

            diz o overlap a 0,050 (25º) e a 0,0182 (67º)...

            diz as folgas de válvulas a quente 0,022 tanto para admissão quanto escape...

            quanto mais perto estiverem as graduações, 0,050 e 0,0182, mais agressiva é rampa do lobe do comando...

            se tiver algo errado, me corrijam...

            abraço

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            • M Offline
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              menegotto
              escreveu em última edição por
              #6

              sei lá graduação seria o 258º/248º… e o cam timing, onde fica????

              é como a timing belt , que seria correia sincronizadora , a famosa correia dentada...

              pelo que entendi a graduação desse comando é 300º com folga de 0,0182 e 258º com folga de 0,05 ... é dificil saber essas coisas, no brasil não temos comandos com uma carta dessas jahahahahahahahausa

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              • M Offline
                M Offline
                maurício
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                #7

                do jeito que a gente conhece por aqui, esse comando é um 300ºx290º… com 8,81mm de levante na admissão e 8,46mm no escape, lobe-center de 113º e over-lap de 67º... se usar um balanceiro com razão de 1.6 o levante fica com 14,1mm na admissão e 13,5mm no escape

                cam timing é a graduação... timing no caso não é de ajuste/sincronização, é duração da abertura da válvula...

                tem uma matéria que explica bem isso na racemaster #1....

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  exato… vc pode medir um comando seat-to-seat ou 0,050 ... 0,050 é o mais usado lá fora porque já te da uma ideia da rampa de aceleração das valvulas...qto mais agressivo melhor...

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                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    do jeito que a gente conhece por aqui, esse comando é um 300ºx290º… com 8,81mm de levante na admissão e 8,46mm no escape, lobe-center de 113º e over-lap de 67º... se usar um balanceiro com razão de 1.6 o levante fica com 14,1mm na admissão e 13,5mm no escape

                    cam timing é a graduação... timing no caso não é de ajuste/sincronização, é duração da abertura da válvula...

                    tem uma matéria que explica bem isso na racemaster #1....

                    nao manjo é mais pra tirar uma duvida minha aki

                    na carta ta escrito turbo, e o levante das valvulas de admissao estao maiores, no turbo nao se prioriza as valvulas de scapo

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      maurício
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      também achei estranho.. o levante é maior na admissão e o overlap é gigantesco… comando pra turbo geralmente tem algo perto de 20º de overlap, esse aí tem 67º...

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
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                        Mb_Bruno
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        e o lobcenter quanto que é pessoal?

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          maurício
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          pra calcular o lobe center vc divide a duração total por 2 e subtrai o tdc…. tipo, admissão tem 300º, fica 150-40º.... 110º de lobe center na admissão... escape tem 290º, fica 145-27º... 113º de lobe center no escape...

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            Mb_Bruno
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            ok pessoal, bem vamos la mais duvidas, esse comando é do opala do amigo meu que com certeza não é a minha meta a minha vai ser andar com o carro tranquilamente com ar ligado sonzinho essas coisas, agora vem as perguntas .como ideia inicial eu estava pensando em usar o comando do omega ja que tem 112 de lob e levante de 6,5mm(o que me falaram) e a duração é 266 simetrico, como minha ideia é ter uma marcha lenta estavel e fazer a turbina acordar mais cedo tem que ter um lob center mais alto ou 112 ja esta de bom tamanho? e o levante me falaram que é ele responsavel pelo torque se eu procurar um comando com levante maior? vai me trazer mais torque?

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              SemControle
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              mas ai nao rola akela diferenca de comando pelos tuchos mecanicos do opala e hidraulicos do omega?

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                menegotto
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                                #15

                                não tem diferença não, pq motor gm-250 o comando é no bloco e não no cabeçote diretamente nos tuchos…

                                112º de lobe é um bom valor... prioriza bastante o torque em baixa...

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  Mb_Bruno
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  mas quando vejo comando com 114 de lob, sinal que isso acorda a turbina mais cedo certo? e sera que eu posso usar um comando para tucho mecanico com um comando pra tucho hidraulico?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    Mb_Bruno
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    opa desculpe, é comando para tucho mecanico e usar tucho hidraulico no lugar dos mec. pode isso?

                                    1 Resposta Última resposta

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