Carro turbo para track day
-
não tem mist?rio.
muita gente fica falando por ai que motor turbo não aguenta uma volta sequer no circuito sem quebrar.
isso é papo de mecânico de boca de porco
todo carro, seja ele turbo ou aspro precisa de preparação de acordo com a potência desejada.
se pegar um ap (por exemplo, por ser bem popular) e tirar 180cvs dele aspirado sem preparo até os dentes, vc terá problemas.
se pegar um ap e tirar 320cvs dele com turbo, tb terá que forjar tudo de tudo e cuidar dos detalhes dos detalhes .
qto mais potência vc adiciona a um motor, mais vc é obrigado a reforçar ele pra poder usufruir por mais tempo seguido sua potência plena.
coisa simples de entender, mas que muito preparador tranqueira não entende, e fica falando bobagem dizendo que carro turbo não dura, que quebra, que isso e aquilo. coisa de quem nunca viu algo forte e que dura…
a lágica é simples, cruel e imparcial: mais potência= mais custo na prepração dos componentes do motor, do cambio e do chassis.
e isso custa dinheiro. muita gente não tem dinheiro pra fazer a coisa da forma correta, ai poe o carro na pista, quebra e depois reclama...
-
um turbo nao muito grande, para ter pegada boa e gradativa para saida de curvas
e principalmente, tem que ter chao.
nao adianta ter 300cv, se na saida de curva vai ficar lixando pneu
? melhor ter 200cv domados, do que 300cv incontrolaveis.
circuito de autodromo nao é so de reta, entao nem sempre + potencia é melhor
-
preferencialmente injetado….
[snapback]300392[/snapback]
isso ajuda muito o carro em curvas.
muita gente não sabe, mas o maior motivo de se passar a usar injeção eletrúnica nas pistas (circuito) foi justamente por causa de carburador que transbordava pela cuba e enxarcava o motor, ai o cara saia da curva com o carro gordo e pipocando.
com a injeção isso acabou.
-
isso ajuda muito o carro em curvas.
muita gente não sabe, mas o maior motivo de se passar a usar injeção eletrúnica nas pistas (circuito) foi justamente por causa de carburador que transbordava pela cuba e enxarcava o motor, ai o cara saia da curva com o carro gordo e pipocando.
com a injeção isso acabou.
[snapback]300430[/snapback]
não sabia disso
-
se colocar um intercooler, radiador de óleo, forjadinho, bem acertado, preferencialmente injetado….guenta bem
e no c?rter, não vai nada?
alguns se esquecem que as curvas, principalmente as mais longas, fazem com que o carro fique inclinado por algum tempo…o óleo pode (e vai) correr pra longe do pescador...
-
seria o ideal, mas estamos falando de carro de uso comum…de dia a dia.
nos vw, pelo menos nos ap, rola fazer uma chapa que atue como um limitador dentro do c?rter, para q o óleo não suba numa curva mais inclinada/longa...
em se tratando da curva sul, aqui no rj, isso é muito importante...trata-se de uma curva beeeeeeeeeeem longa...se o óleo corre do pescador, é tiro no po.
no último domingo, aquele fusca (já postei aqui) como motor 2100 (bloco de golf) e 2 w40 quebrou 2 curvas após a sul...furou bloco e cuspiu biela...qdo recebi a biela (em forma de 8), o azulado das bronzinas/mancais me deram o recado...
-
se for pra pista pra evita a tentação baixa a pressão, alivia o peh no retão pro motor respira um poko, de resto e curtir soh e não abusa mais do que o carro aguenta
[snapback]300537[/snapback]
poxa… mas ai tem uma coisa... se o carro nao eh somente pra arrancada, eh pro dia a dia, e eu nao puder enfiar o pe no retao num track day, ficaria profundamente decepcionado...
carro feito so pra dar uma aceleradinha e depois abrir o capo pra esfriar ?? melhor nem ter... broxante total... e incompetencia do preparador...
a nao ser que seja carro so pra arrancada, acima de um monte de limites jah...
-
ps. um dos motivos pra eu ter um carro turbo eh exatamente poder descer o pe de 5.a marcha nos mais de 80 km de reta pista dupla daqui pra caruaru, quando vou pras arrancadas la….
[snapback]300545[/snapback]
:metall:
ps: nunca pude fazer isso…. ....quando eu desligava o booster da paratésa ainda ficava com 1,5kg inicial...............era dar 200 km/h no painel e tirar o po pra não explodir tudo...........
-
poxa… mas ai tem uma coisa... se o carro nao eh somente pra arrancada, eh pro dia a dia, e eu nao puder enfiar o pe no retao num track day, ficaria profundamente decepcionado...
carro feito so pra dar uma aceleradinha e depois abrir o capo pra esfriar ?? melhor nem ter... broxante total... e incompetencia do preparador...
a nao ser que seja carro so pra arrancada, acima de um monte de limites jah...
[snapback]300542[/snapback]
isso foi o q me disseram em uma oficina ai…. pra baixar a pressão e aliviar um poko na reta as vezes...
ja meu preparador pensa desse jeito ai, sentar a bota acima de tudo hehehe, desde q tudo esteje certo
-
ps. um dos motivos pra eu ter um carro turbo eh exatamente poder descer o pe de 5.a marcha nos mais de 80 km de reta pista dupla daqui pra caruaru, quando vou pras arrancadas la….
[snapback]300545[/snapback]
:metall:
ps: nunca pude fazer isso…. ....quando eu desligava o booster da paratésa ainda ficava com 1,5kg inicial.
[snapback]300562[/snapback]
tendo espaço e tendo segurança pra poder acelerar sem infringir a lei, blz.
show de bola acelerar a 5? até 7000 rpm. se o carro não aguentar usar todas as marchas até o limite de giros, ai tem coisa errada.
todo carro que aguenta girar 7000 de 2? marcha, tem que aguentar girar 7000 tb de quinta.
-
tendo espaço e tendo segurança pra poder acelerar sem infringir a lei, blz.
show de bola acelerar a 5? até 7000 rpm. se o carro não aguentar usar todas as marchas até o limite de giros, ai tem coisa errada.
todo carro que aguenta girar 7000 de 2? marcha, tem que aguentar girar 7000 tb de quinta.
[snapback]300620[/snapback]
o carro aguentava tranquiiiiiillloooo….........mesmo com o motor 1.6 originalzim.....
agora imagina a cena:
eu acelero a 1? e 2? até uns 7.800rpm
3? vai até uns 7.500 tranquilo.............
de 4? a uns 6.000 rpm meu ponteiro já passava da marca dos 200km/h....
eu espetava a quinta mais não aguentava muito tempo ver o ponteiro marcar vdo na parati quadradinha.............fora que o carro com suspenção feita e pneus michelan 195/50-15 sambava de um lado pro outro que assustava.........................
acho que tinha algo errado era com o piloto..................
-
o carro aguentava tranquiiiiiillloooo….........mesmo com o motor 1.6 originalzim.....
agora imagina a cena:
eu acelero a 1? e 2? até uns 7.800rpm
3? vai até uns 7.500 tranquilo.............
de 4? a uns 6.000 rpm meu ponteiro já passava da marca dos 200km/h....
eu espetava a quinta mais não aguentava muito tempo ver o ponteiro marcar vdo na parati quadradinha.............fora que o carro com suspenção feita e pneus michelan 195/50-15 sambava de um lado pro outro que assustava.........................
acho que tinha algo errado era com o piloto..................
[snapback]300639[/snapback]
haueheuhaeea então explica hehehehe
teu carro ja chegou a abrir as portas quase 1 dedo na parte de cima na direção do quebra vento a ponto de vc sentir um arzinho entrando ali por cima é
isso da muito medo