Conselhos para acertar ap aspirado
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ai galera o video, escutem pelo barlho que dá pra sacar quando acelero, quando ando deboa e quando reduzo.
ta muito ruim.
http://www.youtube.com/watch?v=opsxug0r7ac
outra paradinha que tb não curti é essa manguerinha aqui. perguntei o por que dela estar solta e ouvi que ela nao interfere em nada tb, que ela pega o vapor e joga pra tbi, no motor original, questão de poluição. é vero? vai fazer ou nao diferença no meu motor agora?
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troca esse regulador de tempra e verifica a bomba de comb, com 240lb/h de bicos acho q vai até precisar de 2 pra sustentar pressao em altos rpms. a tomada de vácuo do dosador creio q não seja tao requerida a ligação já q com esse comandão o vácuo da admissao deve ser baixo.
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poutz…se fosse uma 1av da vida eu até saberia aconselhar... mas ft eu nunca mexi...
o que posso dizer é que:
1- pressão de combustivel sua deveria ser fixa (não variar entre 3 e 3,5bar) justamente porque aquela mangueirinha que ta solta é a tomada de pressão.
eu procuraria saber porque varia tanto (pode ser um defeito no dosador, bomba ruim ou mesmo filtro de combusivel entupido)
eu ligaria a tomada de pressão, ela ajuda a diminuir a quantidade de combustivel em marcha lenta.
2- a mistura está obviamente mais rica do que deveria... pelo video ai crava 0,7 e alguma coisa a maioria do tempo... num aspro destes é pra ficar em wot na casa dos 0,95 até mais ou menos uns 4.000~4.500 (onde é torque máximo enriquece, antes naum) até fechar uns 0,86 em potência máxima e dai pra cima até o corte uma leve enriquecida.... vc tem pistões e bielas forjados é
3- esse comando ta até bom marcha lenta nos 1.350rpm, mas as vezes é ele o culpado.
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overspeed,
1- a bomba é nova, dos ap flex. filtro é novo. sobrou o dosador, pedirei pra ele trocar e colocar o outro pra ver se melhora (esse dosador de tempra é foda achar, sorte que ele tem 2 usados nos aldee)
essa mangueirinha solta teria que encaixar naquela saida do dosador?
acabei de passar na oficina e relatei os fatos. sobre a pressão ele disse que é o meu manometro, que teria que usar um redutor na linha, e que o adriano (s3 - que vc conhece) sofreu com isso. nao creio que seja vero, senão o manometro iria ficar doido quando era original.
2 - ele disse que o mapa realmente tá rico, e eu falei que tá muito rico rsrs e que ainda desabilitou o cuttoff porque tava dando problema no acerto. antes o motor tava acertado sem os filtros de ar. colocou os filtros e deu uma tremenda diferença (no meu pensamento não poderia dar tanta diferença assim, imagina quando eu quiser rodar com as cornetas, terei que regular tudo denovo. ta certo que da uma diferença por causa do ar admitido ser maior, mas tanto assim a ponto de influenciar toda uma regulagem?) e como ele ficou de me entregar o carro essa semana pra eu rodar e pegar o macete e amaciar o motor, ele não fez uma regulagem boa, e deixou tudo gordo pra não quebrar.
uso pistão e biela forjados.
3 - que nada, esse comando da marcha lenta original, do aldee é assim. o meu ele confessou que ta acelerado mesmo.
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rafael oelke,
pois é to com receio de precisar fazer essas gambiras de bombas. mas o mecanico disse que 1 dos ap flex novos aguenta o tranco tranquilo, pq ela é mais forte. nos aldee ele so usa 1 também e disse que segura.
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se ele usar os bicos alternadamente acredito q até dê conta, mas bem na estica (agora de bomba nova é uma história qdo ela começar a cansar a vasão dela vai cair e mais problemas surgirão), a tomada de vácuo do dosador no caso desse coletor deve ser ligado depois da borboleta (me corrijam aqui, não tenho certeza), mas deve bagunçar a pressão de comb. se a lente for muito irregular.
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se ele usar os bicos alternadamente acredito q até dê conta, mas bem na estica (agora de bomba nova é uma história qdo ela começar a cansar a vasão dela vai cair e mais problemas surgirão), a tomada de vácuo do dosador no caso desse coletor deve ser ligado depois da borboleta (me corrijam aqui, não tenho certeza), mas deve bagunçar a pressão de comb. se a lente for muito irregular.
então aquele tubinho solto não é do vacuo do dosador. pior que nao lembro onde ele ficava na ie original. mas ele falou que era algo sobre poluição, pegar os gases e devolver na tbi.
então, no coletor não tem tomada de vacuo pro dosador, nem nos corpos de ie, então, caso precise colocar teria que furar. tem a do freio que ja ta ligado e por sinal o pedal tá ok, não ficou duro.
fui ver agora pra futricar na ie e ta com senha, aaaaarh rsrs
a bomba, já tenho em mente aquelas weldon interna, povofala muito bem, pressão boa e não precisa de gambiarra colocando varias bombas. mas isso terá que ser pra depois.
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pessoal, peguei o carro essa semana e vou rodar ums 2 semanas ou menos até a chegada dos bicos deka 60lb.
enquanto isso, estou usando os de astra flex arrombados por eletroerosão, eles tem na faixa de 60lb.
quem fez a eletro-erosão? se não foi alguém tipo o dalton ou pap esquece, esses bicos não prestam pra mais nada
para quem nao sabe, meu motor é um ap 1.8mi, com cabeçote com valvulas 40mm e 34mm preparado, com tudo que tem direito e comando samcams 308ºx296º lob 112º, com ie fueltech racepro 1fi, bobina de 3 fios, 4 borboletas de 40mm, sensor de temperatura do ar, tps, óleo, agua, sonda wideband aem, velas iridium grau 9.
comando muito bravo, o lobe de 112º não te ajuda muito em baixa…
seguinte, logo de cara as coisas não estão tão alegres. o carro tá dificil de conduzir, e a embreagem de ceramica 700lb, 6 pastilhas com mola, não ajuda muito, mas isso disseram que daqui uns 1000km rodados ela acenta.
qual a marca da embreagem??? se o volante está perfeito ou foi retificado, não deveria precisar assentar… mas é normal nas cerâmicas ela grudar de vez, vai soltando e de repente ela gruda, e daí seu comando forte não ajuda nada a ter torque em baixa e o carro morre fácil
a marcha lenta está na casa dos 1350rpm, injeção dos bicos em ml fica em 2,03 a 2,06ms variando sempre, a sonda então, fica desde 0,82 a 1,10 dificilmente ela para no 1.
acelerando, o carro não desenvolve de jeito nenhum. uma amarração total e a sonda variando demais, desde 0,7x (alguma coisa) até 0,9x (alguma coisa). isso quando não d erro e o carro parece que vai morrer.
a variação de 2,03 pra 2,06 é minima coisa, não deveria o lambda variar de 0,82 pra 1,1… como tá a ignição??? não tá tendo missfiring????
mantendo a aceleração, tipo, rodando de boa, civilizadamente, ela fica em 0,69, abaixo disso na qual da ate erro - - -, e sobe ate 0,89, variando muuuuuuuuuuuuuito tb.
o consumo então, nem falo nada por enquanto, já foi 1 tanque em algumas horas testando, 3km/l de alcool em media.
pelo 0,69 de lâmbda é obvio o consumo excessivo… tem que refazer todo o seu mapa pq tá muito gorda a mistura
esse mapa foi entregue pelo mecanico.
ele te cobrou acerto??? se coborou larga o carro na oficina e só aceita receber o dinheiro de volta ou o carro perfeito. pelas suas descrições o acerto está um lixo
então queria a ajuda, conselho da galera que entenda para desenvolver um mapa perfeito, ou quase, que tenha um bom consumo andando deboa e claro, acelerando, ai sim ele bebe.
outro fato que me chamou atenção é o manometro de combustivel. ele não fica quieto 1 segundo sequer. o ponteiro fica doidinho de 3 a 3,5bar, jaja ele pula fora de tão violento que fica essa oscilação. ai pergunto, é normal ficar assim em motor preparado? creio que nao.
ele oscila a pressão na linha pq os bicos estão pulsando os 4 simultâneos… como são 60lbs, cada vez q pulsa é uma pancada na linha e o regulador não compensa. não adianta trocar o regulador, o problema é os 4 bicos pulsando simultâneos. não conheço ft, não sei se ela tem recurso pros bicos pulsarem alternados
minha marcha lenta ta por tps.
to upando um video que fiz agorinha, quando tiver pronto coloco o link pra vcs terem noção.
acelerando ta muito mas muito amarrado, ta pior que quando original, ta doido, esse mapa ta muito cru ainda. e preciso de uma certa agilidade pra acertar isso o quanto antes.
posta o mapa de combustível e as correções pra dar uma idéia
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deixar motor aspro gordo pra não quebrar é tenso viu…
desse jeito vai é lavar todo o óleo e ai sim vai quebrar por falta de lubrificação...
no mais,
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bomba de flex dá conta do seu projeto tranquilo
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mangueira solta é do canister, que pega os vapores do tanque... é besteira mesmo, nos carros alcool nem vinha de fábrica o canister
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na minha humilde opnião, fueltech pra carro de rua não rola... pelo visto, sua exigência é bem alta quanto ao funcionamento do manco, e com a ft vai ser dificil deixar liso...
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se ele usar os bicos alternadamente acredito q até dê conta, mas bem na estica (agora de bomba nova é uma história qdo ela começar a cansar a vasão dela vai cair e mais problemas surgirão), a tomada de vácuo do dosador no caso desse coletor deve ser ligado depois da borboleta (me corrijam aqui, não tenho certeza), mas deve bagunçar a pressão de comb. se a lente for muito irregular.
então aquele tubinho solto não é do vacuo do dosador. pior que nao lembro onde ele ficava na ie original. mas ele falou que era algo sobre poluição, pegar os gases e devolver na tbi.
então, no coletor não tem tomada de vacuo pro dosador, nem nos corpos de ie, então, caso precise colocar teria que furar. tem a do freio que ja ta ligado e por sinal o pedal tá ok, não ficou duro.
fui ver agora pra futricar na ie e ta com senha, aaaaarh rsrs
a bomba, já tenho em mente aquelas weldon interna, povofala muito bem, pressão boa e não precisa de gambiarra colocando varias bombas. mas isso terá que ser pra depois.
z,
aquele tubinho é o retorno dos gases para o canister.
o canister é um filtro de carvao ativado.
ele pega os gases de combustivel e passa por este filtro para nao dar problema (nao me lembro quais sao).
quanto a tomada de vacuo, voce pode comprar um adaptador de plastico no diametro da mangueira de vacuo do freio, corta essa mangueira de vacuo, coloca ele entre as mangueiras e nesse adaptador vai ter uma saidinha pequena, que vc liga na tomada de vacuo do regulador de pressao.
esse adaptador parece um t invertido de plastico (desculpa, eu sei que a descricao ta uma droga)…
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menegotto,
então, o acerto foi permuta no site da oficina dele. ele só me entregou o carro assim para eu dar umas voltas e sentir ele. pq ha 1 ano que eu sequer sento nesse carro hehe, tamanho pipino que deu em peças, relatado em outro topico.
quem fez esses bicos foi a mbrasil racing em sp, mas esses bicos são do mecanico, os meus de astra estão guardados, originais. ta chegando os deka 60lb.
li no manual da ft, tem a opção de pulsar 2 e 2 quando usa 1 bancada so. ta anotado pra mudar, caso esteja pulsand os 4 junto.
É, já me falaram que o lobe ta alto pra aspirado. mas o mecanico falou tão bem desse comando, é usado nos 2 aldee aspirado e segundo ele muitos outros aldee usam em pista, e quando vi a marcha lenta dele, no aldee, estava perfeita, quase original. creio que nem o enquadramento do comando foi feito. a polia regulavel ta instalada, acho que deixaram original. o gol que me inspirou, aquele g3 prata que o evandro lima montou, usa um crane 290º com lob 12,7, ou seja mais alto que o meu e o acerto ficou liso.
agora to num puta medo de andar por causa desse excesso violento e da contaminação do óleo. essa semana so irei ate o cara do escape pra ver se consigo calar esse motor com o minimo de restrição possivel, e tirar esse turbão no final qeu ta enchendo o saco.
a ignição, foi colocada aquela bobina mi 3 fios que tem o modulo integrado, ta novinha, cabos de vela, velas, distribuidor tudo novo. agora o acerto na ft nao deu pra ver.
o mapa certo vou ficar devendo, pq fui futricar hoje e ta com senha então so tenho os parametros mostrado no cpu de bordo da ft, serviria?
ufa, ainda bem que mais gente concorda que a bomba flex da conta do recado.
notei também que quando dou o contato da chave, ativa a bomba de combustivel e sinto tipo um tranco por debaixo do carro. essa linha deve estar muito violenta, ta doido.
quase esqueci, a embreagem é da ff embreagens, volante do motor foi retificado, balanceado e aliviado na instalação da embreagem.
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finalizando.
pensei que iria brincar um pouco, mas com a senha, complicou, e ainda pegou feriadão, foda. e semana que vem so vou ate o escapeiro ver isso e deixar o carro quieto. os bicos injetores deka estão no brasil, na alfandega, semana que vem deve chegar. chegando, vou encostar o carro denovo, relatar tudo isso e veremos como será o desenvolvimento.
so quero ver se vai levar mais 1 ano pra acertar esse motor, como levou pra montar rsrs.
lendo e pesquisando vi que o ideal na ft é acertar o máximo possivel no mapa principal e só depois partir pro acerto da injeção rapida pra tirar aquele fiozinho que faltava. e também deixar pra acertar marcha lenta no final, depois que acertou aceleração, alta, media etc…
já disse que aqui é roça né, então to buscando conhecimentos para sentar a bunda com o mecanico e debater os ajustes, trocar ideias para agilizar isso, senao fico mais 1 anos em carro rsrs.
grande dificuldade aqui na cidade se chama dinamometro, não tem nem de rolo nem de bancada, e o mais proximo é em brasilia, e não rola nem um pouco ter esse gasto agora, fora o tempo. sorte que o autodromo ta liberado mediante pagamento de taxa de 50 conto, fica o dia inteiro rodando na pista. essa será a forma de acertar, a única.
continuem postando. e assim que eu conseguir o mapa, irei postando aqui pro pessoal.
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te digo, dino não vai te fazer muita falta, afinal acerto no dino nunca é definitivo, sempre tem q dar uma repassadinha depois na rua, pq a carga no motor é diferente…
quanto ao acerto, ele deve ter deixado bem porcão mesmo só pra fazer andar o carro... mas depois que por os bicos de 60lbs, não aceita o carro mal acertado ein
tenta baixar a pressão da bomba no regulador... pelo visto tá gordo em todo o mapa, se baixar a pressão vai dar uma melhorada e não vai contaminar tanto o óleo...
quanto ao comando, é comando pra pista... mesmo tendo lenta estável, ele vai embaralhar bastante e entregar muito pouco torque em baixa, o que deixa o carro bem chato de se conduzir de boa.... mas é questão de costume, com o tempo vc pega os jeitinho do carro e anda tranquilo...
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pra vc discutir com ele:
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em baixa carga (até -0,5 bar) tentar obter um lâmbda acima ou igual a 1.
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cargas médias(-0,5 a -0,8 bar) tentar obter um lâmbda próximo de 0,95
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carga alta ou wot trabalhar próximo dos 0,9 lâmbda…
afinal vc forjou todo o motor, não tem pq trabalhar gordo com medo de quebras.... abuse do ponto em baixa e próximo do pico de torque e tire em alta...
no mais, o dinamometro só vai te fazer falta para um acerto mais fino... pois poderá variar a curva de avanço e ver como se comporta a curva de potência, mudar o lâmbda e ver qual vem mais potência, etc... mas na pista já faz 90% do acerto
ps.: se ele usar hpi, insista em não usar... prefira um regulador de tempra ou então qualquer outro que seja fixo.
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menegotto,
a unica coisa que consegui mexer foi no dosador hehehe. baixe a pressão, e tava em 2,5 a 3bar (variando ainda, doidão) mas a lenta ficou boa, caiu na faixa de 1050rpm. subi a pressão ate 4bar e a variação no manometro diminuiu muito, e não vairava mais na casa de 0,5bar, em 4bar ele variava ate 4,2bar, e a marcha lenta subiu tb, ficou na casa dos 1350rpm, nao subi mais com medo e desconhecimento sobre o dosador ate onde pode ir.
amanha vou baixar denovo pra 2,5bar e dar uma volta pra ver. se ficar com a media e baixa, deixo assim pelo menos pra ir no escape e depois devolver pra finalizar.
o dosador é de tempra turbo , weber. hpi e hp não entra na oficina dele, quanto a isso está ótimo.
agora é testar o lance dos bicos pulsar 2 em 2 pra ver se tira essa oscilação do manometro. outra alternativa seria o vacuo, mas com esse comando e com a dica dada por outro membro acima, creio que nao fará diferença. pior que nao tem lugar nenhum pra testar esse vacuo sem furar coletor ou mangueira.
nesse video, logo apos que acabou a bateria da camera, quando dei o retorno em frente ao autodromo, acelerei e o motor tinha limpado bonito, chegou a querer destracionar de 3ª marcha e deu aquela colada no banco, muito bom, foi assim até 5ª, giro tinha subido muito rapido, muito mesmo, parecia moto. gostei , mas logo após ficou doidão denovo. pior que nem deu pra filmar e eu nem consegui observar os dados na ft por causa da atenção na pista.
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crane 290º com lob 12,7
quanto de lobe??
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o meu comando tem os seguintes aspectos:
levante valvula:
adm: 12,7mm
esca: 11,6mm
duração total:
adm: 296º
esc: 308º
folga valvula
adm: 0,5mm
esc: 0,45mm
adm abre: 19º
overlap: 38º
esc. fecha: 19º
adm fecha: 59º
esc. fecha: 68º
esc. 268º
adm:256º
lob center: 112
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o map da ft está por map ou por tps. para um acerto mais preciso a correção deve ser feita por map.
com certeza esse comando não é dos mais agressivos, e seu comportamento para rua deve ser adequado e bem agradável, embora esse lob de 112º traga os regimes de torque e potência máxima para rpms mais baixos
os melhores comando que usei em ap aspirados foram um iski 310º com 13,7mm de levante e 104º de lob e um engle 316º com 13,9 mm de levante e 102º de lob.
em ambos a marcha lenta era original (900 rpm) e era possível andar no dia a dia sem nenhuma incomodo, com torque abundante das 1500 as 7500 rpm, e isso usando 2 solex 40.
conhecendo um pouco sobre o acerto de aspirados e usando os recursos da ft esse motor deve ficar muito bem acertado e rendendo tudo o que pode.
obs: o vácuo deverá ser tomado em apenas um dos dutos do coletor, não devendo haver interferência dos outros cilindros.
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ops, corrigindo os dados do meu comando
folga valvula
adm: 0,35mm (faltou o 3)
esc: 0,45mm
andersonbastos,
a ft será regulada por tps, eu não tenho map. e tava olhando o map da minha ie original, e nem sei onde poderia colocar se fosse usar. e o mecanido disse que nao irá usar o map pq nao tem necessidade para essa configuração e esse motor. se fosse aspirado com 1 borboleta, ai sim, usaria tps com correção por map.
obs: o vácuo deverá ser tomado em apenas um dos dutos do coletor, não devendo haver interferência dos outros cilindros.
sobre o vacuo, ta falando pro dosador de combustivel? no caso seria melhor pegar do coletor que vai pra qual cilindro, 1, 2, 3 ou 4? acredito que o 1 por estar mais perto do dosador. então ali so fazer um furinho e ligar a mangueirinha que fica ok?
abaixei a pressão no dosador e agora ta em 2,8bar variando ate 3,2bar em marcha lenta frio, quando esquenta ele varia de 2,8bar a 3bar, ou seja ja diminuiu a variação, e a rpm fica em 1050rpm 1080rpm pouca variaçao. então o manometro que o mecanico condenou não é, o problema mesmo é da paulada que ta vindo na linha. não tive como mexer na pulsação dos bicos 4 para 2 pq ta com senha a ft, mas sera feito o teste. e quem sabe ligando esse vacuo o manometro não estabiliza tb.