Conselhos para acertar ap aspirado
-
pra vc discutir com ele:
-
em baixa carga (até -0,5 bar) tentar obter um lâmbda acima ou igual a 1.
-
cargas médias(-0,5 a -0,8 bar) tentar obter um lâmbda próximo de 0,95
-
carga alta ou wot trabalhar próximo dos 0,9 lâmbda…
afinal vc forjou todo o motor, não tem pq trabalhar gordo com medo de quebras.... abuse do ponto em baixa e próximo do pico de torque e tire em alta...
no mais, o dinamometro só vai te fazer falta para um acerto mais fino... pois poderá variar a curva de avanço e ver como se comporta a curva de potência, mudar o lâmbda e ver qual vem mais potência, etc... mas na pista já faz 90% do acerto
ps.: se ele usar hpi, insista em não usar... prefira um regulador de tempra ou então qualquer outro que seja fixo.
-
-
menegotto,
a unica coisa que consegui mexer foi no dosador hehehe. baixe a pressão, e tava em 2,5 a 3bar (variando ainda, doidão) mas a lenta ficou boa, caiu na faixa de 1050rpm. subi a pressão ate 4bar e a variação no manometro diminuiu muito, e não vairava mais na casa de 0,5bar, em 4bar ele variava ate 4,2bar, e a marcha lenta subiu tb, ficou na casa dos 1350rpm, nao subi mais com medo e desconhecimento sobre o dosador ate onde pode ir.
amanha vou baixar denovo pra 2,5bar e dar uma volta pra ver. se ficar com a media e baixa, deixo assim pelo menos pra ir no escape e depois devolver pra finalizar.
o dosador é de tempra turbo , weber. hpi e hp não entra na oficina dele, quanto a isso está ótimo.
agora é testar o lance dos bicos pulsar 2 em 2 pra ver se tira essa oscilação do manometro. outra alternativa seria o vacuo, mas com esse comando e com a dica dada por outro membro acima, creio que nao fará diferença. pior que nao tem lugar nenhum pra testar esse vacuo sem furar coletor ou mangueira.
nesse video, logo apos que acabou a bateria da camera, quando dei o retorno em frente ao autodromo, acelerei e o motor tinha limpado bonito, chegou a querer destracionar de 3ª marcha e deu aquela colada no banco, muito bom, foi assim até 5ª, giro tinha subido muito rapido, muito mesmo, parecia moto. gostei , mas logo após ficou doidão denovo. pior que nem deu pra filmar e eu nem consegui observar os dados na ft por causa da atenção na pista.
-
crane 290º com lob 12,7
quanto de lobe??
-
o meu comando tem os seguintes aspectos:
levante valvula:
adm: 12,7mm
esca: 11,6mm
duração total:
adm: 296º
esc: 308º
folga valvula
adm: 0,5mm
esc: 0,45mm
adm abre: 19º
overlap: 38º
esc. fecha: 19º
adm fecha: 59º
esc. fecha: 68º
esc. 268º
adm:256º
lob center: 112
-
o map da ft está por map ou por tps. para um acerto mais preciso a correção deve ser feita por map.
com certeza esse comando não é dos mais agressivos, e seu comportamento para rua deve ser adequado e bem agradável, embora esse lob de 112º traga os regimes de torque e potência máxima para rpms mais baixos
os melhores comando que usei em ap aspirados foram um iski 310º com 13,7mm de levante e 104º de lob e um engle 316º com 13,9 mm de levante e 102º de lob.
em ambos a marcha lenta era original (900 rpm) e era possível andar no dia a dia sem nenhuma incomodo, com torque abundante das 1500 as 7500 rpm, e isso usando 2 solex 40.
conhecendo um pouco sobre o acerto de aspirados e usando os recursos da ft esse motor deve ficar muito bem acertado e rendendo tudo o que pode.
obs: o vácuo deverá ser tomado em apenas um dos dutos do coletor, não devendo haver interferência dos outros cilindros.
-
ops, corrigindo os dados do meu comando
folga valvula
adm: 0,35mm (faltou o 3)
andersonbastos,
a ft será regulada por tps, eu não tenho map. e tava olhando o map da minha ie original, e nem sei onde poderia colocar se fosse usar. e o mecanido disse que nao irá usar o map pq nao tem necessidade para essa configuração e esse motor. se fosse aspirado com 1 borboleta, ai sim, usaria tps com correção por map.
obs: o vácuo deverá ser tomado em apenas um dos dutos do coletor, não devendo haver interferência dos outros cilindros.
sobre o vacuo, ta falando pro dosador de combustivel? no caso seria melhor pegar do coletor que vai pra qual cilindro, 1, 2, 3 ou 4? acredito que o 1 por estar mais perto do dosador. então ali so fazer um furinho e ligar a mangueirinha que fica ok?
abaixei a pressão no dosador e agora ta em 2,8bar variando ate 3,2bar em marcha lenta frio, quando esquenta ele varia de 2,8bar a 3bar, ou seja ja diminuiu a variação, e a rpm fica em 1050rpm 1080rpm pouca variaçao. então o manometro que o mecanico condenou não é, o problema mesmo é da paulada que ta vindo na linha. não tive como mexer na pulsação dos bicos 4 para 2 pq ta com senha a ft, mas sera feito o teste. e quem sabe ligando esse vacuo o manometro não estabiliza tb.
-
zorlac,
esses comandos que tem muito cruzamento de válvula atrapalham bastante na hora de emagrecer. eu não vou dizer que vc não vai conseguir, mas sua lenta provavelmente vai ficar com lambda ao redor de 0.9 e 1200 rpm. mesmo com injeção sequencial, com comandaralho a melhor lenta q já vi ficou em 1000 rpm (comando pra lá de 300 e lá vai pedrada) com mistura ao redor dos 0.9
andando dá tranquilo pra usar lambda = 1.0 sem o pirômetro subir muito, mas em velocidade de cruzeiro. com 2800 - 3000 rpm andando na estrada sem a hx assoprar (mas já quaase saindo da fase aspirada) dava pra manter 600 - 630 ºc (bem aceitável). andando nos 3000 - 3500 com 0.3bar (pé bem em cima, mas já pressurizando hehe) estava em 0.95 e ainda sim tranquilo de temp (650c)…
com pouquinha carga (pé bem em cima) é legal rodar um pouquinho mais gordo e não abusar do ponto pro carro não dar cabeçada. especialmente qndo vc cruzar uma lombada vai sentir isso...
-
ops, corrigindo os dados do meu comando
folga valvula
adm: 0,35mm (faltou o 3)
andersonbastos,
a ft será regulada por tps, eu não tenho map. e tava olhando o map da minha ie original, e nem sei onde poderia colocar se fosse usar. e o mecanido disse que nao irá usar o map pq nao tem necessidade para essa configuração e esse motor. se fosse aspirado com 1 borboleta, ai sim, usaria tps com correção por map.
sobre o vacuo, ta falando pro dosador de combustivel? no caso seria melhor pegar do coletor que vai pra qual cilindro, 1, 2, 3 ou 4? acredito que o 1 por estar mais perto do dosador. então ali so fazer um furinho e ligar a mangueirinha que fica ok?
abaixei a pressão no dosador e agora ta em 2,8bar variando ate 3,2bar em marcha lenta frio, quando esquenta ele varia de 2,8bar a 3bar, ou seja ja diminuiu a variação, e a rpm fica em 1050rpm 1080rpm pouca variaçao. então o manometro que o mecanico condenou não é, o problema mesmo é da paulada que ta vindo na linha. não tive como mexer na pulsação dos bicos 4 para 2 pq ta com senha a ft, mas sera feito o teste. e quem sabe ligando esse vacuo o manometro não estabiliza tb.
essa tomada do vácuo vale tanto para o regulador de pressão da linha de combustível, como para o map interno da ft.
se o acerto usado na ft for por tps, o resultado é até aceitável em carros de competição, onde se anda com plena carga quase que o tempo todo, mas para a rua, onde se visa tanto o desempenho como a economia e a dirigibilidade, um acerto por map fica muito melhor.
-
pessoal, diminui a pressão da linha de combustivel, ta oscilando entre 2,8bar a 3,2bar.
andei com o carro hoje e o comportamento melhorou muito em compensação ao que estava antes. ao acelerar dá pra sentir aquela leve colada de bunda no banco, muito leve mas ja deu pra sentir o motor desenvolvendo e puxando. pisando a pressão vai pra 3,5bar oscilando pra 4bar.
ml ta legal, fica oscilando entre 850rpm a 1050rpm e da picos de 1250 a 1300rpm e depois cai. mas esses picos não são frequentes.
tomara que assim o consumo diminua também, pq 3km/l de alcool (sendo otimista) tava dificil. amanha pretendo ir ao escapeiro pra ver o lance do abafador, de qualquer jeito tiro esse turbão que não to curtindo, ja ta com aquele barulho estralado feio pra burro.
por enquanto é so isso, na ft nao tem como mexer pq ta travada com senha.
esperando os bicos ainda.
mas so de mexer no dosador melhorou muito.
nao liguei o vacuo no coletor pq nao tenho ferramentas pra isso. mas quero ligar quando voltar pra oficina.
-
pode usar um t sem problema nenhum. o cilindro mais fácil para a tomada do vácuo é o 4º.
se vc está pagando pelo acerto, aconselho a não mexer em mais nada e deixar tudo nas mãos do preparador.
o resultado esperado por tudo que o seu motor tem é pelo menos uns 160~170 cv( a colada da bunda é violenta e imediata), com dirigibilidade de carro original e um consumo de 5~6 km/l na cidade e mais de 8 km/l na estrada, marcha lenta quase estável em torno dos 1000 rpm. se receber menos que isso reclame.
se o seu preparador conseguir isso sem a correção por map, ótimo. méritos para ele, mas adequar a alimentação do motor a carga imposta, em todas as situações de uso, usando como referência apenas o tps e a rotação é impossível. carros originais se utilizam do map ou maf para isso.
-
por enquanto é so isso, na ft nao tem como mexer pq ta travada com senha.
ja tentou as senhas obvias como 0000 , 1111 e ai por diante ?
hehe ja sim, ate numero de telefone, cep, endereço, celular. mas deixa, até semana que vem, se tudo der certo, os bicos chegam e o carro encosta denovo pro acerto final.
ai repasso tudo isso que a galera deu as dicas aqui, pra ajudar noa certo o mais rapido possivel.
atualização de hoje: troquei o abafador, tirei aquele turbão e coloquei o meu de inox. ficou muuuuuuito mais encorpado o som, bem grave mesmo, nada de estralinhos. mas ta muito grave, mesmo usando o atenuador do abafador, ele fica alto, sem ele fica mais livre, mas alto.
ja peguei as medidas e a idéia é a seguinte. meter um magnaflow na traseira, do tipo oval não restritivos, mas o oval possui mais manta e material acustico do que os redondos. e no meio colocar 2 abafadores intermediarios. ja uso um sicap no meio, a ideia e colocar o outro no lugar da curva em l perto do tanque. se eu conseguir verba, quero trazer uma magnaflow intermediário tb, de 6 redondo, por 23 de diamentro, ai esse ficaria no lugar do sicap, e o sicap passaria para essa curva em l . o bom do magnaflow é que é tudo em inox. e o preço que um giba da vida me cobrou por um abafador final, eu trago os 2 e mais 2 tubos com curvas em 90º pagamento frete e imposto.
-
fudeu… os bicos chegaram, fui buscar e quase cai de costas.
o vendedor tinha declarado como eletronico, caraaaaaaaaaaaaaaaai. o preço que paguei neles tá sendo o preço de tributos, r$280 sorte que eletinha declaro valor abaixo, senão ja era.
fica a dica pra galera, quando comprarem não peçam so para declarar um valor baixo, peçam para nao declarar como eletronico.
para vcs terem ideia, comprei 2 filtros marmita da europa e chegaram sem imposto, comprei a sonda wide aem e paguei so r$50 de tributo.
-
galera, o carro ta rodando, mas ainda nao to satisfeito nem um pouco com a regulagem.
em baixa velocidade, tipo até 3000rpm o carro ta dando muita cabeçada, e se pisar o motor nao rende como gostaria, dá pra sentir ele amarrado.
a sonda deu uma leve melhorada em marcha lenta fica nos 0.85 a 0.90 andando continua variando muito de baixo pra cima, impossivel ver ao certo onde tá, e trancando o pé tb ta variando.
andei anotando os dados da ft e lendo o manual de cabo a rabo, e pelo o que percebi ela tá quase com a configuração padrão da ft ainda. ponto inicial em 16º até 1500rpm ai chega nos 2000rpm ate 7000rpm ta tudo 24º.
outra coisa que me chamou atenção é o lance do bico injetor. to com os dados do siemens deka 60lb e o minimo dele pra fluir é 1.5ms (minimum linear pw), e tem outro dado que é o opening/closing time que é 1.3ms/0.7ms, e na ft nao vi nenhum desses dados.
aspirado por tps > mapa principal > injeção (ms) pela posição do tps
lenta (1.49ms/11%) isso que ta estranho esse dado eu pego do minimo pra fluir de 1.5ms ou uso o dado de open/close time de 1.3ms???
10% 3.04ms
ai sobe até 100% com 5.90 e 67% aberto.
outra coisa que me deixou cabreiro é a injeção por rotação, o certo é começar a decair quando atinge rotação maxima, mas nomeu ela começa a cair em 4500rpm ate 7000rpm quando chega em -12%
e eu acho que é ai que ta o pipino, de 100rpm a 3500rpm começa de 1$ e vai ate +5% , ai em 4000rpm cai pra +3% e em 4500 vai pra zero e começa a negativar.
to usando um comando 308ªx296º como ja foi dito, so que na carta dele nao tem a faixa de torque e eficiencia maxima pra poder atrasar o ponto nessa faixa critica, talvez seja outro motivo de nao conseguir rodar deboa em baixa rotação e ele segurar em media e alta. mapa de ignição por rotação: ponto inicial em 16º até 1500rpm ai chega nos 2000rpm ate 7000rpm ta tudo 24º.
pessoal, então peço ajuda dos entendidos, e se tiverem material sobre injeção nesses aspectos de ponto, atraso, avanço, injeção, me mandem pra eu dar uma boa lida e nao fazer cagada no motor. apostilas do senac, sebrae de mecanica ajudam muito.
o consumo nem preciso dizer que nao mudou nada, 2,5km/l tanto rodando deboa quanto acelerando.
e outra coisa, o cutoff nao funciona nem a pau, o carro apaga.
-
em breve mais um novo usuário de megasquirt…. hehehehehehehehehehe
zueira cara... mas eu não consigo gostar de ft em carro de rua com compromisso de consumo aceitável...
se vc manja de inglês, te passo uns links bacanas... agora traduzido pra português é dificil achar algo...