Conselhos para acertar ap aspirado
-
tá, as fábricas estão na corrida por carros mais potentes… exemplo disso o gm 1.4 com 105cv... a fiat se matando com 80cv nos 1.4...
pq então não usam comandaralho de fábrica??? se tem mais potencia, mais torque, fica liso e consome só 10% a mais?????
vou repetir o que o sushi contribuiu aqui.... a teoria é mto bonita, na prática o bicho pega
nego que vem dizer que comando 300º fica liso em toda faixa de rotação, é pq le preparação de orkut, nunca pegou uma ft na mão pra acertar.
tenho dito
o babacão, não é porque vc não sabe como fazer, que tal coisa não é executável.
quais carros vc preparou?
vc tem carro, então qual carro é?
vc já teve algum aspirado, se teve com certeza foi mal feito.
tenho carro preparado desde 1996, quando montei um comando 288 num passat 1.6 que tive. depois andei de caravan 6cil aspirada, ap aspirado de verdade com comandos acima de 300º e carburadores solex 40 de alfa romeo, e te digo que gastava o mesmo que o passat 1.6 com o comando original.
quando resolvi aprender sobre preparação por sorte tive contato com preparadores de verdade como mazão (esse não é conhecido mas é o cara que tem mais conhecimento em ap aspirado que eu vi, montou meus primeiros carros, e teve um voyage 2.0 aspirado com as mesmas solex 40 e um comando 330º , que usava no dia a dia e liso de tudo) e o marcão da flash (esse já é conhecido no brasil todo, foi 5 vezes campeão paulista de arrancada com um passat aspirado e hoje monta os 6 cil mais fortes do brasil) e discuto de igual para igual com qualquer preparador e se for motor ap pouquíssimos tem alguma coisa prá me ensinar.
o que eu falo aqui não é teoria não, é prática mesmo.
então quer dizer que comando 300º não fica liso. então minha cbr 1100 que com um motor 4 cil , 16v e um comando com 306º é alienígena, pois é lisa do início ao fim até os 11500 rpm e tem força já com 2000 rpm.
os meus motores aspirados ap (1.6, 1.8 e 2.0) com as solex também eram, já que eram lisos também e consumiam pouco andando devagar.
já deu prá perceber que seu conhecimento é limitado,então vai um conselho. não procure informação sobre preparação no orkut.
se vc quiser saber como montar um aspirado eu até te falo como.
se quiser saber a diferença de potência de um motor ap 2.0 usando um cabeçote preparado e um comando sam 0.41t e usando um cabeçote 2006 standart eu te digo, ou o que acontece se vc usar um cabeçote preparado para aspirado em um turbo também.
só prá te esclarecer, o motor do meu carro( voyage 2.0) fui eu que fiz, preparei o cabeçote, escolhi a configuração, montei o motor na garagem de casa, e programei a ft sozinho e aprendi muito.
o comando que eu uso tem 296º (é quase 300º) e usando uma borboleta só consegue ser liso dos 1500 rpm até os 8000 rpm ( se usasse 4 borboletas seria liso do início ao fim). tem 567 cv com 2kg, faz 5,5 km/l na cidade e 8 km/l na estrada. tenho um santana 2.0 original que faz 6 km/l na cidade e não chega a 9 km/l na estrada.
já não ando de aspirado, mas o turbo está aí para quem quiser ver, andar e confirmar o que eu disse.
já participei de 6 dino days ganhei 5 e fiquei em segundo lugar em 1 por 0,3 cv. em todos viajei em média 120 km na ida e 120 na volta.
as fábricas não investem em comandos altos e borboletas individuais, porque se quiserem melhorar o rendimento do motor optam por um cabeçote 16v , o que é mais fácil e mais barato. mas se o assunto é desempenho puro,aí temos 4 válvulas por cilindro, comandos perto dos 300º , borboletas individuais e tudo mais.
carro no brasil é uma piada. o brasileiro gosta de carro torcudo, de relar o pé no acelerador e o carro já pular, aí temos carros medíocres em relação a potência e ao consumo, mas que agradam o consumidor.
o vectra gsi de 150 cv deu lugar a outro vectra com motor de 136 cv,só que com mais torque em baixa. aconteceu a mesma coisa em relação ao omega 3.0 e o 4.1.
só entrei no tópico para ajudar o zorlac, pois sei como o carro dele deveria ficar e por perceber que o antigo preparador não sabia o que estava fazendo. nem o map ele usava.
eu sei como acertar o carro dele e deixar pelo menos igual ao que anda um carburado, igual aos que tive e espero que o atual preparador também saiba (melhor que o antigo preparador com certeza ele é)
não aceito a fama que os motores aspirados tem, de consumirem muito, não terem marcha lenta e outras coisas. vi na prática que isso não tem que ser assim. mas quando os preparadores (os que não sabem fazer) entregam um carro mal acertado, dizem pro cliente que aspirado é assim mesmo e se quiserem um carro potente e econômico que montem turbo.
-
um comando maior traria mais potência, mas deslocaria a faixa de torque mais rotações mais altas,
aqui vc falou tudo… como o zorlac vai ter economia com o comando dele, onde o torque vem nas 5mil rpm
vai andar no centro da cidade a 5 mil rpm??? em 3mil o motor tá morto de torque ainda
falar de um motor bmw é uma coisa… um motor ap e outra... projeto pré-histórico, por isso não tem como tirar alta potência sem comprometer o consumo. ou acredite no que quiser, que um motor arcaíco pode render 100cv/litro e com consumo de carro mil
claro que nessas circunstâncias não vai ter a economia de carro mil, mas não vai nem de longe beber como um 2.1 aspirado com duas weber 50 mal regulado. mesmo que ainda assim seja possível trabalhar melhor os periféricos para buscar liberar potência em rotações mais baixas, coletores mais bem trabalhados, adm curtos, backpressure correta, centelha melhor, cabeçote, etc…(muitas dessas peças achadas por aqui, são baseadas nas de pista, o que na rua, não vai ser ideal.)
em um aspirado o aproveitamento do combustível e da queima é muito importante, e nem de longe é necessário que o carro morra em baixas rotações, apenas não vai ter atingido o pico. levando em consideração tudo isso, é possível se ter um aspirado rendendo bem com funcionamento razoável para uso na rua. não digo que é simples, mas absolutamente possível.
quanto as motos, apesar dos motores por volta de 1000cc renderem por volta de 150hp/l (sem comandos variáveis, etc) e serem lisos com comandos 306º, isso se dá ao fato do curso mínimo(sim, isso tbm influência no funcionamento com comandos mais altos) e serem pesos pena, alem do seu projeto ser apenas voltado para esse propósito, cambios curtíssimos, o que lhe dá uma faixa de rotação para ser usada que se limita apenas pela tecnologia do valvetrain (que até nas f1, o máximo que giravam foi 15,16k rpm e mesmo assim com muitas quebras), ainda tendo força para empurrar a moto e o piloto com vigor, longe da realidade dos carros de rua, ainda mais sem comandos/coletores variáveis.
abraços
-
um comando maior traria mais potência, mas deslocaria a faixa de torque mais rotações mais altas,
aqui vc falou tudo… como o zorlac vai ter economia com o comando dele, onde o torque vem nas 5mil rpm
vai andar no centro da cidade a 5 mil rpm??? em 3mil o motor tá morto de torque ainda
falar de um motor bmw é uma coisa… um motor ap e outra... projeto pré-histórico, por isso não tem como tirar alta potência sem comprometer o consumo. ou acredite no que quiser, que um motor arcaíco pode render 100cv/litro e com consumo de carro mil
claro que nessas circunstâncias não vai ter a economia de carro mil, mas não vai nem de longe beber como um 2.1 aspirado com duas weber 50 mal regulado. mesmo que ainda assim seja possível trabalhar melhor os periféricos para buscar liberar potência em rotações mais baixas, coletores mais bem trabalhados, adm curtos, backpressure correta, centelha melhor, cabeçote, etc…(muitas dessas peças achadas por aqui, são baseadas nas de pista, o que na rua, não vai ser ideal.)
em um aspirado o aproveitamento do combustível e da queima é muito importante, e nem de longe é necessário que o carro morra em baixas rotações, apenas não vai ter atingido o pico. levando em consideração tudo isso, é possível se ter um aspirado rendendo bem com funcionamento razoável para uso na rua. não digo que é simples, mas absolutamente possível.
quanto as motos, apesar dos motores por volta de 1000cc renderem por volta de 150hp/l (sem comandos variáveis, etc) e serem lisos com comandos 306º, isso se dá ao fato do curso mínimo(sim, isso tbm influência no funcionamento com comandos mais altos) e serem pesos pena, alem do seu projeto ser apenas voltado para esse propósito, cambios curtíssimos, o que lhe dá uma faixa de rotação para ser usada que se limita apenas pela tecnologia do valvetrain (que até nas f1, o máximo que giravam foi 15,16k rpm e mesmo assim com muitas quebras), ainda tendo força para empurrar a moto e o piloto com vigor, longe da realidade dos carros de rua, ainda mais sem comandos/coletores variáveis.
abraços
concordo com tudo acima, mas em relação as motos o uso de cursos mais curtos de virabrequim existe para favorecer as rotações mais altas, e não as mais baixas. e mesmo assim esses motores idealizados para altas rotações conseguem um funcionamento regular em baixa rotação. motores com um curso maior de virabrequim apresentam um funcionamento melhor em baixa rotação pelo melhor aproveitamento da combustão.
-
aê zorlac, agora vai
cara, o autódromo vai demorar um tiquim ainda pra ser liberado. ano novo agora fui pra caldas e a estrada tava top. não tinha buraco nem nada. É duplicada, cheia de retas e tal. por que tu não pega um dia de semana à tarde e dá umas voltinhas daqui até hidrolândia pra terminar esse acerto? acho que rola demais hein
to querendo ver esse golzim… preciso de inspiração pra começar meu projetinho também
abraço
-
pessoal aqui de minas qndo viajam prai ficam todos animados… falam q da pra por final no carro, e dizem q melhor ainda é sentido mato grosso, mais retas ainda... povo gosta pq aqui é uma curvaiada dos infernos, nem pra brincar nelas não dá... alias, pode até tentar... e entrar embaixo de uma scania
-
aê zorlac, agora vai
cara, o autódromo vai demorar um tiquim ainda pra ser liberado. ano novo agora fui pra caldas e a estrada tava top. não tinha buraco nem nada. é duplicada, cheia de retas e tal. por que tu não pega um dia de semana à tarde e dá umas voltinhas daqui até hidrolândia pra terminar esse acerto? acho que rola demais hein
to querendo ver esse golzim… preciso de inspiração pra começar meu projetinho também
abraço
essa semana ligo pra ver se tem alguma novidade com o autódromo. mas pegar estrada pra acerto de motor é tenso, prefiro esperar mesmo. não tenho mais culhões como antigamente. quando vc ver terá uma bela inspiração.
e ai alguma novidade ai no brinquedo ?
ow golzin, como ficou a marcha lenta do carro, alta ou normal?
ficou devendo videos saindo parado e da marcha-lenta do carro …
cara o carro ta parado, mas a marcha lenta quando não morre, ficou altinha, na casa dos 1350rpm.
tem quase 7 dias parado aqui na garagem mais por falta de tempo de andar nele e também peguei uma virose fuderosa que me jogou de cama por 3 dias, agora que to melhorando.
mas como relatei, pra rodar nele tá dificil em baixa, e os percursos que faço, com esse transito que tá a cidade, eu prefiro não arriscar, até mesmo pelo consumo, alcool subiu pra r$1,89
-
cara o carro ta parado, mas a marcha lenta quando não morre, ficou altinha, na casa dos 1350rpm.
tem quase 7 dias parado aqui na garagem mais por falta de tempo de andar nele e também peguei uma virose fuderosa que me jogou de cama por 3 dias, agora que to melhorando.
mas como relatei, pra rodar nele tá dificil em baixa, e os percursos que faço, com esse transito que tá a cidade, eu prefiro não arriscar, até mesmo pelo consumo, alcool subiu pra r$1,89
já vi esse comportamento no meu carro. o avanço de ponto causava ele. quando o motor mantinha certo rpm tinha vacuo na admissão e o ponto ficava mais avançado. se começa a cair um pouco o vacuo cessava, o ponto atrasava e ai mesmo que o motor apagava ( tanto pela queda no giro quanto pelo distribuidor que tirava ponto ). pode ser isso seu caso tb.
epoca do alcool baratissimo já era… vai ser sempre proximo de gasolina - 30/40%.
-
já vi esse comportamento no meu carro. o avanço de ponto causava ele. quando o motor mantinha certo rpm tinha vacuo na admissão e o ponto ficava mais avançado. se começa a cair um pouco o vacuo cessava, o ponto atrasava e ai mesmo que o motor apagava ( tanto pela queda no giro quanto pelo distribuidor que tirava ponto ). pode ser isso seu caso tb.
exatamente…
uma coisa que ajuda bastante a estabilizar a marcha lenta é fixar os valores do ponto e do tempo de injeção.
talvez até já tenha sido feito isso, mas por via das dúvidas vale a pena verificar como é que estão configurados esses parâmetros.
-
meu povp, deixa so eu dar uma atualizada aqui.
hoje rodei no goleta pra entrevista de emprego e tal. como ele tava com aquela cabeçada exatamente entre 2000 a 3000rpm eu resolvi alterar na ft o parametro de injeção por rotação e vi que nessa faixa estavam altos, coisa pra +7, diminui pra +3 e melhorou e ainda da excesso, mas melhorou, então o carro ta rodavel nessa faixa de 1000 a 3000rpm, acima disso ele come asfalto. (bruno não brigue comigo por isso, nem alterei tanto assim, continua com excesso )
agora uma duvida pra quem roda com ft no carro. a marcha lenta, graças a deus, hoje não morreu no transito, mas como eu fazia? ao ver que tinha que parar, no lugar de já meter o pé de uma vez na embreagem, como se faz em motor original, eu ia devagar e apertando a embreagem aos poucos, com isso o giro firmava e não morria, tinha horas que ele caia pra 850rpm e ficava nessa faixa, mas quando sentia que ia morrer, dava uma aceleradinha.
se eu venho acelerado e tiro o pé e piso na embreagem rapido, o giro cai de uma vez e o motor morre.
percebi isso.
-
deixa eu te atualizar.
trackday em brasília dia 13/02 o dia todo e acho que vai ser 100 reais. venha na sexta e volte domingo de noite melhor dinamometro que este impossível se bem que agora tem o dino do stoco aí com carga né
-
deixa eu te atualizar.
trackday em brasília dia 13/02 o dia todo e acho que vai ser 100 reais. venha na sexta e volte domingo de noite melhor dinamometro que este impossível se bem que agora tem o dino do stoco aí com carga né
por enquanto encarar uma viagem assim + estadia + combustivel é osso.
to sabendo desse tal dino da stoco, conheço demais o ricardo rsrs, o dino dele é daquele de carretinha, senão me engano ele estava parado na lucas car, mas fechou e o dino ta largado, foi essa a informação que recebi.
e o telefone dessa porra loca do ricardo stoco muda direto, então estou sem contato com ele por enquanto. mas ja tem gente olhando isso, se for verdade verdadeira o lance desse dino e se for bom, será uma mão na roda, e ver o preço, pq o stoco é meio doido com preço e tem mania de cobrar valores astronomicos.
-
zorlac, acelera esse acerto no autódromo aí que o governo do goiás tá doidinho pra construir um condomínio nele.
autódromo retorna à agel e passará por reformas
o autódromo passará por uma reforma básica, a partir da próxima semana, para sediar a 4ª etapa da fórmula truck no dia 05 de junho de 2011. considerada emergencial, a reforma se inicia com a limpeza geral da área interna do autódromo, além do combate aos formigueiros e cupins.
de acordo com américo larozzi, que retoma à gerência do autódromo de goiânia, antes administrado pela goiás turismo e agora de volta a agência goiana de esporte e lazer (agel), serão retirados 50 toneladas de lixo. ele ainda explicou que antes da prova da f-truck, haverá recuperação da cabine de cronograma e torre de direção da prova, guardrail, alambrado, nivelamento das zebras, reparos na parte elétrica e nos boxes e pintura.
o presidente da agel, josé roberto de athayde filho, cogitou até a construção de um novo autódromo e explicou que o governador, marconi perillo, pediu urgência no estudo de reforma completa ou, mudança de local. o estudo, segundo josé roberto, tem de ser concluído até 28 de fevereiro.
neusa navarro, diretora-presidente da f-truck, zé maria reis, piloto goiano, e organizadores da fórmula superliga estiveram em solenidade com o governador marconi perillo e assessores, para agilizar e anunciar a reforma. josé roberto de athayde filho revelou ainda que o autódromo receberá em junho, a copa américa de ciclismo, uma novidade para o ciclismo goiano local, que perdeu o desafio de goiânia.
goiânia, 14/01/2011
-
já tava sabendo disso jakka, foda viu, mas tá dificil.
esse lance do condomínio é briga antiga, na época de barbosa neto da goiás turismo, especulação imobiliária.
o autodromo existia nesse lugar mil anos antes do alphaville se instalar por lá, ai os ricassos devem achar ruim por causa do barulho quando tem prova, e o dono do terreno (que é dono dessa área todinha do carrefour, shopping flamboyant etc….) pediu devolta a área pra construir outro condomínio. tem briga judicial no meio, por isso que o autodormo ficou abandonado pois asism ele perderia a função e o cara reaveria o terreno.
-
e aí, zorlac.
tem novidades?
nadinha por enquanto, so que estou rodando no carro todo dia e tá dificil hehehe, quando vejo sinaleiro na frente, congestionamento, ter que estacionar fazendo baliza, já bate uma apreensão fudida. o consumo tá altíssimo ainda, fez 2,3km/l de alcool.
no cursinho já virou sensação, ou raiva pra alguns que estão em aula rsrs.
autodromo ta foda, esperando o bruno terminar de mudar pra nova oficina (que será perto de casa, isso é bom) ai pego ele e damos umas voltas e ele da um tapinha na ft, até liberarem o autodromo ou eu arrumar o dino do stoco que tá dificil.
-
-
quando consigo fazer aquele macete com os pedais de acelerador+freio ne pé direito, ai paro numa boa sem morrer hehehe, e haja freio de mão também.
o hilário que o povo ve o carro e não dá nada, e ainda menosprezam, me fecham, passam cortando pela direita (sabendo que na frente tem transito), ve o carro morrer num sinaleiro e pensam se não sei dirigir, a playboyzada de hilux, i30, audi etc… ficam me cutucando, e quando sobra espaço e a marcha limpa (acima 3000rpm) ai a história muda e o povo desintende hehehhe.
ja peguei playbas viado, a noite voltando do curso, que no sinaleiro ficou acelerando (jetta 2.5) pensando que eu estava acelerando pq tive q manter o pé no acelerador e giro la em 1,400rpm, abriu o sinal e ele saiu forte e eu engasgando, no proximo sinaleiro a mesma coisa. reta vazia, não perduei, descemos até o condomínio e carretas + carretas de distancia dele, fiz o retorno e ele ta chegando ainda e mandei uma luz alta.
mas é assim.