Mapa de avanço ap turbo
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boa noite,
to precisando de ajuda pra fazer o mapa de avanço do meu carro.
meu setup é:
ap 1.8 std gasolina (8,5:1) tucho mecanico, motor original do santana 1990
turbina biagio .50 .48 rodando com 1kg, picos de 1.2
megasquirt controlando tudo, coletor ap mi com 4 injetores. estou com lambda=1 até 80kpa e 0,84 acima disso no álcool. sonda wideband em closed loop. pressão de combustivel está em 2,2 bar pois os injetores são muito grandes.
a parte de alimentação está 100%, mas o avanço eu estava usando 10 graus até 160kpa e 5 graus acima disso até acertar mistura pra evitar qualquer risco de quebra.
em breve vou instalar um pirometro antes da turbina pra tentar fazer a calibração de avanço com base na temperatura de escape, mas enquanto isso queria andar com um mapa nada muito agressivo.
hoje dei um tapa no mapa de avanço, mas não estou muito confiante. acredito que ainda esteja conservador, mas acho que vai começar a vir potência assim.
e aí, quem tem experiência com ap poderia me dizer onde posso mexer pra tentar otimizar esse mapa?
abraços
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16 graus a 6200 e 1k de pressao em um motor com 8:5 de taxa é bem conservador mesmo.
a megasquirt que vocês usam tem correção de descarga da bobina? em algum lugar vcs configuram delay do sistema de ignição?
se tiver, o ponto mapeado é o ponto real da centelha, se não tiver, o ponto mapeado é o momento em que o sistema corta a alimentação do sistema de ignição, mas a centelha é produzida depois, criando um atraso só visto com a pistola de ponto, e esse atraso é maior quanto maior a rotação. isso explica bem o porque de alguns usarem valores como 30 graus de ponto com 2k de pressao em equipamentos nacionais.
sendo assim, não usem como referencia a calibração de equipamentos que não possuem correção do sistema de ignição caso a megasquirt o tenha.
se não tiver, o ponto é muito menor ainda do que o que voces estão calibrando, em media 8 a 10 graus em 6000 rpm aumentando cada vez mais quanto mais rpm.
sobre a calibração com pirometro + sonda, você sabe que quanto mais avanço, mais frio o escape, e quanto menos avanço, mais quente. costumo calibrar um alvo de lambda, e entao ajustar o avanço até ter por volta de 720 graus logo apos o rotor da turbina (que é onde está o meu pirometro) nao mais que isso, entao calibro uma correção no combustivel caso a temperatura queira subir, e nao no ponto porque pra corrigir isso teria que avançar mais, o que seria perigoso. assim vc tem boa potencia no motor, mas no caso de uma puxada mais longa como de quarta ou quinta por exemplo, vc só vai ter uso de combustivel extra quando a temperatura subir. normalmente no meu carro ainda sinto um ganho de força nesse momento.
fiz a calibração com lambda em 0,84, e quando entrava a correção pela temperatura, chegava a 0,78, indicando que está até com pouco avanço. se avançar mais, vai ser necessario menos combustivel pra manter a temperatura no escape, mas prefiro essa margem de segurança…
segue meu mapa de avanço na fuelbox, sei que nao tem nada a ver porque o motor nao tem nada a ver, o meu tem 10,2 de taxa, mas tente se basear nos valores de avanço do motor original aspirado, por exemplo, quantos graus tem em plena carga x 6000 rpm? isso é uma referencia.
no meu carro sei que tem por volta de 25 graus nessa condição, mas é na gasolina, como rodo com alcool, avancei por volta de 5 graus nessa condição, e entao quanto mais pressao menos avanço...
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lost nestes equipamentos que vc citou, a pandoo seria um?
pois pode ser isso que está fazendo meu carro aquecer em altas rpms… se segurar uma 5ª por alguns minutos a temperatura do motor chega a 115º, que é onde eu coloquei o corte, com certa facilidade.
se for isso mesmo que vc falou, eu teria com 1 bar de turbo aos 6k rpm cerca de 15°. e em 7200 onde é o corte menos ainda... já que deixo com 25° de ponto final com pressão de turbo em cima. ap 1.9 com cerca de 8 de taxa.
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lost nestes equipamentos que vc citou, a pandoo seria um?
pois pode ser isso que está fazendo meu carro aquecer em altas rpms… se segurar uma 5ª por alguns minutos a temperatura do motor chega a 115º, que é onde eu coloquei o corte, com certa facilidade.
se for isso mesmo que vc falou, eu teria com 1 bar de turbo aos 6k rpm cerca de 15°. e em 7200 onde é o corte menos ainda... já que deixo com 25° de ponto final com pressão de turbo em cima. ap 1.9 com cerca de 8 de taxa.
sim
lost,
a mega squirt tem correção do dwell e do tempo de centelha…. delay da ignição não tem não.... pelo que eu saiba...
dwell quanto maior, maior o delay do sistema de ignicao (até certo tamanho depois nao aumenta mais) agora tem que ver o que é esse tempo de centelha … pode ser a mesma cois com outro nome, vai saber...
o dwell é em milisegundos ou em grausó se for em milisegundos, recomendo manter em 2,8 a 3, sem variar. se for em graus, teria que calcular ao longo de varias rpms quantos graus equivalem a 3ms. É facil, ve ae se é em ms ou graus...
o meu tbm faz isso de esquentar se segura o pe
mas eu uso ft
ajuda nos ai lost
pra todos com todos os equipamentos, recomendo fazer o seguinte:
-trave o ponto em 18 graus tirando qualquer correção ou mudança de ponto feita pelo equipamento, ele tem que ficar travado em 18 mesmo
-veja se o volante tem a marca de 0 grau colocando o primeiro pistao em pms
-ligue o motor e deixe em marcha lenta ou melhor, a 1000 rpm
-se tiver uma pistola de ponto com ajuste de atraso ajuste ele até encontrar o 0 grau no volante, a pistola deverá marcar 18 graus que é o que vc regulou
-se nao tiver a pistola com ajuste, vc vai ter que fazer marcações na polia da frente, uma referencia de 0 grau com algo parado no motor, entao faça outras, 6, 12, 18, 24 graus e em marcha lenta deverá bater no 18 tambem
-entao em ambos os casos, acelere até 6000, parado mesmo, sem carga nenhuma e verifique rapidamente o avanço. no caso da pistola regulavel é só procurar novamente o 0 grau e ler quanto está mostrando na pistola, no caso da pistola sem a regulagem é só ler na polia
se o ponto nao estiver mais em 18 graus vc vai saber exatamente quanto atrasa de 1000 até 6000 rpm, com isso da pra calcular em todas as rpms quanto o ponto está atrasado em relação ao que o equipamento mostra pois esse atraso vai aumentando linearmente conforme a rotação, desde que o tempo de carga da bobina seja sempre o mesmo.
em todos os casos, com o ponto travado, nao deveria ter nem pequenas variações, mas isso dificilmente acontecerá, salvo na megasquirt que tem mais chances de ter precisao na ignicao.
na fuelbox, o que está no mapa corresponde exatamente ao angulo onde acontece a centelha, por isso nao se pode usar mapas de outros equipamentos como referencia, a nao ser que faça esses testes que eu falei, e recalcule em cada rotação ja descontando o atraso.
todos que usam sistemas programaveis deveriam conferir essas situacoes com pistola. mesmo na fuelbox que eu sei exatamente como funciona, em todos os carros eu confiro e faço os ajustes pra que o ponto seja exatamente o que está sendo mostrado em qualquer situação. mas isso 1 vez só, depois confio cegamente no que ela está dizendo.
abraço ae espero ter ajudado
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bom saber disso, apesar de ter feito um teste meia boca quando começei a regular a pandoo, eu vou rever isso.
mas o teste foi com a pandoo em modo de calibrar o ponto, e se não me engano ela trava em 20°, (mas isso não importa, o que importa é que tem que manter o ponto por toda a faixa de rpm medida certo.) e não subi tanto o giro pra testar devo ter ido até no maximo 3500 rpm, e foi sem variar…
o grande problema é que estou sem pistola de ponto agora.
outra coisa lost, vc teria algum modulo de pirometro a parte pra vender, ou somente com a fuelbox?
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bom saber disso, apesar de ter feito um teste meia boca quando começei a regular a pandoo, eu vou rever isso.
mas o teste foi com a pandoo em modo de calibrar o ponto, e se não me engano ela trava em 20°, (mas isso não importa, o que importa é que tem que manter o ponto por toda a faixa de rpm medida certo.) e não subi tanto o giro pra testar devo ter ido até no maximo 3500 rpm, e foi sem variar…
o grande problema é que estou sem pistola de ponto agora.
outra coisa lost, vc teria algum modulo de pirometro a parte pra vender, ou somente com a fuelbox?
exatamente, o que importa é nao variar
se foi até 3500 sem variar já é um bom começo
tente fazer o teste de novo até 6000.
verifique com a pistola no virabrequim, na polia do cabeçote é ruim de ver pois 5 graus da polia do cabeçote equivalem a 10 do vira…
cara, só para fuelbox mesmo pois o modulo de condicionamento nao possui tela, vai ligado diretamente na fuelbox, assim como o modulo wideband. voce nao teria uma tela para ler a temperatura entendeu?
abraço ae.
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dwell (tempo de carga da bobina) de megasquirt é em milisegundos mesmo. msi eu não tenho certeza, mas a msii tem parâmetro para compensar latência do hardware caso o ponto volte pra trás qdo aumenta rpm, porém eu nunca precisei usar.
então é isso ae, existe compensação pela latência(delay) e o ponto é real. não é que nunca precisou usar. provavelmente ja tem um valor nesse parametro. normalmente a latencia é por volta de 50us e isso ja vem calibrado na fuelbox, motec e provavelmente vem na megasquirt como um valor padrão.
lost, o dwell da mega squirt é em ms…
e quando instalei a minha medi o ponto travado em 10º na lenta e bateu certinho.... medi no corte de giro (por combustível) e estavam lá os mesmos 10º
megasquirt é outro mundo hehehehehehhee
nao é de outro mundo, só faz o certo.
na fuelbox tb fica travado e não é de outro mundo, é daqui de sp mesmo
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lost, meu avanço tá direitinho conforme pistola de ponto. como uso distribuidor, travei o ponto na mega e ajustei o distribuidor pela pistola. depois conferi com rpm alta e bateu.
já que minha dúvida continua, acabei de fazer o circuito de termopar da minha mega. to lendo certinho o termopar em bancada, amanha ou sabado vou ver se consigo instalar ele no coletor antes da turbina, aí eu consigo acertar pela temp. do motor.
tem algum macete pra instalar ele no coletor? to em duvida se só furo e abro rosca ou se soldo também. com a dilatação não pode soltar o termopar ou rachar a solda?
por enquanto vou continuar dosando o pé pra evitar surpresas.
menegoto, to usando álcool também. vou copiar seu mapa pra ver como fica por enquanto.
abraços
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lost, meu avanço tá direitinho conforme pistola de ponto. como uso distribuidor, travei o ponto na mega e ajustei o distribuidor pela pistola. depois conferi com rpm alta e bateu.
já que minha dúvida continua, acabei de fazer o circuito de termopar da minha mega. to lendo certinho o termopar em bancada, amanha ou sabado vou ver se consigo instalar ele no coletor antes da turbina, aí eu consigo acertar pela temp. do motor.
tem algum macete pra instalar ele no coletor? to em duvida se só furo e abro rosca ou se soldo também. com a dilatação não pode soltar o termopar ou rachar a solda?
por enquanto vou continuar dosando o pé pra evitar surpresas.
menegoto, to usando álcool também. vou copiar seu mapa pra ver como fica por enquanto.
abraços
entao ta beleza o avanço. o medo é só voce usar como referencia, o ponto usado em outro equipamento que nao trava corretamente e tem aquele retardo proporcional a rpm que eu falei. pq como seu sistema aplica exatamente o avanço que vc manda, se vc usar como referencia um com retardo, fica perigoso pra vc.
cara, o meu termopar eu só furei o escape e rosqueei ele direto sem nem usar um macho pra fazer a rosca, e ficou la por anos, se nao me engano desde 2006, e ta la ainda, coloquei na rosca um pouco de massa veda escape só e nao vaza nada nada.
vou ver se acho uma foto melhor…
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fiz o teste
com o ponto travado em 20º(ajuste de ignição) conferi em 1000rpm e ok 20º com 5000rpm 17º ou seja em 4000rpm perdeu 3º como o meu o limite é 7000 vai chega em 7000rpm com 15,5ºperca consideravel de 4,5º
sempre duvidei disto mas vou realizar mais testes
meu carro usa fueltech com distribuidor hall do gti janela de 60º, bobina mi
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fiz o teste
com o ponto travado em 20º(ajuste de ignição) conferi em 1000rpm e ok 20º com 5000rpm 17º ou seja em 4000rpm perdeu 3º como o meu o limite é 7000 vai chega em 7000rpm com 15,5ºperca consideravel de 4,5º
sempre duvidei disto mas vou realizar mais testes
meu carro usa fueltech com distribuidor hall do gti janela de 60º, bobina mi
até que nao foi tanto, achei que fosse mais
travar pra ajuste não é em 18 grausó será que nao está entrando alguma correção por rpm, teste zerar a escala de rpm só pra ver…
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entao
fiz o mesmo teste em uma parti turbo que montamos aqui, usa distribuidor mi, mesma diferença porrem acredito que as correçoes nao interfirao pq a parati usa correçoes menos generosa que o meu e a diferença foi a mesma 3º em 5000rpm
masvou fazer o teste com a escala zerada linear