Qual turbina utilizar em um v8??
-
a mp tinha uma .66(não sei se ainda tem) que deve ficar legal no seu caso, e dentro do orçamento, mas eu tenho um receio com a marca.
hx 40 serve legal pro seu caso, pois o giro maximo do motor é baixo. mas ai fica fora do custo.
mas pela taxa que o motor tem talvez uma turbina menor case legal com o projeto. acordando o motor mais cedo.
-
eu colocaria 2 kkk24, mesmo vc não querendo. é a melhor solução, ela tem wastegate nela mesmo, vc não precisa de ic nem nada. basta os coletores e as 2 turbinas e pronto.
-
nem tudo é tão simples assim hehehehe
500 vc faz só o cano do escapamento…. os coletores teria que usar o original... dai começa o problema da altura da turbina em relação ao carter, ela tem que ficar bem acima para o óleo retornar
pressurização vai uma boa grana tb, mangote de silicone e boas abraçadeiras custam caro....
digamos que mil reais vc faça um bom escape e pressurização...
agora vem a turbina.... com 1500 vc não compra nada novo para seu motor v8
sinceramente nunca vi turbo em v8... para o seu propósito acho que uma hx-50 deve atender.... uma dessas nova deve custar uns 3 mil....
sim, os coletores pretendo usar os originais mesmo, a turbina fica alta em relação ao cárter, quanto a isso, sem problemas… quanto a escape e pressurização eu tenho um conhecido que dobra tubos, cobra 10 reais por curva, e tanto a pressurização quanto o escape são relativamente simples, não creio que passe de 500 reais mesmo....
eu colocaria 2 kkk24, mesmo vc não querendo. é a melhor solução, ela tem wastegate nela mesmo, vc não precisa de ic nem nada. basta os coletores e as 2 turbinas e pronto.
não deixa de ser uma opção, não descarto a possibilidade, porém minha preferência seria 1 turbo mesmo, masss quem sabe não mudo de idéia…
pra ilustrar, penso em algo do tipo assim, porém com coletores originais...
este aqui é projeto brasuca:
aqui também 2 projetos nacionais, porém ambos 302 turbo-nitro:
-
a mp tinha uma .66(não sei se ainda tem) que deve ficar legal no seu caso, e dentro do orçamento, mas eu tenho um receio com a marca.
hx 40 serve legal pro seu caso, pois o giro maximo do motor é baixo. mas ai fica fora do custo.
mas pela taxa que o motor tem talvez uma turbina menor case legal com o projeto. acordando o motor mais cedo.
a hx40 é turbina diesel mesmo não? alguém tem as medidas eixo/rotor/carcaças dela?
tirei aqui do fórum mesmo sobre as turbinas dnt/hx40/kkk27:
pode ser mas é importante saber que as turbinas holset hx-40 vendidas como automotivas na verdade são turbinas repotencializadas.
como funciona: pega-se uma turbina hx-40w que é uma turbina diesel e item original do caminhão vw titan e troca-se o reparo (mancais) e depois adapta uma caixa quente da garrett ou outra automotiva qualquer. pelo menos é isso que a dnt turbos e outras faziam até um tempo atrás, ou seja, a holset vendida para os carros não era uma holset e sim um turbo montado e sem nenhuma garantia da cummins turbo technologies-holset turbochargers. inclusive se você tiver algum problema com essa turbina, não adianta reclamar na fábrica porque eles não reconhecem o turbo. quem poderá dar alguma garantia é a empresa que monta, no caso a dnt ou outra.
da mesma forma era feito com as turbinas kkk k-27. a crestana & crestana vendia essas turbinas como novas e prontas para utilização automotiva mas na verdade eram turbinas repotencilizadas pela dnt turbos. muita gente teve problemas com essa turbina e ficaram a ver navios. quem ligou na borg warner inc que é o fabricante dos turbos kkk gastou ligação a toa porque eles diziam que não tinham turbos automotivos e tanto a crestana como a dnt não tinham autorização para vender este turbo k-27 da forma que eram vendidos.
mais algumas:
minha idéia, é utilizar esses coletores de escape, com saída pela frente:
e posicionar a turbina assim (outro projeto nacional):
por isso comentei da pressurização e escape, relativamente simples…
bom quanto aos preços então, alguém está por dentro de quanto custa uma hx40, kkk27, e kkk24? e similares garret/biaggio?
s -
não sei tamanhos de turbinas de cabeça, mas sei que se você usar somente um turbocompressor, terá de ser com caixa fria grande, pra não amarrar em alta rotação, e, provavelmente, terá um lag meio grande.
a sua ideia é bacana, mas ainda assim eu pensaria na proposta do jakka, mas com intercooler, ou até watercooler.
-
tentei editar mas não deu tempo…
*faltou uma foto do meu motor, foto meio antiga, hoje já está com a mangueira do radiador certa, hehehe
se inverter esses coletores de escape (para ficar pra frente) e lancar 2 k16 num facilitaria sua vida?
-
se inverter esses coletores de escape (para ficar pra frente) e lancar 2 k16 num facilitaria sua vida?
é uma possibilidade sim…
mas 2 kkk16 não seriam pequenasó apesar do motor girar pouco, são 2,4l em cada lado....
pense em cvs.
me corrijam se estiver errado, mas k16 chega a 300, 350cv certo?
-
é uma possibilidade sim…
mas 2 kkk16 não seriam pequenasó apesar do motor girar pouco, são 2,4l em cada lado....
ficaria perfeito.., montamos em natal 2 num omega 3.0 que gira 7.5k rpm e num ficou pequena nao…
acho que ficaria lindo no seu projeto...
-
perguntas que deveriam ser feitas:
1- qto de potência tem este motor original ?
2- qto de potência vc deseja tirar ?
3- alimentação (pelo que ví é carburador) vc tem certeza de que tem cfm suficiente ?
duas k16 vc tira ai mais de 600cv (se o motor permitir obvio) pra chegar perto disso numa turbina só teria que ser pelo menos uma k27 com carcaça quente 1.00 … por outro lado equalizar duas turbinas é fogo...ainda mais se tiver diferença entre os lados (dimensioal de canos) e precisa de uma valvula tanto de alivio qto prioridade muito boa e de bom fluxo.
-
perguntas que deveriam ser feitas:
1- qto de potência tem este motor original ?
2- qto de potência vc deseja tirar ?
3- alimentação (pelo que ví é carburador) vc tem certeza de que tem cfm suficiente ?
duas k16 vc tira ai mais de 600cv (se o motor permitir obvio) pra chegar perto disso numa turbina só teria que ser pelo menos uma k27 com carcaça quente 1.00 … por outro lado equalizar duas turbinas é fogo...ainda mais se tiver diferença entre os lados (dimensioal de canos) e precisa de uma valvula tanto de alivio qto prioridade muito boa e de bom fluxo.
esse motor original tem 198cv segundo o manual, apesar que desses 198 acho que uns 100 tão mais pra pôneis do que cavalos (hehehe), por isso quero turbinar…inclusive no manual do motor li que as bielas originais são forjadas, porém creio que mesmo assim não dá pra abusar muito delas:
desejo tirar o máximo de potência que conseguir com turbo(s), com segurança e sem mexer por dentro, penso em rodar com 1 a 1,5kg de pressão…
esse carburador da foto é um holley bijet 350cfm, estou com outro holley bijet também, porém de 500cfm, que pretendo montar com turbo, caso não seja suficiente aí é partir para um quadrijet mesmo...
s -
tb tenho o galaxie com este motor, tb sempre desconfiei desta cavalaria, mas acreditei que o carro é meio lerdo por conta do elevado peso.
será que se inverter os coletores de escape a saída fica pra frente? parece que li isso em algum lugar… daí dá pra colocar 2 turbimna menores, acredito que vai facilitar muito.
-
tb tenho o galaxie com este motor, tb sempre desconfiei desta cavalaria, mas acreditei que o carro é meio lerdo por conta do elevado peso.
será que se inverter os coletores de escape a saída fica pra frente? parece que li isso em algum lugar… daí dá pra colocar 2 turbimna menores, acredito que vai facilitar muito.
dá pra inverter sim, como já comentara aí, aí a saída fica pra frente/para baixo, se usar os coletores do 272 (f100) as saídas tbm ficam pra frente, porém pra cima…
*inicialmente tinha pensado em aspirar esse motor, me arrependi de não ter já feito isso quando retifiquei, pensava em fazer um comando na sobe, aumentar a taxa (de uns 7,8:1 para uns 9:1), fazer ângulo nas válvulas, dutos e quadrijet, porém achei que desmontar um motor desse que não rodou nem 5.000km ainda é soda, então pensei em turbinar, além de que estava achando que com uns r$1.500 eu já comprava uma turbina grande, talvez uma .70, nova, mas estou vendo que estou por fora dos preços, hehehe
mas de qquer modo, acho que ficarei mais satisfeito com esse motor turbinado mesmo, alguns amigos não concordam, tenho um amigo, que fez uma preparação aspirada, em um 292, similar a essa que comentei acima, e gostou muito, além de que conseguiu uma média de 6km/l na estrada na gasolina...
tenho mais um motor desse aqui desmontado, talvez depois que turbine esse, eu monte um aspirado em casa, partindo desse 2o motor...
alguém tá por dentro dos preços das kkk27, .70 garret, hx 40, kk16, novasó *master power não quero nem saber... hehehe
s -
mesmo motor do galaxye ?..então este motor tem cerca de 130cv liquidos medidos de acordo com as normas atuais… mas qualquer alteração de carburação já dão uma pancada de cv a mais...
ouotra..as bielas aguentam até uns 500 e tralalá cv pelo que me lembro...mais que isso e baubau (posso estar enganado)... vai ai de 0,7bar que vc va ficar muito feliz com o troque gerado...
-
torque este motor tem bastante, mas ele parece bem amarado em alta.
tb concordo com o over, com pouca alteração a potêcia vem… começando pelo carburador, ao andar vc percebe que falta alimentação.
k16 zerada é caro, agora eu não sei se compensa vc pesquisar na dnt pra ver o valor delas.
e um s.charger m45? acredito que dá pra acomodar sem necessidade de cortar capô, instala perto da região onde fica o compressor do a/c.
-
esse motor vai girar quanto? esse motor tem uns 120cvs atuais.