Gerenciador
-
quê isso kra… longe de mim puxar orelha... tava brincando...
programacao simples que vc disse é com relacao aos parametros necessarios para que se regule o controle do suplementar ?
[snapback]304911[/snapback]
isso, de forma a o dono do carro mesmo regular, bastanto ele ter conhecimentos de alimentação de motores.
olha, o sistema nao é simples nao, e ironicamente, é onde é mais facil pecar…
o sistema por tras é o responsavel por todos os pulsos sairem iguais, e repetindo fielmente o que está sendo mostrado na tela (existe uma grande diferença em mostrar e realmente executar)
não tenho fotos de como se regula ele nao, mas posso tirar.
o display é junto porem separado
junto pois o controle do lcd é feito pelo proprio processador. separado pois tem um fio entre eles, nao estao em uma caixa juntos.
pretendo construir um outro sw, que rodar? em outro microcontrolador, que será responsavel apenas por cuidar do display, deixando o processador principal livre, o que vai permitir uma taxa de atualizacao maior no display (o lcd é relativamente lento e consome muito tempo do processador, separando, a comunicacao sera feita via serial, mais rapida e simples pois usa apenas 2 fios, hoje sao necessarios 9 fios entre o display e a placa principal do gerenciador)
minha ideia é separar. o gerenciador ficaria no cofre do motor, e o display, ligado apenas por um cabo com 2 fios ao gerenciador, ficaria dentro. nao seria obrigatorio possuir o display, podendo baratear o custo pra quem quer apenas o controla do combustivel e nao quer pagar pelo display.
nunca pensei que pudesse existir alguma lentidão entre um sensor e o display de algum aparelho assim, foi bom saber =)
ah, o q é sw ?
kra, quanto as resistencias, eu sou contra. acho que o equipamento tem que ter condicoes de acionar o injetor, senao, a resistencia viria originalmente nos carros monoponto, o que nao acontecia. pode ter certeza que o uso de resistencias influencia no tempo mecanico de acionamento do bico (dead time) pois se fornece uma corrente menor do que o injetor foi projetado.
entendi.
meu gerenciador nao pulsa paralelamente varios injetores, pois eu acho um desperdicio. sempre, ao se acrescentar um injetor, será pulsado sequencialmente, e quanto mais injetores, maior a precisao do ajuste, pois como eu disse, se tem um duty cicle maior.
com o uso de um sensor de fase, que é presente em varios motores (infelizmente nao no meu) será possivel ter uma injecao sequencial stand alone. nao injecao em bancos. assim como as melhores injecoes que vem nos carros hoje.
mas isso será mais pra frente
tem como adaptar esse sensor em carro carburado q use 4 bicos extra no coletor?
como eu disse, minha maior vontade nao é vender, mas criar algo de qualidade. se vender, melhor, mas nao é a prioridade.
primeiro meu carro
outra biblia hein… mas gosto de responder pois sei que voce realmente le.
a proposito, alguem esta afim de me ajudar, cedendo o circuito para ligar um termopar a um conversor a/dá eu ficaria muito grato, pois to perquisando isso...
pretendo colocar o pirometro integrado no gerenciador logo tambem.
abraco.
leio sim hehehe as vzs demoro pra responder pq sou meio lerdinho pra entender as coisas, então leio e releio.
-
cara, meus parabens pela iniciativa, acho que tá faltando gente que realmente queira fazer projetos como esses, e realmente os execute.
se realmente controlar bobinas multiplas, como as 5 dos mareas por ex., vc terá um mercado bastante amplo, pq os gerenciadores que me interessaram até hoje, quando pesquisados a fundo, vimos que no mt só fariam o papel de pulsador de bicos, e isso não resolve o problema .
a maioria das pessoas me diz: a é fácil, fulano faz acerto no chip que fica uma maravilha, vê lá , ok eu acho realmente que exitem ?timos profissionais nesse ramo de remapeamento, mas o problema é justamente vc não te autonomia, não ter como mudar algo quando vc precisar… no caso dos mareas (que é o caso onde hoje estou mais informado) temos muito poucas (ou quase nenhuma) opção nesse sentido...
realmente desejo que seu projeto prospere
abração e boa sorte
[snapback]304980[/snapback]
valeu kra to trabalhando nisso… mas demora neh... pra chegar até aqui, foi quase 1 ano... mas agora ja tenho algumas manhas que acho que vao agilizar as coisas... vamos ver...
ah se tivesse um parceiro bom de eletronica pra ajudar com circuitinhos basicos...
-
isso, de forma a o dono do carro mesmo regular, bastanto ele ter conhecimentos de alimentação de motores.
nunca pensei que pudesse existir alguma lentidão entre um sensor e o display de algum aparelho assim, foi bom saber =)
ah, o q é sw ?
entendi.
tem como adaptar esse sensor em carro carburado q use 4 bicos extra no coletor?
leio sim hehehe as vzs demoro pra responder pq sou meio lerdinho pra entender as coisas, então leio e releio.
[snapback]305407[/snapback]
kra, sw eh software…
a lentidao é porque o display tem um processadorzinho meio lento, e a cada 4 bits enviados a ele, vc tem que esperar um pouco pra ele processar...
rotinas de delay (espera) sao a maior porcaria dentro de um microcontrolador, pois enquanto ele esta esperando este tempo, ele não faz mais nada... fica congelado... entao tem que tomar muito cuidado com o software, provavelmente este é um dos motivos de pulsos nao estaveis e variacoes no atraso do ponto em muitos gerenciadores digitais...
kra, até tem como adaptar um sensor de fase sim... acho que o distribuidor dos ap mi ja tem esse sensor embutido, entao pra motores ap ficaria facil...
em um carro que é originalmente multiponto, e é instalada outra flauta, é mais facil ainda de pulsar a segunda flauta sequencialmente.
mas seria melhor deixar o carburador seco, e deixar o motor ser alimentado pelo gerenciador desde a fase aspirada. estou trabalhando pra que ele possa trabalhar nisso tambem, como uma injecao completa.
tenho muito trabalho pela frente....
ka, vc teria algum esquema para a ligacao do termopar? preciso de um circuito de ganho que faça a saida do termopar ficar na faixa 0 a 5v...
abraço
-
kra, sw eh software…
a lentidao é porque o display tem um processadorzinho meio lento, e a cada 4 bits enviados a ele, vc tem que esperar um pouco pra ele processar...
rotinas de delay (espera) sao a maior porcaria dentro de um microcontrolador, pois enquanto ele esta esperando este tempo, ele não faz mais nada... fica congelado... entao tem que tomar muito cuidado com o software, provavelmente este é um dos motivos de pulsos nao estaveis e variacoes no atraso do ponto em muitos gerenciadores digitais...
kra, até tem como adaptar um sensor de fase sim... acho que o distribuidor dos ap mi ja tem esse sensor embutido, entao pra motores ap ficaria facil...
em um carro que é originalmente multiponto, e é instalada outra flauta, é mais facil ainda de pulsar a segunda flauta sequencialmente.
mas seria melhor deixar o carburador seco, e deixar o motor ser alimentado pelo gerenciador desde a fase aspirada. estou trabalhando pra que ele possa trabalhar nisso tambem, como uma injecao completa.
tenho muito trabalho pela frente....
ka, vc teria algum esquema para a ligacao do termopar? preciso de um circuito de ganho que faça a saida do termopar ficar na faixa 0 a 5v...
abraço
[snapback]305732[/snapback]
entendi, então muito em breve teremos um novo sistema de injeção eletrúnica completa programavel? terá um preão mais acessivel do que temos hj por ai?
e o avanço de ponto?
ah, não tenho nenhum esquena não, sou 1000% leigo em eletrúnica
ei, pq nao posso editar minhas mensagens?????
[snapback]305737[/snapback]
o tempo programado é 30 segundos, mas se precisar corrigir um texto longo ou um post com fotos em sequencia onde deu erro em algum link, me avise e ai eu altero a config no sistema. isso vale pra todos, o ivo mesmo ja fez uso disso algumas vzs. me enviem mp no momento que precisar fzr isso.
ka, no meu carro, nao existe sensor de fase. ele usa uma estrategia de software para descobrir quando o 1 cilindro está em fase de admissao.
eu ainda vou tentar fazer por software tambem… mas ai vai demorar muito mais
[snapback]305760[/snapback]
fuel tech tb demorou hehehe mas hj é sucesso por ai mesmo com alguns probleminhas, mas faz parte de um projeto em desenvolvimento.
-
kra, te garanto que os precos serao melhores sim
agora eh soh ir melhorando as coisas neh… ja que a gente sabe que nada eh perfeito... soh tem niveis e niveis de precisao...
nao vejo a hora de comecar a testar o ponto... esse sim vai ser foda... imagine umas faiscadas fora de hora... como eh duro ser cobaia
-
ae pessoal
hoje andei num subaru com injeção de carro nacional adaptada e totalmente programavel em tempo real, um show.
e para humilhar mais ainda tem um contole de lag ou seja, voce informa para injeção em que rotação voce quer que ele atraze totalmente o ponto para que voce possa acelerar a turbina com o carro parado, e sair com a turbina cheia.
claro isso não substitui um gerenciador suplementar, mas deixa todas as outras como pré historicas.
abs ernest
-
ae pessoal
hoje andei num subaru com injeção de carro nacional adaptada e totalmente programavel em tempo real, um show.
injeção do willy?
-
kra, te garanto que os precos serao melhores sim
agora eh soh ir melhorando as coisas neh… ja que a gente sabe que nada eh perfeito... soh tem niveis e niveis de precisao...
nao vejo a hora de comecar a testar o ponto... esse sim vai ser foda... imagine umas faiscadas fora de hora... como eh duro ser cobaia
[snapback]305875[/snapback]
alias, nosso amigo amarchetti acabou de sair daqui de santos (ele veio num encontro aqui com a galera) e me falou sobre suas habilidades ninja
-
injeção do willy?
[snapback]306296[/snapback]
sim é do willi.
cara eu nunca vi nada igual, veja to falando de central de injeção não de gerenciador de bico suplementar pois isso ela não faz.
só o fato de voce acertar com o carro ligado é uma loucura, ou seja é tudo que todo mundo sempre quis, eu particularmente fiquei babando, pois não precisa fazer chip.
agora o fato de voce poder acelerar a turbina com o carro parado é muito show, só voce ouvir ela acelerando é alucinante.
abs
ernest
-
alias, nosso amigo amarchetti acabou de sair daqui de santos (ele veio num encontro aqui com a galera) e me falou sobre suas habilidades ninja
[snapback]306333[/snapback]
po kra… era pra eu ter ido... mas acabou nao dando pois cheguei de campinas 8 da noite... ai pra encarar estrada denovo nem rolou...
ae, meu carro fez 10km/l de alcool na estrada, a 130-150 km/h... soh alegria
vamo ve se num proximo encontro ae eu vou kra...
abraço