Gm rocam
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desculpa a pergunta, mas pq tem rocam no seu tátulo?
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os motores gm fi e fii possuem balanceios no cabeçote? se possuem existe como colocar balanceios roletados como os motores com comando no bloco? se for possível é só trocar o comando por um com perfil pro rolete?
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rollerfinger camshaft - comando de válvulas com balancins sobre roletes
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os motores gm fi e fii possuem balanceios no cabeçote? se possuem existe como colocar balanceios roletados como os motores com comando no bloco? se for possível é só trocar o comando por um com perfil pro rolete?
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cara… tem balancins sim... e sao uma b*osta.. girou, quebrou
o que se pode fazer eh trocar os balancins originais por outros, do monza (acho) que sao mais leves.. e aumentar a pressao de oleo (tente uma bomba de vectra 2.2 (manda mais pressao de oleo) que com poucas adapta?oes no pescador fica bom..
assim, com balancins mais leves e uma pressao de oleo melhor voce vai poder girar mais....
mas.... eu lhe digo... andei pensando nisso... pensei ateh em tentar fazer um esquema de balancins roletados... mas ia dar trabalho... hehehe deixei pra lah...
bem... eu nunca vi... mas mta gente ja me disse que com mais pressao de oleo e esses balancins da pra girar 7, 7 e pouco tranquilo...
eu to fora.. pq se quebrar me ferro... heheheh
como meu carro nao eh girador por natureza eu fiz o mais facil... pendurei uma turbina lah e corri pro abra
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os motores gm fi e fii possuem balanceios no cabeçote? se possuem existe como colocar balanceios roletados como os motores com comando no bloco? se for possível é só trocar o comando por um com perfil pro rolete?
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conheão balanceiros especiais para estes motores, alguns de aão mais leves e resistentes e outros de materiais mais nobres como tit?nio, mas nestes motores nunca vi nenhum que trabalhe com acionamento ou mancal sobre rolamentos e desconheão comandos roller para ele obviamente.
quanto aos motores v8, muito pouco ganho se tem com a troca somente dos balanceiros, mas sim é trocado o camando, especialmente feito e projetado para trabalhar com tuchos roletados , usado varetas especiais em cromo-molibidenio, guia de varetas , studs ( suporte dos balanceiros roletados ), os balanceiros , válvulas, travas e molas.
nada funciona sozinho, as roller cam para v8 tem uma tempo de abertura e fechamento da válvula extremamente brutal, e não perdoa falhas em seu projeto.
embora haja balanceiros roletados para trabalhar com comandos normais e tuchos normais, o ganho em media varia em 15 a 25 hp num motor de 300 hp com balanceiros convencionais, ou seja, inexpressivo. embora o ganho em durabilidade seja enorme.
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quais motores são esses (gm fi e fii)?
familia i: motores 1.0, 1.4 e 1.6 (ouvi dizer de alguns 1.8, mas acho que nao procede)
familia ii:motores 1.8, 2.0 e 2.2
o ecotec 2.0 16v tem balancins?
nao… o cabeçote 16v da gm possui acionamento direto
pode-se usar a bomba do 2.2 no ecotec 2.0 16vó ela tem mais pressão do que o ecotec 16vó
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acho que eh a mesma bomba… eh soh olhar pra ela por dentro.. (peça numa concessionaria pra ver a peça) a bomba do 2.2 16v tem o miolo com dentes arredondados
o que muda mesmo eh a bomba do 8v pro 16v..
se voce quiser posso correr atras de tirar umas fotos da minha bomba antiga, pelo menos.. fazer um desenho, sei lah.... ai voce ve a diferença....
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familia i: motores 1.0, 1.4 e 1.6 (ouvi dizer de alguns 1.8, mas acho que nao procede)
familia ii:motores 1.8, 2.0 e 2.2
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complementando:
existe sim 1.8 na familia i, que equipa montana, corsa, etc.
e na familia ii ainda tem o 2.4 da s10.
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familia i: motores 1.0, 1.4 e 1.6 (ouvi dizer de alguns 1.8, mas acho que nao procede)
familia ii:motores 1.8, 2.0 e 2.2
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os 1.8 da montana, meriva,stilo e corsa são familia i
o 1.8 dos astras é familia ii
tão diferente que os 1.8 fi são mais torcudos que os fii que giram mais solto
e na fii tambem tem o 2.4 da s10/blazer que agora vai ter 16v no novo vectra (que já era exportado pro mexico) e flex
e quanto a 1.0 roletado o proximo corsa flex vai ser um 1.0 com balancins roletados..
não vai ser o mesmo motor do celta 1.0 vhc flex
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problema do cabeçote gm fam?lia ii é a lubrificação por salpico, onde algumas partes m?veis ficam em contato com o óleo, e é medida que giram borrifam o óleo nas partes superiores.
isso gera aeração e tende a formar espuma no óleo lubrificante, resultando em lubrificação inadequada, cavitação e fluxo deficiente de óleo.
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problema do cabeçote gm fam?lia ii é a lubrificação por salpico, onde algumas partes m?veis ficam em contato com o óleo, e é medida que giram borrifam o óleo nas partes superiores.
isso gera aeração e tende a formar espuma no óleo lubrificante, resultando em lubrificação inadequada, cavitação e fluxo deficiente de óleo.
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ok…. mas tem um problema mais serio que esse:
os balancins.... eles pulam... vao embora.....
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os 1.8 da montana, meriva,stilo e corsa são familia i
o 1.8 dos astras é familia ii
tão diferente que os 1.8 fi são mais torcudos que os fii que giram mais solto
e na fii tambem tem o 2.4 da s10/blazer que agora vai ter 16v no novo vectra (que já era exportado pro mexico) e flex
e quanto a 1.0 roletado o proximo corsa flex vai ser um 1.0 com balancins roletados..
não vai ser o mesmo motor do celta 1.0 vhc flex
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os balancins dos fi são os mesmos da fii? se forem, poderia existir um monza 2.0 rocam? e os balancins do chevette são iguais???
agradeão a todos pelas respostas… valeu
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os balancins dos fi são os mesmos da fii? se forem, poderia existir um monza 2.0 rocam? e os balancins do chevette são iguais???
agradeão a todos pelas respostas… valeu
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entao… uma das modificacoes que o pessoal faz eh colocar os balancins dos monza nos 8v modernos (tem um modelo lah de balancim que eh mais leve)
do chevette eu nao sei... nunca vi.....
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pode-se usar a bomba do 2.2 no ecotec 2.0 16vó ela tem mais pressão do que o ecotec 16vó
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bom, respondendo a ultima pergunta , a unica que não foi exclarecida 100% pelos colegas forenses, deve se usar a bomba do 2.2 ou mesmo do 2.0 mais tem que ser original gm e especifica dos 16v ok.
os motores 16 valvulas 2.2 e 2.0 moternos ( ecotec) usam bombas que resistem a altissimo rpm, tem um sistema de retorno de oleo bem mais parrudo, tem uma vassão muito maior e trabalham com 2 bar a mais de pressão de oleo que qualquer outra bomba.
para saber se a bomba que voce esta comprando é a certa, o pescador sai do meio dela, e não da lateral , tem um rasgo enorme no meio dela em vez de um furo redondo pequeno, e usa 6 dentes grandes ao enves das desenas de dentes pequenos internamente.
essa bomba pelo menos aqui so se acha nas consessionarias, tem uma fabricada e vendida na caixa gm em outras lojas, porem é de segunda linha ok, mesmo tendo essas caracteristicas ditadas acima, e trabalha com r-valve setada para somente 4,5 bar , ao contrario da original onde o r-valve da bomba , vem setada para 6.5 bar
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essa r-valve seria a valvula que controla a pressão máxima?