Pneu furado - garantia?
-
salve moçada pp.
quero compartilhar meu problema com vcs e saber se alguém já passou por isso ou tem alguma idéia pra me dar.
recentemente troquei de carro, peguei um hyundai i30.
ele vem de série com roda 17 e pneus hankook, 225/45r17 91v - k415.
o carro tem pouco mais de 3mil km, portanto os pneus são novos.
ao passar por cima de um olho de gato a uns 80km/h (coisa normal), o pneu abriu um rasgo de uns 2cm na aba lateral.
tive que parar e colocar o estepe (que é desses fininhos, para emergência apenas). como não podia ficar com o estepe por muito tempo, parei numa loja (truck plaza em ctba) e coloquei um pneu novo (r$ 500,00).
ao meu ver, o pneu devia ter algum problema de fabricação e por isso rasgou. não foi mau uso nem consequência de algum agente externo (um prego por ex.).
será que eu consigo garantia do pneu? como devo proceder nesse caso? ou fica o prejú?
agradeço se alguém puder me ajudar, abraços.
-
dificil. tirou fotos do local onde passou?
e mesmo com fotos o povo vai falar que foi mau uso, que passou num prego ou algo cortante.
falo por experiencia propria, mas no meu caso foi com a bosta de bs colway, 1 mes de uso, algo de 400km rodados e os 2 dianteiros rasgaram por dentro e soltou a banda de rodagem, fui na loja reclamar a tal garantia e o vendedor, depois o gerente e depois um representante falou que foi mau uso.
se tiver tempo e disposição, pode tentar o procon e mandar um email a empresa.
bs colway nunca me respondeu hehe.
-
salve moçada pp.
quero compartilhar meu problema com vcs e saber se alguém já passou por isso ou tem alguma idéia pra me dar.
recentemente troquei de carro, peguei um hyundai i30.
ele vem de série com roda 17 e pneus hankook, 225/45r17 91v - k415.
o carro tem pouco mais de 3mil km, portanto os pneus são novos.
ao passar por cima de um olho de gato a uns 80km/h (coisa normal), o pneu abriu um rasgo de uns 2cm na aba lateral.
tive que parar e colocar o estepe (que é desses fininhos, para emergência apenas). como não podia ficar com o estepe por muito tempo, parei numa loja (truck plaza em ctba) e coloquei um pneu novo (r$ 500,00).
ao meu ver, o pneu devia ter algum problema de fabricação e por isso rasgou. não foi mau uso nem consequência de algum agente externo (um prego por ex.).
será que eu consigo garantia do pneu? como devo proceder nesse caso? ou fica o prejú?
agradeço se alguém puder me ajudar, abraços.
streit,
pneu de perfil extra-baixo como esse ai, tem que andar como se fosse comer uma virgem.
passou sobre a cabeca de formiga arrisca empenar roda.
e, convenhamos 80km sobre olho de gato é forte hein…
-
você tem que levar o pneu em uma loja e pedir pra emitirem um laudo, que mostrará se foi defeito de fabricação. com esse laudo você entra no procon ou no pequenas caussa pedido a troca do pneu. pode inclusive pedir a troca dos quatro e pode exigir também que seja de outra marca.
um motorista onde trabalho fez isso. o uno dele veio com pirelli p4 que com menos de 10 mil km deslocaram. ele entrou no pequenas causas e elas foram obrigados a dar 4 michelin pra ele.
-
mano, antes de armar um circo procure a loja que lhe vendeu o carro… explique que estava na estrada, passou em cima de um sonorizador e o pneu estourou...
sendo hyundai, que é nova no mercado e atende bem o cliente, é bem possível que eles te troquem o pneu em garantia ou cortesia ...
se a loja se negar, lique no atendimento ao cliente da caoa e explique o fato... é capaz deles darem uma comida de rabo na loja e mandarem dar a garantia...
se nenhuma das 2 tentativas pacíficas resolver, tire uma foto do pneu na roda, uma foto de um sonorizador qualquer e um laudo de alguma empresa de pneus e pequenas causas neles é rápido, 45 dias já tem audiência... eles vão chamar a loja e a caoa no processo, logo o gasto deles com advogados é bem grande e vão querer fazer um acordo...
é bem provavel que eles queiram te dar um pneu ao invés do ressarcimento... eu pegaria, afinal melhor um pneu 17 zero pra passar pra alguém do que ficar se estressando.
-
minha esposa trabalha em revendedor good year e estavamos falando a alguns dias como funciona esse negocio de garantia. pelo menos com a goodyear o negócio funciona assim: o funcionario da loja que vai fazer as inspeções dos pneus que vão para a garantia deve fazer um curso na fabrica do pneu. esse curso dura no minimo uma semana, então o sujeito está apto a inspecionar os pneus. toda a analise é feita na parte interna do pneu e o cara vai interpretar se o dano foi por mau uso ou defeito de fabricação. eu só não sei te dizer agora se o pneu tem que ser desmontado pelo vistoriador ou se pode ser levado já desmontado. vou ver isso com ela hoje a noite.
-
galera, muito obrigado pelas respostas.
ontem fui na concessionária fazer a primeira revisão do carro (que ocorre aos 2.500km) e mostrei o pneu.
realmente alegaram que não foi defeito do pneu e sim mau uso.
na realidade eu tb estou convencido disso, afinal eu realmente passei por cima de um olho de gato quando ele estourou.
fazer o que… fica a lição e o prezú, pra largar mão de ser tonto.
pix, não foi desses ai não, foi daqueles branquinhos, menores, que ficam geralmente perto do semáforo. o foda é que peguei ele de lado, ao trocar de faixa, e não de frente. por isso o rasgo na aba lateral.
agora fica a pergunta: pneu assim tem como consertar de alguma forma?
abraços.
-
galera, muito obrigado pelas respostas.
ontem fui na concessionária fazer a primeira revisão do carro (que ocorre aos 2.500km) e mostrei o pneu.
realmente alegaram que não foi defeito do pneu e sim mau uso.
na realidade eu tb estou convencido disso, afinal eu realmente passei por cima de um olho de gato quando ele estourou.
fazer o que… fica a lição e o prezú, pra largar mão de ser tonto.
pix, não foi desses ai não, foi daqueles branquinhos, menores, que ficam geralmente perto do semáforo. o foda é que peguei ele de lado, ao trocar de faixa, e não de frente. por isso o rasgo na aba lateral.
agora fica a pergunta: pneu assim tem como consertar de alguma forma?
abraços.
streit,
rasgo no flanco do pneu nao tem condicao cara.
ainda que tivesse, eu nao teria culhoes de andar sequer a 20km/h com isso…
-
galera, muito obrigado pelas respostas.
ontem fui na concessionária fazer a primeira revisão do carro (que ocorre aos 2.500km) e mostrei o pneu.
realmente alegaram que não foi defeito do pneu e sim mau uso.
na realidade eu tb estou convencido disso, afinal eu realmente passei por cima de um olho de gato quando ele estourou.
fazer o que… fica a lição e o prezú, pra largar mão de ser tonto.
pix, não foi desses ai não, foi daqueles branquinhos, menores, que ficam geralmente perto do semáforo. o foda é que peguei ele de lado, ao trocar de faixa, e não de frente. por isso o rasgo na aba lateral.
agora fica a pergunta: pneu assim tem como consertar de alguma forma?
abraços.
streit,
rasgo no flanco do pneu nao tem condicao cara.
ainda que tivesse, eu nao teria culhoes de andar sequer a 20km/h com isso…
-
galera, muito obrigado pelas respostas.
ontem fui na concessionária fazer a primeira revisão do carro (que ocorre aos 2.500km) e mostrei o pneu.
realmente alegaram que não foi defeito do pneu e sim mau uso.
na realidade eu tb estou convencido disso, afinal eu realmente passei por cima de um olho de gato quando ele estourou.
fazer o que… fica a lição e o prezú, pra largar mão de ser tonto.
pix, não foi desses ai não, foi daqueles branquinhos, menores, que ficam geralmente perto do semáforo. o foda é que peguei ele de lado, ao trocar de faixa, e não de frente. por isso o rasgo na aba lateral.
agora fica a pergunta: pneu assim tem como consertar de alguma forma?
abraços.
streit,
rasgo no flanco do pneu nao tem condicao cara.
ainda que tivesse, eu nao teria culhoes de andar sequer a 20km/h com isso…
quando vc falou dos olhos de gato, achei que fossem os que o pix postou.
se rasgou naqueles que parecem umas tachinhas devia mesmo ter algum problema de fabricacao…
-
gente, funciona assim:
a garantia dos fabricantes de pneu é de 5 anos contra defeitos de fabricação.
cortes, furos, rasgos, bolhas, desgastes rápidos e/ou irregulares não são causados por problemas de fabricação mas sim por danos acidentais de origens diversas.
vcs comentaram sobre ir na loja e pedir o laudo da fábrica. isso é correto, é o 1o passo. porém, o procon ou qquer órgão judicial não vai obrigar um fabricante a dar outro pneu, muito menos a concessionária ou fábrica do veículo, a menos é claro que realmente seja um defeito de fábrica, o que é muito raro em pneus de marcas boas.
quando o dano é causado por algum buraco ou defeito na pista, o ideal é pegar um laudo do fabricante do pneu, uma foto do local e cobrar do responsável pela conservação da rua/estrada, que pode ser a secretaria municipal de obras da cidade, der ou dner, estradas pedagiadas é mais fácil ainda, pagam rápido e nem questionam.
eu coordeno o dpto técnico da yokohama, e assino todos os laudos de pneus, então to acostumado a ver clientes brigando com a gente achando que tudo que acontece no carro é culpa do pneu, e não é bem assim. no brasil, nosso índice de bonificações por problemas de fabricação é de 1 pneu a cada 500.000 vendidos, e mundialmente é de 0,001% da produção. raramente vai acontecer de pagar por um defeito, a maioria é dano acidental ou de origem mecânica.
pressão abaixo do indicado pela fábrica, principalmente em pneus de performance e perfil baixo, facilita muito o surgimento de cortes e bolhas laterais, além de aumentar o consumo de combustivel e diminuir a durabilidade. fizemos uma pesquisa que saiu num jornal daqui, fui num posto com a equipe do jornal abordar motoristas perguntando só sobre calibragem. de cada 10, 9 ou não calibravam ou faziam errado, usando 28 ou 30 libras, independente do carro e do tipo/medida de pneu… teve um cara que disse que tinha o carro a 1 ano e meio e nunca calibrou pneu. isso é um risco muito grande de causar danos e prejuizo pro bolso do consumidor, sem falar nos danos causados pela falta de manutenção dos carros.
pneu é a caixa preta do carro, ele não causa os problemas, mas entrega tudo o que foi feito e até a forma de condução dos motoristas. pra quem trabalha com isso e tem experiencia, é muito fácil detectar tudo o que aconteceu até o surgimento do problema só pelo exame do pneu, que começa com a desmontagem e análise da parte interna como comentaram acima.
streit meu amigo, nessa vc dançou. não se deve remendar a lateral de um pneu, pois o conserto que fazem é um quebra galho, já que a carcaça ja foi comprometida e não existe reparação para essa parte do pneu.
qualquer dúvida, podem perguntar que ajudo a acabar com os mitos do mercado.
abraço.
-
gus, valeu pela explicação
até pensei em te ligar quando aconteceu, mas que amigo de merda seria esse que só liga quando precisa? hehe
na real é isso mesmo. perfil baixo exige um cuidado extremo.
infelizmente pra rodar bem no brasil, só mesmo com roda de ferro, aro 14 e pneu chinês. ai vc não esquenta a cabeça.
-
gente, funciona assim:
a garantia dos fabricantes de pneu é de 5 anos contra defeitos de fabricação.
cortes, furos, rasgos, bolhas, desgastes rápidos e/ou irregulares não são causados por problemas de fabricação mas sim por danos acidentais de origens diversas.
vcs comentaram sobre ir na loja e pedir o laudo da fábrica. isso é correto, é o 1o passo. porém, o procon ou qquer órgão judicial não vai obrigar um fabricante a dar outro pneu, muito menos a concessionária ou fábrica do veículo, a menos é claro que realmente seja um defeito de fábrica, o que é muito raro em pneus de marcas boas.
quando o dano é causado por algum buraco ou defeito na pista, o ideal é pegar um laudo do fabricante do pneu, uma foto do local e cobrar do responsável pela conservação da rua/estrada, que pode ser a secretaria municipal de obras da cidade, der ou dner, estradas pedagiadas é mais fácil ainda, pagam rápido e nem questionam.
eu coordeno o dpto técnico da yokohama, e assino todos os laudos de pneus, então to acostumado a ver clientes brigando com a gente achando que tudo que acontece no carro é culpa do pneu, e não é bem assim. no brasil, nosso índice de bonificações por problemas de fabricação é de 1 pneu a cada 500.000 vendidos, e mundialmente é de 0,001% da produção. raramente vai acontecer de pagar por um defeito, a maioria é dano acidental ou de origem mecânica.
pressão abaixo do indicado pela fábrica, principalmente em pneus de performance e perfil baixo, facilita muito o surgimento de cortes e bolhas laterais, além de aumentar o consumo de combustivel e diminuir a durabilidade. fizemos uma pesquisa que saiu num jornal daqui, fui num posto com a equipe do jornal abordar motoristas perguntando só sobre calibragem. de cada 10, 9 ou não calibravam ou faziam errado, usando 28 ou 30 libras, independente do carro e do tipo/medida de pneu… teve um cara que disse que tinha o carro a 1 ano e meio e nunca calibrou pneu. isso é um risco muito grande de causar danos e prejuizo pro bolso do consumidor, sem falar nos danos causados pela falta de manutenção dos carros.
pneu é a caixa preta do carro, ele não causa os problemas, mas entrega tudo o que foi feito e até a forma de condução dos motoristas. pra quem trabalha com isso e tem experiencia, é muito fácil detectar tudo o que aconteceu até o surgimento do problema só pelo exame do pneu, que começa com a desmontagem e análise da parte interna como comentaram acima.
streit meu amigo, nessa vc dançou. não se deve remendar a lateral de um pneu, pois o conserto que fazem é um quebra galho, já que a carcaça ja foi comprometida e não existe reparação para essa parte do pneu.
qualquer dúvida, podem perguntar que ajudo a acabar com os mitos do mercado.
abraço.
não concordo, aquelas saliências do asfato jamais poderia explodir um pneu… eles devem ser feitos para suportarem as condições normais de nossas estradas, senão, vão vender pneus lá fora e não aqui. não to dizendo que eles tem que fazer pneus a prova de tudo, e de qualquer buraco, mas me desculpem aquelas sinalizadores são rotinas de nossas estradas, e não são defeito ou coisa mal feita.... como advogado, eu entraria sim contra o fabricante, com grande chances de vitória.
-
não concordo, aquelas saliências do asfato jamais poderia explodir um pneu… eles devem ser feitos para suportarem as condições normais de nossas estradas, senão, vão vender pneus lá fora e não aqui. nÃo to dizendo que eles tem que fazer pneus a prova de tudo, e de qualquer buraco, mas me desculpem aquelas sinalizadores são rotinas de nossas estradas, e não são defeito ou coisa mal feita.... como advogado, eu entraria sim contra o fabricante, com grande chances de vitória.
mas qual seria o argumento técnico?
se o carro rodar com pressão abaixo do recomendado, já gera uma sobrecarga, e facilita um corte.
teve um cliente que pegou um buraco no 3o dia com o pneu, não tinha nem 200km. entrou no procon, perdeu. foi pra justiça comum, perdeu de novo e disse que vai recorrer…. vai perder até cansar e ainda vai ter que pagar toda a nossa despesa...
se um pneu tem defeito de fábrica, a fábrica tem o maior interesse em pagar, pedir desculpas pelo transtorno e ver o que aconteceu para que não ocorra novamente o problema. É dessa forma que funciona. se o cliente alega que pegou um buraco e o pneu não aguentou, qual o parâmetro usado? qual o embasamento técnico que o cliente tem para justificar que é um defeito?
edit: todo pneu importado deve ser homologado pelo inmetro antes de sua comercialização no país. antes mesmo disso, todo novo modelo passa por testes de rodagem de pelo menos 1 ano em condições normais de uso em carros comuns de clientes selecionados. somente depois disso é que dá entrada no pedido de homologação. então essa história que pneu importado não serve pra rodar aqui não procede.
-
não concordo, aquelas saliências do asfato jamais poderia explodir um pneu… eles devem ser feitos para suportarem as condições normais de nossas estradas, senão, vão vender pneus lá fora e não aqui. não to dizendo que eles tem que fazer pneus a prova de tudo, e de qualquer buraco, mas me desculpem aquelas sinalizadores são rotinas de nossas estradas, e não são defeito ou coisa mal feita.... como advogado, eu entraria sim contra o fabricante, com grande chances de vitória.
mas qual seria o argumento técnico?
se o carro rodar com pressão abaixo do recomendado, já gera uma sobrecarga, e facilita um corte.
teve um cliente que pegou um buraco no 3o dia com o pneu, não tinha nem 200km. entrou no procon, perdeu. foi pra justiça comum, perdeu de novo e disse que vai recorrer…. vai perder até cansar e ainda vai ter que pagar toda a nossa despesa...
se um pneu tem defeito de fábrica, a fábrica tem o maior interesse em pagar, pedir desculpas pelo transtorno e ver o que aconteceu para que não ocorra novamente o problema. é dessa forma que funciona. se o cliente alega que pegou um buraco e o pneu não aguentou, qual o parâmetro usado? qual o embasamento técnico que o cliente tem para justificar que é um defeito?
edit: todo pneu importado deve ser homologado pelo inmetro antes de sua comercialização no país. antes mesmo disso, todo novo modelo passa por testes de rodagem de pelo menos 1 ano em condições normais de uso em carros comuns de clientes selecionados. somente depois disso é que dá entrada no pedido de homologação. então essa história que pneu importado não serve pra rodar aqui não procede.
a maioria dos fabricantes abusam das alegações técnicas, e esquecem que eles é que devem provar o mau uso e não é só aleganmdo mas atraves de perícia…. numa boa cansei de discutir isso em ações.... sempre com alegações técnicas e na maioria são inveridicas.... lembrando procom não move ações.. só pode aplicar multas, as ações são movidas em juízo, inclusive a dos juizados especiais...
-
a maioria dos fabricantes abusam das alegações técnicas, e esquecem que eles é que devem provar o mau uso e não é só aleganmdo mas atraves de perícia…. numa boa cansei de discutir isso em ações.... sempre com alegações técnicas e na maioria são inveridicas.... lembrando procom não move ações.. só pode aplicar multas, as ações são movidas em juízo, inclusive a dos juizados especiais...
concordo com vc que tem empresas que justificam superficialmente o dano e deixam margem pra dúvida, mas não é o nosso caso. não só explicamos o que ocorreu como justificamos o pq não estamos pagando e o que deve ser feito pra que o dano não aconteça novamente. também o termo de uso, conservação e garantia explica os danos não cobertos pela garantia de produto e as obrigações do cliente com relação à manutenção do veículo e conservação dos pneus.
sei que o procon não julga, mas quando chegam a solicitar perícia o assunto já se resolve. os peritos nesse caso não são especialistas em pneus, e algumas vezes nem mesmo sabem como um é fabricado, e já peguei casos em que o resultado da perícia era mais absurdo que a alegação do cliente. já fiz laudo para outras empresas tb, e outras já fizeram pra nós, e nesses casos qdo são confrontados e o resultado é o mesmo o processo já é arquivado.