Navegação

    Preparados

    • Cadastrar
    • Login
    • Categorias
    • Recente
    • Usuários

    Cabeçotes multi-valvulas…

    Mecânica e Preparação
    16
    45
    3174
    Carregando Mais Posts
    • Mais Antigo para Mais Recente
    • Mais Recente para Mais Antigo
    • Mais Votados
    Responder
    • Responder como tópico
    Entre para responder
    Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
    • M
      maurício última edição por

      seguinte pessoal… tava revendo alguns topicos de motores preparados com cabeçotes 16v e 20v... e alguns usuarios do forum comentavam sobre as baixas rotações nesses motores... e surgiu a questáo...

      porque esses motores(com cabeçotes multi-valvulas) tem problemas de rendimento em baixas rotações...

      t+ abraços...

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • P
        Pix última edição por

        conversando com o mauricio pelo msn eu não soube explicar o porque.

        tbm to curioso.

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • C
          caferninha última edição por

          tem problema pq eles nao tem comando de valvulas variavel. acontece q ocorre uma perda de potencia/torque em determinado regime de rotacao.

          acontece em cabecotes 8v tambem. isso depende da area e do fluxo de gazes pelas valvulas.

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • C
            copyman última edição por

            seguinte pessoal… tava revendo alguns topicos de motores preparados com cabeçotes 16v e 20v... e alguns usuarios do forum comentavam sobre as baixas rotações nesses motores... e surgiu a questáo...

            porque esses motores(com cabeçotes multi-valvulas) tem problemas de rendimento em baixas rotações...

            t+ abraços...

            [snapback]307049[/snapback]

            dificilmente um motor 16v que migrou de um 8v tem torque inferior em qualquer rpm, porem utilizam cambios mais longos, que mascaram o torque superior dos motores 16v

            vide motores gm 8v e 16v de mesma cilindrada, nenhum motor 8v gm tem torque superior ao 16v que eu tenha conhecimento.

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • ?
              Visitante última edição por

              o lance é um só: velocidade de fluxo na admissão.

              qto maior a área (caso dos cabeçotes com 4 ou mais valvulas por cilindro), menor a velocidade.

              justamente por isso que se ve carros com coletor de admissão com geometria variável.

              e não é que o motor terá menos torque do que um outro equivalente que tenha 8 valvulas, mas sim, o 16v terá sua faixa de torque numa rotação mais alta.

              porem, existem excessões, onde um multi-valvulas consegue ser torcudo tb em giro baixa, porem, com um ganho não tão alto em giro alto.

              isso é conseguido pelo diagrama dos comandos e tb pelo enquadramento que é feito.

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • N
                Nuvo última edição por

                lembrando que a mercedes fabricava motores de 3 válvulas por cilindro tentando aliar omelhor dos 2 sistemas…

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • C
                  CrasH última edição por

                  e uma compara?ao meio estranha, mas tipo tenta assoprar um canudinho e assoprar em 2 canudinhos.

                  acho que quando o nivel do sopro for fraco 1 canudinho vai conduzir bem o fluxo de gases, mas quando vc aumentar o sopro vai começar a estrangular.

                  no caso de 2 sera uma merda assoprar em 2 quando a força do supro for menos porem quando vc aumentar a força do sopro ele vai conduzir melhor o ar quando o fluxo for alto.

                  eu sei que e meio estranho mas tem uma logica.

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • ?
                    Visitante última edição por

                    lembrando que a mercedes fabricava motores de 3 válvulas por cilindro tentando aliar omelhor dos 2 sistemas…

                    [snapback]307073[/snapback]

                    sob o risco de tambem não terem o melhor entre os dois sistemas.

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • S
                      SemControle última edição por

                      estou com alguns planos, seria melhor usar um 8v junto com comando bem graduado, ou tentar 16v e comando, acho q com o 16v fica meio triste pro dia a dia transito da cidade…..e ai to certo ou nao, ah tem q ver q estou tentando ver sobre cabecote de outras cc maiores nao sei se influencia

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • J
                        JESUS última edição por

                        o problema dos cabeçotes multivólvulas é uma coisa chamada plenagem

                        eu tava ensinando isso pro loart veiguer ontem no msn.

                        nada melhor do que um exemplo prático: copo de refrigerante do mcdonalds.

                        ali você tem um canudo só. consegue puxar o refrigerante sem fazer muita força, mas o volume de refrigerante é limitado.

                        tentem colocar 10 canudos na boca. o esforão será muito maior.

                        alguém vai dizer ah, mas com 10 canudos na boca o esforão é maior pq não tem como vedar o espaço entre eles

                        pois bem, consiga um canudo de 1 polegada de di?metro e enfie na boca. além de ficar parecendo uma boca de chupar rola, não vai conseguir puxar o refrigerante.

                        ? tudo uma questão de vêcuo.

                        existem outros exemplos: cabeçote honda vtec, que tem tr?s estágios, o honda vtec é um cabeçote acionado por balancins eletro-hidr?ulicos.

                        então temos:

                        primeira fase: aciona 8 válvulas com 1/2 lift.

                        segunda fase: aciona 8 válvulas com lift total.

                        terceira fase: aciona as 16 válvulas com lift total.

                        foi a maneira que a honda encontrou de garantir torque em baixas rotações e potência em alta. todo mundo sabe que os vtecs acima dos 5000 rpm se transformam em dem?nios.

                        dá pra sentir isso no po também em borboletas de dois estágios: meu carro tem uma borboleta dessas, uma pequena de primeiro estágio e outra maior, só acionada a partir do meio do curso do pedal.

                        se vc acionar só a primeira, o motor responde de imediato, agora se socar a bota a resposta é bem mais demorada.

                        abraços

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • J
                          JESUS última edição por

                          lembrando que a mercedes fabricava motores de 3 válvulas por cilindro tentando aliar omelhor dos 2 sistemas…

                          [snapback]307073[/snapback]

                          3 válvulas por cilindro apenas para atingir niveis de emissões de poluentes (dessa maneira o catalisador esquentava mais rapido).

                          agora voltaram com as 4 valvulas por cilindro, como no inicio dos anos 80.

                          abraços

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • C
                            CrisGTS última edição por

                            tenho um gti 16v e não tenho do que reclamar do torque andando em baixa na boa. claro que se for socar a bota em segunda ou terceira a 10 km/h, ele não tem a mesma resposta de um 8v, em contrapartida, depois do 4000 rpm parece outro carro e onde o 8v já tá apagando esse ainda tem uns 1500 rpm pra crescer.

                            e outra ele anda muito mais e é bem mais economico que um ap que só tenha comando e 3e ou 1 weber

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • J
                              JESUS última edição por

                              tenho um gti 16v e não tenho do que reclamar

                              (…)

                              e outra ele anda muito mais e é bem mais economico que um ap que só tenha comando e 3e ou 1 weber

                              [snapback]307115[/snapback]

                              a princ?pio é tudo lágico.

                              mas e se você pegar um ap 1.8 com comando 270 pra cima e carburação bem afinada?

                              a? deixa de ser uma questão de lágica, fica tudo relativo.

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • M
                                maurício última edição por

                                hun… agora entendi... antigamente, me falavam sobre isso como se o cabeçote funcionasse com 8v e depois de 4000rpm usasse as 16v... estranho, ai eu tinha na cabeça assim...

                                se ateh 4000rpm ele eh um 8v, pq entaum entre 1000rpm e 4000rpm ele naum tem torque de 8v original... e soh apos abrirem as 16v q tudo funciona... mas isso foi lah em 199 e lah vai caneco... e ainda por cima foi um primo nada instruido em mecanica q me explicou dessa forma...

                                esse lance dos honda vtec eu tinha um teco de instrução, mas naum fazia a minima ideia do q seria levante naqla epoca...

                                opa... valeu pessoal... então quer dizer q quanto menos cfm o cabeçote tiver, maior o rendimento em baixas rotações e quanto mais cfm, mais rendimento em medias/altas... e sobre esse lance de abrir 8v em baixa e as 16 em medias/altas q me explicaram antigamente, seria uma causa para um motor com bom rendimento em baixa e melhor ainda em alta.... entenderam neh...

                                t+ abra

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • M
                                  maurício última edição por

                                  vo aproveita o topico pra pedir uma coisa… q livros de mecanica vcs indicam... pode ser em ingles... mas de preferencia em portugues(traduzido)...

                                  ???

                                  e sobre os cabeçotes, se, quanto mais massa menor a velocidade, qual o intuito de arrombar o cabeçote??? não seria mais facil apenas retirar cantos, ou angulos fechados nas curvas, e alisar as paredes...

                                  ou eh isso q eh feito???

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • ?
                                    Visitante última edição por

                                    hun… agora entendi... antigamente, me falavam sobre isso como se o cabeçote funcionasse com 8v e depois de 4000rpm usasse as 16v... estranho,  ai eu tinha na cabeça assim...

                                    se ateh 4000rpm ele eh um 8v, pq entaum entre 1000rpm e 4000rpm ele naum tem torque de 8v original... e soh apos abrirem as 16v q tudo funciona... mas isso foi lah em 199 e lah vai caneco... e ainda por cima foi um primo nada instruido em mecanica q me explicou dessa forma...

                                    [snapback]307183[/snapback]

                                    seu primo se enganou ou então não sobe te explicar. acontece.

                                    opa… valeu pessoal... então quer dizer q quanto menos cfm o cabeçote tiver, maior o rendimento em baixas rotações e quanto mais cfm, mais rendimento em medias/altas... e sobre esse lance de abrir 8v em baixa e as 16 em medias/altas q me explicaram antigamente, seria uma causa para um motor com bom rendimento em baixa e melhor ainda em alta.... entenderam neh...

                                    t+ abraço

                                    [snapback]307183[/snapback]

                                    não, isso não tem a ver com a capacidade em cfmês do cabeçote. um cabeçote pode ter um alto valor de efici?ncia em cfmês e nem por isso deixar o motor vazio em giros baixos.

                                    para conseguir uma efici?ncia alta não basta aumentar as passagens do cabeçote, o que mais manda ali são os ?ngulos de assentamento das valvulas.

                                    se a pessoa sober trabalhar os dutos corretamente ele consegue alto cfm sem perdas significativas na velocidade de fluxo, e nisso o motor fica ainda mais rapido em baixa e mais sensivel ao acelerador, vc cutuca e o motor pula .

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • C
                                      CrisGTS última edição por

                                      a princ?pio é tudo lágico.

                                      mas e se você pegar um ap 1.8 com comando 270 pra cima e carburação bem afinada?

                                      a? deixa de ser uma questão de lágica, fica tudo relativo.

                                      [snapback]307158[/snapback]

                                      olha phil, vou te dizer o gtizinho tá muito bom viu. audi e golf 150 ficam muito atras, e uma parati 1.8 com 3e, 15:1 taxa, cabeçote 2.0 preparado, ignição cm, comando 300, 3e e blocante 80% anda colada na traseira só até comeão de terceira, depois já era.

                                      detalhe: a parati anda na frente de golf gti 150 cv

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • ?
                                        Visitante última edição por

                                        olha phil, vou te dizer o gtizinho tá muito bom viu. audi e golf 150 ficam muito atras, e uma parati 1.8 com 3e, 15:1 taxa, cabeçote 2.0 preparado, ignição cm, comando 300, 3e e blocante 80% anda colada na traseira só até comeão de terceira, depois já era.

                                        detalhe: a parati anda na frente de golf gti 150 cv

                                        [snapback]307199[/snapback]

                                        não é por nada não cris, mas essa parati não ta no jeito .

                                        não to querendo desmerecer o gti 16v, mas um 1.8 feitinho como vc disse sobre essa parati é pra dar bucha no gti 16v se ele for original.

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • C
                                          CrisGTS última edição por

                                          não por nada não cris, mas essa parati não ta no jeito .

                                          não to querendo desmerecer o gti 16v, mas um 1.8 feitinho como vc disse sobre essa parati é pra dar bucha no gti 16v se ele for original.

                                          [snapback]307210[/snapback]

                                          ahahah, ai que tá ka, o gti não tem nada fora de série, só escape de 2.5 e chip da powetrain, mas é meio encapetado viu.

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • J
                                            JESUS última edição por

                                            o que determina a faixa de rotações em que um cabeçote vai trabalhar é a relação entre admissão e escape.

                                            um cabeçote aspira cfms de mistura e expele cfms de gases.

                                            tem muita gente que arromba cabeçote de opala e coloca válvula de chevrolet brasil (aquele seizão de caminhão 4200cc), pois bem, o motor passa a admitir mais ar, mas continua com a mesma exaustão de antes.

                                            fica um cavalo de torque em baixa, mas amarra em alta. o pico de rotação em potência máxima até cai.

                                            da mesma maneira, motores com exaustão muito livre ou grande válvulas de admissão, a lavagem (fluxo) na c?mara fica comprometida em baixas rotações, mas em alta, quando o motor consegue aspirar grande numero de cfms, as coisas ficam uma maravilha.

                                            abraços

                                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                            • First post
                                              Last post