[duvida] qual a real vantagem em usar amplificador de faisca
-
bom galera gostaria de saber a opinião de qm usa ou ja usou, pra saber se realmente tem algum ganho.. e se da pra sentir isso no pé acelerando.. atualmente o sistema de igniçã do meu carro ta da seguinte maneira
megasquirt controlando a ignição junto com a caixinha de ignição hall + distribuidor hall + bobina msd blaster ss vela br9es com gap em 0.40, na ultima passada no dino meu carro tava com lanbda em 0.75 no grafico chegava nos 6mil rpm ja ñ rendia mais nd.. mais girava até 8k ai foi só baixar um pouco o combs na alta deixando lanbda em 080 o carro ganho 20cv apenas com isso..
motor ap
vira 1.8
biela de kd
pistão de monza 84.8mm
cabeçote preparado, valvula adm 40 escp 35 duto angulo, mola, comando 033t sancams (290º)
turbina holset hx40 rotor 60 e eixo 64 caixa quente .84 pulsativa
coletor pulsativo no farol spa
injetado 8 bicos 4 de astra flex retrabalhados para 35lbhs e 4 msd de 96lbhs megasquirt
pressão atual 1.5k
bom é isso. meu carro eh de rua estou subistituindo este motor atual por um q estou montado ap 1.9 forjado com pistão iapel e biela scat . sera q vale o investimento tava pensando em compra um amplificador de faisca msd 6a pra trabalha junto com a bobina msd blaster ss q ja ta no carro, sera q vou sentir alguma diferença;
abçs
-
cara, eu penso que um sistema de amplificação de faísca num turbo não faz render mais, porém rende o que deve render.
ignição fraca tira potencia, principalmente em alta… com uma mais forte terá essa potência perdida de volta... sem falar no erro de acerto com ignição ruim, onde o carro anda mais rico do que deveria
-
intaum pelo menos eu acho q a minha ignição esta boa.. ñ falha nd. apenas gostaria de saber se muda alguma coisa.. pq usando o amplificador de faisca consequentimente poderia usar mais gap nas velas.. ai q ta a duvida esse gap a mais ñ iria ajudar o carro render mais…
-
sugiro uma idéia e que me ajudaria muito a destrinchar esse assunto:
passa no dino sem a msd, e depois com a msd. sem alteração alguma de combustível, e depois faça o acerto fino com a msd que certamente vai mudar e passe de novo… os 3 valores de potência medidos vão desmistificar esse assunto
td mundo tem a sua teoria, mas a prática nunca vi fazerem um ensaio desse tipo...
-
hm.. seria bom mesmo pelo menos iria comprovar.. se ouve ganho ou ñ mais acho q vo pega esse $$ do modulo de ignição e compra um intercooler
-
epa… eu nao entendo bem do assunto...
mais nao estamos esquecendo o bi-faisca e até tri-faisca? melhor do que nao queima é queima semi atrazada...
-
a propósito, se vai montar outro motor, faz com roda fônica e rapa fora o seu distribuidor.
aumento de potência não vai ter, mas a confiabilidade é muito maior, e a possibilidade de dar problema é bem menor.
(além de ser infinitamente mais fácil de acertar o ponto)
-
olha, quando usei senti uma diferença considerável no pé mesmo. o motor rendia o que deveria render. já estou juntando pra colocar outro modulo de ignição no meu motor.
no turbo, o pessoal que conheço e que usa diz que também dá diferença, principalmente em alta.
-
-
se no aspirado já dá uma diferença boa, no turbo nem se fala. um módulo de ignição bom fará até que a turbina do seu motor pressurize antes.
-
as vezes, em um carro modificado muito forte, com grande eficiência volumétrica (grandes quantidades de arxcombustivel naturalmente são misturadas na camara) a centelha que é emitida pelo conjunto original não consegue proporcionar uma queima perfeita e uniforme, deixando-se de aproveitar potencia e combustível. o amplificador de faisca aumenta a eficiência dessa centelha, proporcionando uma queima melhor, mas as vezes, até o amplificador não supre em sua totalidade, sendo necessário um sistema de ignição melhor.
isso depende de algumas coisas: a potencia do sistema original do carro; se esta é perfeito estado de funcionamento; a preparação que foi executada; a potencia que possui; eficiência volumetrica; até mesmo a geometria atual da camara de combustão ajuda numa boa queima.
bom, acho que é isso. só lembrando que só li o primeiro post, to meio sem tempo.
-
caro amigo ,
te digo que se usar uma msd 6a com a blaster ss e bons cabos que ofereçam baixa resistencia , se carro vai ser outro
a unica coisa que deve modificar é o acerto de mistura pq com a ignição forte onde antes tava ideal vai ficar pobre.
vai trabalhar tambem com pelo menos 1.0 mm de gap nas velas que devem ser trocadas por iridium ou v-power da ngk .
ignição influencia muito no rendimento do carro.
vc não vai se arrepender
espero ter ajudado
ricardo
-
a unica coisa que deve modificar é o acerto de mistura pq com a ignição forte onde antes tava ideal vai ficar pobre.
na verdade isso ocorre quando vc troca de turbina…
-
**cara faz toda diferença ja usei no meu gol só que é feito no sul ,
se chama cm racing usei durante 3 meses e tive de tirar pois era emprestado meu amigo usa ele até hoje .
antes dele eu usava 1mm de gap depois usava 1,50 pq uso distribuidor o carro melhorou pra pegar de manha e o consumo melhorou 2 km na cidade e estrada de 6 pra 8 e de 10 pra 12 na estrada.
pode ta o frio que for vc da partida e pega na hora é otimo pra usar no turbo pois geralmente se usa 0,50 de gap e com modulo vc pode usar 1 a 1,2 mm isto te dara mais força e potencia sim pois queimará muito mais combustivel.
meu carro ficou com mistura pobre e tive que enriquecer como ando de ie mi aumentei a pressão de combustivel de 3 bar pra 4 bar e ficou top .**
-
não que seja desnecessário o uso de amplificador de faísca, muito pelo contrário, existem casos em que ele se torna obrigatório (bobinas com resistência muito baixa, por exemplo), mas eu ainda penso que, entre um e o outro, o intercooler é mais vantajoso.
alguém viu um turbo original de fábrica sem intercooler?
-
tem que lembrar que muda toda a dinamica do avanço.
aumentar a frente de chama (mais potencia e mais gap) aumenta a velocidade de propagação, consequentemente muda o pico de pressao e pode requerer alterações no avanço. o que se sente em ganho de potencia pode ser principalmente devido a isso.
o aumento da potencia da faisca, ou mesmo a sua duração, só tem beneficio se a ignicao original nao estiver conseguindo atingir um ponto onde tenha ar + combustivel, por deficiencia dos injetores ou alguma caracteristica mecanica. um comando bravo, alteraões no angulo das sedes de valvulas e outras mudanças mecanicas podem dificultar que se tenha ar + combustivel na regiao da vela, mas isso principalmente me baixas rotações, ai no meu ponto de vista uma ignicao com maior duração (multi centelha) vai fazer toda a diferença por fazer com que o motor trabalhe mais uniforme em baixa rotação (diminuindo a falhação tipica em motores com comando bravo)
quem ja reparou na diferença em marcha lenta entre estar com 0,5 de gap ou 0,8? isso acontece porque o gap maior da mais chance de atingir um ponto com ar + combustivel e nao só combustivel ou só ar. mas e em alta? o gap menor é melhor quando nao se tem gerenciamento de ponto pois faz o inverso do gap maior, diminui a velocidade da queima, tendo efeito parecido com atrasar o ponto de ignicao, mas queima que é uma beleza pois a turbulencia, pressao e mistura garantem a mistura na vela, diferente da marcha lenta.
se o sistema de ignicao consegue fazer com que a centelha cruze a mistura, e consegue iniciar a queima, essa queima vai se propagar conforme for possivel pela mistura. se tiver pontos sem combustivel por falta de turbilhonamento ou qqr coisa de ordem mecanica, a mudança no ponto de partida da combustao nao vai alterar em nada a queima la pro seu final. exceto com o aumento do gap.
no caso do gnv o que ocorre provavelmente é o caso do aumento na frente de chama.
pelo menos é assim que eu vejo
-
no caso do gnv o que ocorre provavelmente é o caso do aumento na frente de chama.
pelo menos é assim que eu vejo
lost,
a sua aula é um espetaculo.
mas, no gnv o que ocorre é magica.
ande em um carro sem amplificador de faisca e sem variador de avanco e com gnv.
depois ande nesse mesmo carro com amplificador e sem variador e com gnv.
a diferenca é brutal.
é como se o carro em questao rodando no gnv conseguisse o folego que se teria com o combustivel liquido.
muito grande mesmo a diferenca.