Celta vhc flex turbo
-
bom pessoal, eu montei um celtinha vhc, aqui em santo andré, com a mesma turbina t2, kit turbo anhanguera e escap fenix…
tem hallmeter com sonda de 4 fios, anda com 1bar de pressão, sem problemas... a única coisa que fiz de diferente aí, foi que, mandei abrir os bicos originais 200% acertei a pressão inicial 1.2bar na linha e em alta manda gradativo conforme pisa até 5bar, sobe liso e tem marcha lenta redondinha
ah, o dono do carro faz uns 2 meses quis colocar um intercooler, feito na supercooler+ tubulações em aluminio
obs: quando foi montado no carro o km era alto, falei o risco que corria de quebra,pois tinha 92mil pra se andar com 1bar de pressão, até eu estou surpreso, hj o carro está com 143mil e nada quebrou só trocas de óleo velas e freios
abraços
-
acaba sendo questao de gosto mesmo, quem curte carro q pega la no corte vai gostar, pessoal igual eu q gosta mais civil, calmo e com o torque mais em baixa, espalhado na faixa de giro toda nao vai curtir mesmo….
mas a questao da turbina entrar ou nao vai do pé, fui pra campinas em comboio, e rodei a 120 sem vir qq pressao, é montado com hpi e o manometro do combustivel nao se abalou nada nada nesse ritmo, e ele é o primeiro sinal q a turbina ta soprando....na anchieta a 90 eu vejo vir com 0,3 de pressao, e se segura o pé no mesmo lugar a pressao vem crescendo e e a velocidade junto....mas como disse vai de dosar o pé, isso vai aprendendo com o tempo, se for muito minuscula, nao tem como andar a 100 sem pressao
-
gozado como as coisas vão mundando, qdo eu entrei aqui a anos atrás todo mundo queria turbinão e andar enrolado de pressão… diziam que k16 amarrava motor ap600 e coisa e tal...
ai começou a vir dados mais confiaveis com dinamometro e tudo mais provando que uma k16 vai até os 350cv com 1,5bar nos 1.8 20vt e nego passou a ver que ter torque em itnermediária era legal tbm, melhorava dirigibilidade e pra um carro de rua isso éra as vezes mais legal do que ter só potencia de pico (usando hx40 em motor ap600 pra exagerar heheheeh)...e agora é legal ver que justamente o pensamento que era o comum aqui (turbina que pegava só depois dos 4.000rpm) passou a ser criticada como não sendo a ideal...
em tempo, motor 1.0 é ainda hoje um problema, ou vc cai na t2 que só é legal até uns 130~140cv e uns 1,2bar ou tem que partir pra algo bem mais caro como uma k03 ou k04... o degrau mais perto e com pegada boa e custo baixo é a opção que ele teve, usar uma k14
-
o culto geral aos turbos gigantes tem uma explicação: patada
tem gente que gosta de pisar no fundo… esperar o giro subir lerdamente até 4krpm e daí curtir aquele coice que só turbina de eixo grande proporciona... sai lixando tudo, direto no corte.... o manometro está em 0 e rapidamente vira do avesso... tem gente que curte troca 5 câmbios por ano pq o carro é mto forte ... fazer o que...
pra 1.0 a master fumo tem a gt22, fica bem bacaninha... é uma t2 maiorzinha
-
meu uso é civil né, entao nao me resolve ter uma turbina monstro e nem q ela entre quase no corte, pq nunca vai ser usada, e dai nao precisaria nem ter montado o turbo….pro transito na cidade ou em estrada fica um pouco inviavel, imagina pegar uma subida e querer usar a forca da turbina, ter q pegar a subida toda controlando o pé e a pressao nao pra entrar no corte, manter o carro ali, 5k 7k, uma ultrapassagem, como fica?
meu uso é tipo akele, numa ultrapassagem, numa subida em estrada, como questionei o uso acima....pra quem é de sampa e conhece a anchieta, a subidinha antes da bombril, vindo de sp pra santos, é pequena, mas é um lugar q sempre faco uso qnd tem espaco e nao esta parada, mas mesmo sem o manometro pular em muita pressao eu sinto toda a diferenca....
esse fds ainda notei mais, andando de pé razoavelmente leve, o carro muda qnd o manometro do combustivel acorda, e ai logo da efeito no do turbo, até perto dos 0,5 fica mais fortinho, se manter o pé do mesmo jeito quase nos 0,5 da tipo uma segunda acordada, ai ja se sente um soco....mas sao coisas q so no uso civil mesmo pra sentir, nao tinha sentido até hj..., pq qnd uso como disse numa ultrapassagm, numa subida, da uma apertadinha previa no pé e ja vem subindo pressao rapido, nao tinha notado essa transicao, mesmo q qnd faca esse uso nao tenha q socar a bota pra vir os 0,9, essa passagem perto dos 0,5 ocorre rapido ou nao chega até essa pressao....
acho q meu uso do carro é tipo akele pai de 50 e tantos anos q compra um carro original t pq o filho de 18 ficou enchendo, ai compra sem nem saber o q é e como funciona...nao tem muita pressao e solicito em utilizacao realmente necessaria no dia a dia
over, vc quer judiar, pensar em mais de 1,2bar num 1.0 original, isso nos antigos q nao eram ultra mega super power taxados tmb, pq nesses de hj, nao conta por muita pressao (so pra dizer q tem pressao) e tirar tudo q pode de ponto tmb, tem um corsa q acho q com 1.5 de pressao rendeu 151cvs miolo original, e um pistao rachou, o bom q foi em cima do dino, o cara tava procurando uma desculpa pra montar um motor novo forjado
-
estou returbinando meu ap 1.6 com miolo de mi… nao penso em nada diferente no meu projeto do que uma kkk16
kkk16 + 027.7 + ap 1.6 = 1.2bar de turbo no pé... pra sinal a sinal nao vejo coisa melhor e sem ficar gastao pro dia a dia
-
vc precisa sermpre focar numa meta…por exemplo, minha marea turbo, usa upgrade 80222 da ta, até uns 2.700rpm tem bem menos torque que uma original (mesmo tendo 50mkgf a 3.800rpm)..num carro pesado (1.400kg) que leva carga (weekend) e tem cambio bem longo e taxa baixa (8,5:1) usando alcool... na cidade é um tanto deprazeirosa porque vc tem que esticar muito (acima dos 3.000) pra ter torque de sobra e aliviar o pedal... ou seja piorou o carro em relação ao original pro uso na cidade pra ganhar aonde vc só sente acima dos 120~130km/h (ouo seja ja no limite do que a estrada teoricamente permite)
num carro leve e de cambio curto (caso ai do vhc) pode usar turbina só melhora o que já tem... mesma coisa no seu caso, tem taxa mais alta, tem cambio curto (feito pra um 1,6 aspro de 100cv) e num pesa nem leva tanta carga... pode-se usar turbinas maiores... porque vc vai apenas melhorar o que já tem.
acaba sendo o caso, tenho muito cliente que fala que depois que fez upgrade em golf/a3/marea ou gol turbo num se setne muito certo de ter feito bom negócio exceto os que gostam mesmo de acelerar...os que usam mais civilmente as vezes ficam até em duvida se num deviam ter usado uma menor e ter privilegiado o torque
-
perfeito…
mais no caso do gol atlanta, fica no meio termo... pois tem cambio longo pra 1.6 (pg).... é uns nos melhores relacoes pra se turbinar a 7000rpm é 60, 100 e 150km/h respectivamente...
pra cidade é o bixo
-
e olha q ja pensei muito na troca da relacao da quinta marcha, pois cedo ou tarde terei de abrir o cambio pra trocar o sincronizador da primeira, qnd comprei o carro tava ruim, ai trocaram nakela garantia da revenda, pra nao ter preju o mais xingue lingue possivel….
qnd é pra andar é pra andar mesmo....hj usei o carro, o manometro do turbo parecia até desligado
me encaixo totalmente no uso civil, e uma quinta mais longa ja me ajudaria mais ainda na separacao......pra pegar uma estrada e rodar 100~120 civilmente sem vir qq pressao, ou qnd descabelar ter mais final.....