Instalação ar condicionado split em van
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seguinte, acho que é aqui mesmo o assunto…
bom, como muitos aqui sou gerreiro, além de manter um guloso e cachaceiro voyage turbo, ainda tenho o calvário de uma iveco daily tdi. bom, o carro é 2001 e pah e não tenho a intenção de trocar por enquanto (o sonho de uma sprinter 413 ainda está fora de alcance). ela não tem ar condicionado, coisa quase que indispensável nesse ramo atualmente. o kit de ar condicionado para um carro desses gira em torno de 6k, muita grana pra mim no momento, então agora a pouco veio um flash na minha cabeça... pq não um split??? sim, sei que ele é feito para uso residencial, mas nós já estamos acostumados a lidar com isso, eu mesmo uso uma tv lcd 19 ligada à um inversor de voltagem 12v/110v e funciona perfeito.
verifiquei a ficha técnica do split e de um inversor 12v/220v e são totalmente compatíveis:
split: 220v, 700w, 3,7a
inversor: 220v, 1000v, 4a
na teoria ainda sobra.
alguém arrisca? quais seriam os riscosó vibração? q mais?
agradeço quem puder colaborar.
edit:
abçs
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o problema gira basicamente no gás e (principalmente) nas pressões utilizadas. o sistema automotivo é mais caro por conta disso, existe menos espaço. um compressor automotivo dificilmente vai tocar uma unidade evaporadora de um split residencial sem dar pau.
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acho que o barulho do compressor funcionado dentro da van que seria o principal contra,
mas tem que ver qual o tipo de seus clientes pra ver se realmente é um contra ou não.
hun..
mas no caso o compressor seria isolado, talvez por baixo do carro ou no portamalas com um isolamento acústico.
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jonas, 2 problema
o split, é divido em unidade evaporadora e unidade condensadora. a evaporadora ficaria dentro da van. ela é fina e comprida, só tem o motor da ventilação e é bem silenciosa. até ai beleza.
o problema é a unidade condensadora, onde ela deve ficar de pé, não poderá trabalhar deitada sobre o teto da iveco… então vc adicionara uma caixa horrenda com 50cm de altura em cima da sua iveco.
outro problema é o seguinte, para uma iveco no minimo 12k btu, uma unidade de 9kbtu não daria conta por causa do contato com o sol, abertura de porta, etc... uma unidade de 12kbtu consome 3mil watts, sendo 1500 no evaporador e 1500 no condensador...
uma fonte pra fornecer 3mil watts de potência vai lhe custar uns mil reais....
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essas duas empresas trabalham com kits de instalação de a/c… na refrijet deve estar na casa de 3500 um kit pra iveco, e a mão de obra fica na casa dos 800 reais.
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jonas, na experiência que eu tenho em ar condicionado te digo para esquecer essa hipótese.
a vibração não faria o a/c durar muito tempo, e sem contar a alimentação seria problemática.
eu instalaria um a/c normal mesmo, sem muita dor de cabeça em adaptações.
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jonas, na experiência que eu tenho em ar condicionado te digo para esquecer essa hipótese.
a vibração não faria o a/c durar muito tempo, e sem contar a alimentação seria problemática.
eu instalaria um a/c normal mesmo, sem muita dor de cabeça em adaptações.
entendo @gracinha
mas adaptação terá q existir de qualquer maneira. vou tentar montar um kit com condesadora e compressor de sprinter evaporadora ml e mandar fazer o duto
abracetas