Taxa e pressão nos forjados de hoje
-
deixa eu corrigir:são dois blocos,um aberto para 1.9(83mm) e o outro está 050(filézinho pra montar 1.8 aspira).no caso se eu conseguir motar um turbo bacana e bem equilibrado,vou de 1.9.se caso não for possível montar um turbo racional ,montarei aspiradinho mesmo.algo do tipo:4x1,comandinho,2e álcool e uma taxa legal.só pra tirar uma onda mesmo
-
então voi lá: pensei em algo por volta de 10 de taxa(que caso resolva tirrar o turbo e rodar na gasolina,eu já tenha uma tax racional pra isto).como descolei meus iapel cavados,a coisa mudou de figúra(em relação ao antigo setup).com iapel cavado,a taxa desce,não é? e como meu cabeçote de todo jeito terei que dar uma plaina para montar,aproveito e já dou uma plaina para chegar nos 10 de taxa(usando iaple cavado e bielas 144mm).eu tinha buretado o cabeçote na época e deu 34cc de câmara(estando na altura de 32,7mm).e o camarada quarteto já tinha até calculado para mim,a taxa,para usar pistões de fusca 1500 e as bielas de kd(coisa que não vou fazer mais,por já ter descolado os iapel).e como vou ter que plainar o cabeçote,queria ter uma idéia agora,de quanto plainar,para usar os pistões iapel cavados e bielas de 144mm.quanto terei que baixar nele,para chegar nestes 10 de taxa? pior que eu não buretei os iapel,para saber quantos cc ele cabe.
-
e ah,como o uso do carro não será soviético,pensei em usar velas de um grau não tanto agressívo de fria.pensei em algo do tipo bp6es(inclusive já tenho até um jogo destes aqui).e neste caso de 10 de taxa,pressão entre 08 e 1 kilo,intercooler(que vou usar de todo jeito,me recuso a montar sem).pois acredito que soprar ar quente pra dentro do motor não rola.sendo assim,poderia ser este grau 6 mesmo?
-
então bora 12:1 de taxa e 1kg de turbo… caso queira rodar na gasolina essa taxa aceita legal, só trabalhar o ponto certinho
motor a ar c 12 de taxa vai de boa na gasola ?
tive 1 opala 4cil a álcool ano 87
troquei as peças internas do bura p gasolina e metí gasolina (ficou super econômico e gostoso de andar)
mas qdo tava bem quente (temperatura alta) ele não desligava p nada na chave
tinha q coocar 1ª e soltar a embreagem p ele morrer.
-
então bora 12:1 de taxa e 1kg de turbo… caso queira rodar na gasolina essa taxa aceita legal, só trabalhar o ponto certinho
troquei as peças internas do bura p gasolina e metí gasolina (ficou super econômico e gostoso de andar)
nussa, tava quase igual motor diesel .quando aquecido,nem precisava de faísca de vela pra dar ignição
-
gaucho, o motor dele é ap…
é uma fuca com ap
cara, da uma plaina de leve no cabeçote e bureta ele. bureta tb a cava do pistão. se tiver mto longe dos 10:1, monta com junta de aço sem a chapa espaçadora
pensei em mandar tirar uns 0,4 ou 0,5 na plainada(o cabeçote está com 32,7mm de altura).mas peraí,como assim,montar sem a chapa espaçadora? não saquei essa
-
se vc olhar uma junta de aço, verá que ela é composta de 3 chapas, 2 bem finas e uma grossa no meio para dar os 1,6mm de altura necessários… vc tira essa chapa do meio e fica com uma junta fina, de uns 0,6mm de espessura... seria como plainar 1mm no cabeçote, com a vantagem de no futuro se der problema, pode plainar o cabeçote e usar a junta original
-
se vc olhar uma junta de aço, verá que ela é composta de 3 chapas, 2 bem finas e uma grossa no meio para dar os 1,6mm de altura necessários… vc tira essa chapa do meio e fica com uma junta fina, de uns 0,6mm de espessura... seria como plainar 1mm no cabeçote, com a vantagem de no futuro se der problema, pode plainar o cabeçote e usar a junta original
rááá…..agora saquei bem bolado camarada menegotto,bem bolado mas como fazer este procedimento,sem danificar a parte da junta que será usada? e outra coisa,como montar esta junta esta junta mais fina,sem correr o risco de misturar água com óleo? olha,já tenho uma coisa bacana que garantirá um bom torque de aperto no cabeçote(prisioneiros que comprei da fôlego).só não sei quantos kilos de torque usar(digo dentro de um torque racional,sem exagerar)
-
e ah,desculpem aí invadir o tópico assim,meio de supetão.é que como rolou questões de forjados e taxa aqui,resolvi pegar o bonde .tipo pra não ficar abrindo tópico toda hora que surgir uma dúvida.desde já agradeço aí pela força que a rapaziada vem me dando por aqui.valeu mesmo.foda,fiquei afastado das mecânicas e das preparações por muito tempo.e nessa,acaba que a gente esquece do pouco que aprendeu.mas com a força da rapaziada aqui,a gente vai pegando as manhas das coisa outravez e aprendendo outras coisas bacanas,também.obrigadão pela força
-
cuidado com essa prática. a taxa aumenta muito. tentei fazer no meu carro e a taxa foi de 13.2 para 15,4:1. na prática esse 1mm da junta equivale a mais de 1,5 mm no cabeçote. a junta ficou com 0,4mm. sem contar que para usar com turbo ficou muito frágil.
uma taxa equilibrada para andar com 1 kg~1,2kg, sem maiores dores de cabeça é 10:1. te dará uma fase aspirada bem esperta e na fase turbo ainda deixará uma margem boa de segurança.
os pitões iapel num cabeçote standart, fornece uma taxa de 9:1. tirando 0.8mm do cabeçote e usando a junta da spa de 0.9mm (vou usar uma dessas no meu carro)já deve chegar nos 10:1
-
a junta tem dois rebites que prendem as chapas… só raspar eles no esmeril que a junta desmonta de boa.
bacana,meu camarada.bom saber dessa dica.e tipo,pode montar só com ela,não precisa passar nada na junta para auxiliar na vedação(para evitar problemas de misturar agua no óleo)?
-
cuidado com essa prática. a taxa aumenta muito. tentei fazer no meu carro e a taxa foi de 13.2 para 15,4:1. na prática esse 1mm da junta equivale a mais de 1,5 mm no cabeçote. a junta ficou com 0,4mm. sem contar que para usar com turbo ficou muito frágil.
uma taxa equilibrada para andar com 1 kg~1,2kg, sem maiores dores de cabeça é 10:1. te dará uma fase aspirada bem esperta e na fase turbo ainda deixará uma margem boa de segurança.
os pitões iapel num cabeçote standart, fornece uma taxa de 9:1. tirando 0.8mm do cabeçote e usando a junta da spa de 0.9mm (vou usar uma dessas no meu carro)já deve chegar nos 10:1
opa,galéra aqui sempre auxiliando.brigadão aí.mas olha só:foi como relatei ao demais camaradas,como menegotto e os demais.meu cabeçote atualmente mede 32,7mm.como ele está,eu buretei e deu 34cc de volume de câmara.e como eu adquirí os pistões cavados da iapel(e vou usar bielas 144mm desta vez)e ainda não buretei os iapel para saber como ficará(queria ter uma idéia de como chegar nestes 10 de taxa).mas a vibe é andar com 10 de taxa mesmo,esta era a taxa que eu pretendia usar mesmo.até comentei com o camarada menegotto sobre esta taxa pretendida.para se tipo amanhã ou depois(por motivo ou por outro) eu quiser tirar o turbo do carro,eu taco um bura de gasolina e rodo na gasolina(com uma taxa até mais espertinha para gasolina até então)e sem ter que abrir motor para trocar pistão esta é minha idéia.e claro,ter um carro turbo,mas com taxa equilibrada.sem que o carro seja frouxo de baixa (por conta de taxa muito baixa)e que seja gastão esta é a vibe
-
e ah,os pistões são 83mm.no caso ap 1.9
-
sem querer criar intrigas ( lembro das discussoes ferrenhas taxa x pressão, enchimento, etc etc etc ) mas hj to percebendo que toda hora ouço nego montando forjado taxado e enrolado pressão emcima.
ex. na full power desse mês saiu um golf gti, turbo forjado ( de pistão je parece ) ai vou ver as specs: 10:1 de taxa + 2.8kg de turbo ( e um sr. turbo ), além de cambio para dar mais final. isso é 38:1 de dinâmica, num cabecote que fluxa que é o demonio, como que aguenta isso? não por resistencia fisica do motor, mas pelo excesso de compressão no combustivel…
fabinho, esses motores com taxa alta + pressão alta, em sua maioria, trabalham à metanol. preferencialmente, metanol + nitrometano. taxa alta + pressão alta + mistura hiper rica, quase lavando mesmo.
-
sem querer criar intrigas ( lembro das discussoes ferrenhas taxa x pressão, enchimento, etc etc etc ) mas hj to percebendo que toda hora ouço nego montando forjado taxado e enrolado pressão emcima.
ex. na full power desse mês saiu um golf gti, turbo forjado ( de pistão je parece ) ai vou ver as specs: 10:1 de taxa + 2.8kg de turbo ( e um sr. turbo ), além de cambio para dar mais final. isso é 38:1 de dinâmica, num cabecote que fluxa que é o demonio, como que aguenta isso? não por resistencia fisica do motor, mas pelo excesso de compressão no combustivel…
fabinho, esses motores com taxa alta + pressão alta, em sua maioria, trabalham à metanol. preferencialmente, metanol + nitrometano. taxa alta + pressão alta + mistura hiper rica, quase lavando mesmo.
essa moça manja demais
-
olha… eu fiz isso 12,3:1 de taxa na gasolina comun e olha q o motor tem um comando grande ( alivia a compressão em baixa ).
resultado: o mesmo do gaucho, além do motor não desligar, batia pino na hora da partida quando quente. era só baixar de 1000 rpm ( no caso no momento da partida e do desligamento ) que a combustão saia de controle, fosse com o ponto que fosse. só na podium pura o problema desapareceu completamente.