Projeto: gol turbo-c com motor 1.675cc
-
saudações amigos.
agora definitivamente estou comprometido na reforma e montagem do gol do meu amigo fernando que faleceu 4 anos atrás em um acidente de carro. quem esteve no 13° festival força livre em curitiba no camarote pp conheceu ele…
quem quiser dar uma olhadinha no projeto e proposta de patrocinio pode clicar abaixo:
o motor ficou todo corroido devido aos anos parado e enxarcado de agua vazada do cabeçote, então vou ter que começar a montagem praticamente do zero. se fosse montar com o setup-que tá lá, seria um vira 2.0 retificado pra 0,25 com pistões powertech antigos de 83,50mm e pino deslocado (não gosto muito não) e bielas cuningham 144mm….essas sim são top
foi daí que surgiu a ideia de vender isso tudo e partir pra um setup mais leve, barato e girador, com pistões menores e bielas chinesinhas mesmo, já que turbo-c é fraquinho.....rs....
andei pensando sobre o gargalo da categoria, que é a turbina, onde a maior restrição ocorre por conta do minusculo eixo de 49,5mm (apl) e imaginei que quanto maior o motor em cilindrada, maios a necessidade de fluxo de cabeçote e consequentemente pior será a restrição causada por um eixo tão pequeno.
-a ideia então seria partir pra um setup 1.6/1.7 peças internas bel leves/aliviadas com um cabeçote e comando pra gerar potencia lá em cima, criando assim um fluxo menor de gases do que um motor grande mas com uma velocidade maior de escoamento pra passar bem rapido pelo coletor (muito bem dimensionado) e eixinho da turbina e gerando assim boa potencia em alta rpm que é também onde sem tem melhor tração depois de embalar .
queria saber a opinião de voces sobre essa teoria.
-quanto às peças internas, as duvidas são:
virabrequim 1.6 antigo de 8 contrapesos ou os novos flex de apenas 4 ?
a intensão é aliviar bem o vira e volante.
pistões o mais barato que achar de 83mm pra usar com junta de ferro original sem problemas. preferencialmente cabeça plana pra acelerar o fluxo do cabeçote e facilitar possiveis alterações de taxa de compressão.
bielas ching-ling com parafusos arp e é aqui o x da questão, pois considerando o bloco curto original e bielas de 144mm a r/l de já ótimos 0,268
agora matutando com meus botões, usando pistões de ap 2.0 nessas bielas eles ficariam 7,7mm mais baixos, o que proporcionaria usar bielas maiores.
andei pesquisando bielas de 152mm e ví que são usadas nos motores de opala 4 cilindros e nos atuais motores ea111 vht. as de opala não sei mas parece que as de ea111 ja existe forjadas, confere ?
isso deixaria o r/l com fodásticos 0,255 e junto com um cabeçote muito bem feito faria esse motorzinho espetar 10.000 rpm toda hora e provavelmente sem tantos estresses mecanicos.
quanto ao comando fico aberto a sugestões tambem, tanto em duração e levante como lobe center. estava pensando num desse tipo aqui: carlini w7.1 de 320°/13,5mm/114 lobe
http://www.carlinicompetizione.com.br/especificacoes.html
e então pessoal…...... mandem bala
abraços
massa pra caramba,meu camarada goiano.e vc com esta idéia destas bielas,me fez ficar curioso com isto.pois se vc achar bielas do nipe que vc disse por aí,que sirvam no ap,tentarei salvar um bloco que tenho aqui e que dá para fazer um 1.7 ou 1.9.que inclusive está até prontinho(usinado para 83mm,brunido e com buchas de comando loko zeradas).vou ficar de olho neste seu tópico por cá.pois este assunto destas bielas que sirvam no ap,muito me interessa abração
-
mas dai tem que fatiar o bloco…
com quais bielas tú diz,com as de 149mm e pistões do 2.0? pensei que ficaria dia face a face com topo do bloco eu estava de idéia aqui,de descolar um jeito de montar o 1.7 aspro,mas que os pistões ficassem faceados com o topo do bloco.tentei com os pistões do fusca 1500 e as bielas do ap 144mm.e nesta configuração,os pistões saem para fora do bloco 2,5mm.e daí,como fazer neste caso? conversei com um camarada da torneadora,para tentar fazer buchas de bielas deslocadas,nas bielas 144mm do ap,para poder usar os pistões do fusca.mas tememos enfraquecer as bielas.pensei em fatiar a cabeça dos pistões.mas daí,tirar 2,5mm na cabeça dos pistões,é foda né?
-
as bielas de citroen 2.0 xu10j4 (zx coupé, 306 s16 etc) antigos tem 152mm de comprimentoe são muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito grossas.o pino de pistão é 22mmacho q vc deveria dar uma olhada nelas.
mas voce ach que as originais aguentam o tranco ou tá mandando eu procurar as forjadas?
se achar deve ser europeia e caaaaaaraaaa…..... :medo:
se os passat aspiradinho da copa classic aqui do rs viram 9mil, não vai ser um turbo-c que vai se michar pra virar 9 ou 10… o problema é a lubrificação...e o negocio é procurar o eixo 49,5 com menor quantidade de pás possível...
pois é…....simbora
com quais bielas tú diz,com as de 149mm e pistões do 2.0? pensei que ficaria dia face a face com topo do bloco eu estava de idéia aqui,de descolar um jeito de montar o 1.7 aspro,mas que os pistões ficassem faceados com o topo do bloco.tentei com os pistões do fusca 1500 e as bielas do ap 144mm.e nesta configuração,os pistões saem para fora do bloco 2,5mm.e daí,como fazer neste caso? conversei com um camarada da torneadora,para tentar fazer buchas de bielas deslocadas,nas bielas 144mm do ap,para poder usar os pistões do fusca.mas tememos enfraquecer as bielas.pensei em fatiar a cabeça dos pistões.mas daí,tirar 2,5mm na cabeça dos pistões,é foda né?
montei um motor com vira 1.8 + bielas kombi diesel + pistao fusca 1500 de 83mm.
cara…...ficou um tank de guerro o bagulho......as bielas/pistoes/aneis são parrudos que dá medo.....pode enfiar pressao de turbo.
leve nao fica nao, mas é uma ignorancia de forte
ps: dêem uma olhada nesse meu topico no hot campinas pra gente ir trocando ideia e respondendo por aqui....só pra cruzar informação e aumentar a base de dados....hehehe....
abraço
-
as bielas de citroen 2.0 xu10j4 (zx coupé, 306 s16 etc) antigos tem 152mm de comprimentoe são muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito grossas.o pino de pistão é 22mmacho q vc deveria dar uma olhada nelas.
mas voce ach que as originais aguentam o tranco ou tá mandando eu procurar as forjadas?
se achar deve ser europeia e caaaaaaraaaa…..... :medo:
se os passat aspiradinho da copa classic aqui do rs viram 9mil, não vai ser um turbo-c que vai se michar pra virar 9 ou 10… o problema é a lubrificação...e o negocio é procurar o eixo 49,5 com menor quantidade de pás possível...
pois é…....simbora
montei um motor com vira 1.8 + bielas kombi diesel + pistao fusca 1500 de 83mm.
cara…...ficou um tank de guerro o bagulho......as bielas/pistoes/aneis são parrudos que dá medo.....pode enfiar pressao de turbo.
leve nao fica nao, mas é uma ignorancia de forte
ps: dêem uma olhada nesse meu topico no hot campinas pra gente ir trocando ideia e respondendo por aqui....só pra cruzar informação e aumentar a base de dados....hehehe....
abraço
massa mas quantos milímetros os pistões ficam abaixo do topo do deck? com que taxa ficou?precisou plainar o bloco? será que daria para montar esta configuração com bielas mais leves do md,para rodar aspirado? como fica o r/l com este esquema?
-
massa mas quantos milímetros os pistões ficam abaixo do topo do deck? com que taxa ficou?precisou plainar o bloco? será que daria para montar esta configuração com bielas mais leves do md,para rodar aspirado? como fica o r/l com este esquema?
ficaram rentes.
taxa fica entre 8 e 9 dependendo do cabeçote.
pra aspirado acho que nao compense não…
aspirado eu faria vira 1.8 + biela 144 original + pistao monza 1.8 (84,8mm) e pronto...
r/l de combi diesel (136mm) com vira 1.8 fica de 0,317
-
ficaram rentes.
taxa fica entre 8 e 9 dependendo do cabeçote.
pra aspirado acho que nao compense não…
aspirado eu faria vira 1.8 + biela 144 original + pistao monza 1.8 (84,8mm) e pronto...
r/l de combi diesel (136mm) com vira 1.8 fica de 0,317
poxa,ficou bacana então.se fica rente e não precisa mexer no bloco,seria uma saida interessante.bom saber do esquema
-
cara, vm não tem a ver com uso do carro, mas sim material do pistão…
pistão original vai até 20m/s, e forjados vão até 24m/s de velocidade média
goiano, milinove tem mais torque na baixa = mais problemas de tração
me diz o que ganha na turbo-c, torque ou tração?????
-
cara, vm não tem a ver com uso do carro, mas sim material do pistão…
pistão original vai até 20m/s, e forjados vão até 24m/s de velocidade média
goiano, milinove tem mais torque na baixa = mais problemas de tração
me diz o que ganha na turbo-c, torque ou tração?????
depende
em pista boa de grip a potencia/torque manda.
em pista ruim a história é outra…..daí o pessoal mete chumbo e pneuzão nos carros pra tracionar......daí precisa de torque de novo pra sair forte... é foda.
acaba que tudo se une e sempre é preciso ter os 2.
e com o uso de controles de ponto, tração e de pressão, mesmo os motores grandes tão conseguindo sair na manha .....tracionando...
olha o video do cazzado recordista atual turbo-b.....coisa linda saindo (no freio de mão ) tracionando mais de 700cv de radial
http://www.youtube.com/watch?v=pef8j1rk3tw
acho que por enquanto não vou ter tantos controles eletronicos e tal......mas os turbo-c aqui da oficina já tão dando mais de 400cv na roda sem nada de cabeçote argentino milionário, nem 3e-tech nem nada.....tudo 2.0 a alcool....
continuo achando que a progressividade e giro alto dos motores menores como o 1.7 seriam interessantes.....mas tá me dando medo o custo de um cabecote pra segurar 9.000rpm e tambem a possivel falta de força pra sair no pé .........
-
cara, veja bem…
vc pode montar o feijão com arroz que todo mundo monta, ap 2zero e acerto de suspensão que todo mundo conhece... vai ser só mais um, se conseguir resultado vai ser mérito do piloto e não do carro, pois o carro é igual aos outros...
se montar algo novo como um milisete virando do avesso, pode dar errado, é claro... mas pode tb dar muito certo e ser o diferencial
e seguinte goiano, milisete vai fazer com pistão 2.0... logo, se se arrepender, só trocar o vira/biela
-
acho que a conversa tá rendendo mais pro milinove…......vamos ver.........
to vendo com o cara que ta anunciando umas mega iskirti aqui barata....... e pensei em colocar elas pra controlar corte de giro, controle de largada, mapa de ignição, 2 step e o escambau..........o que acham ?
pandoo tá 1200,00 e 3e tech 1.400,00 ..........
sobre cabeçote, indicam alguem bbb ?
abraço...
-
vai na fé com a mega iskirti que fica massa…
cabeçote, é um problema... tem muito nego que promete e cobra por 100cfm, e entrega 80... mas no papel diz que tem 100...
sugiro fazer no local mais próximo possível, onde inclusive possa acompanhar as medições na bancada de fluxo...