Projeto: gol turbo-c com motor 1.675cc
-
massa mas quantos milímetros os pistões ficam abaixo do topo do deck? com que taxa ficou?precisou plainar o bloco? será que daria para montar esta configuração com bielas mais leves do md,para rodar aspirado? como fica o r/l com este esquema?
ficaram rentes.
taxa fica entre 8 e 9 dependendo do cabeçote.
pra aspirado acho que nao compense não…
aspirado eu faria vira 1.8 + biela 144 original + pistao monza 1.8 (84,8mm) e pronto...
r/l de combi diesel (136mm) com vira 1.8 fica de 0,317
poxa,ficou bacana então.se fica rente e não precisa mexer no bloco,seria uma saida interessante.bom saber do esquema
-
cara, vm não tem a ver com uso do carro, mas sim material do pistão…
pistão original vai até 20m/s, e forjados vão até 24m/s de velocidade média
goiano, milinove tem mais torque na baixa = mais problemas de tração
me diz o que ganha na turbo-c, torque ou tração?????
-
cara, vm não tem a ver com uso do carro, mas sim material do pistão…
pistão original vai até 20m/s, e forjados vão até 24m/s de velocidade média
goiano, milinove tem mais torque na baixa = mais problemas de tração
me diz o que ganha na turbo-c, torque ou tração?????
depende
em pista boa de grip a potencia/torque manda.
em pista ruim a história é outra…..daí o pessoal mete chumbo e pneuzão nos carros pra tracionar......daí precisa de torque de novo pra sair forte... é foda.
acaba que tudo se une e sempre é preciso ter os 2.
e com o uso de controles de ponto, tração e de pressão, mesmo os motores grandes tão conseguindo sair na manha .....tracionando...
olha o video do cazzado recordista atual turbo-b.....coisa linda saindo (no freio de mão ) tracionando mais de 700cv de radial
http://www.youtube.com/watch?v=pef8j1rk3tw
acho que por enquanto não vou ter tantos controles eletronicos e tal......mas os turbo-c aqui da oficina já tão dando mais de 400cv na roda sem nada de cabeçote argentino milionário, nem 3e-tech nem nada.....tudo 2.0 a alcool....
continuo achando que a progressividade e giro alto dos motores menores como o 1.7 seriam interessantes.....mas tá me dando medo o custo de um cabecote pra segurar 9.000rpm e tambem a possivel falta de força pra sair no pé .........
-
cara, veja bem…
vc pode montar o feijão com arroz que todo mundo monta, ap 2zero e acerto de suspensão que todo mundo conhece... vai ser só mais um, se conseguir resultado vai ser mérito do piloto e não do carro, pois o carro é igual aos outros...
se montar algo novo como um milisete virando do avesso, pode dar errado, é claro... mas pode tb dar muito certo e ser o diferencial
e seguinte goiano, milisete vai fazer com pistão 2.0... logo, se se arrepender, só trocar o vira/biela
-
acho que a conversa tá rendendo mais pro milinove…......vamos ver.........
to vendo com o cara que ta anunciando umas mega iskirti aqui barata....... e pensei em colocar elas pra controlar corte de giro, controle de largada, mapa de ignição, 2 step e o escambau..........o que acham ?
pandoo tá 1200,00 e 3e tech 1.400,00 ..........
sobre cabeçote, indicam alguem bbb ?
abraço...
-
vai na fé com a mega iskirti que fica massa…
cabeçote, é um problema... tem muito nego que promete e cobra por 100cfm, e entrega 80... mas no papel diz que tem 100...
sugiro fazer no local mais próximo possível, onde inclusive possa acompanhar as medições na bancada de fluxo...
-
dae goiano só uns comentários pra acrescentar..
vira se puder, vai de 8 contrapesos, menos vibração, muito importante para os giros pretendidos..
esse teu finado amigo é um gordinho meio baixo que tava contigo naquela vez? :|
[]s
isso mesmo…......aquela draga de aisenbáki que não deixava chope nem no copo de aparar os respingos...... saudoso gordinho...........faz falta por aqui.........
mas a dica dos contrapesos foi valiosa, vést.......valeu....
alguma dica sobre cabeçote girador?
numero de mancais, tuchos retos, berílio, titâneo....enfim.....o que voce acha válido (como engenheiro conhecedor de materiais e tal) e o que é mi-mi-mi pra arrancar o couro de nós pobres preparadores mexanicos futricadores de motor velho ?
abraço...
-
isso mesmo…......aquela draga de aisenbáki que não deixava chope nem no copo de aparar os respingos...... saudoso gordinho...........faz falta por aqui.........
numero de mancais, tuchos retos, berílio, titâneo....enfim.....o que voce acha válido (como engenheiro conhecedor de materiais e tal) e o que é mi-mi-mi pra arrancar o couro de nós pobres preparadores mexanicos futricadores de motor velho ?
abraço...
eisenbahn não pode desperdiçar nem os respingos ehehe
o problema é que eu não tenho muita experiência prática…
-mancais, já ouvi falar que 3 seria melhor por dar menos arrasto (o que é correto), mas e se flexionar o comando e alterar a abertura-fechamento-lift??
-sedes de berílio, o panzza usava num gol turbo b de 500cv na roda que andava na frente em 2006, que é bom é, mas deve ser $$$caro.
-titânio, meu sonho de consumo, esse turbo b que citei tinha inclusive bielas do referido material, cheguei a pegá-las na mão até... muito leves, mas o preço.. as pecinhas de cabeçote já mais acessíveis, mas não farão tanta diferença quanto as bielas. claro que pra giros motociclísticos quase, tudo ajuda, ma$$ novamente depende do $ que a pessoa está disposta a investir ..
a propósito, para esses giros astronômicos, o que mais força as bielas é acelerar e desacelerar o pistão.
-tuchos retos, que porra é essa?
[]s
-
abraço...
-mancais, já ouvi falar que 3 seria melhor por dar menos arrasto (o que é correto), mas e se flexionar o comando e alterar a abertura-fechamento-lift??
-sedes de berílio, o panzza usava num gol turbo b de 500cv na roda que andava na frente em 2006, que é bom é, mas deve ser $$$caro.
-titânio, meu sonho de consumo, esse turbo b que citei tinha inclusive bielas do referido material, cheguei a pegá-las na mão até... muito leves, mas o preço.. as pecinhas de cabeçote já mais acessíveis, mas não farão tanta diferença quanto as bielas. claro que pra giros motociclísticos quase, tudo ajuda, ma$$ novamente depende do $ que a pessoa está disposta a investir ..
a propósito, para esses giros astronômicos, o que mais força as bielas é acelerar e desacelerar o pistão.
[]s
-
[]s
voce quer dizer no pms e pmi ??? nesse caso então curso pequeno e bielas longas seriam a diferença ???
ps: tucho reto são os hidraulicos adaptados, calçando partilhas por baixo pra regular as folgas de valvulas…..
-
negativo… desde que a roda é redonda o maior esforço da biela está na explosão...
o que quebra biela é engripamento do pistão, detonação ou superar o limite de resistência da mesma... como o esforço que a biela se submete basicamente é flambagem , o comprimento influi diretamente na resistência, ou seja quanto mais comprida mais fraca...
-
alguns podem achar loucura, mas detonação quebra e muito biela… mas é uma quebra indireta, o que acontece é que uma detonação por ponto quente, causada no inicio da subida do pistão pode entortar a biela... e essa torcida termina de fazer o serviço...
outro fator que ninguém nunca estudou é a fadiga na biela... uma forjada, após milhares de puchadas no limite de potência, vai chegar num ponto que vai fadigar o material... e daí é quebra, e sem motivo aparente...
-
alguns podem achar loucura, mas detonação quebra e muito biela… mas é uma quebra indireta, o que acontece é que uma detonação por ponto quente, causada no inicio da subida do pistão pode entortar a biela... e essa torcida termina de fazer o serviço...
outro fator que ninguém nunca estudou é a fadiga na biela... uma forjada, após milhares de puchadas no limite de potência, vai chegar num ponto que vai fadigar o material... e daí é quebra, e sem motivo aparente...
cara, veja o gráfico da página 6 desse pdf…
-
muito bom o estudo… porém não é direcionado a bielas, mas sim a um corpo de prova padrão... daqui a 3 anos pode ser um bom tcc para minha graduação...
sem calcular o esforço na biela, não podemos definir a quantidade de ciclos para fadiga... de repente o esforço nem alcança o limite de fadiga, porém acho bem dificil pois num motor turbo de alta potência o esforço é enorme... isso considerando uma curva de avanço ideal, onde tiver um tiquinho de detonação, a pressão dispara e o esforço na biela idem...
-
muito bom o estudo… porém não é direcionado a bielas, mas sim a um corpo de prova padrão... daqui a 3 anos pode ser um bom tcc para minha graduação...
sem calcular o esforço na biela, não podemos definir a quantidade de ciclos para fadiga... de repente o esforço nem alcança o limite de fadiga, porém acho bem dificil pois num motor turbo de alta potência o esforço é enorme... isso considerando uma curva de avanço ideal, onde tiver um tiquinho de detonação, a pressão dispara e o esforço na biela idem...
mas brother, esse gráfico trata de quantos ciclos um material aguenta de acordo com a força aplicada. partindo daí, pode-se dimensionar uma biela de forma à trabalhar praticamente com vida infinita para até uma certa faixa de potência. esse gráfico, existe pra vários materiais e obtê-lo com o uso de um corpo de prova padrão é para diminuir o número de variáveis, certo?