Ajuda, motor ap
-
pessoal, já me decidi sobre os bicos, farei o investimento mais pesado memso, os 4 de 60 e mais 4 de 80, agora me surgiu outra dúvida, hoje como ele ainda é carburado, eu ando sem valvula termostática, o ponteiro da temperatura nunca chega no meio quando ando com pé em cima, e quando participo dos track day s, sempre sou o ultimo dos carros turbos a tirar o pé já que ele sempre está frio, agora me veiu uma dúvida, andan com a ft 400, e com essa preparação que lhes falei, será possivel continuar andando sem valvula termostática?
-
eu acho que pode continuar andando sem, basta usar uma válvula padrão fiat pra te informar a temperatura na fueltech.
-
gostaria de saber, quais os sensores devo comprar, não preciso de todas as funcionalidades da ft400 funcionando, quero pelo menos a correção de mapa automático, e pra isso eu sei que preciso da sonda wideband, mas e o resto, pressupondo que estou partindo do zero, não tenho nada de sensores, só tenho coletor a prórpia ft 400 e estou correndo atrás dos bicos, iai ? sensores, o que preciso ??
-
mte 4053 (agua) mte 5053 (ar) sonda wideband com controlador ft, tps marelli vw monoponto (cuidado com os mi são invertidos) e se sobrar uma graninha um termopar.
pra parte de perfumaria, um atuador de marcha lenta de kombi e uma válvula n75 pro controle de boost
-
menegotto,
alguma razao em especial pelo atuador da kombi ?
quais as vantagens ?
durabilidade.
motor de passo troco milhares… todo mundo aqui jah deve alguma vez ter tido problema com motor de passo... agora atuador pwm de kombi/tempra/tipo/uno/vectra é raro de dar problema, a não ser limpeza.
inclusive no motor de passo, com pressão de turbo alta o eixo volta e dae a injeção perde o sincronismo dos passos...
-
mte 4053: sensor de temperatura d agua. informa pra injeção a temperatura da agua do motor para poder fazer as correções no combustível (motor frio precisa de mais combustível) e acionar a ventoinha caso utilize este recurso da ft
mte 5053: sensor de temperatura do ar. informa a temperatura do ar da admissão, para poder aplicar as correções de combustível e ponto.
sensor tps marelli pf2c ou pf5c: informa pra ft qual a posição da borboleta de aceleração. com isso consegue fazer os cálculos de combustivel, ponto, cut-off (desligar os bicos em desaceleração)e correção da lenta. a diferença entre o pf2c e o pf5c é o sentido de rotação, que depende de qual lado do corpo vai ser instalado o sensor.
sonda wideband: medir a quantidade de oxigênio livre no escape e através disso o controlador calcular a razão estequiométrica da mistura. resumo: diz se tem muito ou pouco combustível. ps: precisa do controlador de sonda wideband a parte da injeção.
termopar: tb precisa de controlador assim como a sonda wide. serve para medir a temperatura do escape para auxiliar no acerto.
atuador de marcha lenta: serve para corrigir a rotação de marcha lenta. se for um carro completo com ar condicionado e dh, pode acontecer dele ficar apagando quando utilizar todos os acessórios. tb, enquanto o motor esta frio sem o atuador o motor fica com rotação muito baixa ou apagando.
válvula n75: vai ligada na tomada da wastegate (válvula de alivio). serve para regular a pressão do turbo eletronicamente, pela ft. ou seja, pode andar com 1 bar até 5mil rpm e 0,8 após disso, assim como os audi original de fábrica. ou ao contrário, ir aumentando a pressão conforme sobe a rotação para ter uma tração melhor
-
menegotto dando aula.
kiko, a correção por sonda a fueltech ainda não habilitou.
-
jakka, onde você viu isso? ela não tem auto-correção? pô, fiquei triste agora
menegotto, tenho váááááários videos meus no youtube, digita lá glsousa que terá videos de arrancada, track day, kart e dando instruções de pilotagem no circuito de brasília.
-
jakka, onde você viu isso? ela não tem auto-correção? pô, fiquei triste agora
tá em testes tanto a correção como o auto-maping, esqueceu que tb tenho a ft400? kkkkkkkkkkkkk falei com o anderson inclusive.