787b … mito volta ao lar...
-
nossa,
como sempre inesquecivel esse carro….
o som dos 4 rotores é inigualável...
e a subida de giro entao... nem se fala...
e sobre o regulamento, esse carro foi banido pois eles falavam que o peso do conjunto motriz tb era mto baixo e deixava os concorrentes em mta desvantagem...
-
nossa,
como sempre inesquecivel esse carro….
o som dos 4 rotores é inigualável...
e a subida de giro entao... nem se fala...
e sobre o regulamento, esse carro foi banido pois eles falavam que o peso do conjunto motriz tb era mto baixo e deixava os concorrentes em mta desvantagem...
na verdade a alegação da fia foi que não tinha como fazer uma equivalência desse motor com os a pistão, daí ficaria injusto e resolveram banir o carro
-
vale o comentário: aspro
todos os outros rivais (exceto os jaguar preparados pelo tom walkinshaw) eram turbo…
cadê a turma dos q respiram por aparelhos, pra falar se aspro fosse bom, avião usava weber ?
pois é…...........por isso que os rivais continuam todos aí com seu motores turbo e os aspirados viraram peça de museu, colecionador, saudosistas, viuvas e etc.....heheheee.....
nunca acelerei devidamente um aspro fodástico e posso até me apaixonar um dia..........mas por enquanto, turbo é vida.............
hj o q manda é diesel, e diesel pra funcionar a contento precisa ser turbo
os não-diesel são todos aspro…nada de saudosismo aqui
e na época esse mazda aí com motor 2.6 despachou os turbo, mesmo os turbo tendo cilindrada maior...daí q nego fica de chororô
aliás, esse ano os turbo tomaram tb dos jaguar twr aspro tb
nossa,
como sempre inesquecivel esse carro….
o som dos 4 rotores é inigualável...
e a subida de giro entao... nem se fala...
e sobre o regulamento, esse carro foi banido pois eles falavam que o peso do conjunto motriz tb era mto baixo e deixava os concorrentes em mta desvantagem…
na verdade a alegação da fia foi que não tinha como fazer uma equivalência desse motor com os a pistão, daí ficaria injusto e resolveram banir o carro
exatamente….........essa é a questão.
os fãs de wankel ou os mais desinformados (maioria) se vangloriam da baixa cilindrada dos mazda e dizem que são muio eficientes.
eu ja expliquei aqui no pp mesmo (debati com o fiasa power na verdade...rs...) que os wankel na verdade são motores que fazem 2 ciclos de combustão no mesmo tempo em que o otto faz apenas um, então os 2.6l declarados (em cada rotor) funcionam como se fossem o dobro da cilindrada, então os 3 ou 4 rotores do 787b seriam equivalenes a uma cilindrada pra scania nenhum botar defeito...........
eficiencia é o caraio..........
-
http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2011/01/09/teste-mazda-rx-8-com-motor-wankel-
trata-se de um pequeno bloco de litragem 1.3 equivalente a 3.9 litros que rende 231 cv e 21,5 kgfm de torque
os pontos negativos são sua baixa durabilidade e alto consumo de combustível.
tirando o peso muito inferior a um ciclo otto, não há nada de milagroso no motor wankel não… tem muito motor otto aí que com 4litros rende bem mais que 230cv... a 787 foi banida por um unico fator: peso
todo mundo que vive fora do mundo fast and furious sabe, que num carro de pista o fator peso vale tanto quanto potência.
-
falando em adicionar leveza, que tal juntar um wankel com um super 7?
[media]http://www.youtube.com/watch?v=admfsw7xuu4&feature=related[/media]
-
goiano, como o rotor do wankel tem 3 camaras, a cada volta é o triplo da cilindrada…
esse 787b na verdade é um 7.8litros... realmente nenhum scania coloca defeito
isso mesmo…....escrevi errado.........como o rotor é triangular, ele faz praticamente 3 etapas da combustão ao mesmo tempo, uma em cada face do rotor.
e esses 7.8l seriam em cada rotor, não ?
-
esse ronco é bestial…
-
3 combustões ao mesmo tempo por rotor, 7,8l de deslocamento por rotor?
como disseram…muito mimimi pra tomar pau na pista, daí inventaram uma desculpinha pra acabar com o chororô do resto da turma
essa questão do motor wankel é polêmica. o deslocamento do motor é 2.6 litros (0,65l por rotor) e cada lóbulo executa uma combustão por rotação. um motor a pistão pra executar 1 combustão precisa de 2 rotações, fora as perdas por bombeamento, atrito, vibrações e stress que um motor a pistão (movimento reciprocante) possui.
portanto, considerando um motor com 2 rotores, a cada 2 rotações são executadas 12 combustões. um motor a pistão com cilindrada igual, pra igualar essa marca precisa de ter 12 cilindros, um trem de válvulas muito mais complexo, um número exponencial de peças móveis, etc.. o wankel só precisa de 3 peças móveis.
daí que um motor wankel com 2 rotores é menor que o câmbio que vai acoplado a ele...um motor a pistão pra ter o mesmo número de combustões por rotação tem q ser um elefante.
a palavra chave aqui é eficiência e não vamos multiplicar por 3 pra ficar menos feio
vamos fazer algumas comparações:
-- mazda 787b:
-
2.6l 4-rotores wankel aspro
-
700 hp
-
830 kg
-
razão peso/potencia: 1,186 kg/cv
-- jaguar xjr-12 twr:
-
7.4 v12 a pistão
-
730 hp
-
900 kg
-
razão peso/potência: 1,233 kg/cv
-- sauber mercedes c11
-
5.0 v8 a pistão, turbocomprimido
-
950 hp
-
905 kg
-
razão peso/potência: 0,952 hp/cm
pelo peso dos carros e relação peso/potência já mata a desculpinha do baixo peso dos mazda...
pelo mimimi da equivalência de cilindrada tb, basta ver a potência...
o 787b foi banido por causa do chororô do resto da turma....
-
-
-
a mazda foi é muito malandra e deu uma de joão-sem-braço, se fizeram de coittadinhos pra correr sem restrição de peso ninguém levou fé nos japas na época…é essa a realidade... quando viram a cagada que fizeram, baniram o carro.
-
a mazda foi é muito malandra e deu uma de joão-sem-braço, se fizeram de coittadinhos pra correr sem restrição de peso ninguém levou fé nos japas na época…é essa a realidade... quando viram a cagada que fizeram, baniram o carro.
então pq os ponteiros daquela corrida têm pesos próximos entre si?
não existe essa de coitadinho pra cima de ninguém….fora q o regulamento desse ano tava uma putaria....a única empresa que tinha um carro que atendia às especificações era a peugeot (905)....de resto, o chororô foi geral, pq ninguém tinha motor 3.5 aspro pronto, custos, minha mãe tá com câncer, etc.
liberaram pra jaguar correr com um monstro 7.4 e a mercedes com um 5.0 turbo enrolado na pressão (400 km/h na reta com chicanes não é pra qualquer um) e mesmo assim tomaram...
não tem desculpas
-
uai….......eu nao to dando desculpas..........acho o mazda um carro fantastico, mas nao concordo com as vangloriações dos seus fãs mal informados, que vivem batendo no peito que o motor é muito eficiente e bla bla bla...
o wankel é uma bosta em eficiencia, um lixo em durabilidade e tem uma cilindrada prática enorme.................... que os mané gosta de falar: anda isso tudo e é só um 1.3 zinho ........mi mi mi........... ahhh............. vsf........
a proposito: qual os melhores tempos desse carro comparado com os prototipos lm atuais ?
-
sério mesmo q vc quer comparar tempos com carros 20 anos mais novos?
mesmo a comparação não tendo absolutamente o menor sentido, vai lá:
-
pole em 1991: sauber mercedes c11 - 3:31.270 (o mazda, com seu motor de eficiência 0, quebrador e com cilindrada prática de gerador de cargueiro de 1500 pés não era o mais rápido nem com melhor relação peso/potência, e mesmo assim ganhou dos super eficientes jaguar com motor de r/c e mercedes tresquilimei de turbo)
-
pole em 2011: audi r18 tdi - 3:25.738
a propósito, o que é cinindrada prática ? agora tem isso, cilindrada teórica e cilindrada prática ? (sem sarcasmo aqui, quero só entender o que você disse)
-
-
mazda was not the favorite to win, but the three mazdas started on 19th (#55), 23rd (#18) and 30th (#56), despite being the 12th, 17th and 24th fastest qualifiers respectively. the new 3.5 litre cars were given the first grid positions, moving everyone else back by seven places. on the day before the race, team manager ohashi decided to drop his usual conservative strategy and instructed the drivers of the #55 car to drive as if it were a short sprint race.
the decision was made based on the reliability of the cars demonstrated in the paul ricard tests, as well as the car s exceptional fuel economy, which meant that the carefully learned driving techniques intended to preserve the fuel allowance were no longer a critical part of the team s strategy.
in the early stages of the race, the #55 car made its way to third place with the #18 car behind it 2 laps down. the #18 had a lower gear ratio setup meaning the car used less fuel but was 20 km/h (12 mph) slower. the #55 would by night, move into second place when the [mercedes-benz c11](mercedes-benz c11) of [michael schumacher](michael schumacher), [fritz kreutzpointner](fritz kreutzpointner) and [karl wendlinger](karl wendlinger) spun off and later pitted with a gearbox problem. it soon became obvious that the leading car had slowed down to preserve its fuel allowance and an air of disbelief spread around the mazda pit as it became obvious with six hours to run that there was a chance of victory.
at the 22nd hour, fate took a hand and the #55 car finally took the lead after the c11 of [alain ferte](alain ferte) was forced to pit with mechanical problems. at the last pit-stop, herbert asked to stay in the car, and went on to take the 787b across the finish line first, completing 362 laps and covering 4932.2 km ( both new records for the recently modified circuit ). the two other cars finished sixth (#18) and eighth (#56). three [jaguar xjr-12s](jaguar xjr-12s) and a sole mercedes filled out positions two through five.
putaquelospario confiabilidade, baixo consumo de combustível e motor wankel no mesmo texto 2012 tá chegando mesmo
os mercedes a pistão, que eram os maiores monstros dessa edição, quebraram…..
-
o conceito wankel …continua a evoluir no mazda s hiroshima hq..
2013 ele voltara radicalmente melhorado…. dizem que tera turbo eletrico..sendo também um carro hibrido...
segundo alguem que trabalha no novo rotativo.... smaller, lighter, cleaner, more fuel-efficient, and more fun to drive. that s where we want to take the next rotary car.
-
eu não tava comparando nada….......era só curiosidade mesmo....
sobre o wankel ser isso tudo então, como tem engenheiro burro no mundo........... 99,99% dos motores automotivos são a pistão.... idiotas esses caras
e sobre o novo mazda.........se nao virarmos pó em 2012 a gente vê o que será dele.......
abraços.