Pop off
-
faz trabalhar com rotação mais alta sim…quer dizer que se esta regulado pra abrir com 1.5 de pressao, ao atingir essa pressao ela nao vai girar mais q o necessario quando o giro do motor subir tb, o q nao acontece com wg...
mesmo com 0.9, se a rotação do motor subir, a rotação da turbina tb vai...
[snapback]318087[/snapback]
acredito que houve um equivoco, com a pop-off é que a rotação da turbina sobe mesmo depois de atingido a pressão maxima regulada, ou seja, se sua turbina em wot consegue empurrar 4 bar, ela vai empurrar, mesmo que só 1 bar esteja sendo utilizado., não que ela vê sempre estar carga total. se for um cara que pisa só de vez em quando blz, não vai prejudicar tanto a vida util, agora se é daqueles que curte umas aceleradas e espirradas sempre que anda, já sabe que a turbina vai sofrer bem mais.
já com a waste gate, ao se atingir a pressão maxima regulada, esta faz um desvio dos gases no coletor, fazendo com que estes não passem pela turbina e assim não aumentem a rotação e consequentemente a pressão que o compressor fornece ao sistema.
com isso ganha-se eficiencia pois não se tem energia sendo desperdi?ada para gerar pressão que não vai ser utilizada.
o que percebo, porém, nos equipamentos nacionais é que as waste gates tem dificuldade em dar pegada em turbinas acima das .50
-
faz trabalhar com rotação mais alta sim…quer dizer que se esta regulado pra abrir com 1.5 de pressao, ao atingir essa pressao ela nao vai girar mais q o necessario quando o giro do motor subir tb, o q nao acontece com wg...
mesmo com 0.9, se a rotação do motor subir, a rotação da turbina tb vai...
[snapback]318087[/snapback]
cara.. presta aten?ao.. eu falei uma vez, falei duas vezes.. e vou falar a terceira
o funcionamento da popoff em simples
ela soh faz a turbina trabalhar em rota?ao mais alta em situa?oes aonde ela esta aberta (aonde se ela nao existisse a pressao de turbina seria maior do que a regulada)
vou dar um exemplo:
em uma turbina x num motor x existe (em uma condi?ao x de carga de acelerador + rpm) um fluxo de x litros de ar por segundo, o que faz a turbina girar x rpm/s e manda 1 bar de pressao (sem popoff instalada, sem wastegate, sem nada..)
ai voce acha que eh mta pressao.. que soh quer rodar com 0.8 bar
voce instala uma wastegate pra jogar fora parte dos x litros de ar por segundo do escape pra fazer a turbina girar menos e mandar menos bar de pressao.. ai voce consegue 0.8bar
ok
agora tente responder a minha pergunta:
a wastegate trabalha quando? apartir de que momento?
a wastegate soh abre quando chega um momento aonde existe um fluxo maior de gas de escape (o que giraria mais a turbina gerando mais pressao) do que o desejado. ai ela abre e joga esse excesso embora antes de passar pela turbina.
isso soh acontece apartir de uma rota?ao x e uma carga de acelerador x
antes disso, nao acontece nada a wastegate tah lah soh esperando, esperando.. nao tah fazendo nada
(se voce tirar a parte que conecta a wastegate ao escape vai poder observar exatamente o momento em que ela começa a funcionar, assim como voce jah observou o momento em que a popoff começa a funcionar)
entao.. nesse momento aonde a wastegate esta aberta mandando excesso de gas de escape embora pra turbina girar soh os x rpm desejados, ela esta poupando a turbina.. mas soh nessas ocasioes
no resto do tempo, nao esta nao
e isso eh fato, quer voce queira acreditar ou nao
eu uso popoff mais por uma questao de comodidade.
nao sou um defensor fanatico mas tambem nao aceito que sejam feitas falsas acusa?oes.
voce me perguntou se eu jah ouvi o barulho da popoff abrindo.
eu lhe respondi que ja, sempre que acelero meu carro ateh o necessario pra ela abrir.. e lhe digo: isso nao acontece o tempo todo nao.. minha turbina nao eh um limaozinho frenetico que tora pressao indiscriminadamente a 2000 rpm
acho, numa boa, que falta pra voce apenas tentar entender o que estou querendo dizer..
todo mundo jah entendeu..
nao vou me manifestar mais e espero que voce nao me quote pra nao me forçar a falar mais nada.
fica chato pra quem le e da trabalho aos moderadores…
ps. link de bestcarsó obrigado.. melhor nem abrir
-
acredito que houve um equivoco, com a pop-off é que a rotação da turbina sobe mesmo depois de atingido a pressão maxima regulada, ou seja, se sua turbina em wot consegue empurrar 4 bar, ela vai empurrar, mesmo que só 1 bar esteja sendo utilizado., não que ela vê sempre estar carga total. se for um cara que pisa só de vez em quando blz, não vai prejudicar tanto a vida util, agora se é daqueles que curte umas aceleradas e espirradas sempre que anda, já sabe que a turbina vai sofrer bem mais.
já com a waste gate, ao se atingir a pressão maxima regulada, esta faz um desvio dos gases no coletor, fazendo com que estes não passem pela turbina e assim não aumentem a rotação e consequentemente a pressão que o compressor fornece ao sistema.
com isso ganha-se eficiencia pois não se tem energia sendo desperdi?ada para gerar pressão que não vai ser utilizada.
o que percebo, porém, nos equipamentos nacionais é que as waste gates tem dificuldade em dar pegada em turbinas acima das .50
[snapback]318115[/snapback]
falou tudo
soh acrescentaria que nesses casos a escolha da turbina eh mto importante
uma turbina pequena sofrera mais com certeza que uma turbina grande..
popoff nao eh pra qualquer projeto..
mesmo eu ainda querendo falar isso , voce resumiu mto melhor que eu
[]s
-
vou usar a prioridade mesmo, pois eu sou daqueles que se tirar o carro da garagem já sai lixando.
[snapback]318230[/snapback]
perai, a valvula de prioridade não tem nada haver com pop-off ou waste gate no que diz respeito a função.
waste gate e pop-off –-> limitam a pressão maxima do sistema
prioridade e blow-off ---> evitam que o sistema de pressurização (incluindo rotores do compressor) sofram quando se fecha a borboleta em troca de marchas ou reduções.
-
cara.. presta aten?ao.. eu falei uma vez, falei duas vezes.. e vou falar a terceira
o funcionamento da popoff em simples
ela soh faz a turbina trabalhar em rota?ao mais alta em situa?oes aonde ela esta aberta (aonde se ela nao existisse a pressao de turbina seria maior do que a regulada)
vou dar um exemplo:
em uma turbina x num motor x existe (em uma condi?ao x de carga de acelerador + rpm) um fluxo de x litros de ar por segundo, o que faz a turbina girar x rpm/s e manda 1 bar de pressao (sem popoff instalada, sem wastegate, sem nada..)
ai voce acha que eh mta pressao.. que soh quer rodar com 0.8 bar
voce instala uma wastegate pra jogar fora parte dos x litros de ar por segundo do escape pra fazer a turbina girar menos e mandar menos bar de pressao.. ai voce consegue 0.8bar
ok
agora tente responder a minha pergunta:
a wastegate trabalha quando? apartir de que momento?
a wastegate soh abre quando chega um momento aonde existe um fluxo maior de gas de escape (o que giraria mais a turbina gerando mais pressao) do que o desejado. ai ela abre e joga esse excesso embora antes de passar pela turbina.
isso soh acontece apartir de uma rota?ao x e uma carga de acelerador x
antes disso, nao acontece nada a wastegate tah lah soh esperando, esperando.. nao tah fazendo nada
(se voce tirar a parte que conecta a wastegate ao escape vai poder observar exatamente o momento em que ela começa a funcionar, assim como voce jah observou o momento em que a popoff começa a funcionar)
entao.. nesse momento aonde a wastegate esta aberta mandando excesso de gas de escape embora pra turbina girar soh os x rpm desejados, ela esta poupando a turbina.. mas soh nessas ocasioes
no resto do tempo, nao esta nao
e isso eh fato, quer voce queira acreditar ou nao
eu uso popoff mais por uma questao de comodidade.
nao sou um defensor fanatico mas tambem nao aceito que sejam feitas falsas acusa?oes.
voce me perguntou se eu jah ouvi o barulho da popoff abrindo.
eu lhe respondi que ja, sempre que acelero meu carro ateh o necessario pra ela abrir.. e lhe digo: isso nao acontece o tempo todo nao.. minha turbina nao eh um limaozinho frenetico que tora pressao indiscriminadamente a 2000 rpm
acho, numa boa, que falta pra voce apenas tentar entender o que estou querendo dizer..
todo mundo jah entendeu..
nao vou me manifestar mais e espero que voce nao me quote pra nao me forçar a falar mais nada.
fica chato pra quem le e da trabalho aos moderadores…
ps. link de bestcarsó obrigado.. melhor nem abrir
[snapback]318167[/snapback]
bom ,acho q vc q confundiu as coisas, o q eu disse foi isso, a turbina vai trabalhar com maior rotação quando a pop off abre…....quando ela abre, o turbo continua soprando, mas joga fora o ar q admitiu......isso q eu quis dizer, entendeu...eu momento algum eu falei q ela faz a turbina girar mais do nada......
-
perai, a valvula de prioridade não tem nada haver com pop-off ou waste gate no que diz respeito a função.
waste gate e pop-off –-> limitam a pressão maxima do sistema
prioridade e blow-off ---> evitam que o sistema de pressurização (incluindo rotores do compressor) sofram quando se fecha a borboleta em troca de marchas ou reduções.
[snapback]318385[/snapback]
wastgate, pop off, blow off, prioridade…sao os nomes das valvulas.
-wastgate é a usada no coletor do turbo
-pop off é o modelo usado na pressurização, mas pode se usar uma blow off ou uma de prioridade para o mesmo papel, geralmente fala-se popoff pras valvulas q ficam na pressurização, se tiver blow off, fala blow off, mas ffazendo o papel de popoffff
prioridade é a q espirra , mas pode-se usar uma blow off pra espirrar tb
-
nem li tudo anteriormente pq to sem tempo … portanto se falar algo que já foi postado, editem, deletem, xinguem, ou sei lá o que...
puta implic?ncia esse negócio de pop-off e waste-gate... cada um usa do jeito que quiser ... tendo em vista que a pop-off alivia de uma maneira diferente e que realmente propicia um lag menor do que uma waste-gate ...
soh que isso tem um custo, se a durabilidade da turbina c/ a waste-gate é 10, com a pop-off é 10-x...
soh que esse x varia com peso do eixo, do rotor, do numero de pos, etc...
[]s
-
o uso de pop-off ou de waste-gate varia em função:
-
espaço f?sico - nem sempre cabe uma waste gate no coletor de escape)
-
gosto do cliente - pop-off faz o turbo entrar mais cedo
-
modelo de turbo - turbo muito grande tende a ter um pouco de lag, e nisso uma pop-off é bem vinda e as vzs indispensável
o custo desse desempenho melhor do motor é uma queda na durabilidade do turbo, agora o quanto menos vai durar, depende do modelo de turbocompressor e da pressão utilizada. pode durar menos ou até durar quase a mesma coisa.
-