[curiosidade] carcaça quente de turbina k16
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k24 parece ter rotores e eixo mais ou menos iguais aos de uma apl 525, não?
semana passada quase abracei a apl na dnt, mas daí o fator frescura no rabo pesou - espirro de válvula de prioridade não me agrada, mas assobio de refluxo é show de bola, curtia demais isso no logus.
qto à potência, o que passar de 200 cv na roda pra mim é lucro, prefiro limitar a potência em um patamar pouco mais baixo (250 cv na roda no máximo) para perder o mínimo de pegada possível, pois como esse cabeçote não tem variador de fase, o motor é meio frouxo de baixa.
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refluxo seve pra melhorar pegada, maaaas rende menos que sem refluxo… vi em algum lugar, mas num lembro aonde...
200cv na roda com maximo de pegada eu iria de k14... ela da conta de 260cv no motor na gasolina (um pouco mais no alcool)
já acertei alguns passat turbo (mais pesado) assim e fica bem legal (na questão pegada x potência maior que a k03/k03s) é que a maioria de quem troca turbina quer o máximo de potência que o miolo original permite, ai acaba caindo na k16 (maxima pegada com máximo de potência)...quem usa k24 acaba usando menos do que a turbina permite
a grosso modo:
k14 0,16m³/s (uns 260cv na gasolina)
k16 0,18m³/s (uns 290cv na gasolina) - essa sei que tem maiores que encostam na k24 abaixo
k24 0,20m³/s (uns 330v na gasolina) - tbm tem maiores, ams num sei se encosta na k27 ai de baixo
k27 0,34m³/s (uns 550cv na gasolina)
todos com sobrelevação de uns 2,2 (exceto a k27 que permite 3,8 )
obvio que depende das especificações pois k14, k16, k24 e k27 são familias...se pegar uma k24 de porsche ela é meno do que as k16 que nós usamos aqui no brasil... experiencia própria...
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refluxo seve pra melhorar pegada, maaaas rende menos que sem refluxo… vi em algum lugar, mas num lembro aonde...
200cv na roda com maximo de pegada eu iria de k14... ela da conta de 260cv no motor na gasolina (um pouco mais no alcool)
já acertei alguns passat turbo (mais pesado) assim e fica bem legal (na questão pegada x potência maior que a k03/k03s) é que a maioria de quem troca turbina quer o máximo de potência que o miolo original permite, ai acaba caindo na k16 (maxima pegada com máximo de potência)...quem usa k24 acaba usando menos do que a turbina permite
a grosso modo:
k14 0,16m³/s (uns 260cv na gasolina)
k16 0,18m³/s (uns 290cv na gasolina) - essa sei que tem maiores que encostam na k24 abaixo
k24 0,20m³/s (uns 330v na gasolina) - tbm tem maiores, ams num sei se encosta na k27 ai de baixo
k27 0,34m³/s (uns 550cv na gasolina)
todos com sobrelevação de uns 2,2 (exceto a k27 que permite 3,8 )
obvio que depende das especificações pois k14, k16, k24 e k27 são familias...se pegar uma k24 de porsche ela é meno do que as k16 que nós usamos aqui no brasil... experiencia própria...
aproveitando o tópico,
over, no meu ka 1.6 flex, querendo chegar @ 230cv +- mais ou menos sem destaxar, qual kkk vc acha que vira?
abs
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algo muito errado aconteceu ai hein. nao é normal isso nao… pouca potencia pra quebrar assim...
nao faltou oleo? biela era velha e tava fadigada? muita muita muita rpm? o vira era 1.8 ou 2.0?
bem estranho...
tbm acho muito estranho… será que num foi montado com bielas do aspro é é bem na potência que elas aguentam (se bem que na vedade tinha que ver é torque gerado)
refluxo seve pra melhorar pegada, maaaas rende menos que sem refluxo… vi em algum lugar, mas num lembro aonde...
200cv na roda com maximo de pegada eu iria de k14... ela da conta de 260cv no motor na gasolina (um pouco mais no alcool)
já acertei alguns passat turbo (mais pesado) assim e fica bem legal (na questão pegada x potência maior que a k03/k03s) é que a maioria de quem troca turbina quer o máximo de potência que o miolo original permite, ai acaba caindo na k16 (maxima pegada com máximo de potência)...quem usa k24 acaba usando menos do que a turbina permite
a grosso modo:
k14 0,16m³/s (uns 260cv na gasolina)
k16 0,18m³/s (uns 290cv na gasolina) - essa sei que tem maiores que encostam na k24 abaixo
k24 0,20m³/s (uns 330v na gasolina) - tbm tem maiores, ams num sei se encosta na k27 ai de baixo
k27 0,34m³/s (uns 550cv na gasolina)
todos com sobrelevação de uns 2,2 (exceto a k27 que permite 3,8 )
obvio que depende das especificações pois k14, k16, k24 e k27 são familias...se pegar uma k24 de porsche ela é meno do que as k16 que nós usamos aqui no brasil... experiencia própria...
aproveitando o tópico,
over, no meu ka 1.6 flex, querendo chegar @ 230cv +- mais ou menos sem destaxar, qual kkk vc acha que vira?
abs
ué…só olhar pra cima ai...k14 pa melhor pegada em giro baixo possivel, a k16 tbm vai servir, mas a pegada fica pior.. se quiser mais potenia com menos pressão (e menos torque em giro baixo) pode até usar k16 tranquilamente.
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algo muito errado aconteceu ai hein. nao é normal isso nao… pouca potencia pra quebrar assim...
nao faltou oleo? biela era velha e tava fadigada? muita muita muita rpm? o vira era 1.8 ou 2.0?
bem estranho...
tbm acho muito estranho… será que num foi montado com bielas do aspro é é bem na potência que elas aguentam (se bem que na vedade tinha que ver é torque gerado)
refluxo seve pra melhorar pegada, maaaas rende menos que sem refluxo… vi em algum lugar, mas num lembro aonde...
200cv na roda com maximo de pegada eu iria de k14... ela da conta de 260cv no motor na gasolina (um pouco mais no alcool)
já acertei alguns passat turbo (mais pesado) assim e fica bem legal (na questão pegada x potência maior que a k03/k03s) é que a maioria de quem troca turbina quer o máximo de potência que o miolo original permite, ai acaba caindo na k16 (maxima pegada com máximo de potência)...quem usa k24 acaba usando menos do que a turbina permite
a grosso modo:
k14 0,16m³/s (uns 260cv na gasolina)
k16 0,18m³/s (uns 290cv na gasolina) - essa sei que tem maiores que encostam na k24 abaixo
k24 0,20m³/s (uns 330v na gasolina) - tbm tem maiores, ams num sei se encosta na k27 ai de baixo
k27 0,34m³/s (uns 550cv na gasolina)
todos com sobrelevação de uns 2,2 (exceto a k27 que permite 3,8 )
obvio que depende das especificações pois k14, k16, k24 e k27 são familias...se pegar uma k24 de porsche ela é meno do que as k16 que nós usamos aqui no brasil... experiencia própria...
aproveitando o tópico,
over, no meu ka 1.6 flex, querendo chegar @ 230cv +- mais ou menos sem destaxar, qual kkk vc acha que vira?
abs
ué…só olhar pra cima ai...k14 pa melhor pegada em giro baixo possivel, a k16 tbm vai servir, mas a pegada fica pior.. se quiser mais potenia com menos pressão (e menos torque em giro baixo) pode até usar k16 tranquilamente.
atualmente uso k16 que comrpei na hzl. segundo homero ela tem carcaç borg t2. 48. rotor 44,5 eixo 46mm
ele me sugiriu mudar a configuração dela para tirar perto de 380/390hps, lembrando que é carro de rua e dia a dia. ele me sugeriu subir o eixo em 1,5mm, portando, ficando com 49,5 de eixo e usar carcaça quente .63, pelo que eu entendi, mantendo rotor frio igua ( 46mm)l…
o que o pessoal acha?
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perae
tem eixo 46, dai sobe 1.5mm e fica 49,5? num intendi
rotor é de 44,5, daí mantém igual e vira 46… tb num intendi
acredito que seu eixo seja 48mm e ele quer passar pra 49.5. pergunta: é eixo borg warner ou ele vai enrustir um apl nela??????
eu pegaria uma k24 zerada pra essa potência de quase 400cv... é judiar muito das k16
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k16 eu não consigo mais, agora tenho só 6 k24 e 2 k14. k16 tem que ser na hzl ou dnt (tinha há uns 2 anos)
em campinas tinha um cara que arrumava também, inclusive a k16 que hoje o lost usa é de lá…mas ele também parou de arrumar as k16.
pra 400hp eu iria de k24.
ricardo, eu pegaria lá na hlz hein. já pega uma área 7, porta da wastegate travada e pronto.
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200 cv roda mesmo?
se eu tivesse essa meta, traria uma k04 de fora (cerca de 400 obamas com frete). é plug n play e só gastaria com acerto.
tem umas que tem até compressor bombado :
e no fim, acho que fica mais barato se realmente a potencia pretendida for 200 cv…
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ué…só olhar pra cima ai...k14 pa melhor pegada em giro baixo possivel, a k16 tbm vai servir, mas a pegada fica pior.. se quiser mais potenia com menos pressão (e menos torque em giro baixo) pode até usar k16 tranquilamente.
num quero pegada nenhuma abaixo dos 3k, o ideal era enxer uns 0.6 lá pros 3500 no max. 4000. como a 1a e a 2a sao curtas, se enxer antes dos 3000 vai me estorvar. acha que a kkk 16 então consegue essa potencia com essa pressão sem pegar mto cedo?
abs
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se é real os 150cv declarados no motor, então a perda na transmissão deve ser em torno de uns 10%, pois o valor medido na roda no meu caso foi 136 cv, o que coincide mais ou menos com o que o o pessoal comenta lá no a3clube.
200 na roda ~ 220 no motor…. começo a me interessar por essa k04 mesmo hein..
muito interessante essa versão bombada do gringo, obrigado pelo link and... de repente acho q vira hein... 414 dólares já com frete, mais os 60% de imposto vai para uns 650 dólares - em torno de 1000 reais...
se der pra tirar 250 cv com essa versão bombada do gringo, eu abraço ela fácil. mandei uma pergunta lá, vamos ver o q ele responde.