Ponto x injeção do bico
-
estou acertando a distância o s3 dele (ele fez a cagada de usar o maestro7 qdo eu fui ai e num teve quem fez aquela merda funcionar direito) agora eu mando o arquivo e ele grava por ai mesmo… ontem enviei um chip que el emesmo classificou com 9,8... vou pra ai só pra dar um afinamento geral...
qto a vc sentir, acontece e principalmente em injeção por map que num estipule quantidade de ar admitido (no caso au funciona como uma tabela, se pegar as ecu de fabrica elas estimam quanto de ar em kg que esta entrando por unidade de volta - fica mais preciso) aliado ao fato de que em marcha curta a sua carga imposta nem sempre é a mesma (motivo pra se medir em dinamometro sempre em 3ª ou 4 marcha) e tbm pelo que vc falou, as vezes sobe tão rapido que passa pela rotação e vc num tem tempo de ouvir (mas ela acontece)
abaixa ai nessa rotação e vê se para
-
buga nem tenta ponto de 20v é totalmente diferente de motor 8v
fala menegoto blz, mas era só para ter uma ideia, mas descobri que o meu problema dos pipocos na lenta era excesso de ponto, eu baixei o ponto para 16º em marcha lenta, ficou liso.. antes tava quase 24º .
eu queria ter uma ideia pois não tenho muito as manha para acertar o ponto. quero ver se no mes que vem agora sobra uns trocados para eu ir para o dino, ai acho que consigo deixar redondo, por enquanto o carro bacana de andar, tenho que colocar um solenoide para segurar a lenta quando liga farol + ventuinha pois a lenta morre legalcai de 950 para 700 rpm ai as vezes apaga mas é detalhe….
-
over, valeu de novo, assim como os menegotto e outros que ajudam.
diminui o ponto e melhorou…
vou aumentar aos poucos em baixa, senti que da pra extrair muito ainda.
bugalaws, cara vá na sua ft na opção de voltagem (correção de injeção por voltagem, acho que é isso) coloque o cpu de bordo dela pra mostrar a voltagem e ligue o farol e espere a ventoinha armar e veja pra quanto cai os volts. va na opção e faça uma correção injetando +ms naquela voltagem.
meu motor costumava morrer fácil, principalmente quando ligava farol, porque o zé que tinha montado sequer regulou essa opção. com ajuda da ft, pp e novo preparador, peguei o jeito e fui testando, hoje a ventoinha arma, ligo os farois e a correção está perfeita, fica em 900rpm.
no começo meu carro tb dava uns pipocos em baixa, fiacava estralado, mas nao de pre ignição, era excesso de ponto mesmo, ficava muito acelerado, foi so diminuir que estabilizou. meu ponto em 1000rpm fica em 15º, em 500º fica com 20º pra não morrer, e em 1500rpm fica em 17º. marcha lenta estabiliza em 1050 a 1090 rpm
-
over, valeu de novo, assim como os menegotto e outros que ajudam.
diminui o ponto e melhorou…
vou aumentar aos poucos em baixa, senti que da pra extrair muito ainda.
bugalaws, cara vá na sua ft na opção de voltagem (correção de injeção por voltagem, acho que é isso) coloque o cpu de bordo dela pra mostrar a voltagem e ligue o farol e espere a ventoinha armar e veja pra quanto cai os volts. va na opção e faça uma correção injetando +ms naquela voltagem.
meu motor costumava morrer fácil, principalmente quando ligava farol, porque o zé que tinha montado sequer regulou essa opção. com ajuda da ft, pp e novo preparador, peguei o jeito e fui testando, hoje a ventoinha arma, ligo os farois e a correção está perfeita, fica em 900rpm.
no começo meu carro tb dava uns pipocos em baixa, fiacava estralado, mas nao de pre ignição, era excesso de ponto mesmo, ficava muito acelerado, foi so diminuir que estabilizou. meu ponto em 1000rpm fica em 15º, em 500º fica com 20º pra não morrer, e em 1500rpm fica em 17º. marcha lenta estabiliza em 1050 a 1090 rpm
li obrigado pela ajuda irmao, desculpe ter desvirtuado seu tópico…
-
e ai lee, conseguiu alguma melhora?
você ficou devendo o mapa e uns videos do desempenho do golzinho
você alguma vez botou pra virar mais de 8.000rpm e se fez teve algum problema com alternador?
pow posta o mapa ai pra gente comparar com o meu depois, ou então manda por m.p.
se vc tiver o programa ecu manager da ft pode mandar o arquivo do seu.
faz alguns vídeos ai pow saindo parado e retomadas
muita gente curiosa pra saber do resultado final da sua batalha .
-
fala buxim, cara melhorou um tiquinho, não dá pra abusar de ponto, acho que o máximo que tenho é 23º, mais que isso no nosso clima, ele grila.
nao fiz o video pq tá foda, meteram radar na cidade inteira, até nas avenidas vazias que da acesso aos condomínio, meteram praças e radares.
então o video vai demorar um pouco pra sair. ate a br limitaram muito a velocidade.
sobre o alternador, não tive problemas, mas acho que terei. antes na ft marcava 14,1v numa boa com tudo apagado. hoje ele marca 13,8v ou 13,5v e raramente vai pra 14v.
girei no máximo 7400rpm e alguma coisa, e veio o corte, creio que vá mais, mas não arrisquei em aumentar o corte pra testar.
o meu é ft racepro, o ecu manage não aceita perfeitamente o mapa dela, porque é de 500rpm em500rpm, e no programa é feito de 200rpm em 200rpm.
-
fala buxim, cara melhorou um tiquinho, não dá pra abusar de ponto, acho que o máximo que tenho é 23º, mais que isso no nosso clima, ele grila.
nao fiz o video pq tá foda, meteram radar na cidade inteira, até nas avenidas vazias que da acesso aos condomínio, meteram praças e radares.
então o video vai demorar um pouco pra sair. ate a br limitaram muito a velocidade.
sobre o alternador, não tive problemas, mas acho que terei. antes na ft marcava 14,1v numa boa com tudo apagado. hoje ele marca 13,8v ou 13,5v e raramente vai pra 14v.
girei no máximo 7400rpm e alguma coisa, e veio o corte, creio que vá mais, mas não arrisquei em aumentar o corte pra testar.
o meu é ft racepro, o ecu manage não aceita perfeitamente o mapa dela, porque é de 500rpm em500rpm, e no programa é feito de 200rpm em 200rpm.
e aí lee blz irmão é to conseguindo deixar meu 20v 100% …. com as manhas de ponto que você me passou consegui estabilizar a marcha lenta.. 1000rpm com uma pequena variação conforme liga faróis e ventuinha.. eu tava pensando em trocar para uma mega squirt mas acho que vou acabar ficando de ft mesmo.. consegui com a ajuda do povo deixar o caso muito liso tava com um problema de leitura na roda fônica ontem com ajuda do menegotto, do ricardo e o povo todo aqui consegui sanar o problema.. e subi meu corte para 7500 kkkkk o 20v grita muito depois de 6000rpm é lindo de ouvir, domingo vou para o autódromo para fazer umas brincadeiras quero ver se consigo fazer um vídeo on-board...
fiquei bolado com esse lance do alternador aí, será que foi azar seu ou os alternadores pedem agua com excesso de giro ???? a polia do meu é muito pequena e a do vira é bem grandinha... tanto que em marcha lenta fico com 14,1 volts sem nada ligado.. rsrsrs com as coisas ligadas faróis e ventuinha dá 13,7 13,8 mais ou menos.... se não vou baixar meu corte denovo.. não to podendo gastar com um alternador no momento... rsrs
-
galera… posso diminuir o deadtime do meu bico (siemens deka 60lb) para 0.60ms??? corro algum risco? queima? atualmente ele está em 1.00.
peguei um mapa de um ap parecido com o meu, a única diferença (grande) é a cilindrada, o dele é 2.0 e tem 14,5:1, mas o resto da configuração é igual. o carro faz 7km/l e o deadtime consta 0.60ms (mesmo bico que eu uso).
vou começar a montar um novo mapa com informações que obtive, incluindo o conhecimento que taxado com muito ponto (24º) não vira em dias normais.
carro vai pra revisão, mudar acionamento da borboleta (colocar jenvey), tampa, cambio, arrumar um vazamento na junta do carter...
-
penso eu que essa alteração do deatime não vá fazer diferença nenhuma, pois esse que você usa hoje (1.0 mseg) já está errado - o deadtime verdadeiro desses bicos com 3 bar é 1.4~1.45 mseg (eu medi).
se você mexer na pressão diferencial vai precisar refazer todo o acerto, pois a vazão dos bicos vai aumentar em torno de 15%.
-
topico interessante .. boa sorte com o golzinho ai amigo..
tbm queria ver uns videos dele andando
flw abraço..
-
penso eu que essa alteração do deatime não vá fazer diferença nenhuma, pois esse que você usa hoje (1.0 mseg) já está errado - o deadtime verdadeiro desses bicos com 3 bar é 1.4~1.45 mseg (eu medi).
se você mexer na pressão diferencial vai precisar refazer todo o acerto, pois a vazão dos bicos vai aumentar em torno de 15%.
gozado…
minha marea tinha um problema que persistiu quase 6 meses, coloquei na curva de compensaçao por bateria os valores que a siemens indica de deadtime por voltagem, o carro funcionava bem, adaptativo ficava sempre perto de 0, só que exatamente aos 2.500rpm e com carga baixa (uns 1,5 a 2ms/umdr conforme é carga padrão bosch) simplesmente enriquecia e travava em lambda 0,85 com o adaptativo todo carregado em -128 passos (cerca de 25% de correção). desconfiei de tudo, velas, bobinas, cabeçote, turbina vazando óleo... até que decidi mexer no tempo minimo de bico, melhorou, ia pros 0,95 na mesma condição... mas ainda com -128 passos... fiquei encucaco e decidi botar o emulador e ir abaixando o tempo na raça... hoje em dia o carro fica em lambda 1 em qualquer situação de carga abaixo dos 3ms/umdr mesmo com a sonda lambda desligada..passou disso ele enriquece conforme eu quero.
o deadtime com 14,5v ficou em cerca de 0,7~0,72ms.
o mais estranho é que eu achei que fosse distorcer a curva de afr, mas não ocorreu, ela apenas equalizou deixando ela mais reta ainda... muito estranho porque a siemens mesmo publica estes deadtimes altos...
-
esse teste a gente fez usando uma megasquirt, monitorando o ti usando o megatune. paralelo a isso, foi feito teste com o o osciloscópio para ver se o ti mostrado no megatune batia com o medido pelo osciloscópio, e os valores eram iguais.
montamos os bicos na máquina, pressurizamos a linha com 3 bar, e fomos aumentando o ti até que o fluxo de líquido que saía do bico começasse a ficar contínuo.
inclusive tem uma coisa interessante: quanto mais vc se aproxima dessa condição de limite mínimo de abertura, mais aumenta a diferença de vazão entre eles.
mas eu achava que esse deadtime alto não fosse relevante quando se usa eles com injeção sequencial…
-
esse teste a gente fez usando uma megasquirt, monitorando o ti usando o megatune. paralelo a isso, foi feito teste com o o osciloscópio para ver se o ti mostrado no megatune batia com o medido pelo osciloscópio, e os valores eram iguais.
montamos os bicos na máquina, pressurizamos a linha com 3 bar, e fomos aumentando o ti até que o fluxo de líquido que saía do bico começasse a ficar contínuo.
inclusive tem uma coisa interessante: quanto mais vc se aproxima dessa condição de limite mínimo de abertura, mais aumenta a diferença de vazão entre eles.
mas eu achava que esse deadtime alto não fosse relevante quando se usa eles com injeção sequencial…
acredito nisso, mas é o que tenho escutado la de fora, é que estes bicos variam muito mesmo o deadtime deles, até pelo que vc disse… um chegou a me dizer que ele compra tipo 20 bicos e bota pra testar e classifica eles pelo deadtime...
quanto ao teste, só sendo chato (até porque num tira o mérito ou mesmo a ordem de grandeza conseguida) o certo seria medir com liquido de densidade padrão (tal n-heptano), temperatura padrão, voltagem, etc.. e vc chegou naum ao deadtime, mas ao minimo pulso linear (ou seja menor valor que o pulso fica linear)identico ao declarado pela siemens, e ela declara 1,3ms de tempo de abertura e 0,7ms de tempo de fechamento... de qualquer forma...se num esta linear num adianta usar este tempo porque ficaria erratico o comportamento ..mas to só sendo chato a experiência é hiper valida e concretizou o que se esperava...
qto ao que eu tive que usar, bom...existe um monte de variáveis e outras coisas que afetam...e não tenho a2l ou damos da m2.10, acabei usando algumas formulas de outras centrais como m1.5, m3.8, etc... que podem num ser exatas... msa uma coisa é certa... se num diminuir a correção por bateria vc num deixa um marea turbo perfeito com estes bicos...