Coletor prt ap turbo
-
kiko, tem q ver aquele lance da equalização que eu e o menegotto falamos aqui….aquilo é a 1a etapa pra começar a acertar 4 borboletas....sem esse ajuste o motor vai ficar quadrado mesmo
quarteto, me explica direitinho então o que eu devo fazer, porque assim, não é desmerecendo meu preparador não, mas ele está fazendo o que eu estou dizendo, quase nada está sendo da criatividade dele, até mesmo porque o coletor também é novidade pra ele, e o que eu digo pra ele é o que vocês dizem pra mim… ele tinha dito que regulou as borboletas com o paquimetro. bem, me digam aí qual é a ferramenta que devo usar, por favor e como utilizo essa ferramenta no coletor, se é com ele fora, se é com o carro em funcionamento.....
mas antes de mais nada me digam uma coisa, essa teoria do meu preparador do motor não ter compressão o suficiente para admitir o coletor tem fundamento?
-
bom, eu acho que é acerto todos os sintomas que vc descreveu. o corsa que vendi ao leon tem c20xe original, sem taxa com 4 borboletas, fueltech e rodando normal. isso aí é acerto
kiko, boa vontade não acerta carro, tem horas que sai mais barato pegar alguém capacitado pra acertar do que tentar com alguém que não é, e vc está vendo isso numa péssima semana, arrancada em brasília, etapa do brasileiro.
-
quarteto, me explica direitinho então o que eu devo fazer, porque assim, não é desmerecendo meu preparador não, mas ele está fazendo o que eu estou dizendo, quase nada está sendo da criatividade dele, até mesmo porque o coletor também é novidade pra ele, e o que eu digo pra ele é o que vocês dizem pra mim… ele tinha dito que regulou as borboletas com o paquimetro. bem, me digam aí qual é a ferramenta que devo usar, por favor e como utilizo essa ferramenta no coletor, se é com ele fora, se é com o carro em funcionamento.....
mas antes de mais nada me digam uma coisa, essa teoria do meu preparador do motor não ter compressão o suficiente para admitir o coletor tem fundamento?
a teoria não confere…seu motor não mudou nada desde antes do coletor que justifique isso...
veja como se faz nesses 4 posts abaixo, que estão aqui no seu tópico:
kiko, só peça pro seu preparador conferir o vedamento das 4 borboletas, se estão fechando juntas e por igual, feito isso não tem mais erro, é mais chato pra acertar mas depois de acertado tu nunca mais volta pra 1 borboleta.
é verdade….
aliás, isso é o início do acerto do carro com essas borboletas....mecânico de moto faz isso de olhos fechados...é a fase de sincronização das borboletas, e ele vai precisar de 4 vacuômetros (1 pra cada borboleta) pra fazer o ajuste correto
depois dá até uma procurada no youtube q tem vídeos tutoriais mostrando como se faz sincronia de borboletas de moto 4 cilindros ou de bmw série m mais antiga…não é nenhum bicho de 7 cabeças não, mas precisa das ferramentas certas...não faço isso agora pq youtoba aqui no trampo é bloqueado
se tiver com diferenças grandes de vácuo, o motor não trabalha equalizado, aí que nego reclama e fala que 4 borboletas não funciona
http://produto.merca…rca-everest-_jm
ou compra 4 desse e monta um suporte com madeira mesmo: http://produto.merca…dor-de-moto-_jm
compra logo os 4 e monta o suporte que é mais vantagem.
É bem simples, é só ligar os 4 vácuometros (1 em cada borboleta) e regular a abertura até igualar o vácuo das 4.
aqui o video de um tudo gringo:
[media]http://www.youtube.com/watch?v=umlwyapmbli[/media]
só o vácuometro dele que é diferente, mas o fundamento é o mesmo.
lee sistemas de itb s descentes tem duas regulagens:
-
regulagem da abertura da borboleta
-
regulagem da folga do acionamento
o procedimento correto é ligar os 4 vacuometros e acertar as regulagens de abertura da borboleta até obter a rotação de lenta desejada e vacuo igual nos 4 cilindros.
feito isso, vc vai acelerando levemente e observando como se comporta o vacuo nos 4 cilindros. se um diminuir antes dos outros é pq tá abrindo antes das outras borboletas, e necessita acertar a regulagem da folga do acionamento. isso é fundamental para ter a fase de baixa carga do carro lisa, sem embaralhar ou embaralhar menos possível.
esses são os procedimentos a serem feitos….paquímetro, nesse caso, não ajuda muito....tem q usar os 4 vacuômetros e ajustar as borboletas até que as 4 estejam com o mesmo vácuo, depois disso feito, regula a folga e pronto, tá feito.....daí pra frente é acertar alimentação e ponto de acordo com que o carro pedir nessa nova config...usar 1 vacuômetro e ir anotando os valores não ajuda muito....tem q ir vendo os 4 ao mesmo tempo e ajustando, igual se faz com moto
bom, eu acho que é acerto todos os sintomas que vc descreveu. o corsa que vendi ao leon tem c20xe original, sem taxa com 4 borboletas, fueltech e rodando normal. isso aí é acerto
kiko, boa vontade não acerta carro, tem horas que sai mais barato pegar alguém capacitado pra acertar do que tentar com alguém que não é, e vc está vendo isso numa péssima semana, arrancada em brasília, etapa do brasileiro.
fecha a conta e passa a régua
-
-
[sincronização de carburadores de moto](sincronização de carburadores de moto)
[balanceamento de carburadores de moto](balanceamento de carburadores de moto)
[balanceamento de itb s](balanceamento de itb s)
[sincronização de itb s](sincronização de itb s)
sem as ferramentas adequadas é impossível fazer isso. paquímetro não serve.
-
[tutorial melhor explicado de como sincronizar as borboletas](tutorial melhor explicado de como sincronizar as borboletas)
veja nessa imagem uma moto com os carburadores totalmente fora de sincronia…o dono relatava lenta suja, embaralhando e a moto vivia morrendo em trânsito pesado (baixas rpm)
depois que foi ajustado acabaram os problemas, a moto ficou mais econômica e recuperou a força de antes....sem os vacuômetros não é possível fazer nenhuma sincronização
-
claro que a equalização das borboletas é importante, mas o que o kiko relatou é problema relacionado ao acerto da ft.
veja se a ft está com mapa padrão. ou se o seu preparador colocou valores aleatório. senão, mande gerar um mapa padrão com os dados do seu motor.
não lembro, mas vc usa comandão? se sim, a lenta pode oscilar e é bom colocar um filtro de combustivel de moto carburada na mangueirinha do vácuo que liga o map da ft. tem que puxar a mangueira dos 4 dutos do coletor.
http://www.youtube.com/watch?v=u9xjnvjc144&feature=mfu_in_order&list=ul
esse problema de acelerar com o carro parado e o motor engasgar e morrer é problema de acerto da injeção rápida. é bom ter a wb instalada pra vc ver se tá com excesso ou falta.
faça o mapa com padrão map e rapida por tps.
eu costumo fazer o seguinte, jogo uns valores aproximados no mapa padrão e vou no ajuste rapido e diminuo ou aumento a %, volto pro pc de bordo e vejo os valores, anoto tais valores, volto no ajuste rapído 0, depois coloco esses valores no mapa padrão.
outra coisa sobre a ml. pode diminuir o ponto, deixe na casa de 15º ou menos em 1000rpm e 1400rpm, (a sua ft 400 trabalha com valores de 200rpm em 200rpm, a minha é de 500rpm em 500rpm racepro) e em 200rpm jogue uns 18º em 400rpm 20º em 600º20 em 800rpm 18º, por que? porque abaixo de 800rpm vc usando mais ponto, caso o motor queira morrer, ele da um tranco e não deixa morrer.
eu uso 15º em 1000rpm e 15,50º rm 1500rpm. em 500rpm uso 21º e a minha lenta tá igual original, 950rpm 920rpm.
faça esses testes primeiros pra estabilizar a lenta. arrumou a lenta, faça os testes da aceleração rapida (injeção rapida). primeiro com o carro no plano, acelere e vja na sonda como está a mistura, até qual rpm ele vai sem engasgar, se amarra ou não. depois coloque o carro numa subida, engate a 1ª e tente sair, começou a andar com o carro finca o pé pra dar wot (100%tps) e veja o comportamento do motor, se morre, engasga, da falta… e faça a correção necessária.
não esqueça de ver como está a partida a frio do motor.
esses são os primeiros passos pra começar o acerto da ft.
-
kiko, o pessoal já disse tudo que precisava… só peça para seu mecânico conferir o ponto com uma pistola de luz, pois pelo que ele descreve (mistura voltando pela admissão) e funcionamento irregular pode ser o ponto mto atrasado.
fueltech tem mto disso…..coloca 20 graus no aparelho qdo vai ver na lâmpada se bobear o ponto tá negativo...tem q setar um valor no aparelho e girar o distribuidor até atingir aquele valor....aí parte pro acerto
-
exato, conferir o ponto com a pistola e na ft. no manual da ft eles falam certinho como que faz isso.
pessoal, achamos o problema, e o que era?? a ft com defeito, ela não calibrava nem o ponto nem o tps, acabou que queimou dois distribuidores meus, levei para a atualização na loja que foi vendida e fez foi piorar, ela travou na tela de inialização e não saí dali, mandei pra garantia ontem… agora e sentar e esperar
-
mbe , marelli acho que seria mais pra uso profissional mesmo… (carro de pista)
abraço..
se bobear tu tem uma marelli no seu carro igual a de competição e não sabe, elas são iguais as de linha porém 100% mapeáveis. mbe é violenta tb, e pelo custo benefício de não precisar comprar 200 caixinhas pra funcionar, compensa tb.
o benefício maior é por exemplo, chegar em goiânia, rj, sp, rs e não precisar re-acertar o motor. a fueltech precisa.
a do erick é a lejetronic…
vamos com calma... essa é aminha primeira injeção programável, não sei nem mecher na ft imagina em uma mbe ou marelli. eu sei, eu sei, é só estudar um pouco os manueis , kkk sério, estou satisfeito com a ft e esse final de semana acho que já funciono a criança, o cambio pego hoje e já está no lugar amanhã, o coletor foi pego ontem no final da noite no torneiro, como havia dito, tive que mandar trabalhar o eixo para entrar no tps vw, tive que refazer também as entradas das flautas e é isso que fode nesses coletores, a fabrica podia entregar ele pronto, já com o tps correto, com as flautas e conecxões prontas, foi uma semana só de correção do coletor, mas tomara que esse trabalho todo seja recompensado no aceleramento kkkk ainda não tive tempo de tirar fotos, mas até no sábado eu disponibilizo algumas
tava mo viajando no topico aqui e vc me lembra um trem desses :/ bosta tronic.. kkkk
affs, aquele trem deu problema de novo:/
tamo quase pra colocar uma ft, ou mi dos gti bola, ou do santana glsi que tbm usam borboletas duplas, so que nao tem o debimetro , so no tps
e arranca aquele monte de caixa.. modulo le jetronic , ez+k … muito melhor que lee jetronic falhando.. :/ rsrs
essas mbe e marelli nen sabia que tinha elas progamavel :/ rsrs
quero ver o voyage nas pistas arrepiando.
flw, abraço..
-
a injeção do santana (fic eec iv) é foda pra fazer chip….precisa de um equipamento muito caro e até onde eu tinha visto, ninguém em bsb tinha (pouco retorno)
mais certeiro ir nas marelli iaw 1avb dos gol bola ou santanas de 97 em diante
o seu carro não é esse astra do seu avatar?
-
a injeção do santana (fic eec iv) é foda pra fazer chip….precisa de um equipamento muito caro e até onde eu tinha visto, ninguém em bsb tinha (pouco retorno)
mais certeiro ir nas marelli iaw 1avb dos gol bola ou santanas de 97 em diante
o seu carro não é esse astra do seu avatar?
kkkkkkkkk, aonde que meu carro e esse astra do avatar.. kkk
nen tenho carro ainda amigo.. tenho apenas 16 anos.. rsrs
carro do meu irmao que tem uma lee jetronic.. gol gti quadrado
-
amigos, não sei se é so comigo, mas o forum está perdendo dados, semana passada postei aqui o era o problema e a mensagem sumiu vamos lá… funcionamos o carro no sábado trasado, ele funcionava todo errado, não tinha lenta lisa, não tinha aceleração rápida, em fim tudo bagunçado, depois me recordo que alguem aqui do forum tinha dito que meu problema não era a equalização do coletor, que era apenas acerto.... era a ft 400, ela não calibrava tps, não mapeava a ignição e nem recebia map, daí levei em uma das lojas que são revendedoras de ft e pedi a atualização, ficou pior, mas graças a deus e aos santos dos preparados, encontrei um representante da fueltech no brasileiro de arrancada aqui em brasília e ela foi pra garantia, agora é esperar ela voltar pra começar o acerto do carro
-
amigos, não sei se é so comigo, mas o forum está perdendo dados, semana passada postei aqui o era o problema e a mensagem sumiu vamos lá… funcionamos o carro no sábado trasado, ele funcionava todo errado, não tinha lenta lisa, não tinha aceleração rápida, em fim tudo bagunçado, depois me recordo que alguem aqui do forum tinha dito que meu problema não era a equalização do coletor, que era apenas acerto.... era a ft 400, ela não calibrava tps, não mapeava a ignição e nem recebia map, daí levei em uma das lojas que são revendedoras de ft e pedi a atualização, ficou pior, mas graças a deus e aos santos dos preparados, encontrei um representante da fueltech no brasileiro de arrancada aqui em brasília e ela foi pra garantia, agora é esperar ela voltar pra começar o acerto do carro
a mensagem q vc postou falando q o problema era na fueltech está no tópico….dá uma lida melhor q vc acha
-
a mensagem q vc postou falando q o problema era na fueltech está no tópico….dá uma lida melhor q vc acha
aihaiuhiauha, deve ser algum cut no meu proxy, aqui pra mim só aparece 8 páginas e eu sei que está com mais de 10, já reli o tópico todo e não achei… deve ser algum bug aqui no meu trabalho