Turbinando o sevel 1.9
-
para quem não conhece, este é o sistema do uno turbo, que é original de fábrica,
ao qual me referi anteriormente.
o ar frio é jogado direto sobre o coletor de admissão.
lancia, com certeza ela suporta calor, já que fica dentro do cofre.
melhor seria de ficar longe da fonte de calor, talvez dentro do para-choque.
uploaded with imageshack.us
parabéns, realmente um trabalho digno de admiração
será que aquele sistema de ventilação forçada do coletor, utilizado pelo uno turbo não ajudaria com o excesso de temperatura ?
obrigado, amigo.
sim, já pensei numa ventoinha mas precisaria de encontrar uma adequada que suporte o calor também.
uma coisa que irei fazer ao desligar o carro que é quando a situação piora será ligar o ventilador do arrefecimento em velocidade máxima e com rotação invertida pois o pwm me permite isso.
ou seja, tentarei esgotar o ar quente pela grade frontal afora (logicamente passando pelo radiador).
temporizado em no máximo 3 minutos senão a bateria vai para a glória.
mas o ventilador original não permite, melhor, permite mas não sopra pois as pás são assimétricas.
já o spal é simétrico justamente para poder montá-lo como melhor convier.
-
hmf, oficialmente esta ventoinha refrigera a flauta e especialmente os bicos da injeção mas, como tudo está junto mesmo, acaba resfriando tudo o que está em volta.
é mais um cacareco no cofre e vou usar a sugestão depois de confirmar se o eletroventilador temporizado e girando ao contrário não der certo.
para melhorar estou trazendo uma manta térmica para a turbina t3 pois ela é a maior fonte de calor depois do coletor.
meio fora de tópico e aproveitando a foto, outra coisa que me dá arrepios é o mafzinho deste motor 1.4, pequinininho , do tamanho quase de uma bateria, sisma da bosch que não sabia gerenciar motores turbo sem medir fluxo diretamente.
-
como já foi dito, a manta térmica é uma ótima opção, talvez a melhor.
já usei eletroventiladores simétricos, aumentou bem o ruído e caiu muito o volume de ar. torço para que o seu escolhido não sofra com isso.
nenhum tipo usa aquelas saídas de ar no capo como os marea turbo?
-
como já foi dito, a manta térmica é uma ótima opção, talvez a melhor.
já usei eletroventiladores simétricos, aumentou bem o ruído e caiu muito o volume de ar. torço para que o seu escolhido não sofra com isso.
nenhum tipo usa aquelas saídas de ar no capo como os marea turbo?
celso, já venho usando um ventilador spal simétrico a mais de três anos.
eliminei o original porque que além de baixa eficiência que sempre apresentou, precisava do espaço para colocar cop acoplados a uma ignição de descarga capacitiva.
não percebi nenhuma queda de rendimento, pelo contrário pois sem o antigo eletroventilador a frente do motor ficou muito mais livre para circulação do ar.
até que aquelas gradinhas do marea que você mencionou não ficariam tão esquisitas no capo do tipo mas vou deixar mais esta opção para quando encerrar as outras mais ortodoxas.
nesta foto do spal instalado ainda aparecem cabos de velas.
-
meio fora de tópico e aproveitando a foto, outra coisa que me dá arrepios é o mafzinho deste motor 1.4, pequinininho , do tamanho quase de uma bateria, sisma da bosch que não sabia gerenciar motores turbo sem medir fluxo diretamente.
lancia, não é bem assim… o sistema vane (portinhola) éra porque a injeção escolhida éra le-jetronic (digital analógica) se tivessem escolhido motronic tinha sistema maf-hot wire se não me engano desde 1992 nos bmw, só que obviamente éra mais caro implementar uma nova injeção do que usar oque já se usava na europa.
tanto que o punto turbo 1,4 que usava o exato mesmo motor ano 94 já usava motronic m1.5.4 (creio, não tenho certeza, posso olhar se quiser) com maf.
que me lembro todos os carros turbo do mundo hoje em dia usam sistema maf..os queusam map e maf usam o map apenas pra controle pid da pressão... pra dosagem de combustivel o sistema de fluxo é muito mais preciso do que o speed-density pois lê direto a massa e não precisa de tabela de ve, correção de temperatura pra achar qto de massa está entrando... sistema map é mais facil e usual nos aspirados...em turbo, o melor caminho é ainda maf
-
overspeed, eu sabia que ias espernear. só postei para mexer contigo, ok?
eu reconheço que antigamente era mais complicado fazer cálculos de fluxo a partir da pressão já que os microprocessadores, naquela época intel ou motorola, não tinham condição devido a baixa velocidade do clock.
mas hoje em dia o hardware ficou muito melhor, estupidamente mais rápido e se ainda usam maf pode ser problemas de gerenciamento de estoque. hoje eu não acompanho mais isso, infelizmente.
mas que o tamanho do maf do uno turbo é exagerado isso é.
bom voltando ao foco, dei uma saída com o tipo para finalmente exercitar a injeção/ignição suplementar da techrace já que consegui o cabo de extensão e prendi a caixinha de ajuste e display no painel.
só consegui andar uns 100 metros, ainda dentro do condomínio e nem chegando a encostar 2000 rpm.
pelo sintoma percebi que estava com ignição em só dois cilindros.
mesmo arrastando-se consegui dar a volta e retornar com o tipo na garagem.
acho que as fotos da caixa principal da techrace já devem dizer tudo para quem entende um pouco de eletrônica.
dentro da caixa, logicamente existem dois igbt que pulsam as duas bobinas duplas a partir do sinal da uce do carro mais o adicional de atraso que o fregues escolher.
são dois transistores de alta potência que devido a resistência interna, mesmo baixa, que apresentam dissipam por volta de 15 watts cada um.
para amenizar o calor gerado, eles são instalados em um dissipador que os fazem operar dentro das especificações, ou não.
o inginero porgetista colocou sim o dissipador, até que razoavelmente grande se fosse colocado ao ar livre.
mas o esperto rapaz encapsulou tudo numa mínima caixa patola que impede a dissipação - enfiados lá dentro os igbt se comportam como se nenhum dissipador houvesse.
o calor foi tanto que derreteu a caixa por dentro e por fora.
bom, mandei vir pela internet 4 peças do irg4pc30u e enquanto não chegam fica o primeiro teste sob pressurização suspenso…
-
caraca, e o dissipador com marcas de serrinha de arco ainda isso aí é o que de espessura, 1/8 ? ele poderia ter feito uma caixinha de alumínio. por sinal, lancia, pra vc dobrar uma caixinha de chapa de al não fica mto caro não…
qdo eu montava placas, o pessoal zuava eu e meu pai dizendo que os dissipadores eram exagerados. mas tem placa rodando à quase 15 anos non-stop...
ps: essa forma de puxar fios da placa é a pior forma que existe, ainda mais em equipamentos sujeitos à vibração. uma plaquinha dupla-face furo metalizado deixaria esse conjuntinho beeem menor...
-
pois é pellegrino, isso é o que se chama de protótipo industrializado.
não estou agora com o dissipador em mãos mas creio que seja 3mm sim.
o cidadão deve ter passado o circuito em cima de bread-board direto para o cad do circuito impresso.
dá para se dar uma aula de como não fazer baseando-se só nestas fotos.
e infelizmente, ao transistor entrar em curto, levou a minha bobina marelli que uso em testes.
vou recolocar tudo numa caixa de alumínio de modo a dissipar o calor adequadamente.
mas fica a pergunta, fui eu o primeiro cliente deste treco?
já vi em forum, inclusive neste aqui, queixas de queima de bobina em série.
o usuário reclamava de que poderia ser o dwell exagerado mas, no meu caso, eu medi e está dentro dos parâmetros saudáveis de 1,7 a 1,9 ms.
problema é com certeza falta de dissipação congênita e crônica do aparelhinho.
-
isso nao tem garantia?
-
isso nao tem garantia?
tinha se não tivesse aberto.
iria me custar sedex de ida e volta e com esse valor conserto eu mesmo e modifico de maneira que funcione corretamente.
imaginou mandá-lo de volta e o pessoal da techrace o repara exatamente da mesma maneira pois nem desconfia que projetou errado?
isso aconteceu com o usuário andy cg aqui do pp que ficou nesse ping-pong até desistir e vender o aparelho.
-
exatamente ricardo.
se vê na sua foto que o cooler tem aberturas em cima e em baixo e com isso refrigera por convecção, o ar quente subindo puxa o ar frio que vem de baixo.
dissipador incluso dentro duma caixa selada dissipa p. nenhuma, até estagiário de escola técnica sabe disso…
-
tenho um gerenciador techrace idêntico que ainda não foi instalado, farei o mesmo antes de instalar depois do seu depoimento.
lancia, não o conheço nem ao pessoal do fórum, até porque tenho mais a aprender do que a ensinar, mas gostaria de dar-lhes meus parabéns pelo carro, e pelo conhecimento
-
matheus, obrigado pelas palavras.
caso você vá usar todas as características deste módulo techrace ou seja, tanto gerenciando o(s) bico(s) extra como atrasando o ponto atente ao super-aquecimento que o par de igbt que excitam as bobinas estarão sujeitos.
se você ainda tem garantia pense duas vezes em modificá-lo pois vais perdê-la.
caso não tenha mais garantia ou comprou usado abra a caixa e arranje um conhecido em eletrônica que possa refazer esta parte da dissipação no seu módulo.
uma maneira de contornar isso seria fazer uma série de furos de 5mm nas laterais e bem encima de onde o dissipador se encontra mas sinceramente não sei dizer se bastaria. só testando.
abaixo uma foto das descargas capacitivas que faço em casa, para mim. não sou empresa e nem tenho mais saúde para isso.
estão em caixas de alumínio com todos os mosfet dissipando nas laterais. simples e funcionais, as duas tem mais de 5 anos de uso diário em meus carros.
como tenho algumas destas caixas sobrando, será numa que irei colocar o techrace.
e um dia, quem sabe, vamos ter este problema do made in brazil solucionado…
-
parabéns pelo conhecimento, força de vontade, capricho e por dividir conosco.
[] s
-
não tem mais garantia, comprei usado, apenas acabei de envia-lo para revisão na techrace para garantir o funcionamento do módulo.
assim que chegar o abrirei para estudar o problema, pensei primeiramente em instalar um cooler, em cima, ou nas laterais. mas como você mesmo citou, o ideal seria instalar o cooler na lateral, fazendo furos para circulação no lado oposto para permitir a circulação, assim que chegar boto a mão na massa.
obrigado pelas dicas
sou um técnico em eletrônica inativo , então me arriscarei, quanto a isso sem problemas.
-
matheus já que és técnico, eu fiz a seguinte modificação:
substitui os dois igbt (irg4pc30u) originais, dos quais um queimou levando a bobina junto, por um par de irfp460.
ou seja, troquei os transistores por mosfets. com isso, a dissipação diminuiu pois a queda de voltagem de 2,95v dos transistores caiu para menos de 1 volt usando os mosfet.
estes mosfet tem um ron muito baixo e com a corrente que circula pelas bobinas a queda de tensão é muito mais baixa e portanto o calor dissipado também.
retirei também dois capacitores de 1ufx 630v que estavam em paralelo com os igbt - não sei porque o projetista os incluiu mas são completamente dispensáveis além de prejudicar a eficiência do circuito.
todas as ignições que conheço (e não são poucas) usam mosfet. realmente os igbt são mais modernos, comutam muito mais rápido mas não são adequados para driver de bobinas automotivas.
outra coisa, isso tudo que estou escrevendo vale para as conexões em 12 volts.
usado em 5 volts e com amplificadores de centelha nenhum destes problemas acontece pois a parte de potência que excita as bobinas estão no módulo da bobina.
-
infelizmente, devido as chuvas por teresópolis não tive como tirar o carro da garagem para fazer os testes sob pressurização.
não que tenha havido problemas no meu bairro mas teria que passar por mares de lama até chegar numa rodovia por perto.
mais ainda, o tráfego por elas devido ao feriadão era muito forte e não daria nem para esticar a terceira.
mas testando parado no sábado percebi inúmeros problemas com a techrace.
não vou colocá-los aqui pois fugiria ao escopo do tópico.
passei para o his efic.
deu um bom trabalho com a fiação e o tubinho de vácuo passando para a cabine mas, aparentemente está estável.
ou seja, mantém os parâmetros inseridos e não congela o display nem fica mudando a monitoração de parâmetros sozinho.
como na hora do almoço tenho que sair de qualquer maneira, testarei o tipo na rio-bahia que passa por teresópolis e depois posto os resultados.
esperando que a prefeitura tenha almenos retirado o grosso do entulho das vias principais.