Turbinando o sevel 1.9
-
naooooooooooo
som editado nao
parei em 3 segundos kkkkkkk, posto o original
-
holly shit, amanhã ponho o original, ok? e estou achando que ficou longo demais sem as informações do painel. talvez encurte ele também.
chegou o boost controller, fedex entregando adiantado de três dias, muito bom.
chegou também pela fedex (coincidência) a fralda de titânio da t3, com pó rocha vulcânica, lunar, marciana, sei lá o que mais tem.
amanhã coloco os dois.
-
cara, sabe pq eu gosto de acompanhar teu projeto? pq é um projeto de engenharia se todo carro fosse turbinado nesse esquema (calma + escolhas acertadas), as coisas seriam beeem mais fáceis…
-
até que eu gosto do léo como pessoa mas infelizmente os métodos comerciais da empresa não são muito ortodoxos.
essa do dino eu sei pois tem muitos parâmetros a serem lançados no pc para configurar o ambiente antes de usá-lo. basta errar dois ou três que o cliente sai lesado e feio.
a mim não enganam pois conheço dinamômetros quando eles ainda tinham que nascer. tem um laboratório fiat de testes de bancada de motores em ivrea, itália, e fui eu que instalei o dino, lá pelos nos anos 70.
**bah lancia, tu realmente é um cara que entende muito do assunto, o meu preparador por meio da fiat e da ferrari conheceu um velhinho dono da borghi & saveri que fabrica dinamometro de bancada pra ferrari, fiat, lamborghini e afins e trouxe pra brasília um desses e deve trazer outro logo em breve.
realmente é outro mundo pra mapear e acertar motores.**
-
lancia, tu é de petrópolis?
-
deveria ir pro hot topics….
já to providenciando uma cópia dos posts do lancia, menegotto, overspeed, etc.... vai virar um pdf com imagens do processo e as dicas do pessoal...
assim q eu chegar em casa vejo os vídeos com calma, mas já agradeço por compartilharem o conhecimento aqui...
abraço....
-
cara, sabe pq eu gosto de acompanhar teu projeto? pq é um projeto de engenharia se todo carro fosse turbinado nesse esquema (calma + escolhas acertadas), as coisas seriam beeem mais fáceis…
obrigado pellegrino, é por isso que eu quando me cadastrei pensei de não passar de 100 mensagens mas aqui no pp nós nos sentimos em casa.
engenharia é engenharia né, sou suspeito p/ dizer, curso eng. mecânica aqui na minha cidade, federal de uberlândia (ufu)
não quero desmerecer os práticos pois também chegam ao mesmo destino só que aprendendo a teoria primeiro todos os caminhos de aprendizado são mais curtos.
até que eu gosto do léo como pessoa mas infelizmente os métodos comerciais da empresa não são muito ortodoxos.
essa do dino eu sei pois tem muitos parâmetros a serem lançados no pc para configurar o ambiente antes de usá-lo. basta errar dois ou três que o cliente sai lesado e feio.
a mim não enganam pois conheço dinamômetros quando eles ainda tinham que nascer. tem um laboratório fiat de testes de bancada de motores em ivrea, itália, e fui eu que instalei o dino, lá pelos nos anos 70.
**bah lancia, tu realmente é um cara que entende muito do assunto, o meu preparador por meio da fiat e da ferrari conheceu um velhinho dono da borghi & saveri que fabrica dinamometro de bancada pra ferrari, fiat, lamborghini e afins e trouxe pra brasília um desses e deve trazer outro logo em breve.
realmente é outro mundo pra mapear e acertar motores.**
e posso afirmar que os dinos italianos estão entre os melhores do mundo.
lancia, tu é de petrópolis?
teresópolis.
bom, ontem não tive tempo de fazer nada pois dois clientes me tomaram toda a manhã e a tarde também.
hoje de manhã instalei o boost controller p.i.t. bcu+.
o solenoide eu fixei numa saliência da gaiola do comando como se vê na foto.
preferi afastá-lo da zona da churrasqueira (no caminho da convecção da turbina) para mantê-lo menos quente.
este solenóide é um modelo que chega a 31 hertz e no pequeno teste que já fiz já percebi uma diferença muito grande nas acelerações.
o controlador eu coloquei preso sob o his e a grata surpresa é que o display de pressão dele mede tanto o vácuo como a pressurização.
isso é muito interessante pois sabe-se exatamente quando a turbina entra, ao valor cruzar de negativo a positivo.
ele mede somente em psi (+ e -) e eu até prefiro pois sempre usei este parâmetro e estou mais acostumado com ele.
mas como o his que está bem em cima mede em kg/cm2, é só escolher…
menegotto, como se vê na foto, o cabo da bateria não encosta mais no tubo de alumínio da pressurização.
foi só dar um giro e acabou o risco, valeu a dica.
outra coisa, eu já confessei aqui que incrivelmente nunca tinha dirigido um carro turbo.
não que não faltasse possibilidade ao decorrer da minha carreira profissional mas sempre deixei isso aos que gostavam mais.
dito isso, confesso de novo que não escuto nenhum surge, nenhum espirro e a wg operando. nada só o ronco do motor.
acredito que é falta de prática e vou colocar um apito preso com durex na saida da prioridade só para conhecer o evento hehehehehehe
-
esse boost controle é esse relé preso na tampa de válvulas?
-
está muito lindo a sua montagem, gostei das cores também.
-
ah tá a mania de chamar de tampa de válvulas vem do peugeot que ali, realmente ele tampa as válvulas mesmo. no sevel, as válvulas ficam lá embaixo.
-
amigos, alguns números do teste de estrada de ontem e mais filminhos, um que é o que já postei mas com áudio original atendendo pedido do flávio e outro de ontem com o meu filho ao volante.
números:
temperatura do ar em 10 psi (0,7 kg/cm2) em 80° c e com 12 psi (0,84 kg/cm2) sobe para incríveis 91°c.
intercooler é mandatório se bem que, testado e retestado, não há batida de pino, mesmo com 95°c.
durante todos os testes estávamos com um amplificador de áudio ligado no ks com uma saída em led e este nunca piscou, pelo menos até 12 psi.
efetivamente a pódium é sensacional mas acredito que a cabeça em cuia do pistão gm também está fazendo milagres.
temperatura do óleo varia de 93°c até 116°c sendo que fica em 104°c a maior parte do tempo.
como eu já comentei, um radiador poderia melhorar estes números mas na última tentativa de colocar um radiador e, na melhor configuração que achei para as mangueiras, perdi 1 bar de pressão e isso não me agradou.
esta temperatura também é da pior localização no óleo - o sensor está naquela banheira de óleo no topo do cabeçote que se forma em torno das molas das válvulas. quem conhece sevel sabe onde fica.
é a última passagem lubrificante do óleo pois dali ele precipita para o cárter.
se eu estivesse medindo em cavalete com certeza teria 90°c que é a temperatura da água.
e pela localização está mais para sensor de temperatura de cabeçote do que de óleo.
para a próxima quinta dia 19 aluguei duas horas de dyno lá no rio e deveremos conseguir um ajuste mais eficaz dos parâmetros.
é pena que até lá não terei um intercooler instalado.
-
parece mais novo hj em dia rsrsrsrr
-
parece mais novo hj em dia rsrsrsrr
em termos de motor com certeza hehehehehe.
já coloquei a fralda na turbina, aparentemente o capo não fica tão quente ao se posar a mão no ponto que era o mais quente.
só que por enquanto está um cheiro forte de queimado, aliás não bem seria cheiro de queimado mas de coisa quente que nem o cheiro na padaria ao se remover os pães do forno.