Turbinando o sevel 1.9
-
ainda bem que você tem o his na mão assim não perde tempo.
-
overspeed, eu sabia que ias espernear. só postei para mexer contigo, ok?
eu reconheço que antigamente era mais complicado fazer cálculos de fluxo a partir da pressão já que os microprocessadores, naquela época intel ou motorola, não tinham condição devido a baixa velocidade do clock.
mas hoje em dia o hardware ficou muito melhor, estupidamente mais rápido e se ainda usam maf pode ser problemas de gerenciamento de estoque. hoje eu não acompanho mais isso, infelizmente.
mas que o tamanho do maf do uno turbo é exagerado isso é.
kkkk todos os projetos modernos (por exemplo med17 que é atualmente o sistema com mais tecnologia de ponta) usam maf em motores sobrealimentados, no maf vc faz uma tabela direta de afr, com sistema maf teria que haver uma tabela de qto de massa de ar é admitida a cada pressão e ai outra tabela de afr (mas deixa pra lá marelli costuma fazer as coisas meio diferentes e todo fiateiro é um pouco mais fã de marelli do que de bosch kkk)
esse debímetro de portinhola (vane) realmente é um problema pois tem desgaste mecânico, ocupa um espaço impensável hoje em dia… mas o sistema maf com hot wire lê a massa de ar admitida com muito mais precisão, rapidez (elimina algumas etapas) e tem maior precisão... mas concordo que pra quem vai fazer o acerto fora do laboratório e muito mais complicado porque a ecu num exenga pressão e vácuo como nós humanos, ela vê apenas um motor maior que puxa mais massa de ar...
bom voltando ao foco, dei uma saída com o tipo para finalmente exercitar a injeção/ignição suplementar da techrace já que consegui o cabo de extensão e prendi a caixinha de ajuste e display no painel.
só consegui andar uns 100 metros, ainda dentro do condomínio e nem chegando a encostar 2000 rpm.
pelo sintoma percebi que estava com ignição em só dois cilindros.
mesmo arrastando-se consegui dar a volta e retornar com o tipo na garagem.
acho que as fotos da caixa principal da techrace já devem dizer tudo para quem entende um pouco de eletrônica.
dentro da caixa, logicamente existem dois igbt que pulsam as duas bobinas duplas a partir do sinal da uce do carro mais o adicional de atraso que o fregues escolher.
são dois transistores de alta potência que devido a resistência interna, mesmo baixa, que apresentam dissipam por volta de 15 watts cada um.
para amenizar o calor gerado, eles são instalados em um dissipador que os fazem operar dentro das especificações, ou não.
o inginero porgetista colocou sim o dissipador, até que razoavelmente grande se fosse colocado ao ar livre.
mas o esperto rapaz encapsulou tudo numa mínima caixa patola que impede a dissipação - enfiados lá dentro os igbt se comportam como se nenhum dissipador houvesse.
o calor foi tanto que derreteu a caixa por dentro e por fora.
bom, mandei vir pela internet 4 peças do irg4pc30u e enquanto não chegam fica o primeiro teste sob pressurização suspenso…
é como sempre eu digo… colocar todos os ovos numa mesma cesta só serve a quem quer omelete... nunca gostei desta solução na qual o suplementar e o atraso de ponto estãoa cargo de um sistema secundário... ele fica dependente de quem instala (num fazer besteira, fazer instalação de forma limpa, etc) e de quem fabrica (testes em campo, não só laboratório - e não só em pista de arrancada).
se vc tem algum problema vc pode ter diversos cenários... imagine vc a 5.000rpm de pé cravado, turbina cheia e o gerenciador queima ... desativa o suplementar e o ponto volta a subir ao valor orginal...é quebra na certa... pra mim, vc com o conhecimento que tem esta perdendo tempo em não partir de cara pra um map de 2.500mbar e fazer tudo via injeção...
-
overspeed existe esse map de 2,5bar para a injeção que ele usa? sei existe map para turbo mais não sei se é compativel, agora se tem ai seria uma ótima mesmo heim….ehhehe mandou bem.
-
overspeed, eu sei que os hot wire são sensíveis e precisos.
eu estava me referindo aos maf de portinhola, potenciômetro acoplado, rolamento de esferas, bandeira de contra-pressão e o escambau. coisa de louco.
quanto ao gerenciador suplementar não aconselho aquele que retirei não.
se com carro parado o display congela, imagine a 6000 rpm. vai sair biela por todos os lados, conforme você já exemplificou.
já o his aprovou com honra ao mérito.
mesmo com uma tabela inicial empírica pois não tenho especificações para um sevel com 1.9 e comando de fiat 128 cheguei aos 6000 rpm numa linearidade impressionante.
após os 6000 chegou com a wide em 9.7 de a/f ratio e começou a engasgar, logicamente, super rico.
parei, entrei no modo ajuste, reduzi o pulso naquela faixa de rotação, voltei para a pista e aí cheguei aos 6500 liso, plano, sem titubeios ou engasgos.
começou a chover forte, encerrei por hoje e retornei a garagem.
mas já começo a ter em mãos os primeiros parâmetros para fazer a g7 gerenciar tudo de uma vez.
usar um gerenciador extra dá esta vantagem, em real time acerta-se o motor e depois passa-se para o mapa principal.
é mais ou menos como se eu estivesse usando um notebook ligado numa ms ou ft.
se eu tivesse que ir mexendo diretamente na g7 iria ser difícil, cansativo e com um risco de quebra muito maior.
mas amanhã retorno a pista e verei se consigo afinar mais o motor pela wide.
detalhe, a turbina entra com uma suavidade surpreendente e credito isso a borboleta exponencial gradativa do tbi do tempra 16v.
é tão suave que se eu não estiver olhando para o boost gauge não saberia dizer se está ou não pressurizado.
só para constar, a bancada principal via g7 está com quatro ipe019 (se não me engano são do doblò) e a bancada secundária via his com quatro iwp143 (motor renault k4m).
as duas flautas com 3,0bar estão em série usando o mesmo regulador de tempra 16v e com uma bomba bosch submersa convencional.
-
se fosse no álcool, vc estaria precisando de bem mais bombas e bicos
-
overspeed existe esse map de 2,5bar para a injeção que ele usa? sei existe map para turbo mais não sei se é compativel, agora se tem ai seria uma ótima mesmo heim….ehhehe mandou bem.
existe map de 2.500mbar ( 1,5bar de boost) e tem map da delco de 3,5bar (2,5bar de boost)… qualquer map é compativel pois o sinal varia 0 a 5v na saida igual os mais comuns de 110kpa (1.100mbar), a diferença é que no normal satura cerca de 4,8v que é referente a 1bar (a grosso modo 4,8/5 x 1.100 = 1.056bar que é a máxima pressão atmosférica possivel de ocorrer) e no outro 4,8v seria algo como 4,8/5 x 2.500 = 2.400 ou seja até 1,4bar de pressão de turbo funcionaria acertando os mapas sem nem mexer na constante do map (que indica o limtie superior de funcionamento antes de achar que existe defeito - curto a 12v no sensor)... se mexer na constante (se souber aonde fica no arquivo) ai vai até aonde a resolução permitir (desde que abaixo do valor máximo)
o que precisa ser adaptado é o chicote ´da injeção pra que case com o conector do map e fazer o map captar pressão/vácuo seja com adaptador seja com mangueira ou criatividade que eprmita algo assim kkkk
-
qual a pressao desses acertos iniciais?
nao perceber que está pressurizado é tenso hein? meu carro mesmo com 0.4k ja era outro motor… se bem que era uma .50/.58bi mackteck com coletor bulsativo num 1.6
-
qual a pressao desses acertos iniciais?
nao perceber que está pressurizado é tenso hein? meu carro mesmo com 0.4k ja era outro motor… se bem que era uma .50/.58bi mackteck com coletor bulsativo num 1.6
flávio, não se percebe porque não dá solavancos
precisa-se do carro sacudir para saber que a turbina entrou? acho que não.
mas fiquei o tempo todo de olho no manômetro (e o outro na wide) pois não sou louco.
outra informação que esqueci de informar é a pressão do turbo que, no momento, está em 0,5 kg/cm2 pois o parafuso de ajuste da wastegate está no mínimo.
assim que tiver o mapa ajustado para 0,5 aí passo para 0,7 e vejo como fica a injeção, se dá para levar assim ou se haverá necessidade de upgrade nos bicos extras e/ou bomba e/ou regulador.
minha meta é 0,8 kg/cm2 pois teoricamente só alcanço 200hp com esta pressão.
-
se fosse no álcool, vc estaria precisando de bem mais bombas e bicos
sem dúvida, no álcool seriam tubulação de combustivel de 1/2 , bicos com eletroerosão de 3mm, bomba de 1/4hp e outras firulas mais.
sem brincadeira agora, este projeto só pode acontecer graças a pódium.
-
com 0.5 esse motorzin ja era pra tar o capeta…
lancia, no acerto, tais trabalhando ponto tb?
-
não tenho nenhum argumento teórico pra explicar somente empirico… mas 0,5bar em turbina grande e depois 0,8 ou 1kg não seguem a mesma razão de potência... ou seja de 0,5 pra 0,8 aumenta muito o torque...
talvez teria alguma explicação nos mapas de rendimento do turbo... pois pouca pressão ele trabalha em surge... cada caso é um caso... só sei que todos turbos que montei/acertei de subir de 0,5 pra 0,8 vira de docinho pra pimenta
-
com 0.5 esse motorzin ja era pra tar o capeta…
lancia, no acerto, tais trabalhando ponto tb?
está um capeta sim, em menos de uma dúzia de arrancadas que fiz dá para perceber que virou carro grande…
como a g7 é que fica controlando o ponto, coloquei uma tabela de ignição bem pé no chão quando acima de 4000 rpm que é mais ou menos onde o turbo entra com pressão acima de 0,3 kg/cm2.
não tenho valores anotados corretamente pois além da chuva torrencial que começou a cair após 15 minutos de estar na pista, a preocupação de fazer cagada era grande tentando ler quatro manômetros ao mesmo tempo, olhar para pista e o retrovisor.
colocar o bicho 100% só no dino pois assim trabalha-se com calma.
-
não tenho nenhum argumento teórico pra explicar somente empirico… mas 0,5bar em turbina grande e depois 0,8 ou 1kg não seguem a mesma razão de potência... ou seja de 0,5 pra 0,8 aumenta muito o torque...
talvez teria alguma explicação nos mapas de rendimento do turbo... pois pouca pressão ele trabalha em surge... cada caso é um caso... só sei que todos turbos que montei/acertei de subir de 0,5 pra 0,8 vira de docinho pra pimenta
amigão, com a sua experiência, achas que com 0.5 já estaria perto ou com 200hpo
eu pretendo ir ajustando a wastegate até os 0.8 para então descer ao rio para medir no dino.
o léo, o dono da multi que tem uns daqueles poucos dinamômetros que mede nos dois eixos, já me disse que esse motor vai explodir.
aliás ele começou a falar isso quando contei da transformação para 1.9 com vira longo e etc meses atrás.
e como vale aposta, quero por o carro no dino e cobrar a grana merecida hehehehe
-
meu palpite é que tenha ficado perto dos 200cv mesmo…
baixou taxa pra 9,5 e baixou ponto, mas duvido que seja uma perda maior do que uns 10%... 125cv de base ...descontando o aquecimento do ar se vc vai de 1 para 1,5bar no coletor de admissão espera-se que aumente 50% ou seja uns 185~190cv...mas como tem suplementar (esfria o ar admitido) acho que encosta muito perto dos 200cv dependendo do acerto de avanço e qto vc esteja no fio da navalha (leia fator lambda mais baixo do que 0,85)
-
eu tb acredito que chegue aos 200cv com somente 0,5 bar de pressão e um pouco mais de rotação… teria que ver no dino até onde o motor rende, eu chuto que até 7k rpm tenha uma boa faixa de potência
quanto ao comentário do rapaz do dino, tem uma palavra que resume isso: desconhecimento
esse rapaz não conhece linea por acaso??? o que vc fez foi nada além do que a fiat fez no motor do linea e que os hermanos fazem a décadas.
-
valeu gente, como sempre excelentes comentários, muito obrigado.
menegotto, sabes como é a arrogância de quem vende unichip lá no rio.
eles tem clientes que chegam lá com porshe, lamborghinis, bmw, mercedes e outro bichos mais então com isso criam um rei na barriga.
então fiat sevel 1.9 é ralé e precisam explodir pois para ele isso não é carro.
mas vai pagar uma nota preta, depois te conto os detalhes por email.
bom, hoje aqui é um dia de sol, barômetro indicando pressão atmosférica em 902.4 hpa ou seja, não deve haver precipitações pelo menos até o final da tarde.
vou voltar a pista que infelizmente é um sobe e desce danado pois estamos a 1000 metros de altura e por isso tenho que manter muita atenção na estrada.
mas agora estou muito menos ansioso que ontem e já apertei o parafuso da wg no chutômetro para subir a pressão por volta dos 0,7kg/cm2.
um ponto positivo para a spa que faz a wg é que a informação da gama de ajuste informado é 0,5 a 1,5 kg/cm2 e é exatamente isso o que ela está apresentando.
pena que o hdi boost electronic controller foi perdido nos correios pois com ele essa coisa de nível de pressurização ficaria extremamente fácil e perfeita.
já comprei outro com a devolução do dinheiro pelo ebay, é um bcu+ e desta vez está vindo por fedex e estará aqui na sexta-feira com certeza, finalmente.
curiosamente, quando inicio qualquer projeto, faço um pert justamente para ter as peças na hora certa. aí, me some um componente indispensável e fica-se apertando parafusos à galega.
-
huuuummm até já sei que é hehehehehehe
sabe que essa turma do unixip tem o rei na barriga mesmo… tem um rapaz de um ford ka que subiu aqui do rs pra sp fazer o ka aspirado, unixip e tal... gastou uma nota, coisa de 8 mil reais pra um cabeçote retrabalhado e uma unixip que altera mapa por celular...
resumindo... o carro voltou de sp com uma falha... chegou aqui na oficina com os cabos de vela msd partidos por descuidado ao puchar eles...
resumo dois... alinhou com um ka montado nos pedrão da vida aqui, com comando nacional, escape feito na morsa de oficina e megasquirt... foi deprimente ver a surra que levou... isso que tinha 145cv na folha do dinamometro... o montado nos pedrão da vida nem conhece dinamometro... deve ter uns 180cv, civic si que se cuide hehehehehehehehe
-
essa turma entrava aqui…
acabaram saindo porque não gostavam de ser questionados....todos os carros originais que eles passavam no dinamômetro deles davam potência maior que o declarado pela fábrica....até um dia que passaram um mazda rx8 e sumiram 21 cv do nada...
começaram a falar por aqui que os 21 cv roubados do mazda eram pra compensar os cv a mais que apareciam nos outros carros e aí tchau...heheheheheheehehe
lancia...vai lá e posta aqui depois os resultados hehehehehe
-
até que eu gosto do léo como pessoa mas infelizmente os métodos comerciais da empresa não são muito ortodoxos.
essa do dino eu sei pois tem muitos parâmetros a serem lançados no pc para configurar o ambiente antes de usá-lo. basta errar dois ou três que o cliente sai lesado e feio.
a mim não enganam pois conheço dinamômetros quando eles ainda tinham que nascer. tem um laboratório fiat de testes de bancada de motores em ivrea, itália, e fui eu que instalei o dino, lá pelos nos anos 70.
dei a volta, fiz um filminho com câmara na mão da minha mulher como co-piloto e no fim de tudo não deu muito certo não.
mantive os 0,5 kg/cm2 porque lembrei que não tinha testado ontem em 2ª e 3ª e acelerador pisado ao chão.
precisava ver com calma a variação da wide lambda durante as acelerações neste filme e não se vê nada, mesmo gravando em 720p.
o velocímetro em lcd também desapareceu já que o obturador da câmara trabalhou fechado devido a insolação.
são quase 5 minutos na teresópolis-friburgo uma das mais vazias neste horário e em três ocasiões consegui 180 km/h mas em curtíssimo tempo.
na próxima levo a lente anti-shake , dou um jeito melhor de fixar a câmara e ajusto o obturador em fixo e mais aberto que deve funcionar melhor.