Turbinando o sevel 1.9
-
calma aê minha gente… em wot até carburador alimenta, oxe... eu tb nao gosto do trem nao... mais é o que ele tinhas em maos, fazer o que?
-
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaehaueheuaheaehuehaeuauhauehahuehauuehhaeu
agora que eu traduzi a figura…. pense numa rizada denovo aqui no trampo
fodeu, essa imagem sai da cabeça mais nunca kkkkkkkkkkkk
-
bom, enquanto o capo não fica pronto para que eu mostre mais fotos polêmicas, agora é a vez de um fuel damper na saída da flauta.
este tive que trazer forçosamente de fora pois nunca vi nenhum sendo vendido por aqui.
é um amortecedor hidráulico que fica na linha de combustível e que suprime as oscilações formadas pela bomba e pelo próprio pulsar dos injetores.
muita gente acha desnecessário mas marcas como porsche, nissan, subaru, toyota e outros o acham indispensável.
entre uma e duas semanas estarei instalando e anotando possíveis benefícios.
se alguém já tem uma opinião formada sobre os mesmos seria muito interessante ouvi-la.
-
confesso que nunca vi algo do tipo. vc poderia por um link sobre, ou uma imagem do que vc comprou?
-
lancia você não usa injeção sequêncial? será mesmo necessário?
agora falando no meu carro, eu queria fazer alguma coisa para manter a flauta cheia mesmo depois de desligado a ignição, iria melhorar para o carro pegar principalmente no frio e alccol e também iria melhorar para pressurizar/preencher a flauta e retorno, a minha flauta feito por mim mesmo é meio igninorante nesse ponto….hehehe no meu pug 207 a chave de ignição tem 3 posições, a primeira liga o painel e vidros comandos elétricos etc... e a proxima posição liga a bomba e a 3 posição dá partida, seria também uma solução interessante.
esse fuel damper achei interessante e bem engenhoso.
-
marcos, a injeção principal é sequencial mas a extra não.
infelizmente tive que fazer isso para poder usar os iwp003 que não tem tanta vazão quanto os ipe019.
para ter melhor eficiência em baixa subdividi o sistema de injeção, recolocando os iwp143 como extras.
com isso há uma flutuação enorme no fluxo de combustível em wot.
um leigo não perceberia mas eu sou meio chato nestas coisas.
pellegrino, a peça é essa vermelha aqui:
-
enquanto o fuel damper não chega e após três semanas de batente duro que não me deixou tempo disponível (quem disse que aposentado não trabalha?) consegui neste fim de semana colocar os quatro dutos que irão direcionar o ar captado pelo scoop bem em cima da bolha de ar quente formado pelos componentes do escape de um motor fiat sevel.
na foto abaixo aparecem eles devidamente colados com epóxi nos furos feitos no capo e soprando por trás do plenum (com o capo fechado, é logico).
são canos em alumínio polido de 27mm de diâmetro.
se vê também as famosas longarinas de reforço do capo em forma de x ou de dois y sendo um invertido.
o cano de cobre de 15mm, paralelo a uma longarina e indo para a esquerda da foto serve de escoamento de água de modo a que esta não fique acumulada no scoop no caso do carro estar parado na chuva.
se tiver tempo, amanhã faço a fixação do scoop e levo para a pintura terminando assim mais este capítulo da novela.
ainda falta instalar o fuel damper e finalmente levar o carro para o dino. até eu estou curiosíssimo em saber a quantas anda a potência deste motor.
-
mais um update, desta vez do fuel damper marren que chegou ontem.
acho que a foto já diz tudo.
ele eliminou flutuações de pressão na linha de combustível geradas pela própria bomba e pelo pulsar dos bicos de injeção da ordem de 4 psi em wot.
atua como se fosse um amortecedor nas molas de uma suspensão.
estou aos poucos substituindo também as mangueiras de combustível em borracha por aeroquip -4an
como chove canivetes por aqui vou deixar para testar amanhã e ver se dá para perceber qualquer melhoria na prática dirigindo o bicho.
-
lancia estou querendo trocar minhas mangueiras de combustivel por iguais a sua, como você fez para usar aeroquip no dosador de combustivel?
-
olha a pressurização do cara… show..
-
lancia estou querendo trocar minhas mangueiras de combustivel por iguais a sua, como você fez para usar aeroquip no dosador de combustivel?
marcos, não sei quanto ao seu mas o regulador de pressão jdm que eu uso tem roscas padrão de 1/8 npt onde estão atarraxados os niples.
como os -4 an também tem rosca 1/8 npt é só tirar um e colocar o outro.
exemplificando, na foto abaixo prendi um de cada lado de uma união de 1/8 npt já que eles tem a mesma rosca.
detalhe importante, eu compro os -4 an de ambos os tipos em uma loja comum de materiais para fogão aqui de teresópolis.
eles chamam esta rosca de sae e o reto custa 1 e o de 90° 1,50 reais.
na ancona que é a mais barata o reto custa 2,40 e o de 90° 3,60 reais, sem contar o frete.
marcos, outra coisa, já descobrimos que aquela ferramenta da raven para desmontar cabeçote de sevel mantendo a gaiola de comando montada não presta, espana logo no primeiro parafuso.
mas eu encontrei uma de outro fabricante, que se chama de cristo rei (vai entender) e é a cr-67. por acaso o amigo já testou essa? é boa ou é igual a da raven?
-
lancia obrigado pelas informações, não cheguei a usar essa outra ferramenta ainda, não sei te falar, mas acho que se você cortar e soltar um soquete com solda tig com material mais duro como por exemplo 4340, acho que aguenta bem.
abraço.
-
qual o diametro interno dessas conexoes?
-
flávio, as bem feitas tem diâmetro interno de 1/4 ou 6,35mm mas normalmente eu sempre passo uma broca 8mm nelas.
bom, fiz um testículo mesmo chovendo e o fuel damper não presta, é uma titica, não usem nunca…
falar bem baixinho para ninguém me escutar: é uma beleza, a marcha-lenta ficou mais lisa ainda, a subida de giro ficou uma nata, a ecu acha o ponto de lambda ao se ligar o carro frio muitíssimo mais rápido.
não sei como vivi sem um até agora.
já estou comprando mais dois para a minha frota.
-
como é? nao amorteceu nada?
será que está com defeito?
-
flávio, acho que estás com problema de surdez…
vou repetir o que falei baixinho mais alto então:
falar bem baixinho para ninguém me escutar: é uma beleza, a marcha-lenta ficou mais lisa ainda, a subida de giro ficou uma nata, a ecu acha o ponto de lambda ao se ligar o carro frio muitíssimo mais rápido.
não sei como vivi sem um até agora.
já estou comprando mais dois para a minha frota.
-
tirei isso abaixo de uma página de faq da aem. _many vehicle manufacturers use a pulse dampener to reduce the pulsations in the fuel rail caused by the opening and closing of the injectors (a dampener also reduces the noise of the injectors).
in applications where a new fuel system must be installed, a fuel pressure dampener is integral to ensuring consistent fuel flow to the injectors.
aem fuel rails have a provision for a pulse dampener.
the dampener assembly part numbers are:
honda pn: 16680-pe7-661 dampener_ o fuel dampener ou damper elimina (ou reduz) o mesmo efeito do golpe de ariete ou water hammer , aquela pancada que ocorre numa tubulação de água ao se abrir e fechar bruscamente uma torneira.
link desta explicação em espanhol: http://notaculturald…resion-que.html