Turbinando o sevel 1.9
-
no tt de farelo um desses só virou motivo de xacota , o carro num tem ic? se aumentar a pressao a temp do ar aumenta comprovadamente?
sobre meu projeto, aquilo só foi um video instigativo, a meta é um 1.8 forjado de rua no bloco de 1..6, o turbo seria um bom compressor (.50+) e a caixa quente pequena q agente vai aumentando…
-
sim, pra nao deixar de dar uma otima opiniao ao meu ver… q tal ao invez de subir um scoop, vc num gradeia o caput na tomaada de ar como nos pug 206?
fica discreto (nao levantado) e ainda dá pra fazer um cai dentro…
-
sabia que iria criar polêmica esse negócio de scoop.
eu sei que não fica bem, que vai parecer xunning e etc.
mas precisamos nos lembrar que por mais que esteja a 1000 metros de altura, no verão, de dia, vamos a 40°c de ambiente na estrada (ou mais), especialmente se viajando para o rio.
se usar os do pug aí sim irá parecer xunning pois todo mundo sabe que aquelas grades são de pug.
essa do supra é rara aqui no brasil e além disso é baixinha e discreta, só 3 cm de altura.
abaixo a foto do scoop ainda apoiado no capo e sinceramente não me parece feio.
vejam que o scoop ainda está no primer branco da fibra e não está arrematado em volta. assim ele destoa muito.
assim que o capo ficar totalmente pintado e o scoop arrematado ele quase que some.
e se depois de pronto me desagradar é fácil. é só trocar o capo (tenho um novo no primer em estoque ).
flávio, ok que o seu motor será forjado. então manda bala e coloca a .50. eu também tenho duas caixas quentes para escolher: uma .63 que está no carro e uma .48. por enquanto a .63 fica.
gustavo, nando e jonas, levantar capo não, please vai parecer carro de arrancada…
quarteto, acho sim que é necessário. coloquei um termômetro na área que será refrigerada e o ar em volta atinge 200°c em wot e 6000 rpm. medidos entre a parede corta-fogo e a turbina, por mais que ela esteja vestida com aquele tecido de rocha vulcânica.
não posso deixar isso permanecer as custas de algum prejuízo mecânico futuro.
marcos, é isso aí meu amigo.
pensei em puxar dutos por baixo do capo vindos da grade dianteira mas vai ficar ineficiente devido ao comprimento.
o único jeito é o scoop bem em cima da bolha de ar quente, alias muito quente.
inclusive, com o carro estacionado após percorrer um trajeto com muito turbo, essa bolha irá sair por convecção exatamente pelo scoop.
são dois problemas que se solucionam da melhor maneira mecânica porém não da melhor maneira estética, eu sei.
-
lancia, o problema do scoop é que ele é todo arredondado num carro quadradinho. uma coisa que vc poderia fazer seria algo parecido com uns defletores que o pessoal usava nos fiat 147 (vi isso vou ver se acho a imagem) ou tentar fundir esse scoop no capô, ou, ainda, fazer como nos audi quattro (quase que contemporâneos ao tipo.), uma grade no capô, na região quente:
ou uma abertura com uma indução como nos audi quattro novos, protótipos:
essa indução por baixo do capô é muito usada nos motores diesel de carros pequenos/médios europeus. acho que vale ver se a fiat fazia algo disso no tipo.
-
pellegrino, o problema de grades estampadas no aço ou recessões (rebaixos) no capo são difíceis de se fazer ou ficam malfeitas.
veja na foto que esse do supra é arredondado que nem o capo, até se parece com capo feito em escala, combinando inclusive com a grade longa porém baixa da entrada de ar dos radiadores.
-
q questao é que vc poderia fazer um teste, é melhor o ar ter como entrar? ou seria melhor ele ter por onde sair?
entao levantar o capô e sair pra testar seria uma boa…
sobre a grade de pug foi sugestao, ela pode ser aterzanal e única (como muita coisa nesse carro rssss)
-
entendo, e, realmente, bons funileiros estão em extinção.
de qq forma, não sei qual a folga que vc tem entre o motor e o capô, mas, veja se vc tem como canalizar o ar lá na frente pois é um ponto de maior pressão de ar, ajudaria a trocar o ar daquela região quente do motor nas horas de maior necessidade. não sei como é também a parte de trás do capô do tipo., mas vc poderia fazer uma saída de ar quente, ali por trás do capô. na miura é assim, o vácuo gerado pelo movimento do carro suga o ar quente do cofre…
-
menegotto, vc que já revirou o tipo de cima à baixo, essa idéia da saída de ar quente, pela parte de trás do capô, é possível?
-
é sim e bem fácil de fazer só colocar algumas arruelas entre a dobradiça e o capo… coisa simples de voltar atrás caso não agrade.
no meu não fiz por dois motivos, fica mto ricer e abre entrada de água pra dentro do cofre, bem em cima da caixa de relés principal da injeção.
hoje passou aquela febre de carro de corrida... quero meu carro o mais discreto possível, tanto pra autoridade quanto pros malandros que ficam de olho nas coisas da gente
-
retirar a borracha como mencionado seria suicidio pois ela é quem retem toda a agua que desce do parabrisa em direção ao cofre, direcionando a agua para as laterais do carro onde tem furos pra escorrer. subir o capo, em dia de chuva forte corre o risco de entrar água…. água gelada direto num coletor a 800ºc não que lembra outra coisa a não ser boas trincas
-
amigos, só para lembrar que este seria mais um carro conceito, um toy na melhor hipótese da palavra.
não pretendo andar com ele em tempestades quanto mais sair de casa com mau tempo desses. para isso tenho outros.
mesmo se for surpreso numa é só levar silver-tape na mala e fechar a pequena e única entrada provisoriamente.
pellegrino, não há tanto espaço assim por baixo do capo pois as longarinas são parrudas e o sistema de admissão por plenum é alto e quase que toca nelas.
na parte de trás e perto do para-brisas então nem se fala, o reforço das longarinas tem quase 10cm de largura.
menegotto, os relés que estavam na caixa preta eu eliminei no upgrade da injeção para g7.
então uma possível água descendo paralela à parede corta-fogo no meu caso não alcança o coletor de escape nem nada referente a fiação. irá direto para o chão, molhando somente a caixa de direção hidráulica.
flávio, preferencialmente o calor deveria sair em movimento mas parado o scoop poderá também esgotar o ar quente que fica retesado por baixo do capo sem saída.
-
então retire a borracha de vedação e faça novamente a medição lancia… mesmo sendo carro brinquedo, esse é o tipo mais inteiro do brasil chega a dar dó colocar um scoop nele hahahahahahaha
penso o mesmo…
vale a pena pensar em outra alternativa que dispense o recorte no capô e o scoop feioso
-
lancia, cê ta ferrado… aheauehuehuehuauheu
-
então retire a borracha de vedação e faça novamente a medição lancia… mesmo sendo carro brinquedo, esse é o tipo mais inteiro do brasil chega a dar dó colocar um scoop nele hahahahahahaha
penso o mesmo…
vale a pena pensar em outra alternativa que dispense o recorte no capô e o scoop feioso
a alternativa era comprar um coupè que tem cabeçote com fluxo cruzado e aí a turbina não fica imprensada entre o motor e a parede corta-fogo, que nem mortadela em sanduiche.
mas em anos de procura, nunca consegui achar nenhum inteiro que valesse a pena e então decidi por a mão na massa no tipo mesmo.