Turbinando o sevel 1.9
-
é, percebi isso tb.. mais se o rotor nao é maior que a parte interna da flange e no periodo de expansao dos gases o escape expansao… acho que tem melhoramentos usar de 3 pol...
uma pergunta, o que vc vai fazer para unir o cano galvanizado com o final da peça fundida? entro na pressao?
-
é, percebi isso tb.. mais se o rotor nao é maior que a parte interna da flange e no periodo de expansao dos gases o escape expansao… acho que tem melhoramentos usar de 3 pol...
uma pergunta, o que vc vai fazer para unir o cano galvanizado com o final da peça fundida? entro na pressao?
além de já ter entrado na marreta vou soldá-lo sim. depois de soldar mostro como ficou.
agora me traduza a primeira frase pois não consegui entender o assunto sobre a expansão dos gases.
-
bom, já com o carro fora das rampas, retirei e guardei o cabeçote antigo e apontei o novo .
primeira impressão é boa fora alguns detalhes vistos nas fotos.
o coletor spa joga a turbina muito para baixo.
por conseguinte a parte inferior dela fica rente com a parte superior do cárter.
eu erradamente posicionei o tubo de retorno muito ao centro e o mesmo quase que colide com o tubo de saída da turbina.
portanto a mangueira de retorno deverá ficar entre 2 e 3 cm, bem curta mesmo.
a boa notícia é que a curva spa de escape da turbina funcionou como pensei.
ficou com 1,5cm de distância do alternador porque os 10cm de folga para a turbina que eu havia previsto são na realidade somente 8cm.
o fio branco que aparece na foto que é o sinal da luz espia do alternador já é de teflon.
o tubo de inox está por dentro da flange de ferro fundido mas como entrou justinho (fui passando a fresa ponto a ponto) ele está bem rente as paredes internas da flange.
-
lancia, para reduzir o problema com calor nesta area você podia dar uma banho de ceramica no coletor + caracol quente + saida de escape.
em alguns casos funciona tao bem que da até pra colocar a mão na peça.
dica que eu sofri muito, procure fazer o retorno em aerokip para evitar vazamentos.
-
eu acho que uma manta ja resolve…
-
x2, aliás por coriosidade quanto ficar para dar esse banho de cerâmica?
o banho de ceramica é bem melhor e não ocupa o espaço que a manta ocupa já prevendo o pouco espaço da saida da turbina e o alternador
-
pior se tivesse usado a curva normal de 2 1/2 .
menegotto padeceu com esta saída da turbina tanto que teve que usar downpipe de 2 1/4 se bem que a garret dele tem a wg integrada para piorar.
esse banho de cerâmica é muito interessante. como e onde se contrata um?
ok quanto ao retorno em aeroquip. vou ter que melhorá-lo de qualquer pois não está me agradando nada do jeito que está.
-
rapai…
so vendo crendo... pq ceramica nao esquentaria?
no mais, thermotape aplicado sem economia eu vi ao vivo e aprovo... deposi de uma puxada vc consegue encostar a mão na caixa quente brevemente e nao se queima...
-
cerâmica é top sim…qdo o mano mexia com preparação ainda fizemos em alguns carros... o que a gente notou é que se for coletor de canos tem que rever bem porque esquenta tanto que aonde tiver pontos de solda fracos acaba vazando depois (tipo aonde junta todos os canos na flange)...
segura muito o calor... mas ai no caso eu acho que o que mais deve fazer diferença é um defletor de calor (uma chapa entre alternador e saida de escape sem encostar em nenhuma das partes), de preferencia grossa e presa em algum lugar aonde tenha bastante massa pra poder trocar calor...
lembro de um palio 1.6 16v que o mano montou, derreteu o alternador uma vez, ai fez este esquema com defletor e nunca mais teve problema...
-
**rapai…
so vendo crendo... pq ceramica nao esquentaria?**
no mais, thermotape aplicado sem economia eu vi ao vivo e aprovo… deposi de uma puxada vc consegue encostar a mão na caixa quente brevemente e nao se queima...
x2
o canal mesmo é um defletor, como disseram, não tocando nem no cano, nem no alternador e fixado em uma massa para dissipar o calor.
-
bom, estou anotando tudo no meu caderninho.
me parece que a ideia da placa defletora seria a mais adequada termodinamicamente falando.
e ela poderia ser de cerâmica (quebradiça), amianto (se ainda existisse) ou teflon presa com uma cantoneira no bloco do motor.
vou pesquisar melhor as ideias, inclusive a do banho de cerâmica que mereceria até uma ida minha a sampa.
abaixo as fotos de antes e de depois da solda na flange spa.
mesmo correndo o risco de deformar as peças preferi eu mesmo usar solda elétrica, perdão aos puristas mig e tig.
essa eu garanto que não quebra.
usei eletrodo ok 048 de maneira de poder soldar adequadamente na flange de ferro fundido.
na saida do tubo de 2 1/2 coloquei outra flange tipo v-clamp de modo a isolar o sistema turbo do mané da loja de escapamentos que irá completar a conexão do escape.
-
muito bacana o trampo conferiu se não tem vazamentos na solda? voltando ao banho de cerâmica, a chapa defletora resolve a questão de esquentar demais o alternador mas a parte de esquentar a turbina e o óleo do motor ainda mais sem radiador de óleo e esquenta o ar adimitido também então o banho de ceramica ajuda nessa parte.
-
um fato é que banho de cerâmica custa 700 por peça no giba, e não é eterno… ou seja com o tempo tem que refazer
então uma termotape + defletor de inox faz o serviço... como o lancia tem facilidade em importação e gosta de capricho, recomendo a termotape de titânio da dei
-
o ideal seria cozinhar essa solda e aguardar o resfriamento algumas vezes. e após realizar um ensaio de lp. tenho medo de soldas em materiais com coeficiente de dilatação diferentes, minha breve experiencia não foi animadora.
ainda que numa área diferente (ferrovias) nunca conseguimos fazer a união de uma camisa de ferro fundido com um cabeçote de aço.
-
eu comprei esses dias um kitzinho dei engineering (esse aqui - http://www.ebay.com/…ec858fd&vxp=mtr ) pra encapar a turbina e o downpipe do meu a3 mas não tive saco de montar ainda… mesmo pagando imposto ficou mais barato que comprar aqui.
mas se vc for comprar só a fita pra enrolar no downpipe, não precisa importar, tem pra vender aqui mesmo... a spa vende, e tem tbm em casas que mexem com equipamentos contra incêndio.
-
o servico ta bacana, porem eu tb fiquei com um pulga atraz da orelha do stress q a peca de ferro fundido sofreu em um espaco tao curto, eu desceria mais o caninho da descarga e deixaria para unir um pouco mais adiante… justamente pra evitar tanta solda junta...
amos torcer q de td cert :-)