Turbinando o sevel 1.9
-
overspeed, acesso no cofre do tipo turbinado é uma piada.
como admissão e escapamento é do mesmo lado e bem perto da parede corta-fogo, de qualquer maneira para se mexer na turbina precisa-se retirar o cabeçote.
sem falar de 2 porcas 13mm dos prisioneiros dos 7 que prendem os coletores, que só saem por baixo e precisam ser substituídas por outras de 11mm.
mas, mesmo assim, hipoteticamente falando, dá para soltar a turbina sem mexer na wg.
logicamente as duas flanges que agora estão combinadas precisam ser removidas antes.
-
lancia,
aqui nesta loja possui o termotape de titanio, não conheço a loja, encontrei agora que estava procurando a flange na internet.
gostei da loja, independentemente da termotape de titânio.
conexões 1/8 npt custam em média a metade das outras
valeu pela dica.
-
lancia,
aqui nesta loja possui o termotape de titanio, não conheço a loja, encontrei agora que estava procurando a flange na internet.
gostei da loja, independentemente da termotape de titânio.
conexões 1/8 npt custam em média a metade das outras
valeu pela dica.
alguns itens estão com um ótimo preço mesmo, só não comprei a flange pois vou a belo horizonte comprar as mangueiras então já trago tudo de lá.
fica a dica
-
finalmente após acabar com as interferências (dois objetos teimosos ocupando o mesmo lugar) consegui descer o agregado cabeçote conforme fotos abaixo.
hoje a tarde deverei torqueá-lo e possivelmente amanhã o ligue aspirado (só com a g7).
pergunta, como prevenir dano à compressora (rodando livre) enquanto passam gases de escape na turbina?
seria por poucos minutos suficientes para retirar o carro da garagem, subir no guincho, entrar no loja de escape para terminar o serviço e finalmente retornar rodando sozinho em casa.
e pela cor da junta vê-se que acabei usando a mls, espero que não me dê zebra…
-
acrescentando que é bom colocar o filtro na carcaça fria (rotor) e na boca também para evitar de entrar sujeira, se entrar sujeira corre sérios riscos de estragar a turbina.
-
a g7 lê sonda widebandá ou vai ligar em paralelo? parabéns com a wb fica muito melhor o acerto e se usar para corrigir também fica bem melhor.
-
ok, tudo anotado, evitar giro alto e estar com um filtro conectado em ambas as entradas.
marcos, a g7 não lê a wide mas vou instalar definitivamente um módulo lc-1 da innovate no tipo e que usava para testes.
ele tem uma saída analógica emulando uma sonda narrow e ai sim, este fio ligado na g7.
acabei de apertar os 10 parafusos que prendem o cabeçote no bloco mas não foi fácil cumprir a tabela de torque da fiat (2 > 4 + 90° + 90°).
essa junta de aço não cede (lógico) e então precisei de muito muque para efetivamente esticar os parafusos da taranto que são duros para cacete.
e o fabricante da junta diz para retocar com o valor do último torque após um aquecimento em marcha-lenta de 15 minutos - medi e deu 90 newton/metro.
caraca, tomara que o soquete aguente…
-
o soquete aguenta sim, é um saco reapertar depois de esquentar o motor sevel, pois precisa retirar a gaiola do comando de válvula, troca junta retirar óleo limpar…no meu estou para abrir o motor e diminuir a junta de aço e rebaixar o cabeçote para conseguir taxa 11:1 para usar com cachaça, assim vai ficar melhor o carro, obviamente vou diminuir a pressão de turbo.
estou a procura da junta do cabeçote sabó de 2mm para você porém nada positivo ainda.
estava pensando, aquele coletor de alumnínio e cobre vai esquentar bem rápido, isso vai ser bom para a fase de aquecimento.
-
prende esse filtro na boca da saida da turbina…. ele pode vuar longe
no meu carro fui testar e vuou meu bonpe da cabeça...
-
eu andei quase mil km sem pressurização no meu carro, até ter um minimo de amaciamento pra andar turbo… no meu caso deixei sem a porta da wastegate e com uma restrição na saída do compressor (mangote com um tarugo de borracha e um furo de 20mm)
duvido que tenha proporcionado overspeed na turbina e que tenha danificado/prejudicado ela. inclusive quando montei a pressurização, o compressor estava sequinho, sem uma gota sequer de óleo.
-
eu andei quase mil km sem pressurização no meu carro, até ter um minimo de amaciamento pra andar turbo… no meu caso deixei sem a porta da wastegate e com uma restrição na saída do compressor (mangote com um tarugo de borracha e um furo de 20mm)
duvido que tenha proporcionado overspeed na turbina e que tenha danificado/prejudicado ela. inclusive quando montei a pressurização, o compressor estava sequinho, sem uma gota sequer de óleo.
não é o caso do lancia.
-
prende esse filtro na boca da saida da turbina…. ele pode vuar longe
no meu carro fui testar e vuou meu bonpe da cabeça...
ó flávio, eu disse em ambas as entradas, ou seja, no tbi e na entrada da compressora.
na saída da compressora posso tentar usar o que o menegotto fez, uma restrição de 20mm.
bom, eu acho que amanhã dará para tacar fogo no treco em aspro.
muitas mudanças devido à nova admissão, flautas batendo com suporte da dh e outras maravilhas como essas para serem descascadas.
até a mangueira de radiador tive que refazer para permitir a passagem do ínfino, minúsculo dutinho de 3 da entrada da compressora.
-
o soquete aguenta sim, é um saco reapertar depois de esquentar o motor sevel, pois precisa retirar a gaiola do comando de válvula, troca junta retirar óleo limpar…no meu estou para abrir o motor e diminuir a junta de aço e rebaixar o cabeçote para conseguir taxa 11:1 para usar com cachaça, assim vai ficar melhor o carro, obviamente vou diminuir a pressão de turbo.
estou a procura da junta do cabeçote sabó de 2mm para você porém nada positivo ainda.
estava pensando, aquele coletor de alumnínio e cobre vai esquentar bem rápido, isso vai ser bom para a fase de aquecimento.
marcos, a raven tem uma ferramenta 141005 de apertar os parafusos de trás do cabeçote então não precisa desmontar a gaiola não.
eu fiz uma, é bem simples. se quiser dicas mando a foto dela para você levar num torneiro e fazê-la.
inclusive os meus tuchos já entraram calibrados desde a bancada, como podes ver nas fotos.
a junta não se faz mais necessária já que montei a mls, mas agradeço muito o seu interesse.
-
valeu lancia, posta a foto por favor pois trabalho com usinagem e vou desmontar o cabeçote semana que vem, eu tenho aquele jogo de chaves de soquete que vem uma ferramenta que dobra/gira mais como é muita força para fazer acredito que não da certo.
justamente esse aqui:
-
achei lancia, entendi vou fazer uma pra mim…ehehe