Turbinando o sevel 1.9
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ok, tudo anotado, evitar giro alto e estar com um filtro conectado em ambas as entradas.
marcos, a g7 não lê a wide mas vou instalar definitivamente um módulo lc-1 da innovate no tipo e que usava para testes.
ele tem uma saída analógica emulando uma sonda narrow e ai sim, este fio ligado na g7.
acabei de apertar os 10 parafusos que prendem o cabeçote no bloco mas não foi fácil cumprir a tabela de torque da fiat (2 > 4 + 90° + 90°).
essa junta de aço não cede (lógico) e então precisei de muito muque para efetivamente esticar os parafusos da taranto que são duros para cacete.
e o fabricante da junta diz para retocar com o valor do último torque após um aquecimento em marcha-lenta de 15 minutos - medi e deu 90 newton/metro.
caraca, tomara que o soquete aguente…
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o soquete aguenta sim, é um saco reapertar depois de esquentar o motor sevel, pois precisa retirar a gaiola do comando de válvula, troca junta retirar óleo limpar…no meu estou para abrir o motor e diminuir a junta de aço e rebaixar o cabeçote para conseguir taxa 11:1 para usar com cachaça, assim vai ficar melhor o carro, obviamente vou diminuir a pressão de turbo.
estou a procura da junta do cabeçote sabó de 2mm para você porém nada positivo ainda.
estava pensando, aquele coletor de alumnínio e cobre vai esquentar bem rápido, isso vai ser bom para a fase de aquecimento.
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prende esse filtro na boca da saida da turbina…. ele pode vuar longe
no meu carro fui testar e vuou meu bonpe da cabeça...
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eu andei quase mil km sem pressurização no meu carro, até ter um minimo de amaciamento pra andar turbo… no meu caso deixei sem a porta da wastegate e com uma restrição na saída do compressor (mangote com um tarugo de borracha e um furo de 20mm)
duvido que tenha proporcionado overspeed na turbina e que tenha danificado/prejudicado ela. inclusive quando montei a pressurização, o compressor estava sequinho, sem uma gota sequer de óleo.
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eu andei quase mil km sem pressurização no meu carro, até ter um minimo de amaciamento pra andar turbo… no meu caso deixei sem a porta da wastegate e com uma restrição na saída do compressor (mangote com um tarugo de borracha e um furo de 20mm)
duvido que tenha proporcionado overspeed na turbina e que tenha danificado/prejudicado ela. inclusive quando montei a pressurização, o compressor estava sequinho, sem uma gota sequer de óleo.
não é o caso do lancia.
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prende esse filtro na boca da saida da turbina…. ele pode vuar longe
no meu carro fui testar e vuou meu bonpe da cabeça...
ó flávio, eu disse em ambas as entradas, ou seja, no tbi e na entrada da compressora.
na saída da compressora posso tentar usar o que o menegotto fez, uma restrição de 20mm.
bom, eu acho que amanhã dará para tacar fogo no treco em aspro.
muitas mudanças devido à nova admissão, flautas batendo com suporte da dh e outras maravilhas como essas para serem descascadas.
até a mangueira de radiador tive que refazer para permitir a passagem do ínfino, minúsculo dutinho de 3 da entrada da compressora.
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o soquete aguenta sim, é um saco reapertar depois de esquentar o motor sevel, pois precisa retirar a gaiola do comando de válvula, troca junta retirar óleo limpar…no meu estou para abrir o motor e diminuir a junta de aço e rebaixar o cabeçote para conseguir taxa 11:1 para usar com cachaça, assim vai ficar melhor o carro, obviamente vou diminuir a pressão de turbo.
estou a procura da junta do cabeçote sabó de 2mm para você porém nada positivo ainda.
estava pensando, aquele coletor de alumnínio e cobre vai esquentar bem rápido, isso vai ser bom para a fase de aquecimento.
marcos, a raven tem uma ferramenta 141005 de apertar os parafusos de trás do cabeçote então não precisa desmontar a gaiola não.
eu fiz uma, é bem simples. se quiser dicas mando a foto dela para você levar num torneiro e fazê-la.
inclusive os meus tuchos já entraram calibrados desde a bancada, como podes ver nas fotos.
a junta não se faz mais necessária já que montei a mls, mas agradeço muito o seu interesse.
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valeu lancia, posta a foto por favor pois trabalho com usinagem e vou desmontar o cabeçote semana que vem, eu tenho aquele jogo de chaves de soquete que vem uma ferramenta que dobra/gira mais como é muita força para fazer acredito que não da certo.
justamente esse aqui:
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achei lancia, entendi vou fazer uma pra mim…ehehe
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é vero lancia.
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marcos, na [loja do mecânico (gurgel ferramentas)](loja do mecânico (gurgel ferramentas)) tem uma por r$66,00.
de repente sai mais barato comprar do que mandar fazer.
quando fiz a minha eu não sabia que a raven tinha desenvolvido uma.
meu amigo/mecanico/preparador tem uma dessas, segundo ele o seu finado pai a coseguiu quando ainda trabalhava na fiat.
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eu também tinha as originais 1850172001/2 (são duas uma para os cantos e outra para o meio) mas emprestei para uma oficina poder fazer as cópias alguns anos atrás e já viram, né? sumiram…
hoje ainda não consegui o motor ligar pois faltaram muitos pequenos detalhes mas que tomam muito tempo.
algumas fotos do progresso:
aqui o dissipador da sonda ainda torto (foi o único jeito dele descer) mas amanhã preciso levantar o carro para encaixar o tubo de retorno da turbina e acerto ele na mão.
mais uma colisão: entre a flauta 2 (extra) e o sensor de temperatura do ar. amanhã reposiciono o sensor.
teste de pressão com as duas flautas. estão estanques a 24 horas, já as dei como ok. o manômetro fica definitivo.
**meu filho viu esta foto e não entendeu como a turbina e a compressora conseguiram entrar nesta confusão.
estou mantendo o ar quente e ar condicionado no lugar e funcionando.
a curva de silicone azul está na entrada da compressora.
o cabo verde é o do motor de passo da lenta que também preciso aumentar uns 50mm.**
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o meu tb consegui manter o a/c e o quente em perfeito estado. e ainda não abandonei o projeto intercooler, só está na gaveta por falta de verba disponível no momento.
quanto ao sensor de temperatura do ar lancia, recomendo que preencha ele com araldite ou similar e deixe somente a ponta do termopar exposta. já estraguei 3 devido ao fluxo elevado do turbo (o termopar tem os fios muito fino mesmo, não resiste e rompe)
estou curioso com a sua solução para o filtro de ar. o meu ainda roda só com a telinha por falta de espaço
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o meu tb consegui manter o a/c e o quente em perfeito estado. e ainda não abandonei o projeto intercooler, só está na gaveta por falta de verba disponível no momento.
quanto ao sensor de temperatura do ar lancia, recomendo que preencha ele com araldite ou similar e deixe somente a ponta do termopar exposta. já estraguei 3 devido ao fluxo elevado do turbo (o termopar tem os fios muito fino mesmo, não resiste e rompe)
estou curioso com a sua solução para o filtro de ar. o meu ainda roda só com a telinha por falta de espaço
meu amigo, quanto ao sensor de temperatura de ar vou ter que fabricar um específico para este motor, conforme a sua sugestão.
efetivamente o ntc do tempra 16v que estou usando, fica meio que solto dentro de um tubinho plástico mas o que me irrita mais é o tamanho da rosca de latão do encaixe. parece uma m18 ou um pouco menor nunca entendi isso pois é uma trolha e tanto…
vou pegar um tarugo de latão e rosqueá-lo com 1/8 npt e com ele fazer um mini sensor que não atravanque o caminho de encaixe da flauta 2.
o filtro de ar que estou e vou continuar usando é também o enorme do tempra. porém, neste caso, tamanho é documento pois ele é muito eficiente.
encaixei ele na vertical colado a mangueira de água que tive que refazer também.
é mais ou menos por aí que o filtro está instalado no tempra.
prendi ele com uma vara de aço cromado naqueles dois parafusos que existem no suporte da bateria (originalmente usados para prender bobina de ignição quando o motor tem ignição não estática).
puxar um tubo de 2 3/4 da compressora até o filtro será fácil (pelo menos para mim) pois a minha bobina não está mais pendurada na ponta do comando.
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o que fez esse fim de semana no carro lancia?
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marcos, não fiz muita coisa não.
o maldito tubo de retorno de óleo da turbina está com um pouco menos do que 7cm de comprimento e para encaixá-lo entre os dois tubos de aço (turbina e cárter) foi efetivamente um parto.
mesmo querendo colocar esta tubulação em aeroquip seria impossível devido a proximidade.
passei quase a tarde toda de sábado enfiado em baixo do carro suspenso só por preguiças e sem espaço de manobra para os braços, um horror.
está montado mas assim que o motor funcionar subo com o carro nas rampas e aí sim poderei ver o que fazer para melhorar.
fora isso, instalei as duas flautas com os bicos já que com o sensor de temperatura do ar preso em tarugo sextavado com rosca 1/8 npt acabou a encrenca.
eu esqueci de te avisar que nem tudo são vitórias ao chegar aquela chave de apertar parafuso de cabeçote na curva.
tem um do lado extremo esquerdo do motor visto de frente que necessita que se remova a polia do comando e a capa de plástico que segura o pininho marcador pms.
mas, mesmo assim, esta chave ajuda em muito o retorque.
e que o amigo indica para velas?
uso as convencionais bcpr5es mas qual poderá ser a pedida, inicial pelo menos, ao se iniciar a fase turbo?
agora falta também fazer uma braçadeira em alumínio para prender a mala sem alça que é o controlador innovate.
acho que vou prendê-lo ao lado da caixa preta dos fusíveis, bem em cima da válvula do canister.
e retrabalhar a polia da borboleta para o cabo do acelerador do tipo que é diferente do tempra.
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no meu tenho um espaço um pouco maior para a mangueira do retorno mas mesmo assim é dificil o acesso…heheeh da uma canceira.
em relação a chave obrigado pela dica agora ja sei que mesmo assim é preciso demontar a polia do comando valeu...ehehe
quanto ao controlador wideband porque você não coloca dentro do carro assim quando você quiser ja monitora a mistura ar/combsitivel.
velas no seu caso as bp7es ja está ótimo para o seu projeto, os carros turbos originais a gasolina usam velas de grau termico 6 e 7.
[] s