Turbinando o sevel 1.9
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é bobo demais…
e primeira preocupacao é ver se ela nao dar entrada de ar falsa, pq ela tomá váquo e tem que trabalhar aberta.
no mais, se vc nao gosta de espirro alto, vá fechando até vc sentir que nao freia a turbina nas trocas...
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lancia, tem gente que ajusta por estética, ou seja, regula quando o espirro agrada mais.
eu regulo pela performance ou seja, aperto o parafuso até perceber surge no compressor (alivio pela turbina, sai um som grave e picotado) e quando percebo volto um pouco o parafuso. assim sei que a prioridade está segurando o máximo de ar na pressurização sem prejudicar a turbina.
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lancia, tem gente que ajusta por estética, ou seja, regula quando o espirro agrada mais.
eu regulo pela performance ou seja, aperto o parafuso até perceber surge no compressor (alivio pela turbina, sai um som grave e picotado) e quando percebo volto um pouco o parafuso. assim sei que a prioridade está segurando o máximo de ar na pressurização sem prejudicar a turbina.
ok, vou tentar o seu método, me parece o mais adequado.
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eu acho o som do surge da turbina lindo. o cara da retífica tb, pois força os mancais, mas como vc vai rodar com pressão lá embaixo, talvez nem dê nada.
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realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.
quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????
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realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.
quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????
o pente vai no escape, e em diesel não alivia, já q o motor não tem borboleta de aceleração…não sei esses motores mais novos todo eletrônicos, common rail e o carai de asa, mas nos com bomba mecânica não precisa de prioridade pq o motor admite tudo que a turbina manda...
inclusive quem tem ouvido mais atento dá pra escutar qdo ela tá soprando a pleno e qdo o motorista tira o pé do acelerador pra trocar de marcha...como nesse momento não tem combustão, a turbina desacelera
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meio ogro style mas dá pra ter idéia de como faz :
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meio ogro style mas dá pra ter idéia de como faz :
pô, vocês deveriam ter me mostrado isso antes de montar o downpipe
botava aquela tampinha de caixão logo na saída da turbina… agora é tarde, que pena.
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realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.
quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????
o pente vai no escape, e em diesel não alivia, já q o motor não tem borboleta de aceleração…não sei esses motores mais novos todo eletrônicos, common rail e o carai de asa, mas nos com bomba mecânica não precisa de prioridade pq o motor admite tudo que a turbina manda...
inclusive quem tem ouvido mais atento dá pra escutar qdo ela tá soprando a pleno e qdo o motorista tira o pé do acelerador pra trocar de marcha...como nesse momento não tem combustão, a turbina desacelera
exacto.
ando queimando diesel o dia inteiro e dá pra escutar direitinho, tanto assomprando no tudoquedá quanto desacelerando.
eu também uso prioridade porque a mufla já veio com o furo né, e mal não deve fazer.
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[a garrett nos diz que há a necessidade da válvula de prioridade (blow-off).](a garrett nos diz que há a necessidade da válvula de prioridade (blow-off).)
dizem eles que, sem ela, os mancais/rolamentos estariam sujeitos a falhas devido a alta carga que o surge provoca.
pelo que entendi, a válvula de prioridade deve aliviar a pressão em um momento de rápido fechamento da borboleta e assim evitando o surge.
acho que já peguei a ideia da coisa.
polemizando de novo com as velas, que gap usar inicialmente? 0,5 que nem o jonas ou 0,7 a 0,9 como, de novo, tenho lido por aí.
estou com a velha centelha perdida/bobina dupla da g7 portanto nada de cd por enquanto para não tumultuar mais ainda o projeto.
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lancia, eu uso velas de platina com 0.9mm de gap com a bobina original do tipo bosch. não percebo falhas de ignição.
andar com 0.5mm é coisa de distribuidor e carburado. não cometa esse crime com o seu motor. quanto ao grau sugiro comprar um jogo de ngk grau 10 pro acerto e depois andar com 7 ou 8. eu ando com grau 8 no meu pois sei que dói quebrar canaleta.
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vocês tem razão, havia esquecido que o jonas tem distribuidor.
já achei aqui numa loja perto as bcpr6es e bcpr7es.
a bcpr8es é meio mosca branca mas a bcpr9es-11 recalibrada é fácil de se achar na internet.
vou dar uma busca nas iridium equivalentes.
menegotto, eu tenho uma desconfiança danada com as bosch, prefiro ir de ngk.
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eu aposto uma paçoquinha q o q fez quebrar canaleta de seu motor foi muito ponto, e não a vela.
ricardo, para evitar ponto excessivo comprei o gerenciador techrace que atrasa até 20° a partir do início da pressurização.
ele também gestionaria os bicos extras mas prefiro continuar com o his neste manejo.
uma vez descoberto o ponto aí sim reprogramo a g7 para os parâmetros de ponto escolhidos.
esse é um dos problemas de usar ecu de linha pois não tenho como acertá-la em real time.
mas no fim acaba dando tudo certo.
ainda não liguei o motor e o que me consumiu tempo foi a fiação do controlador da wide.
eu sou muito chato, soldo tudo, isolo cada conexão com espaguete térmico, sobre o espaguete escrevo do que se trata e assim vai.
mas já coloquei 3 3/4 litros de óleo do motor e 1/2 litro no reservatório da dh portanto acho que hoje vou ter condições de ligá-lo.