Turbinando o sevel 1.9
-
parabéns, realmente um trabalho digno de admiração
será que aquele sistema de ventilação forçada do coletor, utilizado pelo uno turbo não ajudaria com o excesso de temperatura ?
obrigado, amigo.
sim, já pensei numa ventoinha mas precisaria de encontrar uma adequada que suporte o calor também.
uma coisa que irei fazer ao desligar o carro que é quando a situação piora será ligar o ventilador do arrefecimento em velocidade máxima e com rotação invertida pois o pwm me permite isso.
ou seja, tentarei esgotar o ar quente pela grade frontal afora (logicamente passando pelo radiador).
temporizado em no máximo 3 minutos senão a bateria vai para a glória.
mas o ventilador original não permite, melhor, permite mas não sopra pois as pás são assimétricas.
já o spal é simétrico justamente para poder montá-lo como melhor convier.
-
lancia, quanto a pressão de óleo:
-
motor com retifica nas medidas estipuladas pela fiat
-
bomba de óleo schadek
-
calço de 0,5mm na mola da válvula
-
retrabalho na valvula de alivio da bomba (a placa de aço temperado que fica entre o corpo e a tampa é retificada. a válvula de alivio, na face de vedação com a placa é torneada bruto ou seja tem os riscos de usinagem bem aparentes. eu fiz um polimento na face da válvula onde veda na placa, com lixa 320 e wd40)
-
óleo elf 10w40
-
filtro de óleo mann
está feito 7 bar frio, 1,5bar na lenta com motor em 100º e 7bar em 3000 rpm
-
-
eu faria isso no capo, deve dissipar bem o calor.
-
lancia, quanto a pressão de óleo:
-
motor com retifica nas medidas estipuladas pela fiat
-
bomba de óleo schadek
-
calço de 0,5mm na mola da válvula
-
retrabalho na valvula de alivio da bomba (a placa de aço temperado que fica entre o corpo e a tampa é retificada. a válvula de alivio, na face de vedação com a placa é torneada bruto ou seja tem os riscos de usinagem bem aparentes. eu fiz um polimento na face da válvula onde veda na placa, com lixa 320 e wd40)
-
Óleo elf 10w40
-
filtro de óleo mann
está feito 7 bar frio, 1,5bar na lenta com motor em 100º e 7bar em 3000 rpm
haha polimento na válvula perfeito, excelente dica.
assim que o cárter começar a melar pela junta eu aproveito tiro ela fora e dou polimento na base da bomba.
-
-
menegotto, o motor de arranque gira pesado e não pega, como se a bateria estive arriada? eu sofri muito com isso cheguei a pensar em vender o carro, passei por todos auto-elétricos e nenhum descobriu o defeito e só grana foi embora, por fim quando desmontei a parte decima do motor descobri que era o positivo do alternador com as malhas abertas, a capa de plástico que envolve o cabo estava ressecada e quebrou a capa ai a malha abriu ficando longe um fio do outro, resultado resistência altíssima, revise todos os cabos, trocou quase todos por cabo de 25mm² nunca mais fiquei com a partida pesada, agora a falhação pode ser o que você falou, já verificou na megasquirt se está resetando o módulo quando acontece isso?
ah lancia, cara ficou muito lindo esse motor, muito caprichoso.
o que seria essas malhas abertasó o meu palio fiasa tem o meeeesmo problema principalmente quando caceto ele a mais de 5000 rpm por vários minutos, daí só pega no empurrão ou quando esfria.
decapa a capa do fio ai fica aparente os fios fininhos de cobre certo? então esse cabo é grosso com bastante fios fininhos de cobre ai você imagina esse monte de fio sem a capa para segura eles deixando juntos assim passando a corrente com a resistência adequada ou seja bem pouquinho.
galera tem imagens de como estava o cabo positivo que alimenta o alternador, tem o cabo novo que coloquei e tem a imagem de como ficou depois com a manta termica ao lado do alternador.
-
jakka, esse recurso resolveria todos os problemas… mas aí desfigura o carro né... meu carro é todo original por fora exceto as rodas 15 e a leve rebaixada... passo tranquilo ao lado de viaturas, blitz e etc... essa semana mesmo fui parado numa blitz e não levantou suspeita alguma...
se eu levantar o capo desse jeito, lacrar no insufilm preto e pintar as rodas de grafite, em uma semana vai pro pátio heheheheheheheheheheheheeh
-
menegotto, homologa o turbo. já vi muita gente fazendo. claro que cu$ta mas vale a pena o sossego que dá.
marcos, esse maldito cabo que liga o alternador até os bornes principais é dificil de se ver que está deteriorado pois na montagem fizeram questão de colocar ele encapado com espaguete. ai ele se torra, derrete e se desintegra e ninguém fica sabendo até que o proprietário fica na rua enguiçado.
já troquei o meu em 2001 ao desconfiar da pouca carga na bateria.
-
jakka, esse recurso resolveria todos os problemas… mas aí desfigura o carro né... meu carro é todo original por fora exceto as rodas 15 e a leve rebaixada... passo tranquilo ao lado de viaturas, blitz e etc... essa semana mesmo fui parado numa blitz e não levantou suspeita alguma...
se eu levantar o capo desse jeito, lacrar no insufilm preto e pintar as rodas de grafite, em uma semana vai pro pátio heheheheheheheheheheheheeh
**verdade menegotto, soube que aí no sul a fiscalização é terrível.
mas qual outra alternativa fácil existiria?**
-
menegotto, homologa o turbo. já vi muita gente fazendo. claro que cu$ta mas vale a pena o sossego que dá.
marcos, esse maldito cabo que liga o alternador até os bornes principais é dificil de se ver que está deteriorado pois na montagem fizeram questão de colocar ele encapado com espaguete. ai ele se torra, derrete e se desintegra e ninguém fica sabendo até que o proprietário fica na rua enguiçado.
já troquei o meu em 2001 ao desconfiar da pouca carga na bateria.
pois é lancia e ainda por cima esse maledeto fica atrás da manta corta fogo.
mais me fala como está sendo pisar nesse tipo turbo heim? ….heheheh mesmo que não está deixando subir muito a rotação.
-
marcos, só dei umas voltinhas e com um receio daqueles. a sensação é boa mas repito, não deu para testar muito não. imaginou por tudo a perder por uma acelerada além do que seria aceitável?
então, estacionei o garoto e fiz a fiação que faltava para incorporar o gerenciador da techrace de maneira a tratar dos atraso de ponto e dos bicos auxiliares.
nas fotos aparece a sequência até o final.
coloquei o gerenciador aparafusado na tampa que cobre a uce. desta maneira a interceptação dos fios das bobinas ficou bem curto.
o problema é que até ali o cabo de quatro fios do módulo do display techrace não alcança.
passei um email para eles solicitando um cabo extensão, trocamos algumas palavras e depois disso, silêncio. não sei se não entenderam, não sei se não querem fazer ou se são tão antipáticos como parece.
eu queria evitar de cortar o cabo emendando um outro para chegar até o painel mas, não tive outro jeito.
agora de tarde vou comprar uns 3 metros de cabo de quatro vias para finalizar a instalação.
e como já disse, o techrace irá por enquanto gerenciar os bicos também. mesmo sendo muito mais simples e com menos recursos do que o his efic pode ser que dê certo e ai só fico com um por enquanto.
uma vantagem do techrace é que os botões de ajuste são efetivamente interruptores e não são de membrana como é no his.
membrana não dura nada, tenho visto várias fotos de instalações onde o botão pulse do his está furado de tanto que foi acionado.
outra vantagem do techrace é que após os ajustes o display pode ser desligado pois quem memoriza os parâmetros é o modulo principal.
isso é muito bom pois evita-se que curiosos (manobristas por exemplo) fiquem fuçando onde não se deve e arrebentem o motor.
-
para quem não conhece, este é o sistema do uno turbo, que é original de fábrica,
ao qual me referi anteriormente.
o ar frio é jogado direto sobre o coletor de admissão.
lancia, com certeza ela suporta calor, já que fica dentro do cofre.
melhor seria de ficar longe da fonte de calor, talvez dentro do para-choque.
uploaded with imageshack.us
parabéns, realmente um trabalho digno de admiração
será que aquele sistema de ventilação forçada do coletor, utilizado pelo uno turbo não ajudaria com o excesso de temperatura ?
obrigado, amigo.
sim, já pensei numa ventoinha mas precisaria de encontrar uma adequada que suporte o calor também.
uma coisa que irei fazer ao desligar o carro que é quando a situação piora será ligar o ventilador do arrefecimento em velocidade máxima e com rotação invertida pois o pwm me permite isso.
ou seja, tentarei esgotar o ar quente pela grade frontal afora (logicamente passando pelo radiador).
temporizado em no máximo 3 minutos senão a bateria vai para a glória.
mas o ventilador original não permite, melhor, permite mas não sopra pois as pás são assimétricas.
já o spal é simétrico justamente para poder montá-lo como melhor convier.
-
hmf, oficialmente esta ventoinha refrigera a flauta e especialmente os bicos da injeção mas, como tudo está junto mesmo, acaba resfriando tudo o que está em volta.
é mais um cacareco no cofre e vou usar a sugestão depois de confirmar se o eletroventilador temporizado e girando ao contrário não der certo.
para melhorar estou trazendo uma manta térmica para a turbina t3 pois ela é a maior fonte de calor depois do coletor.
meio fora de tópico e aproveitando a foto, outra coisa que me dá arrepios é o mafzinho deste motor 1.4, pequinininho , do tamanho quase de uma bateria, sisma da bosch que não sabia gerenciar motores turbo sem medir fluxo diretamente.
-
como já foi dito, a manta térmica é uma ótima opção, talvez a melhor.
já usei eletroventiladores simétricos, aumentou bem o ruído e caiu muito o volume de ar. torço para que o seu escolhido não sofra com isso.
nenhum tipo usa aquelas saídas de ar no capo como os marea turbo?
-
como já foi dito, a manta térmica é uma ótima opção, talvez a melhor.
já usei eletroventiladores simétricos, aumentou bem o ruído e caiu muito o volume de ar. torço para que o seu escolhido não sofra com isso.
nenhum tipo usa aquelas saídas de ar no capo como os marea turbo?
celso, já venho usando um ventilador spal simétrico a mais de três anos.
eliminei o original porque que além de baixa eficiência que sempre apresentou, precisava do espaço para colocar cop acoplados a uma ignição de descarga capacitiva.
não percebi nenhuma queda de rendimento, pelo contrário pois sem o antigo eletroventilador a frente do motor ficou muito mais livre para circulação do ar.
até que aquelas gradinhas do marea que você mencionou não ficariam tão esquisitas no capo do tipo mas vou deixar mais esta opção para quando encerrar as outras mais ortodoxas.
nesta foto do spal instalado ainda aparecem cabos de velas.
-
meio fora de tópico e aproveitando a foto, outra coisa que me dá arrepios é o mafzinho deste motor 1.4, pequinininho , do tamanho quase de uma bateria, sisma da bosch que não sabia gerenciar motores turbo sem medir fluxo diretamente.
lancia, não é bem assim… o sistema vane (portinhola) éra porque a injeção escolhida éra le-jetronic (digital analógica) se tivessem escolhido motronic tinha sistema maf-hot wire se não me engano desde 1992 nos bmw, só que obviamente éra mais caro implementar uma nova injeção do que usar oque já se usava na europa.
tanto que o punto turbo 1,4 que usava o exato mesmo motor ano 94 já usava motronic m1.5.4 (creio, não tenho certeza, posso olhar se quiser) com maf.
que me lembro todos os carros turbo do mundo hoje em dia usam sistema maf..os queusam map e maf usam o map apenas pra controle pid da pressão... pra dosagem de combustivel o sistema de fluxo é muito mais preciso do que o speed-density pois lê direto a massa e não precisa de tabela de ve, correção de temperatura pra achar qto de massa está entrando... sistema map é mais facil e usual nos aspirados...em turbo, o melor caminho é ainda maf
-
overspeed, eu sabia que ias espernear. só postei para mexer contigo, ok?
eu reconheço que antigamente era mais complicado fazer cálculos de fluxo a partir da pressão já que os microprocessadores, naquela época intel ou motorola, não tinham condição devido a baixa velocidade do clock.
mas hoje em dia o hardware ficou muito melhor, estupidamente mais rápido e se ainda usam maf pode ser problemas de gerenciamento de estoque. hoje eu não acompanho mais isso, infelizmente.
mas que o tamanho do maf do uno turbo é exagerado isso é.
bom voltando ao foco, dei uma saída com o tipo para finalmente exercitar a injeção/ignição suplementar da techrace já que consegui o cabo de extensão e prendi a caixinha de ajuste e display no painel.
só consegui andar uns 100 metros, ainda dentro do condomínio e nem chegando a encostar 2000 rpm.
pelo sintoma percebi que estava com ignição em só dois cilindros.
mesmo arrastando-se consegui dar a volta e retornar com o tipo na garagem.
acho que as fotos da caixa principal da techrace já devem dizer tudo para quem entende um pouco de eletrônica.
dentro da caixa, logicamente existem dois igbt que pulsam as duas bobinas duplas a partir do sinal da uce do carro mais o adicional de atraso que o fregues escolher.
são dois transistores de alta potência que devido a resistência interna, mesmo baixa, que apresentam dissipam por volta de 15 watts cada um.
para amenizar o calor gerado, eles são instalados em um dissipador que os fazem operar dentro das especificações, ou não.
o inginero porgetista colocou sim o dissipador, até que razoavelmente grande se fosse colocado ao ar livre.
mas o esperto rapaz encapsulou tudo numa mínima caixa patola que impede a dissipação - enfiados lá dentro os igbt se comportam como se nenhum dissipador houvesse.
o calor foi tanto que derreteu a caixa por dentro e por fora.
bom, mandei vir pela internet 4 peças do irg4pc30u e enquanto não chegam fica o primeiro teste sob pressurização suspenso…
-
caraca, e o dissipador com marcas de serrinha de arco ainda isso aí é o que de espessura, 1/8 ? ele poderia ter feito uma caixinha de alumínio. por sinal, lancia, pra vc dobrar uma caixinha de chapa de al não fica mto caro não…
qdo eu montava placas, o pessoal zuava eu e meu pai dizendo que os dissipadores eram exagerados. mas tem placa rodando à quase 15 anos non-stop...
ps: essa forma de puxar fios da placa é a pior forma que existe, ainda mais em equipamentos sujeitos à vibração. uma plaquinha dupla-face furo metalizado deixaria esse conjuntinho beeem menor...