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Turbinando o sevel 1.9

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  • S Offline
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    svcglobal
    escreveu em última edição por
    #651

    qual amplificador estás usando? desculpe não me lembro de ter lido, me lembro que usava cop uma para cada cilindro. falaram muito bem da bobina do corsa de 4 fios agora não me lembro quantos mil volts ela dá, comentei isso só para efeito de conhecimento e para alguém que conheça comentar, acredito que seu sistema seje melhor.

    ancioso para os resultados…eheheh

    marcos, eu é que fiz. um msd na época custava us$250 e decidi fazer um eu mesmo, só que com a vantagem de ser sequencial, usando cop como você já disse e multi-faiscas.

    em marcha lenta são aproximadamente 6 faíscas numa duração de 13° do eixo do vira, melhorando-a significativamente e o torque em média rotação.

    acho que já postei uma foto neste tópico, salvo erro ou omissão.

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    • S Offline
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      svcglobal
      escreveu em última edição por
      #652

      começam a chegar os componentes para a montagem do ic.

      recebi hoje a bov (prioridade) tial q e testei a o funcionamento. só abre após -15 in/hg portanto se mantem fechada em marcha lenta.

      e não vaza vácuo nenhum.

      abaixo vai um videozinho do teste.

      [media]http://www.youtube.com/watch?v=dsz2aichnba&feature=youtu.be[/media]

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      • S Offline
        S Offline
        svcglobal
        escreveu em última edição por
        #653

        começam a chegar as encomendas para o ic. recebi hoje a bov tial q e fiz um teste para verificar se atende as especificações.

        até fiz um videozinho onde mostra que ela não abre antes de -15 in/hg que é o vácuo do sevel 1.9 como deve ser uma v. de prioridade honesta…

        além disso ela não vaza vácuo, é perfeitamente estanque como se vê no filme.

        [media]http://www.youtube.com/watch?v=dsz2aichnba[/media]

        1 Resposta Última resposta
        • _ Offline
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          _NandoO_
          escreveu em última edição por
          #654

          show de bola

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          • M Offline
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            marcossilvass
            escreveu em última edição por
            #655

            qual amplificador estás usando? desculpe não me lembro de ter lido, me lembro que usava cop uma para cada cilindro. falaram muito bem da bobina do corsa de 4 fios agora não me lembro quantos mil volts ela dá, comentei isso só para efeito de conhecimento e para alguém que conheça comentar, acredito que seu sistema seje melhor.

            ancioso para os resultados…eheheh

            marcos, eu é que fiz. um msd na época custava us$250 e decidi fazer um eu mesmo, só que com a vantagem de ser sequencial, usando cop como você já disse e multi-faiscas.

            em marcha lenta são aproximadamente 6 faíscas numa duração de 13° do eixo do vira, melhorando-a significativamente e o torque em média rotação.

            acho que já postei uma foto neste tópico, salvo erro ou omissão.

            muito bacana, eu gostaria de ter um msd com multi-bobinas porém a grana não dá….ehehehe então se o meu ficar legal agora taxado + gasolina e economica ja está ótimo...ehehhe

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            • S Offline
              S Offline
              svcglobal
              escreveu em última edição por
              #656

              marcos, com a gasolina não esqueça de ativar o knock sensor na sua injeção.

              1 Resposta Última resposta
              • J Offline
                J Offline
                jonas_102
                escreveu em última edição por
                #657

                É lancia, ai se vê o compromisso da indústria nacional.

                por isso que eu falo que fórum é um lugar de aprendizado, eu já tinha até me acostumado que achava normal a prioridade aberta na lenta.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  marcossilvass
                  escreveu em última edição por
                  #658

                  marcos, com a gasolina não esqueça de ativar o knock sensor na sua injeção.

                  é mesmo, vou comprar.

                  abraços

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    svcglobal
                    escreveu em última edição por
                    #659

                    é lancia, ai se vê o compromisso da indústria nacional.

                    por isso que eu falo que fórum é um lugar de aprendizado, eu já tinha até me acostumado que achava normal a prioridade aberta na lenta.

                    pois é jonas, o problema que todos sabem como deve tocar a banda mas sem opção de qualidade nacional acaba-se colocando qualquer uma.

                    eu imaginei que a bt fosse plug-and-play e na hora de confrontar a prática com a teoria deu tudo errado. tive que acrescentar uma mola na bichinha e, mesmo assim, está sofrível.

                    me deram alternativas nacionais por aqui mas, gastar r$ 400,00 sem ter a certeza de que iria funcionar?

                    desconfiado eu tive que partir para a importada, infelizmente.

                    mas só irei soldar o encaixe da tial na pressurização nova assim que chegar o ic porque ao mesmo tempo vou fazer um upgrade para 2 ½ .

                    por enquanto continuo com a bt.

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      svcglobal
                      escreveu em última edição por
                      #660

                      está chegando a hora da montagem do ic e me veio uma dúvida se ponho a bov antes ou depois do intercooler.

                      antes, logo após a compressora, vai manter a bov quente para cacete, estimo em volta dos 100°c porém evita que um monte de ar quente vá parar no intercooler à toa durante a desaceleração, prejudicando a eficiência do mesmo.

                      já logo antes do tbi ( e após o ic) ela além de trabalhar bem mais fria (evitando fritar o diafragma) a bov estará aliviando bem onde o tranco acontece (o fechamento abrupto da borboleta).

                      portanto, praticamente falando, quais são as sugestões?

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Flavio Cruz
                        escreveu em última edição por
                        #661

                        está chegando a hora da montagem do ic e me veio uma dúvida se ponho a bov antes ou depois do intercooler.

                        antes, logo após a compressora, vai manter a bov quente para cacete, estimo em volta dos 100°c porém evita que um monte de ar quente vá parar no intercooler à toa durante a desaceleração, prejudicando a eficiência do mesmo.

                        já logo antes do tbi ( e após o ic) ela além de trabalhar bem mais fria (evitando fritar o diafragma) a bov estará aliviando bem onde o tranco acontece (o fechamento abrupto da borboleta).

                        portanto, praticamente falando, quais são as sugestões?

                        depois,

                        se vc usasse uma pop off, que funcionasse como alívio de pressao, seria antes, para nao ter que mandar ar a toa pro ic.

                        como é de prioridade, e o intercooler está carregaqdo , monta-se depois:

                        1 Resposta Última resposta
                        • Q Offline
                          Q Offline
                          quarteto
                          escreveu em última edição por
                          #662

                          está chegando a hora da montagem do ic e me veio uma dúvida se ponho a bov antes ou depois do intercooler.

                          antes, logo após a compressora, vai manter a bov quente para cacete, estimo em volta dos 100°c porém evita que um monte de ar quente vá parar no intercooler à toa durante a desaceleração, prejudicando a eficiência do mesmo.

                          já logo antes do tbi ( e após o ic) ela além de trabalhar bem mais fria (evitando fritar o diafragma) a bov estará aliviando bem onde o tranco acontece (o fechamento abrupto da borboleta).

                          portanto, praticamente falando, quais são as sugestões?

                          a borboleta suporta o tranco com um pé nas costas…e também como a bov abre quando se abre a borboleta, o alívio da pressão acumulada é praticamente imediato, mesmo que a bov esteja longe...

                          a função da bov mesmo é evitar da pressão ser descarregada pelo compressor, e não pra proteger a tbi

                          eu colocaria antes do intercooler, o mais próximo possível dele

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            svcglobal
                            escreveu em última edição por
                            #663

                            wow vocês dois, flávio e quarteto tem excelentes pontos de vista à respeito, obrigado.

                            flávio, você sumiu, estava sentindo sua falta. as suas fotos explicam mais que as palavras.

                            quarteto, sim, não há necessidade de se proteger a borboleta e eu não mencionei isso.

                            o que eu quero dizer é que o início da onda de choque vem dali, no fechamento abrupto da borboleta.

                            e quanto mais perto dela ficar a bov menos surge atingiria a compressora, ocorrendo a eliminação desta onda antes que ela retornasse na contramão do fluxo pela tubulação.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Flavio Cruz
                              escreveu em última edição por
                              #664

                              teteto, eu to pensando em fluxo…

                              o ar sai do compressor, sentido ic e borboleta... ai de repente, há uma fechada na borboleta, o compressor ainda está mandando ar e o ic está com volume de ar comprimido...

                              o ar nao tem pra onde ir pra frente , a bov perto do compressor, beleza, o ar vai sair por ela no sentido do fluxo do compressor....

                              mais o que vai acontecer com o volume de ar dentro do ic? ao meu ver, ele vai retornar no sentido contrario pos a bov é a unica saida, ai vc acelera novamente, o ar do ic ta retornando, a bov vai fechar e o compressor mandando ar no sentido contrario... que confusao rssssssssss

                              no tempra turbo, motor original, fica apos o ic.

                              lancia, sumi pq achei que eu estava critico demais , desculpe. rsssssss

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
                                Q Offline
                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #665

                                wow vocês dois, flávio e quarteto tem excelentes pontos de vista à respeito, obrigado.

                                flávio, você sumiu, estava sentindo sua falta. as suas fotos explicam mais que as palavras.

                                quarteto, sim, não há necessidade de se proteger a borboleta e eu não mencionei isso.

                                o que eu quero dizer é que o início da onda de choque vem dali, no fechamento abrupto da borboleta.

                                e quanto mais perto dela ficar a bov menos surge atingiria a compressora, ocorrendo a eliminação desta onda antes que ela retornasse na contramão do fluxo pela tubulação.

                                na real mesmo, se for pensar, não faz muita diferença onde a válvula vai

                                • se for perto do compressor, quando a válvula abrir, ali vai ser o ponto com pressão mais baixa no sistema, o ar vai seguir para aquele ponto

                                • se for perto da borboleta, o ar vai simplesmente seguir o fluxo e sair pela válvula

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Flavio Cruz
                                  escreveu em última edição por
                                  #666

                                  acho que estamos esquecendo de alguns litros de ar comprimido dentro do ic.. rssssss

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
                                    Q Offline
                                    quarteto
                                    escreveu em última edição por
                                    #667

                                    acho que estamos esquecendo de alguns litros de ar comprimido dentro do ic.. rssssss

                                    flávio, isso acaba não fazendo nenhuma diferença perceptível em turbo lag nem nada disso

                                    na hora q voltar a pisar, a válvula fecha e a pressão vem instantâneo, independente de onde ela tiver instalada

                                    até pq, se for pensar assim, com a válvula perto da tbi vai esvaziar o intercooler tb e demorar pra encher ele depois….na prática não se percebe isso

                                    a melhor explicação, pra mim, dela ficar perto da tbi é porque ela trabalha na pressurização fria, por isso o funcionamento vai ser mais homogêneo (não vai ter tanta dilatação de materiais diferentes) e não vai estragar vedações

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
                                      G Offline
                                      G u s t a v o
                                      escreveu em última edição por
                                      #668

                                      eu uso antes do ic no meu marea turbo, pelo menos joga pra fora o ar quente e não o já resfriado pelo ic. ali perto do radiador de óleo.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • J Offline
                                        J Offline
                                        jonas_102
                                        escreveu em última edição por
                                        #669

                                        eu acho que o ideal seria mais próximo da borboleta.

                                        assim o fluxo (ic>>>>>>>>borboleta) se manteria.

                                        caso coloque antes do intercooler o ar pressurizado no intercooler e pressurização não faria o caminho reverso pra sair?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • Q Offline
                                          Q Offline
                                          quarteto
                                          escreveu em última edição por
                                          #670

                                          eu acho que o ideal seria mais próximo da borboleta.

                                          assim o fluxo (ic>>>>>>>>borboleta) se manteria.

                                          caso coloque antes do intercooler o ar pressurizado no intercooler e pressurização não faria o caminho reverso pra sair?

                                          sim, mas é imperceptível isso…

                                          numa troca de marcha bem rápida, inclusive, a válvula mal vai abrir, pq o tempo entre fechar a tbi -> gerar vácuo suficiente pra abrir a bov -> abrir a tbi vai ser muito pequeno...e tb não vai se perceber lag, porque abriu a borboleta a pressão vem quase q instantaneamente.....ainda mais com pouca pressão

                                          numa tirada de pé mais longa, toda a pressurização vai se esvaziar de qualquer maneira, e quando for acelerar, vai ter q encher tudo de novo

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