Turbinando o sevel 1.9
-
é, também acho que a solução para evitar cozimento do alternador seria fazer um coletor tubular deslocando a fixação da turbina.
antigamente vendia-se placas de amianto de 5mm de espessura e seria o ideal pois ela impede 90% de transferência de calor.
mas o amianto foi banido então estou pensando em usar uma placa de teflon.
overspeed, não consigo mandar mp para ti. parece que a caixa postal sua está bloqueada ou completa.
realmente estava cheia, já apaguei todas as mensagens
qto a transmissão de calor, manda dar banho de cerâmica no coletor, caixa quente esida de escape melhora bastante, e se puder usar um defletor (uma chapa parafusada de aço entre o alternador e a turbina melhora muito… só num pode ficar encostando em nenhum dos dois, pois ai o ar entre as duas peças é mau condutor de calor e diminui a temperatura
-
o fast turbo é bem legal, é praticamente uma turbo-pro da fueltech
vou de fast turbo então.
menegotto, outra coisa, um amigo voltando de los angeles me ofereceu de trazer esta turbina de lá.
as specs dela são:
-stage 3 turbo suggested for 1.6l to 2.3l engine up to 150-400hp
-capable of 5-35 psi output at peak power performance
-oil cooled only.
-standard 5 bolt t3 flange, fit aftermarket mainfolds and oem t3 manifolds.
compressor specs:
-inlet: 3 inch
-outlet: 2 inch
-inducer: 54.10 mm
-major: 69.97 mm
-compressor: .49 ar
-compressor trim: .50
-compressor housing: t4/t04b
turbine specs:
-turbine type: 12 blade
-tubine flange: t3
-tubine: .57 ar
-major: 65.27 mm
-minor: 56 mm
-turbine housing: t3
-outlet: 2 1/2 inch
-exhaust outlet: t3 5-bolt downpipe flange
o que o amigo acha?
-
senhores, meu amigo embarca amanhã então qualquer comentário sobre a turbina acima será bem-vinda.
eu abraçaria ela fácil, primeiro pela qualidade do produto e segundo que tu fica com margem pra subir potência no futuro.
-
valeu gustavo. esse meu amigo é engenheiro mecânico e inspetor de qualidade da mwm.
ele foi fazer a aceitação de um lote de turbinas para diesel e consegue uma destas que descrevi acima para ciclo otto, da mesma fábrica que fornecerá as diesel.
a qualidade dela é incontestável realmente só tinha dúvidas se encaixava no sevel 1.9 já que não encontro projetos semelhantes para estudar, serei a cobaia…
interessante que ela é hibrida com compressor t4 e turbina t3.
-
valeu gustavo. esse meu amigo é engenheiro mecânico e inspetor de qualidade da mwm.
ele foi fazer a aceitação de um lote de turbinas para diesel e consegue uma destas que descrevi acima para ciclo otto, da mesma fábrica que fornecerá as diesel.
a qualidade dela é incontestável realmente só tinha dúvidas se encaixava no sevel 1.9 já que não encontro projetos semelhantes para estudar, serei a cobaia…
interessante que ela é hibrida com compressor t4 e turbina t3.
aliás, se fosse pra chutar, eu arriscaria mais nesse turbo do que numa apl da vida, ainda mais q seu motor tem deslocamento pra girar ela….até pq se for o caso, dá pra trocar carcaça quente pra adequar mais no q vc quer
e se o preço fica bom, então vá fundo
-
quarteto, acabei de autorizar a compra, obrigado.
a marca dela é turbonetics feita pela mesma empresa onde o meu amigo foi fazer a aceitação.
o único problema (nem tanto) é que vem de navio junto com o lote da mwm e deve levar até 30 dias para chegar.
interessante é que ela tem predisposição para wastegate interno, mesmo sendo t3 e isso vai quebrar um galhão.
a portinha fica localizada na flange abrindo e fechando o furo menor que se vê na foto.
![](http://svc.cc/oi/tipo/t04e output.jpg)
-
turbonetics é outro nível, nem se compara…
só vai ter que caprichar no acerto lancia, ela tem eixo 56mm e rotor 54mm... vai ter que andar mais rico pra carregar ela mais cedo... essa config vc terá pressão acima de 4mil rpm e com força pra virar 9mil
-
turbonetics é outro nível, nem se compara…só vai ter que caprichar no acerto lancia, ela tem eixo 56mm e rotor 54mm... vai ter que andar mais rico pra carregar ela mais cedo... essa config vc terá pressão acima de 4mil rpm e com força pra virar 9mil
wow tá doido sô 9000 vai sair pistão por todos os lados. e eu queria algo começando em 3000… tens certeza menegotto?
-
essa turbina é grandinha hein?
-
essa turbina é grandinha hein?
-
posso usar da minha sinceridade habitual ?
pro perfil que me parece ser, acho que esse turbocompressor vai ser exagerado…pra quem é hard user como alguns do tópico (mais preocupados em velocidade final e arrancada saindo parado do que retomada e dirigibilidade) até seria o sonho de consumo... mas pra ele que ao meu ver quer um carro mais enxuto , apenas um exemplo (numero sem a necessidade de serem reais)
1- 50mkgf @ 5.000 rpm com apenas 12mkgf @ 2.500rpm
2- 40mkgf @ 3.500rpm com 25mkgf @ 2.500rpm
quem quer máximo desempenho em aceleração saindo parado e velocidade máxima é melhor ir no primeiro caminho, mas será um carro chato de usar no dia a dia, requerendo muitas trocas de marcha e o consumo poderá será muito maior do que o inferior...
quem usa no dia a dia ou viagens normais ...aonde vc baixa uma marcha pra ir dos 80 aos 140km/h vai se sentir muito melhor com a segunda opção... até mesmo quem usar em trackday pode preferir a segunda opção por ser mais homogênea... pois na primeira opção vc pode ter uma condição em que numa saida de curva vc num consegue fazer de marcha mais curta e vir muito torque ou marcha longa e num ter nada de torque...
até agora foi achismo qto ao que ele deseja, indo pro lado pratico.... usar um turbocompressor muito grande com pressão baixa as vezes faz com que ele entre em surge o que é danoso e danificará em poucos km... além de ter baixo rendimento igual a qdo se usar um turbo pequeno... se tivesse o mapa daria pra ver... considerando 0,12m³/s (uns 195~200cv) com sobrelevação de 1,7 (pressão de turbo de 0,6bar) nós vemos que uma misera k14 conseguiria estar no rendimento adiabático máximo na maioria do tempo (seria uma opção que uma fabrica usaria por exemplo)... e uma k14 vai ser bem mais facil de adaptar ai do que essa turbonetics por causa do tamanho fisico... e vc compra uma k14 com reparo pra ciclot otto hoje em dia por menos de r$ 1.200,00.
se ele fosse optar pelo alcool e uma pressão de uns 1,2bar ai sim acho que justificaria esta turbonetics..e mesmo assim teria que ver o mapa dela.
-
sinceramente, o sevel é pra ir até os 9000rpm, creio que este turbonetics vai ficar excelente para o que o lancia quer sem perda de torque em baixa.
-
bom, essa é a menor que se acha naquela empresa pois o mercado dos usa é para motores maiores, fazer o que.
pelo preço que virá valerá à pena mesmo tendo que trocar a caixa quente (perdendo a wastegate) para uma mais adequada.
só a título de curiosidade um amigo da spa me escreveu:
_minha sugestão é o turbo spa 500 com carcaça ar/63.
essa configuração pode gerar ate 450 cv com bom torque em baixas rotações._
já vi que turbo é que nem futebol, uma caixinha de surpresas. vai muito também dos ajustes e da aspiração do motor (que ninguém sabe pois é um 1.9 com comando de 1.6).
vou montá-la e se der certo, ótimo. se não compro outra até acertar.
esta irá ser o ponto de partida para que eu determine o sucesso.