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Turbinando o sevel 1.9

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    Flavio Cruz
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    #775

    algo marromeno assim:

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      svcglobal
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      #776

      meio litro realmente é muito pra consumir pela turbina.

      uma pergunta lancia. na lenta, ela fica com o eixo parado ou girando???

      acontece que turbos grandinhos (eixo pesado) gostam de ficar parados na lenta… dai baba óleo mesmo

      verifique isso. a pior parte é a fase fria. ligie o carro frio sem a mangueira de entrada do turbo e olhe o rotor, deve girar com uma boa rotação. se ficar parado ou se mover aos trancos terá que enriquecer a lenta ou tirar ponto.

      ela gira sim em ml. não dá para ver mas se encosto a mão na ponta do eixo (não na hélice) sem a mangueira na entrada da compressora ela gira rápido e bem solta.

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      • S Offline
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        svcglobal
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        #777

        quanto ao derretimento da curva, muito estranho… a minha fica em contato com a descarga e segura legal... tens pirômetro lancia???? se não tiver seria bom um... talvez o conservadorismo no avanço pode estar fritando o escapamento (e junto suas sedes/ válvulas de escape/ eixo do turbo)

        me parece o fato de ter comprado mangueira de silicone barato. analisando bem a peça parece mais epdm pintado de azul do que silicone mesmo. ou se tiver silicone é tão pouco que nada faz.

        reparem que ela não derreteu e sim carbonizou-se, virando cinza.

        ela é da mesma marca da curva de 2 3/4 para 2 1/2 que tinha o pescoço de 2 … já ví que são titica e se expostas no limite da especificação se acabam.

        o avanço em 6000rpm está em 21° e tenho receio de aumentá-lo mais.

        vou providenciar a medição de temperatura naquele joelho em especial.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
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          svcglobal
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          #778

          cuidado em ficar restrigindo muito… pois o problema pode ser nao girando na lenta, ou problema no retorno (resistencia). sobre a queima, olha, encostar na descarga (que é fina e longe do fogo) algumas coisas encostavam e nunca pegou nada.. agora, no coletor em ferro fundido a 2 polegadas da valvula de escape? acho que nada aguenta ai perto...

          pq nao soda um canote de aluminio até la no alto?

          eu sei que seu projeto é lindo, mais com todo esse trabalhao, eu pensaria em fazer uma pressurização unica em metal, com todas as curvas que tem direito, uma vesz que vc ja tem o molde que é a pressurização atual...

          me deu nervoso ver tantas curvas de silicone e tantas abraçadeiras.

          ela gira em ml sim, fávio, como já disse ao mene. e se continuar melada reduzo para 0,8mm.

          e se mesmo assim continuar vazando compro um kit de reparo no ebay, desmonto a bicha e monto como deve ser, bem no figurino e com materiais de primeira.

          já me acostumei com isso, não consertei o techrace e o hisó o jeito é meter a mão na massa pois pedir garantia no brasil é um desperdício de dinheiro pois sei que pode até voltar pior.

          já fiz a subida da compressora em canote de alumínio e passando pelo joelho de 90° do escape coloquei teflon entre os dois.

          quanto a fazer tudo em alumínio (ou quase tudo) já estou providenciando mas leva tempo. comecei trazendo uma curva 180° de 3 para colocar no final da linha na entrada do tbi.

          depois coloco a foto.

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          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #779

            realmente lancia esse tipo de mangote é bem ruinzinho… eu uso os da spa que tem metade da espessura deste e bem mais maleavel...

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
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              svcglobal
              escreveu em última edição por
              #780

              realmente lancia esse tipo de mangote é bem ruinzinho… eu uso os da spa que tem metade da espessura deste e bem mais maleavel...

              a spa em curvas de 90° 2 1/2 está em falta a meses (parece que estão esperando junho para aumentar os preços) e só achei estes da asllan.

              os da drift também são bons mas custam o dobro.

              agora a pouco quando fui testar novamente a turbina com a mão no eixo para ver se continuava rodando percebi um jogo que me parece excessivo no eixo do lado da compressora.

              ou seja, puxando ele para cima e para baixo ele está mexendo algo por volta de meio milimetro. mas esta medida é subjetiva. difícil adivinhar o valor só com a mão.

              no sentido do próprio eixo, ele não se move em nada.

              isso seria normal? seria como se as duas buchas estivessem gastas ou ovaladas, sei lá

              deveria ter ficado com a turbonetics, mesmo parecendo grande demais.

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              • O Offline
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                overspeed
                escreveu em última edição por
                #781

                essas turbinas nacionais queimam muito óleo mesmo (a minha materpower 80222 leva embora uns 400ml/1.000km, mas já em uns 80.000km)21° de avanço com 1bar e taxa entre 9,5 e 10:1 (se num me perdi no meio do caminho) acho até elevado… negócio é enriquecer pra fazer a refrigeração na câmara... deixaria com uns 0,80 até aonde deve ser potência máxima e baixando pra 0,76 após isso (vai cair bastante a powerband, mas protege bem o motor.essa mangueira ai num parece ser silicone mesmo...

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                • S Offline
                  S Offline
                  svcglobal
                  escreveu em última edição por
                  #782

                  essas turbinas nacionais queimam muito óleo mesmo (a minha materpower 80222 leva embora uns 400ml/1.000km, mas já em uns 80.000km)21° de avanço com 1bar e taxa entre 9,5 e 10:1 (se num me perdi no meio do caminho) acho até elevado… negócio é enriquecer pra fazer a refrigeração na câmara... deixaria com uns 0,80 até aonde deve ser potência máxima e baixando pra 0,76 após isso (vai cair bastante a powerband, mas protege bem o motor.essa mangueira ai num parece ser silicone mesmo...

                  pois é, ainda não me decidi em levá-lo para o dyno pois quase todo dia me aparecem pepinos. realmente não pretendo manter pressão de 1 bar e sim algo em volta de 0,7 a 0,8 que devem ser suficientes.

                  ok quanto ao consumo de óleo das turbinas brasileiras e o que tenho lido é vazamento para o lado da caixa quente e não na compressora que emporcalha toda a admissão que tive um trabalho insano para fazer.

                  é isso que me irrita mais.

                  e esse jogo no eixo, seria normal?

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                  • M Offline
                    M Offline
                    marcossilvass
                    escreveu em última edição por
                    #783

                    lancia com a mão também tive impressão que seria muita folga, logo quando comprei minha turbina nova, tive essa mesma impressão que você, a minha também tem essa folga, a minha também molha um pouco de óleo e ja desci o cacete bastante…heeheh acho que é normal, só não sei quanto a regulagem para pressão de óleo para a turbina.

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                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #784

                      é normal ter esse jogo no eixo, até porque esse eixo é apoiado por mancais…se não tiver folga não tem filme de óleo...agora, se a folga do seu turbo está dentro dos padrões só levando em uma casa especializada e medindo

                      se tivesse folga axial (pra frente e pra trás, ao longo do eixo) aí podia tirar fora e mandar pra retífica...folga axial tem q ser tendendo a 0

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                      • S Offline
                        S Offline
                        svcglobal
                        escreveu em última edição por
                        #785

                        é normal ter esse jogo no eixo, até porque esse eixo é apoiado por mancais…se não tiver folga não tem filme de óleo...agora, se a folga do seu turbo está dentro dos padrões só levando em uma casa especializada e medindo

                        se tivesse folga axial (pra frente e pra trás, ao longo do eixo) aí podia tirar fora e mandar pra retífica...folga axial tem q ser tendendo a 0

                        marcos e quarteto, valeram as opiniões. jogo axial não tem não, está perfeitamente firme.

                        vamos ver como se comporta agora com o restritor de 1,0mm. no fim da semana que vem retiro a saída da compressora e analiso o resultado.

                        próximo passo será o último, 0,8mm e daí para frente outra turbina porém de marca mais famosa e bem provavelmente com rolamentos.

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
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                          svcglobal
                          escreveu em última edição por
                          #786

                          hoje retirei as tubulações tanto da entrada como da saída da compressora e zero óleo. a aspiração do cárter, retirando-lhe o excesso de pressão, produziu o efeito desejado.

                          já vinha acompanhando o nível do óleo do cárter pela vareta, que estava estável e só faltou mesmo colocar o dedo na ferida, literalmente.

                          tirei também as velas já com 5000km para ver se as bcpr6es estariam com a graduação térmica correta e a foto abaixo já diz tudo.

                          vou trazer de fora agora as bcpr6eixde iridium já que no mercado brasileiro elas custam quatro vezes mais caro.

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
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                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #787

                            estou ansioso pra saber resultado do dino… ja tem uma previsão de qdo irá passar ?

                            1 Resposta Última resposta
                            • J Offline
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                              jonas_102
                              escreveu em última edição por
                              #788

                              lancia,

                              neste caso não vale aumentar o restritor de óleo novamente e saber se o problema era nele, no cárter ou em ambos?

                              talvez a turbina spa esteja sendo crucificada injustamente…

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Flavio Cruz
                                escreveu em última edição por
                                #789

                                é… se tinha problema no retorno... eu entregaria o maximo de oleo possivel pra turbina...

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #790

                                  estou ansioso pra saber resultado do dino… ja tem uma previsão de qdo irá passar ?

                                  ainda neste mês sai, com certeza.

                                  praticamente está tudo pronto pois só me faltava fixar os manômetros (wide e pressão) na coluna de direção o que já consegui.

                                  já coloquei a g7 comandando todo o processo só com os ipe019. os iwp143 estão lá só tampando os furos extras.

                                  quero dizer que vou passar o bicho no dino sem chances de se fazer regulagens porque o que consegui ajustar na pista com o his e com o techrace mais com a wide (repassando depois para a g7) me deu quase a certeza do motor estar aceitável.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    #791

                                    lancia,

                                    neste caso não vale aumentar o restritor de óleo novamente e saber se o problema era nele, no cárter ou em ambos?

                                    talvez a turbina spa esteja sendo crucificada injustamente…

                                    já retornei ao que estava, ou seja, 4,5mm que é o diâmetro do -4an da alimentação da turbina.

                                    só não sei se estará seca daqui a uns três dias quando retornarei a abrir as conexões da compressora. eu acredito que sim mas vamos esperar para ver.

                                    mas é impressionante como a característica dinâmica de um cárter pode influir tanto.

                                    quem me deu a dica foi o meu amigo da mwm, o mesmo que trouxe a turbonetics para mim.

                                    o tubo do retorno é retíssimo, desbloqueadíssimo, curtíssimo e mesmo assim, devido a pressão excessiva do cárter, servia para nada, ou quase nada…

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      #792

                                      pera que essa eu vou retornar pra entender o que foi feito nesse carter…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        Flavio Cruz
                                        escreveu em última edição por
                                        #793

                                        nao achei….o que foi feito pra aliviar tal pressao?

                                        mexeu no retorno?

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          escreveu em última edição por
                                          #794

                                          troquei um respiro passivo que usava quando aspirado por um dinâmico vindo da admissão e da entrada da compressora, logo atrás do filtro de ar.

                                          [recirculação dos vapores do cárter motor sevel](recirculação dos vapores do cárter motor sevel)

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