Questao de acerto
-
por falar nisso
existe hallmeter que usa sonda widebandá sem ser telemetria?
so um hallmeter especifico pra sonda wide?
[snapback]323966[/snapback]
isso q eu queria perguntar tbm…
o preciso fazer/ter pra poder ter uma sonda de banda larga no meu carro, e analisar ela sempre??
caramba, meu carro ta mto estranho...
já tirei alimentação pra caramba dele, e qto mais eu tiro, mais o sinal da sonda aumenta... e dirigindo msm não to sentindo mta melhora... será q tava tão gordo assim?? cansei jah de baixar no his, vou direto baixar a pressao de comb agora...
-
qual a diferença da sonda comum para um lambda meter?
abraços
[snapback]337816[/snapback]
e acrescentando, como é a interface com o usuario do lambda meter??
? display de numeros, leds, como seria? da pra carregar no carro o tempo todo como um instrumento, tipo hallmeter?
-
isso q eu queria perguntar tbm…
o preciso fazer/ter pra poder ter uma sonda de banda larga no meu carro, e analisar ela sempre??
caramba, meu carro ta mto estranho...
já tirei alimentação pra caramba dele, e qto mais eu tiro, mais o sinal da sonda aumenta... e dirigindo msm não to sentindo mta melhora... será q tava tão gordo assim?? cansei jah de baixar no his, vou direto baixar a pressao de comb agora...
[snapback]324043[/snapback]
vai que tava tão gordo que chegava a resfriar a sonda causando falaha na leitura…
pq naum pensa em usar um pirometro tmb?
-
olha, meu carro muitas vezes (como ontem a noite com o quarteto dentro do carro) tive menos de 700 milivolts e o motor estava pra la de cheio e carregando o carro com muito ?nimo. sem detonação e ainda com temperaturas baixas (escape e agua).
em outras épocas, se eu tivesse menos de 900 milivolts o carro até caia a frente.
minha sonda ta esquisita ? sim, com certeza. pior é quando a sonda ja vem esquisita, com isso vc facilmente se perde na hora do acerto em caso de ficar dependente de um halmeter pro ajuste.
como eu ja disse varias vezes e repito: acerto não é coisa pra ser feita s? se baseando em instrumentos. um instrumento é passivel a falhas, mal contato, variação clim?tica, desgaste, mal uso, falta de conhecimento do operador, etc.
ja o conhecimento de um preparador fica mais refinado a cada dia que passa.
[snapback]323830[/snapback]
verdade….aquilo tava estranho mesmo....o carro puxando animal e a sonda marcando por vonta disso mesmo...
nos eua rola alguns hallmeters que láem sonda wideband, mas os q eu vi eram pra gasolina, já q a escala acabava em 11:1 de razão ar/comb, sendo q pra carro a álcool essa escala ia ser insuficiente...
a pergunta ?....tem alguma sonda wideband q leia bem mistura de carro a álcool?
-
vai que tava tão gordo que chegava a resfriar a sonda causando falaha na leitura…
pq naum pensa em usar um pirometro tmb?
[snapback]337876[/snapback]
pode ser.. eu ainda não tive tempo nem espaço pra fu?ar nisso melhor…
q pirometro recomenda? akele da odg?
-
essa questão é bem complexa, qto mais ponto vc tem mais combustivel precisa pra manter o mesmo fator lambda (isso eu descobri empiricamente porque na teoria o fator lambda depende apenas da relação ar-combutivel).
para máxima potência o fator lambda deve ser de 0,85; em alguns casos se enriquece mais que isso pra refrigerar a c?mara de combustão (isso é algo desejável nos carros turbo) pois a perda de potência não é algo critico.
l? a muito anos uma excelente matéria na revista turbo sobre o acerto de um buick l6 turbo de fabrica, mas num tenho mais a revista… (malditos amigos que emprestam as coisas...)
[snapback]321669[/snapback]
existem dois tipos de idiotas: aqueles que emprestam revistas e aqueles que devolvem
ab
-
qual a diferença da sonda comum para um lambda meter?
abraços
[snapback]337816[/snapback]
o sensor de um lambda meter tem uma leitura linear e consegue fazer leituras numa faixa ampla (lambda 0,6 até lambda 1,6).
uma sonda comum só consegue ter precisão entre lambda 0,95 e 1,05, fora desta faixa vc só sabe que está abaixo de 0,95 ou acima de 1.05, mas não sabe quanto
em cargas parciais as ecu dos carros atuais estão calibrados para funcionarem o mais proximo de lambda=1 (rotina de closed loop).
a plena carga, o lamda ideal fica entre 0,82 ~ 0,86, onde uma sonda comum é miope
-
e acrescentando, como é a interface com o usuario do lambda meter??
? display de numeros, leds, como seria? da pra carregar no carro o tempo todo como um instrumento, tipo hallmeter?
[snapback]337867[/snapback]
yes
numeros até bem grandes para o padrão de mostradores
-
claro
a leitura é direta…. o resultado jah sai em fator lambda
[snapback]345865[/snapback]
ah tá…então tem é q se achar um leitor de sonda wideband q mostre a leitura do fator lambda.....eu vi uns pra vender no e-bay q mostrava era a proporção de ar/comb direto....a? a escala ia de 11:1 até 16:1 se não me engano....
-
podes crer.. inclusive to pensando em trocar minha velas.. jah tem um ano rodando….
e jah rolou mistura riquissima, pobre bla bla bla....
ela naum falha.... mas sei lah... eh barato neh ... pra que economizar babaquice...
e cabo de vela eh uma boa tb neh hehehe comprei junto com elas.... em setembro do ano passado ehhehe
-
vamos lah … um perguntinha basica...
vou trocar as velas do meu carro... por iguais as que esta lah....
mas eh o seguinte... to pensando em deixar elas na abertura maxima... e andar com o carro... e ver se falha.... caso naum falhe abro mais... se falhar vou fechando....
que acham ?
pq quando eu montei meu carro, eu estava usando a bobina do gti mesmo ... antiga.. aquela de copinho... tava fudida jah...
dai troquei por uma 0km da bosch do gol mi....
muito melhor ...
acho que da pra andar com abertura maior naum eh mesmo?
pelo que vi ai no forum, maior abertura de velas significa menos consumo e talz...
alguem pode confirmar se minha estrategia esta correta ou nada a ver?
-
vamos lah … um perguntinha basica...
vou trocar as velas do meu carro... por iguais as que esta lah....
mas eh o seguinte... to pensando em deixar elas na abertura maxima... e andar com o carro... e ver se falha.... caso naum falhe abro mais... se falhar vou fechando....
que acham ?
pq quando eu montei meu carro, eu estava usando a bobina do gti mesmo ... antiga.. aquela de copinho... tava fudida jah...
dai troquei por uma 0km da bosch do gol mi....
muito melhor ...
acho que da pra andar com abertura maior naum eh mesmo?
pelo que vi ai no forum, maior abertura de velas significa menos consumo e talz...
alguem pode confirmar se minha estrategia esta correta ou nada a ver?
[snapback]351431[/snapback]
manda ver a idéia é essa