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Lada 1600 aspirado

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Hanks
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    #1

    alô moçada,

    tenho postado pouco aqui no fórum, mas tenho lido muito, então resolvi compartilhar meu projeto com vocês. aposto que metade do pessoal já se assustou com o título, e eu acho que as coisas devem piorar. tenho um lada laika 1994 jogado nos fundos de casa e resolvi fazer um carrinho só pra acelerar, apesar de que todos vão falar em colocar motor ap, fiat tc, duratec e etc. vou ficar com o motorzinho lada mesmo, a idéia é ser um projeto low budget desde o começo. o carro atualmente está só o bagaço, e com paciencia farei tudo nele. tenho uns amigos na hungria que aceleram de lada e eles tem pouco à reclamar do carrinho. já tem bastante joselito húngaro rodando de lada sr20det…rs

    bom, posso adiantar que já desmontei o motore estou limpando tudo, tive sorte e tanto o bloco quanto o vira são std. pretendo usar os pistões do ap 1.6 std, diam. 81mm / pino 20mm / alt. compressão 38mm contra 79mm / 22mm / 38mm dos pistões originais do lada, então surgiu a primeira dúvida, os pinos dos pistões do lada são prensados, alguem sabe o diametro externo das buchas dos pinos dos apo seria uma boa já passar p/ flutuante com esses 2mm a mais. tendo o vira balanceado, nitretado, toda a parte de baixo montada com peças de qualidade e as folgas certas acredito que não terei problemas nessa parte. o cabeçote russo é de alumínio e lembra bastante os ap unilaterais, vai ser retrabalhado, o comando... bem, vou falar dele mais pra frente. cortei as flanges da admissão original (alum.) e comprei um throttle body (itb) de kawazaki zx6r (diam. 38mm) completo, com tps, bicos, fuel line e o escambau. pretendo rodar isso tudo com uma ms light da msracing, aposentar o distribuidor e passar p/ roda fonica e wasted spark. enfim, maiores detalhes do projeto devem rolar durante o (longo) processo de restauração e preparação.

    pra não dizer que não tem foto...

    :pix:

    bloco

    cabeçote

    pistões e bielas

    o início do que um dia será um coletor (será será )

    valeu pessoal.

    p.s: só vai ter eu de ladeiro no fórum inteiro né? vamos rezar pros fieteiros simpatizarem com o manco :ban:

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      Pellegrino
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      #2

      cara, vc tem bolas. boa sorte

      o motor do teu carro é essencialmente fiat, te facilita mto.

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      • H Offline
        H Offline
        Hanks
        escreveu em última edição por
        #3

        falando nisso, qual linha de motores fiat se parece com o lada 1600? não me lembra nem de longe um fiasa ou um sevel…

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        • P Offline
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          Pellegrino
          escreveu em última edição por
          #4

          linha fiat usada na europa, basta lembrar que o lada laika é um fiat 124.

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            Hanks
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            #5

            sim, mas você saberia me informar o nome da família do motor, pra que eu possa ler alguma coisa relacionada, a preparação que estou fazendo nesse motor tá sendo feita em cima de linhas gerais de preparação e de alguns relatos de quem já fez, porém eu queria alguma leitura sobre o assunto, sei lá, acho mais confiável. mas valeu pelas informações

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            • H Offline
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              Hanks
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              #6

              é, procurei em vão, todo mundo que prepara fiat 124 vai de twin cam, ainda não encontrei nenhuma literatura sobre o meu motorzinho que nao seja o manual de manutenção da lada…rs. tô achando que vou escrever um livro. logo na citação da introdução vou colocar os seguintes dizeres

              corre bino, é uma cilada

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              • M Offline
                M Offline
                menegotto
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                #7

                hanks seu safado, vc roubou o meu projeto kkkkkk brincadeira cara mas sempre tive vontade de faze um laika de corrida e ainda vou fazer… com motor fiat é claro

                esse motor é derivado do sevel 1.6... a unica diferença é que é acionado por corrente e não correia.

                quanto a admissão, as admissões mpi dos fiat sevel (uno, tipo, elba 1.6 mpi) é praticamente plug and play, só é necessário alguns retrabalhos no coletor. as admissões de carburado tb servem perfeitamente só é preciso avaliar o que vai usar no seu projeto.

                lá fora é muito comum o motor de tempra nesse carro... é o que traz mais resultado com poucas modificações... esse motor original dele é mais voltado para o torque, então acaba ficando incoerente um motor 1.5 de alto torque ?????wtf???

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                • M Offline
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                  menegotto
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                  #8

                  eu nunca fiz ou vi, mas tenho curiosidade em medir esse bloco… creio que de pra cortar as camisas para 87mm e espetar o vira corsa lunga, fazendo 1.850cc com retrabalhos é claro

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                  • H Offline
                    H Offline
                    Hanks
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                    #9

                    menegotto, os brothers hungaros usam o pistão dos 1.8t vag, mas não sei como, porque a altura de compressão deles é beeem mais baixa, só se tiver uma biela maior… sobre aumento de cilindrada, o negócio é conseguir o bloco/vira do niva 1.9 diesel legal saber que tem mais gente que gosta da baratinha, quanto à admissão, é essa aqui (ainda vai ser modificada)

                    ![](http://i.ebayimg.com/t/09-zx6-zx6r-throttle-bodies-body-injector-zx-6-r-monster-st-/00/$(kgrhqn, ike2lkysvkobnqmfybq6w~~_3.jpg)

                    ![](http://i.ebayimg.com/t/09-zx6-zx6r-throttle-bodies-body-injector-zx-6-r-monster-st-/00/$(kgrhqf, h0e2i8lnzzybnqmfkmqew~~_3.jpg)

                    É da kawasaki zx6r, as borboletas tem 38mm de diametro, vem com sensor tps e bicos injetores. essas borboletonas grandes do lado de fora são controladas pela ecu da moto, funcionam, como um atuador de lenta pelo que eu entendi, elas serão removidas e os furos serão tampados.

                    abraços

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                    • H Offline
                      H Offline
                      Hanks
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      aproveitando a visita do amigo menegotto aqui, queria tirar uma dúvida, os hungaros tem girado 8 mil rpm s com todo o valvetrain (exceto comando) original, apenas molas calçadas. assumindo que as travas e pratos de valvulas devem ser parecidos com as dos sevel, gostaria de saber quem fabrica pratos e travas p/ alta rotação p/ esses motores pretendo girar de 8 a 8,5k nesse motor com uma certa faixa de segurança.

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                      • _ Offline
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                        _NandoO_
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        e ai, quando essa bagaça vai funcionar?

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          menegotto
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          argentina vc encontra tudo, aqui fabricação só special order

                          1 Resposta Última resposta
                          • H Offline
                            H Offline
                            Hanks
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            nando…

                            só deus sabe

                            menegotto, então vou ficar no original mesmo, cortando em 8k

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              menegotto
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              pra não bagunçar o topico do amigo lancia, vou postar aqui no seu… presentinho:

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                svcglobal
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                eu ia mandar para ele por email assim que ele me respondesse por mp.

                                mas o importante é que está ai a informação.

                                1 Resposta Última resposta
                                • H Offline
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                                  Hanks
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  muito obrigado

                                  tanto o amigo lancia quanto o menegotto.

                                  lhes devo uma

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • E Offline
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                                    Eight Ball
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    ué hanks, mas você não ia coloca ai dentro deste cofre um ohc 2.3 com uma 446?

                                    até cheguei a ver um 2.3 rodando no mavekão, não sei se seria o mesmo que você iria usar no laika.

                                    att

                                    alessandro.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • H Offline
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                                      #18

                                      alessandro,

                                      cheguei a colocar um 2.3 meia boca com uma 446, como eu imaginava, ficou um canhãozinho, porem sem distribuição de peso, e logo o meia boca pediu arrego, então dessa vez vou de 1.6 lada

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • H Offline
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                                        #19

                                        mais uma pecinha que provavelmente vai entrar no samba do lada…

                                        fiz um trampo p/ um amigo e o cara me pagou com um jogo de pistões forjados iapel com pino, só que para motor honda b16, eles tem 80,5mm de diametro, 30mm de altura de compressão e 20mm de pino. considerando que a r/l do lada é pedreira, se não me engano 0,301, penso em utilizar esses pistões com bielas mais longas p/ deixar na taxa necessária e melhorar a r/l. ou será que eu vendo os bixos e monto com os de ap 1.6 e bielas originais que eu tenho aqui?

                                        ê duvida...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • L Offline
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                                          #20

                                          po legal demais, parabéns. acompanhando o projeto.

                                          1 Resposta Última resposta

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