O tão famoso ponto de ignição.
-
independente do motor e do sistema de alimentação (carburado e injetado) o procedimento é empirico mesmo :
o primeiro passo é ajustar a mistura.
o ponto depende da mistura , a mistura não depende do ponto.
uma vez acertada a mistura, varia-se o ponto para cada rpm e cada posição do acelerador.
dependendo do sistema (injeção/distribuidor) tenta-se atender as condições de utilização mais importantes (distribuidor) ou todas (injeção).
acho complicado mexer nestes parametro via programa de edição de chip.
com unichip é muito facil
-
? … leo, vc ainda acerta carro turbo adaptado?
[snapback]323687[/snapback]
sory
hoje não tenho interesse neste tipo de acerto pois acabo me envolvendo e tendo que refazer e consertar muitos itens da instalação em si.
este trabalho não compensa ($$$$).
tenho me dedicado a treinamento e expansão da rede de revendedores dastek.
-
mas se alguem fizer um sistema para gravar o chip do mesmo modo como o unichip é acertado, ficaria muito facil fazer um chip…
basta um bom programador, com um cara que intenda bem de injeção... mas aqui no brasil todos querem tudo na mão, ninguem quer ter o trabalho de fazer nada, dai fica dificil...
-
mas se alguem fizer um sistema para gravar o chip do mesmo modo como o unichip é acertado, ficaria muito facil fazer um chip…
basta um bom programador, com um cara que intenda bem de injeção... mas aqui no brasil todos querem tudo na mão, ninguem quer ter o trabalho de fazer nada, dai fica dificil...
[snapback]323790[/snapback]
mas se o reprogramador tiver acesso ao dino, lambda meter e tiver um emulador o trabalho é exatamente igual…e resultado... só que ele vai te cobrar por isso (igual o leo cobra no acerto do unichip... o uso de equipamentos de acerto) e vai acertar não só pela posição da borboleta, mas pela temperatura, carga, etc que souber nos mapas.
teoricamente a mistura não depende do ponto, mas já vi miutos casos de aumentar o ponto e a mistura cair em sonda narrow (provavelmente por não ter precisão de uma wide) então algum efeito acaba tendo.
atraso via knock pode ser de 2 formas:
degrau ou patamar, nos aspro geralmente (não é regra) é degrau, vai atrasando (e retornando) em degrau de digamos 2? até parar e depois pra voltar ao normal, em caro turbo geralmente é patamar, o knock atua atrasando um valor se persistir detonação vai pra um valor considerado seguro e só retorna qdo se reinicia o motor (alguns voltam por tempo...depende)
o formato de uma curva de ponto é característico, só que as injeções mapeadas se valem disso (poder ter um valor independente de qualquer função) pra corrigir alguns pontos que limitariam a curva de avanço caso calculada teoricamente... fica dificil associar...ficaria muito abaixo doque se usa hoje
-
olha esse topico é muito interessante.
meu carro eh gol gti 1993 injecao lejetronic com bico extra e gerenciador que naum atrasa ponto. rodando no alcool. com 0.5 bar (tava com 1,5bar diminui… quanto mais se estuda mais se fica com medo hehehe)
bom, no dino, o ponto acertado foi 15 de inicial. diminui pra 14, caiu potencia. aumentei pra 16, caiu tb... voltou pra 15 e ficou com a potencia maxima.
[snapback]323600[/snapback]
acredito que a variação de potência deu-se devido ao ponto final, que sobre na mesma escala que o ponto inicial é alterado. muito ponto final pode amarrar o motor e tirar potência as vzs antes mesmo de ter detonação.
olha que eu seguro de final mesmo… hehehe arranco faco o escambal com o carro, nunca tive problema, temperatura no meio, com valvula termostatica, tudo na boa mesmo... como manda o figurino...
[snapback]323602[/snapback]
tb sempre usei valvula termost?tica e tb seguro de final quando tem espaço + segurança.
ja viu né…cambio ps..., de 4? marcha (estico as marchas só até 7500 rpm q é até onde o motor rende) ja passa de 230 km/h reais. e ainda tem a 5? que entra cheia e continua empurrando. mesmo com cambio pesado o motor não esquenta, não grila e nem nada.
-
duvidazinha basica
como ficar o ponto em carro turbo adptado que não teve os parametros de chip mexidos?
a injeção atrasa mesmo sem ter mechido em nada?
abraços
[snapback]323874[/snapback]
o principal sensor que é usado no mapa de ponto é o map, como ele só enxerga pressão atmosf?rica a sua injeção não diferencia 0,0001bar de pressão de turbo de 10000,0 então ele não sabe que seu carro é turbo e não atrasa mais do que atrasaria entre pouca e toda carga.
maf lá vaz?o, só que a calibração dele faz a mesma cosia, não enxerga vazão maior que a esperada.
-
o principal sensor que é usado no mapa de ponto é o map, como ele só enxerga pressão atmosf?rica a sua injeção não diferencia 0,0001bar de pressão de turbo de 10000,0 então ele não sabe que seu carro é turbo e não atrasa mais do que atrasaria entre pouca e toda carga.
maf lá vaz?o, só que a calibração dele faz a mesma cosia, não enxerga vazão maior que a esperada.
[snapback]323879[/snapback]
over
mas se eu trocasse então por um map desses positivosó a ie preceberia e atrasaria o ponto?
nos carros com chip alterado como faria então? manteria o map negativo?
abraços
-
over
mas se eu trocasse então por um map desses positivosó a ie preceberia e atrasaria o ponto?
nos carros com chip alterado como faria então? manteria o map negativo?
abraços
[snapback]323895[/snapback]
se trocar o map por um positivo e tiver bicos suficientes pra alimentar a potência que virá vc dispensa bico auxiliar e terá um carro que podera ser acertado via chip como um turbo de fabrica, tanto em ponto qto em combustivel.
nos com map normal o que a gente faz é atrasar o ponto pra qualquer pressão acima da atmosf?rica acima da rotação aonde a turbina pega, ou sej vc tem que ter o feeling de que rpm começa a ter pressão suficiente pra que vc precisa atrasar… com map positivo a curva é muito mais bonita porque vc não altera muito o formato, apenas estica e encurta as pontas aonde precisa ...
-
se trocar o map por um positivo e tiver bicos suficientes pra alimentar a potência que virá vc dispensa bico auxiliar e terá um carro que podera ser acertado via chip como um turbo de fabrica, tanto em ponto qto em combustivel.
nos com map normal o que a gente faz é atrasar o ponto pra qualquer pressão acima da atmosf?rica acima da rotação aonde a turbina pega, ou sej vc tem que ter o feeling de que rpm começa a ter pressão suficiente pra que vc precisa atrasar… com map positivo a curva é muito mais bonita porque vc não altera muito o formato, apenas estica e encurta as pontas aonde precisa ...
[snapback]323917[/snapback]
valeu over
duvida solucionada
abraços
-
[snapback]323917[/snapback]
eu consigo em um sistema de injeção tradicional (aspro) trocar a map e acertar na ecu o ponto e tempo de injecao para pressao positiva??
alguem ja fez isto?
tks
-
eu consigo em um sistema de injeção tradicional (aspro) trocar a map e acertar na ecu o ponto e tempo de injecao para pressao positiva??
alguem ja fez isto?
tks
[snapback]324207[/snapback]
sim consegue
e
sim muitos de nés xipeiros já fazem assim… só precisa saber que modelo de injeção é pra saber que sensor positivo (não gosto desse termo, mas facilita o entendimento) se deve usar.