Enquadramento de comandos
-
le grand ka, então me diga….
[snapback]324318[/snapback]
grandá tenho 1,74
se? eu comprar um comando 280 pra tucho hidraulico, e colocar no meu carro….
e uma polia regulavel, e eu atrasar a baga?a, meu carro gira mais (desloca a potencia maxima pru giro mais alto)?
o corte de giro permanece ... mas a quero saber a potencia pra onde vai heheh
[snapback]324318[/snapback]
isso depende do diagrama do comando. vc pode ter dois comandos 280? porem com comportamentos diferentes.
o mais certo é respeitar a indicação do fabricante do comando quanto ao enquadramento. no site da erson tem no catélogo deles o modelo, a duração, o lobe center, o levante e a posição de avanço/retardo pra vc montar o comando.
claro que isso se baseia em um determinado motor, tanto que eles indicam um comando tal pra um motor tal, não é bem comando de motor ap com temos por aqui. não q va impedir vc de usar um comando indicado pra um jetta 2.0 bloco alto em um audi 80 2.0 bloco baixo (hipoteticamente falando). só que no caso vai entrar o conhecimento em motores pra vc mesmo fzr um re-enquadramento, ja que o jetta tem bielas mais longas do que o motor do audi 80.
outro exemplo: não adianta vc pegar um comando zba e atrasar dois dentes na polia, pois o motor não vai deixar de girar 6000 pra girar 7000 rpm.
você pode matar o carro em baixa e ainda por cima não ter o ganho em alta que deseja.
ja se é um comando mais bravo, tipo um 288?…296? a coisa ja muda de figura, ai da pra fzr jogadas com o enquadramento e ter resultados bastante significativos.
meu comando mesmo (indeco 286?), tentei atrasar dois dentes na polia pra ver como se comporta em alta. o q aconteceu? o carro perdeu muito na baixa e nem por isso girou muito mais alto. ja com 1 dente atrasado o motor girou mais do que qdo tava com 2 dentes atrasados e ainda ficou esperto em baixa. não tão esperto como antes no ponto 0, mas entre perdas e ganhos deixei assim, um pouco atrasado.
tentei algo assim qdo eu tinha um erson assim?trico 268/260. atrasei ele e não adiantou absolutamente nada. sabe como ficou melhor? adiantado 2 graus. consegui tirar o melhor rendimento do comando tanto em baixa quanto em alta.
esse ganho com um pequeno avanço no comando talvez seja devido ao combustivel que usamos aqui. os caras qdo indicaram 0? como melhor enquadramento se basearam no combustivel deles la, ou seja, com gasolina.
-
ka, será que pelo enquadramento é que não vem muita pressão, pois mesmo desligando a wastgate não passa de 2bar?
[snapback]325155[/snapback]
pode ser que sim, em carros turbos vc deve priorizar o escape dos gases (pois para entrar ja tem a turbina jogando muito ar pra dentro), se o comando do escape estiver sendo um gargalo pode acontecer isso.
-
ka, será que pelo enquadramento é que não vem muita pressão, pois mesmo desligando a wastgate não passa de 2bar?
[snapback]325155[/snapback]
sim vamp. lembra no outro tópico q vc disse que outro carro com o mesmo turbo que o seu enxia mais que o seu? então, la falei sobre possivel diferença no enquadramento entre os dois carros.
-
quais são os riscos que o motor pode sofrer? durabilidade do motor? estou interessado em fazer o enquadramento
-
caraaaaaa tÓpico de 20055555!!!!!!11
-
quais são os riscos que o motor pode sofrer? durabilidade do motor? estou interessado em fazer o enquadramento
se vc deixar um certo enquadramento ele pode esquentar demais a valvula de escape e derrete-la
tirar potencia do motor.
em casos absurdos (eu nunca vi) mas dizem que da pra atropelar a valvula.
ehuehuehue to falando cada vez mais nego ressucita algo mais velho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
enquadrar comando requer ferramental adequado(eu mesmo faço o meu) e um modus operandi bem específico. quando se conhece o diagrama de distribuição é relativamente simples, mas quando não é empiricamente que se acha as melhores configurações.
-
milan, para ser sincero, o 49g não tem duração alta o suficiente para justificar o uso de um polia regulável para enquadramento. particularmente, eu só vejo a necessidade de enquadramento em comandos com duração bem próxima ou superior a 300º.
-
na verdade mesmo com comandos com menor duração, e vamos particularizar para cabeçotes sohc, a alteração de enquadramento do comando reflete sim mudança no rendimento volumétrico do motor.
nos gm família 1 que tenho um pouco de contato, tanto no motor levemente aspirado como no meu turbo, alterações de até 5º refletiram em diferenças significativas na curva de torque (e consequente potência) utilizando o comando original.
-
ah sim, no turbo como tudo é exagerado o ganho é bem mais significativo!
-
ah sim, no turbo como tudo é exagerado o ganho é bem mais significativo!
exato…... mas o meu é turbo po (claro que nao igual o corsa do amigo raphael kkkkkkk, é bem mais modesto ;d )
mas tipo eu botei mais por causa das modificacoes das valvulas e cabecote, cara deu muita diferenca do carro namoral.