Carregador de bateria caseiro…
-
desenterrando
eu tinha feito o carregador quando postaram este tópico aqui, pois sabia que algum dia iria precisar… e esse dia chegou ehehehe
enfim, a bateria do golzinho começou fraquejar depois que instalei o som (que não é nada demais, apenas um cd player e 2 falantes de 6 pol nas portas). mas o problema é que uso bem pouco o carro, praticamente só nos finais de semana, rodando uns 30 kms. então aí vão minhas dúvidas:
-
sobre o carregador: estou usando ele ligado em uma tomada 110v, com lámpada de 110v e 60w, para carregar uma bateria de 70 ah. será que não vai demorar muuuito para dar carga? o pessoal que já vêm usando este carregador a mais tempo, está usando com lámpadas de que potência? ah, o status atual (carregando a umas 5 horas): 10.52v nos bornes da bateria, com o carregador ligado.
-
sobre o esgotamento da bateria: um cd player desligado, usando corrente só para armazenar as configurações na memória dele, consumiria corrente suficiente pra fazer isso com a coitada da bateria? ah, meu carro não tem mais nada que consome energia, como vidros ou travas elétricas, ar condicionado, alarme... só a injeção eletrúnica e o cd player mesmo
[]?s a todos e agradecendo pela dica, que agora está sendo útil
-
-
carreguei uma bateria de 65 amps em +- 3 dias seguidos. ficou como se fosse nova, dava até dá do motor de arranque =p
-
mas carol tem q levar em conta q a sua ja nao era akela parada a tempos….
-
pqp olha a merda q rolou aqui…
deixei o aparelho ligado ontem por 8 hrs, e quando fui dormir, desliguei ele e fui conferir a voltagem na bateria. essa tinha ca?do pra 10.5 v
na hora imaginei: tem alguma merda no carregador... enfim, eu tinha montado ele com quatro diodos 1n4007 em paralelo, e testando os diodos (ainda ligados em paralelo) com o multimetro, ele indicava passagem de corrente nos dois sentidos enfim, ja era tarde, deixei a bateria ligada em uma fonte comum de 12v/1a só pra tentar não foder mais ainda ela, evitar sulfatação, e fui dormir....
agora cedo desmontei os diodos e testei um a um... um deles está funcionando invertido a faixa que indica a polaridade dele está pintada no lado errado :hugu: :hugu: :hugu:
será que destru? a bateria?
-
so testando mesmo, monte o carregador certinho, ligue e deixe um tempo o multimetro ligado nos polos da bateria pra ver como se comporta a carga, bem provavel q nao tenha ferrado nao….tomara
-
com 30 min de funcionamento, agora só com um diodo (dos tr?s que estavam nomais), aumentou de 10.50 para 10.82 volts…
e agora a lámpada está funcionando mais fraca, indicando que ela está recebendo só 55 dos 110 volts da tomada (e o diodo está fazendo seu papel). ontem ela ficou acesa normal, como se estivesse ligada diretamente no 110v, sem diodo, sem bateria...
-
temq ver q a lampada tende a diminuir o brilho conforme a carga na bateria vai subindo…...
mas isso ja esta indicando q esta aumentando a carga, so vai precisar conferir depois se esta segurando....
lembro qnd eu carregava a do corsa, qnd dava a 1? partida parecia q o motor ia pular do carro de forte q ficava a pegada, igual qnd rodei com a bateria do chevette no golf, coloquei no chevette, mau relou a chave o chevettin ja tava pulando so na bateria
-
mas carol tem q levar em conta q a sua ja nao era akela parada a tempos….
[snapback]591097[/snapback]
era o mesmo caso do hernani, de carro usado só em fds e mesmo assim só as vzs.
-
com 30 min de funcionamento, agora só com um diodo (dos tr?s que estavam nomais), aumentou de 10.50 para 10.82 volts…
e agora a lámpada está funcionando mais fraca, indicando que ela está recebendo só 55 dos 110 volts da tomada (e o diodo está fazendo seu papel). ontem ela ficou acesa normal, como se estivesse ligada diretamente no 110v, sem diodo, sem bateria...
[snapback]591132[/snapback]
durante o carregamento a voltagem vai subindo lentamente msm.
a minha chegou a quase 14v de pico com o carregador ligado, mas sem o carregador ela ficou em +- 12,3v.
-
me empolguei e coloquei até a minha falecida impact pra cargar aki, tentar recuperar no choque a coitada
-
status atual: 11,24 volts, após quase 11 horas de carga… e subindo, devagar, mas subindo
e o diodo que ficou lá está bem, muito bem sim senhor... nem está esquentando ?s vezes vejo umas dessas e penso keep it stupid simple , se eu não tivesse feito o carregador com quatro diodos por ser mais confiável não teria dado essa nhaca
-
o carregador funfa q é uma beleza….so resta ver se no final segura a carga na bateria
-
a minha ta viva la..isso que ja arriou duas vezes depois do carregador, dei tranco pra ligar a marmita…e ela ta normal lá...
[snapback]591216[/snapback]
tem isso tmb, pq bateria depois q perdeu a carga uma vez, pode jogar fora, cedo ou tarde ela perde novamente a carga e isso vai se tornando cada vez mais frequente
-
tem isso tmb, pq bateria depois q perdeu a carga uma vez, pode jogar fora, cedo ou tarde ela perde novamente a carga e isso vai se tornando cada vez mais frequente
[snapback]591223[/snapback]
meu caso:
carro parado por 4 meses…bateria zero...
taquei no carregador, 3 dias...
coloquei no carro...100%, durou mais 1 mes e meio sem andar com o mesmo...
mexi no motor, nao pegava, de tanto dar partida, zerou ela...
dei tranco, andei meia hora, e depois voltei a andar normal.. 100%
-
?… e com o meu causo dos quatro diodos em paralelo, com um deles invertido (por culpa da faixa branca pintada no lado errado), destrui minha bateria...
hoje de manhã a voltagem chegou a 12,36 volts. desliguei o carregador e 10 min depois voltei para conferir a voltagem... caiu pra 10,87 volts em apenas 10 min, sem nada ligado na bateria
me fudi...
-
as vezes as placas internas estao em curto caso da minha impact q pra subir a voltagem ta lenta…..
-
e ai galera… tudo bem?
vejam minha situação...
a scooter aqui tá com uma bateria novinha, mas por falta de uso, arriou. eu percebo que se utilizar mais ela, a bateria carrega, mas não queria gastar gasolina pra ficar carregando, e eu tenho uma fonte dc de até um amper, filtrada, retificação completa, perfeitinha... ela oferece até uns 40 volts, só que com um amper no max?mo.
então pergunto... com um amper dá pra carregar essa bateria? tem que deixar quanto tempo carregando, no mínimo? e a voltagem aplicada na bateria tem que ser de quantos volts?
abraços, daniel
-
veja bem para carga lenta recomenda-se passar pouco dos 13,8v e 10% da amperagem da bateria, se aplicar muita voltagem, vc danifica a bateria, e muito mais amperagem q esses 10% vc acaba por reduzir a vida util da bateria…..
tente com esse esquema de lampada mesmo, ou se tiver uma fonte de computador sobrando ai pode ser q ajude