Carregador de bateria caseiro…
-
ol? pessoal
meu primeiro post aqui
seguinte, eu tenho um vw sedan 1969, original… e não sei o q acontece q o dinamo dele ou não carrega a bateria, ou tem alguma coisa roubando carga, ou sei lá...
uma vez, o regulador de voltagem dele foi pro espaço... depois de trocado, fuincionou legal durante um certo tempo, porém, a bateria começou a descarregar de novo. comprei uma bateria nova, funcionou durante um tempo, e voltou a descarregar...
como eu to com pouca grana (pra não dizer nenhuma), uma revisão na elétrica do carro está fora de questáo, muito mais fora ainda está a instalação de um alternador, visto q ainda não sei se vou manter o azeitona original, tipo pra pegar placa preta... logo, pensei em fazer esse carregador de baterias pq como tenho 2 baterias, enquanto uma está em uso, a outra está carregando
o esquema é o seguinte:
_construindo seu próprio carregador de baterias
este carregador é extremamente simples de montar e serve para carregar baterias de 12v. ele pode ser usado tanto em redes de 110v ou 220v. por ser um carregador lento ele leva 24 horas para dar carga suficiente para a partida do veículo e até 72 horas para carregar completamente uma bateria padrão 12v/40ah. pode-se carregar baterias entre 30ah e 70ah. pelo fato da resist?ncia de uma lámpada ser sua proteção o dispositivo é extremamente robusto.
material necessário:
-
1 soquete de lámpadas de porcelana.
-
1 tomada comum.
-
1 mts de cabo 2,5mm, vermelho.
-
1 mts de cabo 2,5mm, preto.
-
2 mts de cabo parelelo 2,5mm, preto.
-
1 diodo eletrúnico de 1a, recomendado 1n4007(facilmente encontrado em lojas de eletrúnica).
-
1 lámpada incandescente. para uso em rede 110v ela deve ter 200w de potência. para uso em rede 220v ela deve ter 100w de potência.
-
1 parafuso para fixar o soquete.
-
2 jacar?s de fixação, um preto e um azul.
-
1 base de madeira para fixar o conjunto
montagem
monte o carregador conforme a figura abaixo, é simples tome o cuidado de isolar bem todos os pontos do circuito com fita isolante para evitar acidentes e choques eletricos
como utilizar o carregador:
rosqueie a lámpada, conecte os jacar?s nos terminais da bateria e só depois disso, ligue o carregador na tomada. o uso mais eficiente desse carregador, é para baterias de 12v de tensão e entre 30ah e 70ah.
o carregador não avisa quando a bateria está com a carga completa, porém não h? problema algum, pois quando a bateria está totalmente carregada, o carregador não conseguir? enviar carga para ela. então não se esque?a: carga para partida depois de 24 horas, carga total depois de 72 horas. para saber se o carregador está funcionando verifique se a lámpada piloto está acendendo com um tom bem mais fraco que o normal. se ela nem sequer acender é porque o carregador não está funcionando. possível causa: ligação invertida do diodo.
esse projeto é de autoria de geraldo jánior (bajera) (e-mail: [email protected]) e foi gentilmente cedido pelo site planeta buggy (www.planetabuggy.com.br). foi retirado do site www.fuscaonline.cjb.net._
se alguém tiver algum comentário pra fazer, faça agora, pois daqui a pouco já vou colocar a bateria no esquema
[]s
-
-
esta correto e funciona sim
-
eu dei uma mudada no esquema, e, pra ganhar tempo, coloquei uma lámpada de 40w - 220v.
pelo q me disseram, isso faz q a carga não seja t?o tenta
[]s
-
fala rodrigo aqui é o cara do 64 que mora perto da tua casa eu uso um desses com uma lampada de 60w … funciona sim ... é bom pra quem não tem $$$ pra um alternador ...
... qualquer hora da uma passada por aqui , ja botei o motor pra funcionar e to fazendo o interior dele ... logo logo ta completamente pronto ...
abraços
-
leva o dinamo niuma alta eletrica
cara vao te cobra 50 pila pra arruma ele.
-
1- fala aí eder passei na tua casa essa semana (ou foi semana passada, não lembro ) e teu pai disse q tu tava trampando muito bem garoto depois quero saber qual foi o esquema q tu fez no platé do miliduca… ou trocou o cambio tb???
2- e aí cafeirinha, beleza? juro proc?, q se eu tivesse 50 pilas, eu já tinha mandado retificar o dinamo
3- cht, uma boa essa dos 3 diodos... eu devia ter pensado nisso antes... o q eu to acahndo engraçado é q eu esperava q o diodo esquentasse... mas to monitorando constantemente, e não tem nada esquentando, além da lámpada, claro
agora vou durmir...
[]s
ouvindo: [ira - girassol] [album: ac?stico mtv - 2004]
-
será que dá algum problema em usar para carregar bateria de moto?
[snapback]359625[/snapback]
acho q não tem problema nenhum…
[]s