Acerto ap aspirado - pat. ii
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quarteto, até o momento não sei se há um volante original vw de outro modelo que seja aliviado de fábrica.
mas depois de ouvir isso, a coisa ficou séria. próximo passo será a troca desse volante, ai farei quando precisar trocar a embreagem, e já coloco algum forjado, se a grana der.
mas vou te contar viu, estou gastando 2x pra fazer esse carro. nessas horas dá um ódio no coração contra o pseudopreparador.
eu já não estou nem contabilizando os meus custos pois já passaram dos 3x. é que nem curra, relaxa e goza… e não posso socar o preparador pois sou eu mesmo.
tenho tantas peças novas sobrando que vou fazer um sorteio delas aqui no pp.
to dentro do sorteio uehueaheauhaeuaehuaeuae
o negócio é que se é pra fazer bem feito mesmo, acaba-se gastando mais pra ter peças de qualidade…
no caso do zorlac ainda é pior, pq ele caiu na mão de um boca de porco e tá tendo que desfazer a cagada dos outros...
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quanto a isso, o enquadramento está correto então, - 3 graus, pra ter mais força em baixa.
estou sem tempo pra mexer no carro, mas vamos a novidade, já consegui dar uma estabilizada no mapa do carro, fui em correção rápida e diminui o valor com isso muda todo o mapa de injeção. já ando sem dar trancos muitos forte.
próximo passo, é trocar esse abafador intermediário, esse barulho de panela velha batendo não dá certo. vamos ver se consigo trocar nessa segunda, porque o único escapamenteiro que confio hoje, na cidade, vive lotado de serviço. e eu com correria da abertura da loja.
vou mantendo as infos. ja ja posto umas fotos de como ficou.
a é, se alguém tiver aquelas calotinhas da roda do gol gti 16v bola, eu compro. fidaputagem roubaram as minhas, inferno.
posso estar enganado…mais atrasar a polia do comando da masi força em giros altos...e nao baixos ??...estou errado ??
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sim, mas, no caso dele, o bloco e o cabeçote dele foram fatiados, então, montando em 0, o comando estaria adiantado.
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opa, relatório.
polia atrasada 3º é porque, não podemos esquecer, meu bloco e cabeçote são rebaixado, então atrasou ela para ficar no centro. na verdade o comando está em 0º.
troquei o abafador, continua um barulho, queria algo mais original…. mas deu pra sentir melhor o carro. dei uns tapas na ft e tá ficando redondo de novo.
o cambio tá legal, de 5ª ele faz um barulho tipo ré, é engraçado, o povo olha e abre caminho. mesmo de 5ª ao pisar no acelerador vc sente a bunda colando. máxima prevista em 210, 215km/h reais de 5ª a 7000rpm.
descobri que o pseudopreparador ao aliviar meu volante, tirou material da área errada. o correto é tirar da parte externa indo pro centro, não é? ele tirou apenas do miolo, justamente próximo aos prisioneiros de fixação. porém está balanceado, mas há uma tensão desse volante sair voando. pesaram e o volante deu 5,100gr (5 quilos e 100 gramas).
o meu eu modelei ele em 3d analisei aonde poderia retirar material, da até para ver se está balanceado assim se precisar tirar material em outro local para balancear da para fazer com precisão, mais no meu caso retirei material na face paralela aonde a embreagem traciona só que por trás assim aliviei 1kg sem risco de quebra eu mantive a espessura central do volante hoje meu volante tem 5,8kg.
abraços.
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tá atrasado em 3 graus, mas é bom vc zerar o enquadramento do comando usando disco de grau e relógio comparador (seguindo o recomendado pelo fabricante) pra não ficar dúvida….
pq a polia indica q atrasou 3 graus, mas em relação a quê? se vc tá com o 0 fora do ponto onde deveria (enquadramento recomendado pelo fabricante), vc perde referencial
exato assim vai ter precisão, o chato é fazer isso, instrumentos mais a mão de obra mais é o mais correto.
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tá atrasado em 3 graus, mas é bom vc zerar o enquadramento do comando usando disco de grau e relógio comparador (seguindo o recomendado pelo fabricante) pra não ficar dúvida….
pq a polia indica q atrasou 3 graus, mas em relação a quê? se vc tá com o 0 fora do ponto onde deveria (enquadramento recomendado pelo fabricante), vc perde referencial
exato assim vai ter precisão, o chato é fazer isso, instrumentos mais a mão de obra mais é o mais correto.
dependendo da mão de obra, ela não sabe nem o que é um disco de grau, o que dirá um relógio comparador ou um comando no enquadramento…
o mais correto é resolver o problema, independente se vai fazer ou se vai deixar na mão de alguém e confiar na palavra da pessoa que ela enquadrou corretamente
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é isso ai, o projetinho tem um longo caminho pra ficar perfeito. pra ter noção, to com o kit nitro encostado aqui.
primeiro de tudo é limpar as caganças do outro pseudopreparador. e isso leva tempo e dindim, mas está sendo feito. mesmo porque o novo preparador não tem só meu carro pra mexer, dedicação exclusiva, e lá tem dia e hora marcada agora hehehe.
vamos lá.
o mapa que o preparador fez tá canhão, bruto, ignorante absurdo. mas o mapa dele é tudo por tps, ele é contra aquele filtro de combustivel de moto que eu coloquei pra estabilizar o map.
pra andar forte, o mapa dele tá muito bom e ficando cada vez melhor, mas o lado negativo é o uso civilizado. difícil rodar tranquilo, muito excesso, sonda marca 0.79~0.83 facil facil. então o consumo vai lá pras picas. ainda não tirei a média por causa da pecinha que liga o sensor no cambio, com isso o hodômetro tb não funciona corretamente.
mas é só olhar o marcador de combustível, é visível ele descendo rsrs. chuto uma média de 2km/l.
a ml nesse mapa fica em 890~900rpm, com sonda de 0.76~0.73.
copiei esse mapa pra outro perfil pra tentar mexer na baixa. não dá, se eu seco a mistura, o giro sobe pra 1200rpm, se diminuo o ponto, não faz efeito, pra tentar deixar pelo menos a ml na casa do 1.00.
anotei o mapa dele, vi que usa muito ponto e muita mistura, de acordo com ele, devido a minha taxa, seria o equivalente a um ap com 0,6kg de pressão. então o mapa deu pra sentir que ta meio que voltado pra turbo. ta canhão? sim, bom só pra brincar, uso diário fica dificil.
o meu mapa map que ferrou tudo. se uso com o map ainda por cima me dá uns estouros no escapamento quando tiro o pé de alguma aceleração seja forte ou não. no mapa dele não da estouro.
no map procurei manter a sonda em 0.86 a 0.90 pra ter um consumo aceitável, fazia 5,5km/l rodando de boa. e não era tão forte igual ao mapa dele todo em tps, ou seja é tudo ou nada.
o que estou pensando. pegar a escala de ponto de ignição dele, colocar no meu mapa map, e pela pressão (map) tentar chegar nos valores de injeção do tps dele. porém ao anotar os 2 mapas no papel, percebi que em map usa mais injeção pra ter uma sonda pobre, enquanto que no tps se eu usar esse valor de injeção, ele da erro de tanto excesso.
exemplo:
mapa preparador por tps -> ml 1,12ms 5% sonda 0.73~0.76 e 19º de ponto.
meu mapa por map com injeção rápida por tps -> ml fica na faixa de -0.36bar ~ -0.28bar com 1.75ms 13% e a sonda bate 1.05 com 14º em 1000rpm
o que quero tentar é somar o mapa do preparador que ficou forte, só de relar o pé no acelerador o motor urra forte, seja na reta ou na subida com um consumo aceitável que eu tinha por map e maior linearidade na aceleração.
será que consigo?
os mapas são básicos, sem correção de ponto por tps, map, ar, etc… deixamos isso pro final. por enquanto é injeção e ponto por rotação apenas.
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lee sua injeção não da para fazer a parte de baixa em map e depois em tpsó se sim seria uma boa, quanto mais ponto usa menos combustivel.
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por esse motivo que sua marcha lenta com menos ponto precisa de mais tempo de injeção e vise-versa.
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é isso ai, o projetinho tem um longo caminho pra ficar perfeito. pra ter noção, to com o kit nitro encostado aqui.
primeiro de tudo é limpar as caganças do outro pseudopreparador. e isso leva tempo e dindim, mas está sendo feito. mesmo porque o novo preparador não tem só meu carro pra mexer, dedicação exclusiva, e lá tem dia e hora marcada agora hehehe.
vamos lá.
o mapa que o preparador fez tá canhão, bruto, ignorante absurdo. mas o mapa dele é tudo por tps, ele é contra aquele filtro de combustivel de moto que eu coloquei pra estabilizar o map.
pra andar forte, o mapa dele tá muito bom e ficando cada vez melhor, mas o lado negativo é o uso civilizado. difícil rodar tranquilo, muito excesso, sonda marca 0.79~0.83 facil facil. então o consumo vai lá pras picas. ainda não tirei a média por causa da pecinha que liga o sensor no cambio, com isso o hodômetro tb não funciona corretamente.
mas é só olhar o marcador de combustível, é visível ele descendo rsrs. chuto uma média de 2km/l.
a ml nesse mapa fica em 890~900rpm, com sonda de 0.76~0.73.
copiei esse mapa pra outro perfil pra tentar mexer na baixa. não dá, se eu seco a mistura, o giro sobe pra 1200rpm, se diminuo o ponto, não faz efeito, pra tentar deixar pelo menos a ml na casa do 1.00.
anotei o mapa dele, vi que usa muito ponto e muita mistura, de acordo com ele, devido a minha taxa, seria o equivalente a um ap com 0,6kg de pressão. então o mapa deu pra sentir que ta meio que voltado pra turbo. ta canhão? sim, bom só pra brincar, uso diário fica dificil.
o meu mapa map que ferrou tudo. se uso com o map ainda por cima me dá uns estouros no escapamento quando tiro o pé de alguma aceleração seja forte ou não. no mapa dele não da estouro.
no map procurei manter a sonda em 0.86 a 0.90 pra ter um consumo aceitável, fazia 5,5km/l rodando de boa. e não era tão forte igual ao mapa dele todo em tps, ou seja é tudo ou nada.
o que estou pensando. pegar a escala de ponto de ignição dele, colocar no meu mapa map, e pela pressão (map) tentar chegar nos valores de injeção do tps dele. porém ao anotar os 2 mapas no papel, percebi que em map usa mais injeção pra ter uma sonda pobre, enquanto que no tps se eu usar esse valor de injeção, ele da erro de tanto excesso.
exemplo:
mapa preparador por tps -> ml 1,12ms 5% sonda 0.73~0.76 e 19º de ponto.
meu mapa por map com injeção rápida por tps -> ml fica na faixa de -0.36bar ~ -0.28bar com 1.75ms 13% e a sonda bate 1.05 com 14º em 1000rpm
o que quero tentar é somar o mapa do preparador que ficou forte, só de relar o pé no acelerador o motor urra forte, seja na reta ou na subida com um consumo aceitável que eu tinha por map e maior linearidade na aceleração.
será que consigo?
os mapas são básicos, sem correção de ponto por tps, map, ar, etc… deixamos isso pro final. por enquanto é injeção e ponto por rotação apenas.
em relaçao aos estouros…provavelmente no mapa dele...o cut-off...da desabilitado...e no teu ta habilitado
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lee sua injeção não da para fazer a parte de baixa em map e depois em tpsó se sim seria uma boa, quanto mais ponto usa menos combustivel.
infelizmente não tem como fazer isso na ft, ou é tudo por tps, ou map ou tps com correção por map (essa ultima alternativa nunca testei, pq se estou apanhando com algo simples, imagine colocar mais variáveis hehe).
pois bem, hoje usei o mapa do preparador pro uso diário, pra sentir realmente. não deu outra, pipoco no escapamento, parece cg dando tiro, tá horrível. fui no cara do escape e pedi pra ver se tinha entrada de ar falsa, não tem.
estranho que agora o pipoco dá tanto com mistura pobre, rica, pouco ponto, muito ponto, acelerando, tirando o pé, é inevitável que dê o pipoco. nessa hora tenho até vergonha de andar no carro hehehe, todo mundo olha. ta muito escroto.
outro pau que apareceu agora a noite. de dia rodei tranquilo dando meus tiros pra lá e pra ca. a noite saindo a loja o carro morria toda hora. era so pisar na embreagem e ele morria. lembrando, mapa do preparador por tps. fiquei encucado porque antes não morria e a marcha lenta ficou na casa dos 700rpm a 800rpm até morrer.
de repente lembrei do fator voltagem. olhei na cpu de bordo da ft e a disgrama estava em 11,8 / 11,5 / 12,3 no máximo 12,7 pronto, agora apareceu essa porcaria e todos sabem que com voltagem baixa ferra com a injeção, ainda mais com a ft que o normal de trabalho é 14v. mesmo com tudo desligado (a noite) farol, farol de neblina, farolete, a bendita voltagem não subia.
agora é ver esse problema. não adianta nada eu tentar fazer um mapa com a voltagem baixa desse jeito.
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será q seu alternador ou regulador de voltagem foi pro pau?
pq essa tensão aí é o q a bateria entrega
não descarto essa possibilidade, quarteto.
quando instalou a ft na outra oficina a minha tensão era baixinha tb, ai trocou o regulador de voltagem e ficou top, nos 14v. isso tem o que? uns 2 anos quase. e mesmo acelerando o carro a voltagem não sobe. lembro que antes ela passava dos 14v, chagava até uns 14,3v.
estou esperando o outro carro (de uso diário) sair da revisão pra encostar o golzin de novo pra verificação desses itens e arrumar o sensor da velocidade e numa dessa ver se não tá com junta do coletor de escape estragada, ou mal colocada, senão, não sei de onde pode estar vindo tanto pipoco no escape..
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marcos, mas não seria o contrário, +ponto +injeção?
é que quando você aumenta o ponto de ignição você cria mais vácuo (menos pressão) logo menos combustivel.
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o vácuo que estou falando é no coletor de admissão, configura a injeção para 1000 rpm com 10º acerta a mistura de combustivel para lambda de 1,00 mede a pressão e depois faz isso com 18º e mede, você vai constatar que diminuiu a pressão (aumentou o vácuo, vácuo é quando a pressão é menor que 1 atm) e diminuiu a quantidade de combustivel, esses valores é só para o teste em questão.