Sintoma de bomba de óleo travada
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salve galera beleza?
hoje fui sair com o carro pela manhã e como estava super atrasado, liguei o carro e sai…com o carro gelado
assim que acelerei a 1ª marcha e joguei a 2ª fez um barulho de motor seco....tirei o pé e a luz do óleo piscou...desci a rua parei no posto de gasolina e la começou a fazer um barulho estranho tipo rajando ou algo em atrito e a luz do óleo acesa direta...voltei pra casa na moral e guardei o carro...esperei o óleo descer e dei a partida novamente e continua a mesma coisa, o que pode ser?
bronzina virada? bomba travada?
me ajudem ai....o motor foi feito em dezembro, e o nivel de óleo ta legal....
motor cht 1.3 gasolina
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amigo, não tem jeito. tem que abrir para ver, infelizmente. pelo comportamento da luz de óleo significa perda de pressão sim.
e o mais provável seria alguma bronzina deslocada seja nos mancais fixos do vira ou móveis das bielas e pela ausência de uma delas a pressão toda se esvai por ali acendendo a lâmpada.
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fala lancia, obrigado cara, vc foi o único que deve ter clicado no tópico…
seguinte, eu abri a parte de baixo, retirei a bomba girei ela de um pado pro outro pra ver se tinha folga ou pra ver se tivese travada, aparentemente tudo ok.
desmontei os mancais do vira e percebi que tinha uma bronzina com um machucadinho nela, retirei as bronzinas das bielas e nao tinha nenhum machucado nelas, porem algumas tinham umas marcas tipo desgaste mas estão lizas sem riscos...
será que pode ser apenas isso mesmo? os mancais do vira e biela ja estão em 0.50mm.
abraços
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putz, mancais do comando???
ja pude imaginar de tudo, menos comando…comprei um zerado quando montei o motor, assim como os tuchos tbm...
o que eu acho super estranho cara é que é tudo, mas tudo zerado nesse motor, só o bloco é o mesmo e o óleo que já estava na hora de trocar (1ª troca) e bater desse jeito
eu dei uma olhada no cabeçote, verifiquei varetas e válvulas e tudo certo, ja remontei, mas vc dizendo pra olhar o comando terei que desmontar denovo..
caramba, ja estou prestes a começar a montar outro motor (ap dessa vez) e vou ter que desmontar essa p%$@# de cht só pra tirar essa rajada, gastar mais uns $...é osso, mas fazer o que..preciso do carango
vou dar uma olhada nesse comando...
valeu lancia, abraços cara
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são os dois pontos de pressão onde o óleo funciona como rolamento, vira e comando.
você precisa achar por onde o óleo está passando sem resistência e perdendo pressão.
se não é no vira é no comando e se não for nos dois é na bomba que você acredita que esteja ok.
inclusive você forçosamente precisa encontrar o ponto de atrito que gerou o barulho estranho tipo rajando.
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e ai lancia, blz cara?
entendi…então vou fazer o seguinte: vou desmontar o motor novamente tirar o comando pra ver os mancais dele, e verificar se nele tem algum tipo deatrito tambem, ja que nos mancais do vira, vi uma bronzina machucada.
você sabe algum jeito de testar a bomba de óleo em casa? virando ela com a mão ela faz um barulho de sucção por causa do oleo dentro dela, mas queria saber se ela faz algum barulho mesmo ou gira silenciosa.
forte abraço
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então cara esse é o mistério, mesmo que for aquela bronzina que esteja fazendo o rajado, to desmontando o motor todo pra ter certeza, fiquei com medo de só trocar bronzina e continuar batendo, e como você falou do comando, o motor ja ta todo desmontado praticamente, sò falta tirar o bloco pra eu ter acesso meu ver a meu ver comando, ai eu posto o que eu vi…se possivel com fotos blz?
valeu irmäo, abraço
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esse motor usa arruela de encosto do virabrequim? não poderia perder pressão por ali?
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meu caro observei seu caso e aconteceu comigo no motor do carro que e fiat o motor tava zerado ai certo dia acelerei e do nada comecou um tremendo barulho de batida fiquei desesperado ai meu mecanico arrumou o problema que era apenas a junta decabecote queimada o carro nao fumava nao baixava agua nao misturava agua e oleo so fazia o barulho pode nao ser seu caso mas acho que vale tentar te ajudar boa sorte e quando resolver tudo nos conte como foi ate mais
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entao galera, era o pinhao do distribuidor que interliga o comando, bomba de oleo e distribuidor, na parte de baixo onde vai a bomba de oleo as estrias estavam lizas e a bomba de oleo girou em falso, troquei o pinhao, bronzinas e o oleo, remontei tudo e acabou o rajado obrigado a todos com os toques e dicas, abraços galera