Troca de motor uno: de 1.0 fire para 1.4 fire
-
20/06/2012
fui ao mecânico para montar o motor q até então estava desmontado desde o dia que levei pra lá…
só o carter foi montado, o restante será montado por partes, quando estiver indo pro cofre.
25/06/2012
carro encostado
e a noite já foi desmontado motor e caixa, agora não dá mais pra voltar atrás, uaheuhaeuha
26/06/2012
a caixa de câmbio está em processo de desmontagem, pois eu estava andando já há uns meses sem 3ª marcha, que arranhava e logo em seguida não estava mais engatando, enfim… em breve saberemos oq deve ser substituído, aí começamos a remontar
-
boa sorte. no prejeto.
-
projetinho show que eu faria sem medo
-
a caixa eu dei pt, auehuaehauhea a manutenção dela não compensa o gasto… só de peças: 1050,00
aneis sincronizadores 3ª e 4ª, engrenagens da 3ª e a 4ª, garfos, etc...
liguei na mesma auto-peças q comprei o motor e os bicos... 500,00 a caixa q estava no meu motor(strada), isso pra comprar, não a base de troca... acabei comprando-o.
a única coisa q achei bem ruim, é o diferencial da strada, que é de 4,42, contra 4,067 do uno... vamos desmontar o cambio de strada, pegar as peças boas pra colocar no meu cambio e usar o diferencial do uno mesmo.
para comparar os câmbios, ví por estes links:
mille fire 1.0 8v / mille fire flex 1.0 8v:
strada fire flex 1.4 8v:
e como comparativo de como ficariam as relações de marcha, usei esse site do cambios sapinho: http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html
no quadro de cima, montado com o diferencial de uno e no quadro de baixo com o diferencial de strada.
abs.
-
28/06/2012
não tivemos progressos, o mecânico pegou uma gripose arretada e tava cambaleando pela oficina, auehauheuhaea
29/06/2012
os cambios foram desmontados, o cambio da strada tava zeradinho como esperado. foi feito um apanhado das melhores peças e montado com o diferencial do uno. a caixa foi finalizada e está em processo de colagem, no sábado há possibilidades do carro funcionar…
-
04/07/2012
hoje o motor foi montado no lugar, chicote instalado, já deu pra funcionar o bichão, rs…
ainda não está andando, provável que amanhã esteja
-
hoje o carro andou, e vou contar… q delicinha hahahaha hallmeter acusando mistura optima, e às vezes beliscando o campo de mistura rica...
vou pro banho, e já já eu venho postar fotos...
ainda não estou com o carro, mas amanhã até o meio-dia acho q ele volta a ser meu. uaheuahhea
-
bem… vamos por partes:
04/07/2012:
foi tudo colocado no lugar, ficou faltando apenas a parte de baixo de suspensão, e semi-eixos...
primeira funcionada do motor (desculpem a péssima qualidade de imagem e de áudio, as aceleradas ficaram com um som muito distorcido)
[media]http://www.youtube.com/watch?v=ubd6dz99twc[/media]
o escape estava desmontado, esse barulho é pq apenas o coletor original estava montado. vale lembrar que a curva do escape que sai do coletor tem tamanho adequado para o 1.0, e no 1.4, não estavamos conseguindo parafusar o escape no coletor pois o bloco do 1.4 é um pouco maior deixamos isso para o dia seguinte… no primeiro funcionamento do motor, aparentemente tudo ok, apenas o primeiro bico estava travado...
05/07/2012:
logo cedo, levamos os bicos para testes e limpeza... todos ok foi tudo montado novamente...
quanto ao escape, a solução foi levar numa loja de escapamentos, cortar o escape original na altura da flange e soldar alí um tubo para servir de extensor (esqueci de tirar foto dessa parte, mas depois tiro foto de como ficou).
primeira foto depois do primeiro rolê de 1.4.
amanhã com mais calma farei um vídeo do hallmeter funcionando, e quem sabe uma puxadinha, rs…
-
parabéns, ae pesoxpotencia deve tar tri
-
carro está em casa ja… mais tarde vou fazer uns vídeos pra mostrar os detalhes... abs
-
bonito o trabalho.
fala uma coisa… todos os suportes do motor (coxins) do 1.0 casaram perfeitamente com o motor 1.4?
embora o motor 1.4 não tenha saído nos mille , só no novo uno e família palio, o motor tem sim a furação para os suportes de uno…
ou seja, motor montado nos suportes originais do mille.
estou adorando o carro, o ganho de torque e potência foi muito bem-vindo ao carro as retomadas são rápidas e a aceleração é ótima, ainda não fiz vídeos, pq preciso pegar uma camera pra filmar, não vou colocar filmage porca do celular, rs...
hj peguei um trecho de br pra andar mais com o carro e poder ir a velocidades mais altas, pensa num cara feliz após o rolê... tou muito feliz com o carro era exatamente oq eu queria pro meu dia-a-dia...
em breve vídeos... valeu gente
-
ai sim hein
show de biela o unão
quero ver ao vivo
=d
-
*** não fiz os vídeos ainda por pura preguiça de fazer na minha camera(um trambolho de grande, com um monte de ajuste manual), e as de celular distorcem tudo, então… um dia eu coloco um vídeo, prometo rs...
primeiro, a foto do extensor do coletor que fiquei devendo:
09/07/2012
na segunda-feira cedo:
escape feito em 2 na gg escapamentos. ainda não pude fazer o coletor de escape, mas o restante já está pronto. foi colocado um abafador tipo bananinha como intermediário, pq o barulho ficou infernal hahahahahaha e como abafador final, mantive um de inox que já tinha há tempos…
12/07/2012
fui a um ferro-velho e comprei o corpo de borboleta dos fiasa 1.5 mpi, que tem o mesmo tamanho da borboleta dos 1.4 fire. comprei também uma polia do cabeçote, vou mandar num torneiro ninja aí pra ver se conseguimos fazer uma polia regulável, já que não exziste nada pronto pra ele por aqui:
ps: nem deu tempo de tirar foto da polia, comprei e já deixei no torneiro.
bônus:
foto do motor montado….
é miiiiiiiiiiiiiiiiilllllllll
foto do hallmeter e acabamento q fiz nele em curvin pra combinar bonitinho com o painel, apesar de que ainda penso em tirar ele daí e colocar num local mais escondido:
valeu gente