Troca de motor uno: de 1.0 fire para 1.4 fire
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http://autoclube.blog.br/2010/02/veloce-fueltech-conceito-carro-corrida/
só tem escape 4x1 e comado 276. 110cv
show… 110cv num carro de 400 e poucos kilos é sacanagem eihn
que comando é esse? de alguma marca especial? ou original de algum outro fiaté dei uma garimpada na net e não encontrei nada sobre ele.
estou com dúvidas quanto ao corpo de borboleta, o original do 1.0 é de 33mm o original d 1.4 é de 38mm, pensei em adaptar um maior pq o do 1.4 é por acionamento eletrônico. aceito sugestões
outra idéia q surgiu foi de fazer um coletor de admissão tipo plenum, mas construção diy, tenho um amigo q desenha em solid, tem acesso a tubos, soldas e tudo mais e está disposto a encarar essa comigo, rs... claro, só cogitando e estudando as possibilidades, apesar de que este foi apenas um devaneio pois o carro não é pra performance extrema.
bom, tenho todas essas coisas pra decidir até encostar o carro, até pq o overspeed vem pra curitiba dia 7 de julho, e gostaria de ter um corpo de borboleta decente já montado pra não ter q reprogramar a central e depois trocar o corpo da borboleta e perder o acerto...
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e o corpo de borboleta dos fire 1.3 8v, são por cabo? pode ser uma saída
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http://autoclube.blo…-carro-corrida/
só tem escape 4x1 e comado 276. 110cv
show… 110cv num carro de 400 e poucos kilos é sacanagem eihn
que comando é esse? de alguma marca especial? ou original de algum outro fiaté dei uma garimpada na net e não encontrei nada sobre ele.
estou com dúvidas quanto ao corpo de borboleta, o original do 1.0 é de 33mm o original d 1.4 é de 38mm, pensei em adaptar um maior pq o do 1.4 é por acionamento eletrônico. aceito sugestões
outra idéia q surgiu foi de fazer um coletor de admissão tipo plenum, mas construção diy, tenho um amigo q desenha em solid, tem acesso a tubos, soldas e tudo mais e está disposto a encarar essa comigo, rs… claro, só cogitando e estudando as possibilidades, apesar de que este foi apenas um devaneio pois o carro não é pra performance extrema.
bom, tenho todas essas coisas pra decidir até encostar o carro, até pq o overspeed vem pra curitiba dia 7 de julho, e gostaria de ter um corpo de borboleta decente já montado pra não ter q reprogramar a central e depois trocar o corpo da borboleta e perder o acerto...
não se anime muito não porque na realidade o peso do uno 1.0 fire é de 830kg, o dobro que o amigo está pensando…
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e o corpo de borboleta dos fire 1.3 8v, são por cabo? pode ser uma saída
são por cabo, mas são de ínfimos 33mm também. oq favorece bastante o torque em baixa…
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só tem escape 4x1 e comado 276. 110cv
show… 110cv num carro de 400 e poucos kilos é sacanagem eihn
que comando é esse? de alguma marca especial? ou original de algum outro fiaté dei uma garimpada na net e não encontrei nada sobre ele.
estou com dúvidas quanto ao corpo de borboleta, o original do 1.0 é de 33mm o original d 1.4 é de 38mm, pensei em adaptar um maior pq o do 1.4 é por acionamento eletrônico. aceito sugestões
outra idéia q surgiu foi de fazer um coletor de admissão tipo plenum, mas construção diy, tenho um amigo q desenha em solid, tem acesso a tubos, soldas e tudo mais e está disposto a encarar essa comigo, rs… claro, só cogitando e estudando as possibilidades, apesar de que este foi apenas um devaneio pois o carro não é pra performance extrema.
bom, tenho todas essas coisas pra decidir até encostar o carro, até pq o overspeed vem pra curitiba dia 7 de julho, e gostaria de ter um corpo de borboleta decente já montado pra não ter q reprogramar a central e depois trocar o corpo da borboleta e perder o acerto...
não se anime muito não porque na realidade o peso do uno 1.0 fire é de 830kg, o dobro que o amigo está pensando…
amigo, não sei se vc viu oq estava dentro da citação, é o veloce, q tem 400 e poucos quilos e 110cv…
eu sei o peso do uno, e não estou buscando um foquete pra andar na pista, apenas um carrinho mais esperto pra andar na rua.
por uma simples comparação de peso/potência, calculando q o uno fique com 850kg e originalzinho com acerto de injeção nos 90cv, a relação peso potência já fica abaixo da de um punto 1.6 16v e-torq (1150kg/116cv), ficaríamos aí com uma relação 9,4 pro uno, contra uma relação 9,9 pro punto...
apenas uma comparação sem muitos fundamentos, só pra animar...
abs
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alguém aí conhece os cálculos a serem feitos para dimensionamento da tbi?
quero uma tbi maior, mas nada absurdo, a do 1.4 original é de 38mm, mas por ser eletrônica está descartada.
pensei em tentar abrir a minha tbi, retrabalhar ela até uns 38mm ou até o máximo q conseguir, elevando a rotação do torque e potência máxima.
pitacosó
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fotos dos bicos injetores iwp-046 originais do 1.4 fire flex, comprados hoje, 19/06/2012 e são os originais do meu motor, comprados na mesma loja, ou seja, tão usados quanto o motor.
amanhã, dia 21/06/2012 vou no mecânico para montar o motor q até então estava desmontado desde o dia que levei pra lá…
amanhã teremos mais fotos
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20/06/2012
fui ao mecânico para montar o motor q até então estava desmontado desde o dia que levei pra lá…
só o carter foi montado, o restante será montado por partes, quando estiver indo pro cofre.
25/06/2012
carro encostado
e a noite já foi desmontado motor e caixa, agora não dá mais pra voltar atrás, uaheuhaeuha
26/06/2012
a caixa de câmbio está em processo de desmontagem, pois eu estava andando já há uns meses sem 3ª marcha, que arranhava e logo em seguida não estava mais engatando, enfim… em breve saberemos oq deve ser substituído, aí começamos a remontar
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boa sorte. no prejeto.
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projetinho show que eu faria sem medo
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a caixa eu dei pt, auehuaehauhea a manutenção dela não compensa o gasto… só de peças: 1050,00
aneis sincronizadores 3ª e 4ª, engrenagens da 3ª e a 4ª, garfos, etc...
liguei na mesma auto-peças q comprei o motor e os bicos... 500,00 a caixa q estava no meu motor(strada), isso pra comprar, não a base de troca... acabei comprando-o.
a única coisa q achei bem ruim, é o diferencial da strada, que é de 4,42, contra 4,067 do uno... vamos desmontar o cambio de strada, pegar as peças boas pra colocar no meu cambio e usar o diferencial do uno mesmo.
para comparar os câmbios, ví por estes links:
mille fire 1.0 8v / mille fire flex 1.0 8v:
strada fire flex 1.4 8v:
e como comparativo de como ficariam as relações de marcha, usei esse site do cambios sapinho: http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html
no quadro de cima, montado com o diferencial de uno e no quadro de baixo com o diferencial de strada.
abs.
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28/06/2012
não tivemos progressos, o mecânico pegou uma gripose arretada e tava cambaleando pela oficina, auehauheuhaea
29/06/2012
os cambios foram desmontados, o cambio da strada tava zeradinho como esperado. foi feito um apanhado das melhores peças e montado com o diferencial do uno. a caixa foi finalizada e está em processo de colagem, no sábado há possibilidades do carro funcionar…
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04/07/2012
hoje o motor foi montado no lugar, chicote instalado, já deu pra funcionar o bichão, rs…
ainda não está andando, provável que amanhã esteja
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hoje o carro andou, e vou contar… q delicinha hahahaha hallmeter acusando mistura optima, e às vezes beliscando o campo de mistura rica...
vou pro banho, e já já eu venho postar fotos...
ainda não estou com o carro, mas amanhã até o meio-dia acho q ele volta a ser meu. uaheuahhea
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bem… vamos por partes:
04/07/2012:
foi tudo colocado no lugar, ficou faltando apenas a parte de baixo de suspensão, e semi-eixos...
primeira funcionada do motor (desculpem a péssima qualidade de imagem e de áudio, as aceleradas ficaram com um som muito distorcido)
[media]http://www.youtube.com/watch?v=ubd6dz99twc[/media]
o escape estava desmontado, esse barulho é pq apenas o coletor original estava montado. vale lembrar que a curva do escape que sai do coletor tem tamanho adequado para o 1.0, e no 1.4, não estavamos conseguindo parafusar o escape no coletor pois o bloco do 1.4 é um pouco maior deixamos isso para o dia seguinte… no primeiro funcionamento do motor, aparentemente tudo ok, apenas o primeiro bico estava travado...
05/07/2012:
logo cedo, levamos os bicos para testes e limpeza... todos ok foi tudo montado novamente...
quanto ao escape, a solução foi levar numa loja de escapamentos, cortar o escape original na altura da flange e soldar alí um tubo para servir de extensor (esqueci de tirar foto dessa parte, mas depois tiro foto de como ficou).
primeira foto depois do primeiro rolê de 1.4.
amanhã com mais calma farei um vídeo do hallmeter funcionando, e quem sabe uma puxadinha, rs…