Troca de motor uno: de 1.0 fire para 1.4 fire
-
*** não fiz os vídeos ainda por pura preguiça de fazer na minha camera(um trambolho de grande, com um monte de ajuste manual), e as de celular distorcem tudo, então… um dia eu coloco um vídeo, prometo rs...
primeiro, a foto do extensor do coletor que fiquei devendo:
09/07/2012
na segunda-feira cedo:
escape feito em 2 na gg escapamentos. ainda não pude fazer o coletor de escape, mas o restante já está pronto. foi colocado um abafador tipo bananinha como intermediário, pq o barulho ficou infernal hahahahahaha e como abafador final, mantive um de inox que já tinha há tempos…
12/07/2012
fui a um ferro-velho e comprei o corpo de borboleta dos fiasa 1.5 mpi, que tem o mesmo tamanho da borboleta dos 1.4 fire. comprei também uma polia do cabeçote, vou mandar num torneiro ninja aí pra ver se conseguimos fazer uma polia regulável, já que não exziste nada pronto pra ele por aqui:
ps: nem deu tempo de tirar foto da polia, comprei e já deixei no torneiro.
bônus:
foto do motor montado….
é miiiiiiiiiiiiiiiiilllllllll
foto do hallmeter e acabamento q fiz nele em curvin pra combinar bonitinho com o painel, apesar de que ainda penso em tirar ele daí e colocar num local mais escondido:
valeu gente
-
comprei apenas o corpo do fiasa, os sensores terei que comprar ainda…
pq? será q não vai funcionar? os sensores são diferentesó e o sensor do fire será q não dá certo no corpo do fiasa?
-
no fire o sensor de posição e atuador de marcha lenta é prensado no corpo
no fiasa o sensor de posição é fixado com parafuso no corpo e o atuador fica no coletor de admissão
em resumo, totalmente incompátivel o máximo que vc consegue é usar o corpo do fire 1.3 ou então mandar abrir a borboleta do seu original
-
no fire o sensor de posição e atuador de marcha lenta é prensado no corpo
no fiasa o sensor de posição é fixado com parafuso no corpo e o atuador fica no coletor de admissão
em resumo, totalmente incompátivel o máximo que vc consegue é usar o corpo do fire 1.3 ou então mandar abrir a borboleta do seu original
mas no corpo do fiasa vão atuador de marcha lenta e posição de borboleta, são os 2 sensores que tenho q comprar, tem a furação e local apropriado pros 2 sensores. assim que chegar em casa, tiro mais fotos do corpo…
-
24/07/2012
instalado corpo de borboleta e polia regulável
a princípio não percebi diferenças no comportamento do carro com a nova borboleta… parece q ficou só um pouquinho mais solto em alta, mas não sei se ficou de fato ou é placebo, rs...
vamos pras fotos:
a polia só foi instalada, não alteramos o ponto, vamos testar no decorrer da semana… até pra já ter uma noção pro fim de semana fazer o remap da injeção com o nosso amigo overspeed que passará o fim de semana em curitiba
bônus:
estes são os calços que colocarei no suporte do motor pra elevar ele um pouco, já que o bloco é um pouco mais baixo e anda raspando por aí...
-
exatamente por isso q vou colocar o calço, pra poder baixar tudo junto depois, hahahaha
-
este fim de semana o overspeed esteve em curitiba, mas infelizmente tivemos problemas com a comunicação da injeção e os equipamentos dele e ficamos impossibilitados de chipar o carro…
é uma pena, mas tudo bem, se aparecer outra oportunidade, podemos tentar novamente...
a polia regulável foi instalada e atrasada em aproximadademente 2º a curva de torque foi deslocada como um todo em uns 400~500rpm pra cima... o carro está mais suave em baixa, mas com um torque bom. e o torque máximo q antes vinha por volta dos 2500rpm agora vem em torno de 2900~3000rpm... e dá pra sentir o carro desenvolver bem até os 6100rpm...
abs
-
maledetto aparelho hahaha
mas não faz mal não, na próxima oportunidade podemos tentar novamente, isso se eu não partir pra uma injeção programável, rs…
mas valeu a tentativa over e mesmo q não tenhamos conseguido o remap, já valeu o fim de semana, tava muito divertido o evento , foi um fim de semana e tanto
abraço aê, sucessos...
-
-
maledetto aparelho hahaha
mas não faz mal não, na próxima oportunidade podemos tentar novamente, isso se eu não partir pra uma injeção programável, rs…
mas valeu a tentativa over e mesmo q não tenhamos conseguido o remap, já valeu o fim de semana, tava muito divertido o evento , foi um fim de semana e tanto
abraço aê, sucessos...
foi corrido… mas até que foi bem divertido né ?
quem sabe numa próxima vez se vc num decidir ir pelo caminho da programável
poutz… só consegui consertar ontem de noite o aparelho (quer dizer, preciso testar em algum carro kkkk) tive que desmontar e mexer nele um montão... uma pena que num deu certo, mas acontece abs
over, que aparelho misterioso é esse? vag?
as centrais modernas trabalham com memoriaz flashprom que podem ser programadas (em alguns casos tbm lido o arquivo original) sem a necessidade de ser substituir ou desoldar as mesmas.
algumas fazem pela tomada obd-ii (audi 180 por exemplo) outras apenas em bootmode (abre a ecu e solda algumas resistencias para que ela entre em estado de programação em vez de executar o codigo de funcionamento qdo energizada) e algumas com processador mpc apenas via bdm (uma série de pinos padronizados por marca e modelo) e outra via k ou j-tag (outro processo de gravação dedicado).
este é um dos 7 ou 8 que eu tenho (alguns nunca nem usei, aparece algum bom negócio e compro pra ver se funcionar posteriormente) no caso um flashtech
-
notícias notícias
o carro está andando numa boa, até agora sem más surpresas, só alegrias.
o consumo ficou assim:
urbano - 11,5 ~ 12,5 km/l, dependendo do pé.
rodoviário - fiz várias medições em uma viagem q fiz. a primeira ficou em torno dos 14,3km/l e as duas médias seguintes ficaram em torno dos 15,1km/l.
consumo está bem semelhante ao meu anterior motor 1.0, só q agora tenho um bom torque para retomadas e uma velocidade final bem mais alta que anteriormente.
em um trecho cheguei a beliscar os 195km/h no painel… não fui mais por falta de coragem, mas parecia ainda ter algum fôlego, embora a caixa de câmbio provavelmente não deixaria passar muito disso.
na semana passada adquiri um jogo de pneus 165/50/15 e já montei as rodas q estavam guardadas aqui há meses, o visual do carro está show (proprietário babão), em breve vai sair umas fotos no capricho com uma matéria bacana a ser publicado em algum blog automotivo, daí posto o link aqui pro pessoal dar um conferes
valeu
-
show esse swap que dá gosto, o que torna o carro perfeitamente usável. pretendo fazer algo do tipo no meu 106, como o motor 1.4 do 205 ou um turbo com funcionamento no esquemão de carro turbo original de fábrica
-
notícias notícias
o carro está andando numa boa, até agora sem más surpresas, só alegrias.
o consumo ficou assim:
urbano - 11,5 ~ 12,5 km/l, dependendo do pé.
rodoviário - fiz várias medições em uma viagem q fiz. a primeira ficou em torno dos 14,3km/l e as duas médias seguintes ficaram em torno dos 15,1km/l.
consumo está bem semelhante ao meu anterior motor 1.0, só q agora tenho um bom torque para retomadas e uma velocidade final bem mais alta que anteriormente.
em um trecho cheguei a beliscar os 195km/h no painel… não fui mais por falta de coragem, mas parecia ainda ter algum fôlego, embora a caixa de câmbio provavelmente não deixaria passar muito disso.
na semana passada adquiri um jogo de pneus 165/50/15 e já montei as rodas q estavam guardadas aqui há meses, o visual do carro está show (proprietário babão), em breve vai sair umas fotos no capricho com uma matéria bacana a ser publicado em algum blog automotivo, daí posto o link aqui pro pessoal dar um conferes
valeu
pô show de bola hein é melhor nem mexer que se melhorar estraga kkkk
abs
-
tá aí gentem o resultado final… que venham os próximo ups
-
pqp, ficou lindo demais meus parabéns pra melhorar mais ainda, coloque bancos dianteiros de uno t, palio weekend sport ou uno r… vai ficar mais top ainda
parabéns amigo
valeu nandooo estou pensando sériamente nuns bancos concha… mas tenho ainda que me recuperar do baque no bol$o...
abs