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Balanceamento de vb

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  • M Offline
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    marcioap
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    #1

    bom, acredito que aki todos ja sabem que isso é fundamental en cualquer motor, desde originaba até o preparado, mais, como é analizado isso, tem que se chegar a un nivel zero de vibrações, ou isso é cuase imposivel??

    nem eu entendi direito a pergunta, seria, cuando for mandar fazer esse serviso, devo verificar o que? si atingiu tanto de vibrações ou como??

    e pra fazer esse serviso, o correto seria, balancear un a un né? pois, digamos que eles fasam o balanceamento do conjunto todo, e depois de uns meses eu tenha q trocar o platé, ja ir? perder o balaceamento certo?

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    • ? Offline
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      Visitante
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      #2

      junto com o virabrequim, o plato tb é balanceado. o ideal é por um conjunto todo novo na embreagem e ai sim mandar balancear tudo.

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        marcioap
        escreveu em última edição por
        #3

        junto com o virabrequim, o plato tb é balanceado. o ideal é por um conjunto todo novo na embreagem e ai sim mandar balancear tudo.

        [snapback]336044[/snapback]

        isso seria pra que fique tudo ok né só que digamos que por algum motivo depois eu tenha que trocar apenas o plato, num compensa tirar o vb fora só pra balancear né então pergunto si num seria melhor balancear tudo a parte depois montar e verificar e fazer pequenas correções caso seja necesario. estou certo???

        outra coisa, meu motor tem 103 mir kilometros rodados, vou tirar o vb pra balancear, seria bom pasar ele pra 0.25 ou num tem necesidade? o motor não apresenta nem uma imperfeição, tudo ok mesmo, isso é pro que vou montar pistão e biala forjado então queria saber isso si monto std mesmo ou si passo pra primeira medida de retifica

        1 Resposta Última resposta
        • B Offline
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          barata_cefet
          escreveu em última edição por
          #4

          vamos por partes:

          quanto ao balanceamento vc deve fazer o balanceamento de todas as peças em separado, são elas: vira, volante e plato. (obs: disco de embreagem não precisa de balanceamento extra)

          se teu carro não for de competição, o que é seu caso, não faça o balanceamento do conjunto montado

          no seu caso não perca tempo e faça a retífica do vira antes de fazer o balanceamento

          classe de balanceamento para rua no máximo g6.3, melhor que isso é sofrer e não perceber os resultados é só falar pro cara abaixo onde vc vai usar que ele já esta careca de fazer

          o cara pra fazer balanceamento: wischral (41)3332-4747 ele não entende de motores, a especialidade dele é balanceamento e ele é muito bom tenho feito balanceamento de motores de pista com ele e tenho ficado muito satisfeito com o serviço

          qualquer dúvida posta aí que a gente conversa

          abraço,

          1 Resposta Última resposta
          • B Offline
            B Offline
            barata_cefet
            escreveu em última edição por
            #5

            antes que eu esque?a é preciso mandar junto pro balanceamento as polias

            abraço,

            1 Resposta Última resposta
            • V Offline
              V Offline
              Vamp
              escreveu em última edição por
              #6

              como o platé e disco principalmente de carros turbos se troca a toda hora, o melhor é fazer o balanceamento do conjunto vira, volante e polia e parafusos do volante. se quiser melhor faz o platé junto.

              em separado faz das bielas e pistões, mas esses afim de deixar todos com o mesmo peso.

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                marcioap
                escreveu em última edição por
                #7

                vamos por partes:

                quanto ao balanceamento vc deve fazer o balanceamento de todas as peças em separado, são elas: vira, volante e plato. (obs: disco de embreagem não precisa de balanceamento extra)

                se teu carro não for de competição, o que é seu caso, não faça o balanceamento do conjunto montado

                no seu caso não perca tempo e faça a retífica do vira antes de fazer o balanceamento

                classe de balanceamento para rua no máximo g6.3, melhor que isso é sofrer e não perceber os resultados é só falar pro cara abaixo onde vc vai usar que ele já esta careca de fazer

                o cara pra fazer balanceamento: wischral (41)3332-4747 ele não entende de motores, a especialidade dele é balanceamento e ele é muito bom   tenho feito balanceamento de motores de pista com ele e tenho ficado muito satisfeito com o serviço

                qualquer dúvida posta aí que a gente conversa

                abraço,

                [snapback]336234[/snapback]

                esse valor g 6.3 seria un indice de vibrações ou algo assim? cuanto maior esse valor menor a vibração, e cuanto menor o valor maior a vibração? ou ao contrario???

                sobre as polias, é só as q fican no vb né???

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  marcioap
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  como o platé e disco principalmente de carros turbos se troca a toda hora, o melhor é fazer o balanceamento do conjunto vira, volante e polia e parafusos do volante. se quiser melhor faz o platé junto.

                  em separado faz das bielas e pistões, mas esses afim de deixar todos com o mesmo peso.

                  [snapback]336272[/snapback]

                  acho q não entendi bem, vc recomenda balancear todo o conjunto de uma só vez, ou fazer tudo separado.

                  eu acredito que seria melhor fazer tudo separado, pois assim cuando precisar trocar uma determinada pessa(plator por ej) não preciso tirar o vb e balancear tudo outra vez.

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    barata_cefet
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    esse valor g 6.3 seria un indice de vibrações ou algo assim? cuanto maior esse valor menor a vibração, e cuanto menor o valor maior a vibração? ou ao contrario???

                    sobre as polias, é só as q fican no vb né???

                    [snapback]336395[/snapback]

                    sim ele é um indice, quanto menor mais preciso o balanceamento, mas fique tranquilo que g6.3 já é pedrera

                    o nome deste indice é desbalanceamento específico permissável

                    polias, só as que ficam no vira, não esque?a de mandar todos os parafusos no lugar, do volante e do vira

                    abraço,

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      brunin
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      aproveitando o tópico, seria possível balancear um vira nessa maquina:

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fahrell
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        marcio…

                        o balanceamento eh feito por partes... mas na mesma maquina, com o conjunto sendo montado aos poucos...

                        ex:

                        primeiro o virabrequim (depois de retificado, polido e limpo), depois acrescenta o volante (depois de aliviado, se for o caso) ao virabrequim, depois acrescenta o plato e pronto...

                        raramente se altera alguma coisa com o plato... no meu caso, em ambas as vezes em que balanceei o vira, ao chegar na hora em que se acrescenta o plato, a maquina nao acusava quase nenhuma mudanca... a mesma coisa aconteceu na hora de colocar a polia do vira e a roda fonica... nada mudou... mesmo pq quanto mais proximo ao centro do eixo, menos influi no balanceamento... e a polia do tempra eh minuscula...

                        importante tambem eh marcar a posicao do plato e os parafusos, pra colocar-los na mesma ordem usada na hora do balanceamento...

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          barata_cefet
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          antes de mais nada, colega por favor me diga onde conseguiu esta foto?

                          esta é uma m?quina de balanceamento, desde que tenha cabeçotes bons (sensores) e a parte eletronica da maquina seja precisa da pra fazer na boa. (tem umas mais antigas que tem o leitor anal?gico e é uma merda)

                          o ideal é que vc pegue uma pessoa com experiencia em balancear vira pra fazer o primeiro, pois uma das coisas importante é rodar em todos os mancais do vira pra garantir o balanceamento em vêrios planos

                          se for pra fazer somente uma peça as vezes não vale a pena, pois vc tem que fazer dos dispositivos para prender o volante e outro pra prender o plato

                          abraço,

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
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                            barata_cefet
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            marcio…

                            o balanceamento eh feito por partes... mas na mesma maquina, com o conjunto sendo montado aos poucos...

                            ex:

                            primeiro o virabrequim (depois de retificado, polido e limpo), depois acrescenta o volante (depois de aliviado, se for o caso) ao virabrequim, depois acrescenta o plato e pronto...

                            raramente se altera alguma coisa com o plato... no meu caso, em ambas as vezes em que balanceei o vira, ao chegar na hora em que se acrescenta o plato, a maquina nao acusava quase nenhuma mudanca... a mesma coisa aconteceu na hora de colocar a polia do vira e a roda fonica... nada mudou... mesmo pq quanto mais proximo ao centro do eixo, menos influi no balanceamento... e a polia do tempra eh minuscula...

                            importante tambem eh marcar a posicao do plato e os parafusos, pra colocar-los na mesma ordem usada na hora do balanceamento...

                            [snapback]336844[/snapback]

                            o que vc citou é o procedimento normal quando não tem dispositivos para balancear o volante e o plato em separado, normalmente o cara não tem pra todos o modelos de carro

                            por isso que ele vai acrescentando as peças no vira pois ele usa o vira como adaptador

                            prefiro não fazer isto, quando possível, pois os apoios da m?quina as vezes obrigam a passar o vira novamente no feltro (polir) pra voltar ao acabamento inicial (por isso rodo o mínimo possível o vira na m?quina de balanceamento)

                            balancear em vêrios planos é necessário pra conseguir chegar neste g6.3

                            abraço,

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              marcioap
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              pessoal, os parafusos que vcs estão falando, é os parafusos que prender, plator e volante no motor certo? tem mais algum

                              ps. o pistão e a biela do ap tem lado?? tipo, pra colocar no cilindro, pois ele é redondo, e é igualzinho dos dois lados. ou seja, tem frente e traz ou é tanto faz, pois pelo que lembro, certa vez, cuando un amigo e eu montamos o motor da tl (vw ar) e depois de un tempo tivemos que abrir pois ferveu, ai chamamos un mecanico pra dar uma forcinha, e cuando abrimos ele falou que nos tinhas montados os pistões virados. isso procede?? nos apes tambein??

                              1 Resposta Última resposta
                              • B Offline
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                                #15

                                antes de mais nada, colega por favor me diga onde conseguiu esta foto?

                                esta é uma m?quina de balanceamento, desde que tenha cabeçotes bons (sensores) e a parte eletronica da maquina seja precisa da pra fazer na boa. (tem umas mais antigas que tem o leitor anal?gico e é uma merda)

                                o ideal é que vc pegue uma pessoa com experiencia em balancear vira pra fazer o primeiro, pois uma das coisas importante é rodar em todos os mancais do vira pra garantir o balanceamento em vêrios planos

                                se for pra fazer somente uma peça as vezes não vale a pena, pois vc tem que fazer dos dispositivos para prender o volante e outro pra prender o plato

                                abraço,

                                [snapback]336848[/snapback]

                                essa maquina é a q temos aqui na oficina….

                                dispositivo é tranquilo....

                                quanto ao balanceamento usamos mais p/ rotores e raramente eixos, pra ser sincero nunca vi um vb sendo balanceado nela...

                                quanto ao g, normalmente deixamos os rotores com g0.2 a g0.7. vou ver se tiro outra foto ali da balanceadora inteira...

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
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                                  #16

                                  pessoal, os parafusos que vcs estão falando, é os parafusos que prender, plator e volante no motor certo? tem mais algum

                                  ps. o pistão e a biela do ap tem lado?? tipo, pra colocar no cilindro, pois ele é redondo, e é igualzinho dos dois lados. ou seja, tem frente e traz ou é tanto faz, pois pelo que lembro, certa vez, cuando un amigo e eu montamos o motor da tl (vw ar) e depois de un tempo tivemos que abrir pois ferveu, ai chamamos un mecanico pra dar uma forcinha, e cuando abrimos ele falou que nos tinhas montados os pistões virados. isso procede?? nos apes tambein??

                                  [snapback]336866[/snapback]

                                  sim eles tem lado em cima do pistão vc vai ver uma seta, todas devem estar alinhadas.

                                  na cabeça do pistão vc tambem vai ver alguns numeros gravados ex.: 81,48 este é o diametro efetivo do pistão e tambem uma marcação tipo: sp0,03 esta é a folga recomendada pelo fabricante que no seu caso aconscelho a utilizar um valor maior, mas isso é assunto pra outro tópico

                                  abraço,

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    #17

                                    sim eles tem lado em cima do pistão vc vai ver uma seta, todas devem estar alinhadas.

                                    na cabeça do pistão vc tambem vai ver alguns numeros gravados ex.: 81,48 este é o diametro efetivo do pistão e tambem uma marcação tipo: sp0,03 esta é a folga recomendada pelo fabricante que no seu caso aconscelho a utilizar um valor maior, mas isso é assunto pra outro tópico

                                    abraço,

                                    [snapback]336877[/snapback]

                                    mais eles apenas tem q estár todos pro mesmo lado, ou tem q estár pra un lado determinado? tipo, pro lado do distribuidor ou lado do arranque q tem q estar as escrituras??

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      #18

                                      tem que estar todos os pistoes apontados para o lado certo…

                                      no tempra tem a seta e uma outra marcacao que aponta pra polia do vira eu acho...

                                      isso eh fundamental para que nao se desgaste ou risque as camisas escessivamente...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        #19

                                        o que vc citou é o procedimento normal quando não tem dispositivos para balancear o volante e o plato em separado, normalmente o cara não tem pra todos o modelos de carro

                                        por isso que ele vai acrescentando as peças no vira pois ele usa o vira como adaptador

                                        prefiro não fazer isto, quando possível, pois os apoios da m?quina as vezes obrigam a passar o vira novamente no feltro (polir) pra voltar ao acabamento inicial   (por isso rodo o mínimo possível o vira na m?quina de balanceamento)

                                        balancear em vêrios planos é necessário pra conseguir chegar neste g6.3

                                        abraço,

                                        [snapback]336860[/snapback]

                                        isso… mas como eu ia ter que montar o conjunto todo mesmo... e o resultado fazendo assim eh mais preciso... optei por esse metodo... a unica ressalva eh repetir a ordem de montagem de parafuso e plato... o que nao eh problema nenhum ja que nao deixo meu carro na mao de mexanico sem estar do lado...

                                        a proposito... a maquina de balancear era igualzinha a essa da foto... tem tb o monitor onde se le as medidas... geralmente eh um painel grande onde se le o rpm e a fase, parecido com maquina de balancear pneu, so que mais sofisticada...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
                                          M Offline
                                          marcioap
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          uma pergunta un tanto tola, por ej, digamos que eu mando um vb pra ser retificado, mais a retifica é muito ruim, alem de deixar com diferença na medida de digamos ai 0.02mm mais alem disso, no colo da biela do 1? cil ele tire muito dentro e pouco fora, tipo, aumentando o curso, isso pode acontecerá

                                          vou esplicar melhor, por ej, ele vai fazer a retifica, concecuentemente vai tirar material do colo da biela, mais, sim ou sim, sempre é tirado a cuantia certa, ou pode acontecer de tirar mais en un ponto e menor en outro??

                                          por que isso seria altamente destrutivo pro motor certo? pois en 1 cilindro o pistão subiria mais e deseria menos ja nos outros aconteceria o contrario e vice versa

                                          1 Resposta Última resposta

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